quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Barcos? e nós a vê-lo passar

Um dia vamos perceber porque fomos buscar Barcos e despachamos Montero. Mas nunca saberemos se o colombiano tivesse ficado poderíamos ter evitado três nulos fatais (Rio Ave em casa, Guimarães fora, SLB casa) e com isso uma sorte diferente no campeonato.

O que nunca perceberemos é porque fomos buscar um jogador que estava parado e, agora que fez toda a pré-época, e a menos de dez dias do inicio do campeonato, ele já vai de saída. Dizem que é para ir buscar uma truta, mas agora sem Barcos, só se for à linha, a partir da extensa linha de rio que banha Lisboa.

Brincadeiras à parte, já estive muito mais tranquilo com o que se vai passando esta pré-época em Alvalade. É muito o fumo (William, Adrien, João Mário, Patrício, Slimani) para não haver nenhum fogo.

25 comentários:

  1. Uma contratação ridícula, de facto. A saída do Montero, que tanto me custou, pode ser percebida pelos insistentes pedidos do jogador para sai. No entanto, muitos pediram para sair e não foi por isso que saíram (e bem...).

    Preocupa que possam sair mais do que um jogador dos campeões europeus + Slimani. Devo dizer que acho que Slimani será o mais difícil de substituir, pois encontrar um avançado como ele (ou que faça algo parecido) será complicado.

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JVB,

      Se o Montero não sentisse que para JJ não passava de terceira opção será que teria pedido para sair?

      Eliminar
    2. E nesta pergunta está tudo.

      E acrescento outras, em mais outros negócios fatais para o Sporting:
      - se Dier não tivesse sido desprezado por Jardim, em detrimento de Maurício e Rojo, não teria renovado?
      - se Carrillo não tivesse sido enxovalhado por Jardim e sempre menosprezado pela bancada e direcção ("ainda tem muito que provar..."), não teria renovado (sim, Carrillo "tá feito" para sair desde da época com Marco Silva)?

      e agora estamos a preparar-nos para dar "este mundo e o outro" por Vukcevic. Além de não se perceber que, dali, não vem bons negócios (Wender, João Alves à cabeça), ainda vamos chorar quando virmos o André Martins a brilhar a 8, essa posição que achamos que devemos colmatar.

      era suposto aprender-se com o Passado.

      Eliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Sem menosprezo pela pontuação do Benfica, não jogando, Montero contribuiu tanto para a perda do 1º lugar no ano passado como contribuíra, jogando, para o 2º lugar do Leonardo Jardim. É uma relação por demais evidente. Muito mais até do que Carrillo porque ao contrário do Peruano, Montero não precisava duma aprendizagem "longa". Há dois aspectos de Jorge Jesus perfeitamente censuráveis na época passada: Montero e Téo, Téo que foi jogando por (presumirei) Jesus achar que não faria mal andar meses a fio com um jogador inútil só porque se tratava dum activo que precisava de tempo de jogo, para que o Sporting pudesse transferi-lo desfazendo o erro da sua contratação.

    Em termos de Barcos / Montero / dificuldades para contratar verdadeiros reforços e para negociar transferências cujos encaixes permitiriam equilibrar o plantel, acho que a SAD do Sporting deveria focar-se nas ligas transatlânticas, MLS de onde veio Montero ou outras, porque lá ninguém os conhece (SAD do Sporting).

    A não ser claro que seja tudo uma enorme coincidência e azar.

    ResponderEliminar
  3. O Montero foi um jogador fundamental ao longo da época. Saindo do banco, contribuíu com 8 pontos nos últimos minutos.

    - Marcou ao Nacional na vitória por 1-0.

    - Depois amorteceu a bola para Slimani dar a vitória em Arouca.

    - Contra o Braga fez o 2-2, quando o Sporting esteve a perder por 0-2. Slimani faria o 3-2.

    - Contra a Académica, fez o 3-2, no seu último jogo pelo Sporting.


    Será que ele nos teria dado pelo menos 2 pontinhos contra o Rio-Ave, Guimarães e Benfica?

    Uma coisa é efectiva: o Barcos não marcou um único golo.

    E quando nesse mesmo mês de Janeiro se recusaram 80 milhões por um jogador, mais grave se torna, pois não havia necessidade de vender...
    O tal negócio dos 2 milhões mistério, que ainda hoje está por explicar!

    Enfim, o Sporting é nosso!!!

    ResponderEliminar
  4. Acrescente-se o facto de na primeira jornada de 2016/17, e com a saída de Hernan Barcos, não haver nenhum ponta-de-lança disponível no plantel principal.

