segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O primeiro campeonato está ganho, falta todo o resto (onde se fala de Adrien, obviamente)

Quando foi conhecido o resultado do sorteio do campeonato, ressaltou de imediato à vista que o Sporting teria pela frente um primeiro campeonato para vencer. O campeonato das três primeiras jornadas, que culminava no clássico que ontem venceu de forma categórica. Desta forma o Sporting tornou-se no primeiro líder isolado do campeonato, cumprindo as suas obrigações: ganhar os seus jogos, aproveitando o deslize do campeão em título e obrigando o FCP a dobrar-se sob o peso da derrota no clássico.

O campeonato que se iniciará com a disputa da quarta jornada poderá ser outro completamente diferente. Isto porque os plantéis que jogaram este "primeiro campeonato" podem sofrer alterações estruturais que afectem a sua resposta competitiva, e isso pode suceder em qualquer dos sentidos. Isto é, não é certo que as alterações que se venham a verificar resultem na melhora dos plantéis e na sua competitividade. E aqui obviamente que é o Sporting o que mais pode vir a perder, por força do apetite que os seus melhores jogadores despertaram no mercado.

Falaremos mais adiante sobre Bas Dost e Castagnos e, porque lhe estão umbilicalmente ligados, de Slimani, obviamente. Mas é de onde menos se falou toda a janela de transferências que surge aquilo que mais temia: o interesse em Adrien. Confesso que já estranhava que não houvesse interesse declarado no nosso capitão, depois de um ano em grande nível, rematado por um Europeu onde a sua participação foi determinante.

Sobre as declarações produzidas, embora se possa considerar que elas eram desnecessárias, e que pretendem constituir alguma pressão na decisão, deve ser assinalado o tom elevado e respeitoso para como clube, presidente, treinador e adeptos. À altura do lugar de capitão, cuja braçadeira não me parece ter ficado manchada.

Sobre a intenção de Adrien, devo também dizer que o compreendo. Pela idade e pelos valores envolvidos - que podem representar um resto de vida confortável do ponto de vista financeiro para ele e respectiva familia - é perfeitamente natural e humanamente compreensível que Adrien se sinta compelido a aceitar a mudança. 

E depois há outra questão - a da equidade - que se desenhou imediatamente com a saída de João Mário e que certamente também precipitou a vontade de Slimani, de Adrien e outros que vamos ouvir falar até ao final de quarta-feira: "se a ele é permitido melhorar a sua vida porque não a mim?".

Aos responsáveis do Sporting caberá defender os interesses do clube. Aos jogadores compreender e se possível aceitar essas decisões. O clube não pode deixar a sua equipa ser amputada da sua espinha dorsal e, mesmo com dinheiro em caixa, sem tempo para suprir as ausências. É com essa pressão que jogam os clubes mais ricos como o Leicester, oferecendo tudo aos jogadores, desestabilizando-os, tentando por outro lado, pagar o menos possível aos clubes. 

A tudo isto assiste impávida e serena a UEFA, que ainda se apresta, com a alterações que pretende introduzir na Liga dos Campeões, a tornar cada vez mais fundo e intransponível o fosso entre os muito ricos e todos os demais.

14 comentários:

  1. Excelente post. Julgo que a Bruno de Carvalho apenas restará exigir a cláusula de rescisão. Julgo, infelizmente,que mesmo assim, o Leicester não recuará. Basta ver a pobreza franciscana do futebol que estão a praticar. Um jogador como Adrien será sopa no mel. Bem como Slimani, muito melhor do que os dois que lá jogam. Confesso que saí de Alvalade conformado com a perda de Slimani. Mas depois de ouvir as declarações de JJesus percebi que havia outras ameaças. Esta, a concretizar-se, é a que mais afecta as nossas pretensões desportivas. Alguém convence Adrien a permanecer mais um ano? Parece dificil já que as declarações públicas do jogador são muito reveladoras.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Subscrevendo praticamente tudo o que dizes, tal como se viu afirmado inúmeras vezes antes da transferência de João Mário, só existiam / existem neste plantel do Sporting 3 jogadores mais-ou-menos insubstituíveis: Rui Patrício, William e João Mário.