    O que torna esta saída ainda mais difícil de compreender, até porque eu vejo qualidades neste jogador, ao contrário da maioria.

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogre,
      Para quem acha que o papel do ponta-de-lança é apenas colocar a bola no fundo da baliza o Barcos não fez nada. Tendo de facto feito muito pouco também me pareceu, no pouco que deu para ver, valer um pouco mais do que aquilo que se vai dizendo por aí. Pelo menos sabe o que é uma triangulação e jogar de costas para a baliza.

      Eliminar
  5. Na minha condição de adepto irei sempre pensar que a história da perda do campeonato tem, no capítulo das culpas próprias, um parágrafo mais importante do que todos os outros: a funesta venda de Montero em Janeiro. Haverá razões para esta decisão ter sido tomada por quem, tanto ou mais do que qualquer sportinguista, queria ganhar o título com todas as forças. Mas muitos perceberam desde logo que se tratava de um erro. Os nulos que o Leão de Alvalade refere não nos saem da memória. Com Montero outro galo teria cantado, acho eu. A justificação dada por jesus é sintomática. Não questionou a qualidade do jogador, em quem não acreditou o bastante. Colocou a questão da sua motivação e do apelo insistente para o deixarem sair. Parecia até que estava a falar do outro colombiano, o colombiano mau.Fica por esclarecer que esforços fez o clube para dissuadir Montero. Que proposta concreta de aumento salarial lhe fez. Até que um dia isso seja esclarecido muitos sportinguistas ficarão com a convicção que a saída de Montero foi o maior erro próprio cometido pelo Sporting na falhada luta pelo título de 2015/2016. Contratar um jogador para o ataque com a qualidade de Montero obrigará a sacar de uma verba entre os 10 e os 15 milhões ou então ir à MLS como sugere MM. É daí que ainda podem vir novos Monteros a menos de 5 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para transferir - João Mário, Slimani ou outros - terão mesmo de negociá-los aqui na Europa. Pode ser que a estratégia de comunicados no facebook dêem uma ajuda ...

      Eliminar
  6. Inacreditável . Nunca nada está bem neste blogue no sporting há sempre alguma coisa para criticar. Fizemos 86 pontos o melhor campeonato da nossa história a nível pontual e apenas por um acaso histórico não fomos campeões, pois seria impensável que outra equipa ainda conseguisse fazer mais pontos. 86 pontos meus caros seria sempre mais do que suficiente para ganhar um campeonato. Mas isso não interessa para nada o que interessa é que a direcção cometeu um erro ao vender Montero para vir barcos já que Montero ia resolver os jogos com o rio ave benfica etc...e se o Ruiz não tivesse falhado golos de baliza aberta contra slb e Guimarães e se a bola não fosse do poste para a cabeça do jimenez em vila do conde e se o o balão do Eliseu para a área não fosse parar a cabeça do belga e deste para o Jonas aos 94 minutos e se o árbitro não tivesse apitado aquele penalty fantasma sobre o Jonas em paços de Ferreira e se é se ...é tão fácil criticar por criticar....

    ResponderEliminar
  7. Escreveu, escreveu, escreveu... mas tudo exprimido não disse se achou bem (ou mal) a venda de Montero por montante miserável para a China (que por sinal ainda hoje ninguém sabe ao certo o valor...) e se gostou da contratação de Barcos e agora da sua dispensa ao fim de sete meses de Sporting e contributo praticamente nulo...

    Já agora, a gestão / politica de "reforço" do sector atacante actual ta,bém está uma maravilha...

    Refletir sobre estas questões, chamar atenção para o que se julga não estar bem é "criticar por criticar"? Cristicar por criticar foi o que você fez com este post, uma vez que apenas se queixou e não adiantou um argumento que fosse. Ora faça-nos um favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio

      Já que reparou que ao criticar aqueles que unicamente criticam faz exactamente o mesmo?

      Se está uma "maravilha" qual seria a alternativa? Eu não acho que esteja assim tão mal. Para falso 9 temos Ruiz x2; Pondence e no máximo Mané. Para pontas temos o Slimani e o Spalvis que infelizmente se lesionou. 5 jogadores para duas posições é curto mas não é o fim do mundo.

      Se eu estou contente com a saída de Barcos? Seguramente que não mas quem manda no futebol sabe seguramente mais da poda que meia dúzia de gajos atrás de um teclado e até agora ainda não me deram razões para desconfiar do seu trabalho antes do tempo.

      Eliminar
    2. Caro, Já lhe expliquei n vezes. Se quiser perceber mt bem, se não quer o problema é seu. Dito isto, escusa de mandar palpites porque o meu procedimento nas cx de comentários deste blogue vai ser sempre o que tenho mantido.

      Sobre a maravilha do ataque:

      Slimani - incerto (não sabemos se fica se sai.
      Splavis - arrumado para´, pelo menos, meia época...
      Podence - sem qlq experência na principal liga, pelo que na verdade, não sabemos o que dele em termos de rendimento.
      Mané - A esta hora está o JJ a mandar um ganda LOL (sei que não gosta, mas não mudo a expressão só para satisfazer caprichos). Conta tanto que neste preciso momento deve estar quase a fazer o aquecimento para se estrear nos JO. E com um jogador da concorrência castigado na primeira jornada.
      Bryan Ruiz é extremo.
      Sobra o outro Ruiz que tb se estreia no nosso campeonato... Pelo que sei tanto pode ser um Slimani como um Barcos... Veremos. Oxalá seja um Slimani assim mais pró carote.

      Dito isto, realmente está uma "maravilha"! Enfim, é umasimples questão de exigência e de excelência de gestão e de qualidade. O que para mim é indubitavelmente pouco, para o PTM-

      Ah! Com quem manda no futebol é que sabe... Viu-se! Esse é o mesmíssimo argumento utilizado durante anos antes, no pré BDC. Parece que afinal tb vale no pós BdC!... Aceito. Haja coerência acima de tudo! Dps não se queixem...

      Cps.

      Eliminar
    3. ERRATA:

      Podence- sem qlq experência na principal liga, pelo que na verdade, não sabemos o que dele esperar em termos de rendimento.

      Dito isto, realmente está uma "maravilha"! Enfim, é uma simples questão de exigência e de excelência de gestão e de qualidade. O que para mim é indubitavelmente pouco, para o PTM está bom, pq está longe de ser o fim do mundo...

      Eliminar
    4. Virgílio

      Continuo a achar bastante irónico que não consiga perceber que o seu "procedimento nas cx de comentários deste blogue vai ser sempre o que tenho mantido." (no que diz respeito à resposta dos comentários críticos sem conteúdo) é igual àqueles que critica. Não acrescenta nada à discussão e não vai fazer com que esses comentários parem, tal como esses comentários não vão fazer com que se deixe de escrever sobre aquilo que querem escrever.

      Pode usar os lols que quiser se esse é o nível de conversa que quer/consegue ter, não o consigo obrigar a ter melhor argumentos.

      Quando diz que "Enfim, é uma simples questão de exigência e de excelência de gestão e de qualidade." O que poderia o Sporting fazer de diferente? Nitidamente Barcos não conta para JJ, ficar para não ser utilizado? Preferia contratar sem ter dinheiro para pagar, condicionando futuras abordagens? Se é pouco o que se poderia fazer mais? Acho que é preciso um pouco mais de paciência e confiança porque ainda falta muito mercado.

      Em relação aos jogadores são todos incertos até ao mercado fechar e aquilo que disse do Podence aplica-se a qualquer jogador.

      Só uma nota o Ruiz, o Bryan, não é um extremo, nunca o foi. O papel dele não é alargar o campo é encurtar. Jogou sempre preferencialmente atrás de um ponta de lança. Foi assim que foi campeão no Twente (com 22 golos) é assim que normalmente joga na sua selecção. É jogador inteligente o suficiente para interpretar outras posições como avançado interior ou médio centro como se viu nesta pré época. A maior critica que tenho para com ele é eclipsar-se em momentos chaves.

      Para que não haja dúvidas, preferia que Barcos continuasse mas não ponho em causa a sua saída (JJ não deve contar com ele e para ficar um que não conta já temos o mané ganda lol). Dessa forma abre-se margem salarial para um empréstimo, custa-me é perder um jogador com 6 meses de trabalho com a equipa.

      De resto é esperar, como disse, pela evolução do mercado. Acho mais importante manter esta equipa que ir buscar + alguém.

      Não esquecer que Slimani tem CAN este ano. Perde fim de Janeiro e Fevereiro a parte mais importante da época.

      Eliminar
    5. PTM,

      E eu continuo a achar intrigante a sua insistência. Caro, não é igual por uma simples razão: é que para além da critica a comentários que não contribuem com nada, eu faço comentários que contribuem para o debate. Por vezes até no mesmo comentário. E, repare, que os meus comentários críticos aos leitores do "toque e foge" têm, ao contrário do que afirma, tido resultados, uma vez que alguns (leitores) acabam por, mais tarde ou mais cedo, afastarem-se e outros leitores acabam por desenvolver e contribuir. Existem vários exemplo disso, acredite... De modo que temos perceções muito diferentes da "eficiência" do meu procedimento ;) E caro, se continuo a assim proceder é porque acho que resulta, não sou nenhum masoquista.

      O LOL não manifesta nem a existência de nível nem a falta dele. É um simples acrónimo em inglês. Ao invés de afirmar "oh pah achei tanta piada ao que escreveste que até desenvolvi aqui umas valentes gargalhadas", prefiro um lol. É pratico e toda a gente sabe o que significa. O que demonstra nível é a nossa capacidade de escrever correctamente e manifestar de forma clara e educada a nossa opinião.

      Já percebi que o PTM é muito paciente. Tudo bem, eu realmente, como bom nativo de carneiro, não sou muito. Feitios.

      De acordo com o que diz de Bryan... Gosto muito dele e já muito aqui o elogiei e defendi... Aquando daquele falhanço no ultimo derby. p. e..

      Continuo a dizer que o problema não é apenas a dispensa de Barcos, é todo um sector que a 9 / 10 dias de iniciar a época oficialmente tem muita coisa por definir. E isto, por mais que tente passar ideia contrária, é altamente preocupante.

      Eliminar
  8. LdA

    Acho que não há nenhum sportinguista que tenha ficado contente com a saída de Montero durante o mercado de Janeiro. No entanto ela correspondeu, no meu entender, na aposta total para se ganhar o campeonato. Saiu um jogador periférico do plantel mas que permitiu um encaixe de jogadores que tiveram um impacto imediato no onze do Sporting, Schelloto, Coates e Bruno César.

    Fazer o jogo dos "ses" depois de se conhecer os resultados é sempre bastante fácil. A questão é que o campeonato foi decidido apenas por um resultado. Podemos atribuir esse resultado à falta de Montero como podemos aos falhanços de Ruiz ou algo que seria sempre injusto e algo falso.

    Não esquecer que o Teológico Gutierrez até teve um final de campeonato bastante aceitável e foi sempre uma aposta de Jesus, apesar de nunca compreender o que via Jesus nele e o que ele adicionava à equipa mais que o Montero (é necessário dizer que o Montero teve jogos em que passou absolutamente dos mesmos, onde não deixou marca nenhuma)

    Em relação à saída do Barcos é algo que não faz sentido nenhum. Tal como o Diogre eu acho que Barcos tem qualidade, precisava era de tempo para assimilar o conceito de jogo que Jesus pede. Ainda faz menos sentido emprestar um jogador de 32 sem possibilidade de fazer nenhuma mais valia com o seu passe.

    Só existe uma explicação, Jesus não conta com ele, e vai preferir um sistema com dois jogadores mais moveis na frente de ataque.

    Há duas formas de se ver a abordagem do Sporting a este mercado de transferências;

    com preocupação, pois o plantel do Sporting continua com as mesmas debilidades do ano passado acrescentando agora o problema do ataque (pior que haver alternativas com pouca ou sem qualidade é não haver alternativas)

    com confiança no pragmatismo que se tem vindo a observar. Existem dois factos indesmentíveis, o Sporting o ano passado fez 86 pontos e teríamos grande vantagem competitiva em manter esse plantel e, segundo ponto, não temos dinheiro para agora estar numa posição compradora no mercado.

    Confesso que vivo um misto dos dois. Gostaria de já ter o plantel resolvido mas a verdade é que o mercado que manda nisto tudo - o ingles- ainda está bastante indefinido, com 3 grandes clubes que vão agitar e muito o mercado quer com contratações quer com as suas dispensas, Chelsea, United e City. Vamos ver o que vai resultar daí.

    Também é quase seguro que o Sporting só vai atacar o mercado depois de um dos seus titulares indiscutíveis sair (aposto em JM e Slimani).

    Ao menos sabemos que o Sporting não está a contratar jogadores com dinheiro que não tem, até agora parece-me uma pré época responsável e pragmática. Vamos a ver se vamos saber utilizar bem o dinheiro que vamos fazer e que o plantel vai ficar equilibrado no final da janela.

    Em relação à MLS, que o MM aponta como um bom mercado periférico, saliento que é um mercado bastante difícil de se movimentar. Pelas regras da FIFA todo e qualquer interesse tem de ser dirigido primeiro ao clube. Na MLS, esta é proprietária em regime de TPO de todos os passes e qualquer contacto terá de ser efectuado primeiro com a liga e só depois com o clube e jogador. É a liga que decide os valores da venda e a percentagem que vai para o clube vendedor. No outro dia em conversa com o jornalista da Eurosport Luis Cristóvão discutia quais os jogadores que poderiam ser interessantes para a realidade Portuguesa, sendo que o meu preferido para ser aposta para o Sporting seria o Fabian Castillo do Dallas. Mas a verdade é que já não há mercados periféricos e a qualidade é conhecida e paga-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PTM,
      fazer o jogo dos "ses" é o que faz o RJP99. Se a bola entrasse com o Vitória de Guimarães, com o SLB, etc.

      Ora o futebol é um jogo com uma carga de aleatoriedade brutal. Como é que lhe opõe? Treinando muito, buscando melhor condições, jogando com os melhores e com os mais aptos.

      Quanto ao impacto imediato no onze do Sporting, Schelloto, Coates e Bruno César só o do central foi permanente. O Bruno César acabou por se lesionar e o Schelloto, enfim...

      Eliminar
    2. Um dia vamos perceber porque fomos buscar Barcos e despachamos Montero. Mas nunca saberemos se o colombiano tivesse ficado poderíamos ter evitado três nulos fatais (Rio Ave em casa, Guimarães fora, SLB casa) e com isso uma sorte diferente no campeonato.

      claramente que não é só o RJP99 a fazer jogos de ses, mas já vi que não se pode ter outra opinião.

      Em relação ao peso das entradas dos jogadores de dezembro é a sua opinião, menorizante como sempre mas para mim afastada da realidade. Schelloto, apesar de não gostar particularmente dele, foi importante para Jesus. Dizer o contrario é falso. Bruno César foi igualmente um jogador importante quer como lateral esquerdo como possibilitando a utilização de Ruiz no meio.

      O plantel ficou, sem margem para dúvidas, mais forte e equilibrado após Janeiro.


      Eliminar
    3. PTM,
      Não é a mesma coisa dizer "se...nunca saberemos o que aconteceria). Essa é a minha opinião é não vou muda-la. Bem diferente de "não se pode ter outra opinião". Pode-se e não preciso de concordar com ela.

      Eliminar
    4. PTM,
      Não é a mesma coisa dizer "se...nunca saberemos o que aconteceria). Essa é a minha opinião é não vou muda-la. Bem diferente de "não se pode ter outra opinião". Pode-se e não preciso de concordar com ela.

      Eliminar
    5. LdA não entendo a diferença entre o se a bola do Ruiz entra e se o montero tivesse ficado e se tivesse marcado os golos e se esses golos fossem suficientes para ganhar a estoria teria sido outra. São ses e são ses à posteriori.

      vamos é ver se este ano não há ses ;)

      Eliminar
  9. Meu caro argumentos ? O que dizem neste post é basicamente que se Montero não fosse vendido seríamos campeões e por isso a direcção cometeu um erro. Não interessa que ele quisesse sair, passava a jogar contrariado e então é que se fartava de marcar golos. O racio golos marcados jogos jogados de teo é claramente superior a Montero. Se gostava de Montero ? Sim quando efectivamente não se arrastava no campo como em muitos jogos fazia. Quando estava bem era uma mais valia. Mas em quantos jogos vimos o melhor de Montero ?? Muito poucos . Barcos não acrescentou nada e um facto. Mas tinha um bom curriculum não foi uma aposta de risco. Correu mal como correm mal muitas contratações em muitos clubes do mundo. Podem denegrir a imagem da direcção , com a qual existem também muitas coisas com as quais não concordo noneadamente a nível de comunicação , agora criticar um negócio com o argumento que Montero seria o salvador e que nos ia dar o campeonato é uma falácia. Uma taca de Portugal , dois apuramentos directos para a champions , um campeonato com 86 pontos, em três anos. Há quantos anos não estávamos com esta performance desportiva ???? Isso não interessa para nada o que interessa é falar na indefinição do ataque, do meio campo, do bdc ser um grojeco etc etc....saberá que o mercado fecha a 31 de agosto e que é impossível haver definições claras até esse dia, basta haver um clube qualquer que pague a cláusula de rescisão de william adrien patricio ou João Mário e isso pode acontecer no dia 31 de agosto ....não se preocupe que vamos ter uma equipa a lutar pelo campeonato até ao fim pois alguem conseguiu ir buscar um dos dez melhores treinadores do mundo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O que dizem neste post é basicamente que se Montero não fosse vendido seríamos campeões"

      um longo suspiro e adiante.

      Eliminar
  10. Penso que as clausulas têm uma janela para serem usadas, e que terminou a 30 de Junho.
    Agora podem vir com o dinheiro que quiserem, que se o Sporting quiser não vende.
    Claro que sofrerá as consequências...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)