    O excelente Adrien sobre o qual em 2011 muitos diziam não valer a pena renovar pelos valores que se adivinhavam, demonstrou pela sua qualidade (tal como demonstraram L. Jardim, M. Silva e agora J. Jesus), poder neste momento ou daqui a 10 meses devolver ao Sporting tudo o que o clube com justiça lhe deu, em certo sentido tarde mas que ainda foi a tempo (Sporting) de corrigir já que Adrien deveria ter-se afirmado na equipa 2 anos mais cedo do que o que fez. A ida para Coimbra fez sentido porque os treinadores por algum motivo estranho não confiavam inteiramente nele (até P. Bento), mas ainda bem que foi para a AAC porque jogou muitos jogos, jogou bem e até ganhou uma Taça de Portugal. Felizmente houve bom-senso e resolveu-se o assunto pós AAC renovando-se com Adrien contra a vontade de muitos adeptos naquela altura. 5 anos depois, infelizmente com poucos títulos ganhos no Sporting mas com uma relação excelente com os adeptos e com o clube, Adrien é cobiçado e como dizes deverá ser-lhe dada a oportunidade de escolher o seu futuro.

    A propósito disto, são essas renovações que o Sporting não tem de ter medo de fazer. Penso em Dier, Ilori e Carrillo. Vale a pena investir (pagando muito para eles ficarem, pagando muito, sem medo) porque com bons treinadores eles em pouco tempo devolvem 10, 15, 25, 50 vezes mais porque a sua qualidade será sempre notada e cobiçada, além dos títulos que ajudariam o Sporting a ganhar. Isto sobre Adrien e sobre todos os jogadores muitas vezes percebidos como "promessas" que não o são. O Ilori por exemplo em 2 meses com Jesualdo disse logo ao que vinha e não seriam precisas reservas investindo para que ficasse. Mesma coisa para Dier e Carrillo e até para A. Martins, caso um pouco diferente porque André Martins nem sequer teve oportunidade de se afirmar como um dos melhores jogadores do Sporting, custo imputado até a excelentes treinadores como M. Silva e J. Jesus. No SLB existiram muitos casos semelhantes, para um par de jogadores tão bons ou melhores que A. Martins. Tal como também foi dito não aqui mas noutro sítio: Jesus não é infalível nem tem de ser excelente em tudo. Muito já faz ele, com pouca ajuda. As pressões para o Búlgaro que com M. Silva deveria jogar ou até as pressões para que Téo Gutierrez jogasse, essas pressões deveriam ter sido exercidas não sobre esses mas para André Martins. Não pretendo desculpabilizar J. Jesus. Digo apenas que não acredito completamente que tivesse ando tanto tempo a jogar com Téo só por ser opção técnica.

    Slimani é diferente. Não negando a sua importância na equipa há muitos jogadores melhores que Slimani. 30 milhões é descabido (para o clube que pagar isso pelo Argelino) e para o Sporting será óptimo um encaixe desta natureza por um jogador como ele. Slimani irá para o Leicester e a vida correr-lhe-á lindamente e o Sporting verá o que dá Bas Dost.

    Logicamente, nada disto contempla as repercussões negativas de se andar a negociar 2 ou 3 jogadores titulares à 3ª jornada do campeonato. Não sei se poderia ter sido evitado mas o Sporting precisando de vender tem mesmo de fazer os negócios tanto assim que JM acabou por nem se ver transferido pela cláusula. Jorge Jesus vai mantendo o navio bem à tona ainda que lá para a frente as limitações (do plantel do Sporting) possam tornar-se evidentes. Pode ser que os 2 ou 3 reforços agora chegados sejam jogadores especiais e se revelem indiscutíveis mais-valias, embora 1 deles nos represente por empréstimo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,

      Sobre o Adrien estou à vontade, basta seguir a tag para se ver o que penso dele. O que é mais estranho não é alguém se interessar por ele depois do ano que teve. O mais estranho é não haver ninguém no plantel para o lugar, mesmo até em caso de lesão, como direi mais abaixo ao Cantinho.

      Bem observado o que dizes sobre o André, Carrilo, Dier e Illori. Sobre este passar-se-á o mesmo que com o Adrien e até com o Dier, a quem vaticinavam o ocaso aqui no blogue quando foi para Inglaterra.

      Eliminar
  3. Muito bem, Leão.

    Para mim, a questão Adrien é simples: face às saídas de Slimani e J. Mário, e visto que estamos perante um plantel e grande grupo de jogadores que ainda não venceram nada (zero Ligas e um ou outra Taça), esta venda não pode ser feita. Sem os 3, jamais seremos candidatos ao título (que ainda é o nosso foco, não é?).

    Assim, o Adrien (e outros) têm 2 hipóteses: ou saem pela cláusula ou em Janeiro, caso estejamos com 10/15 pontos de avanço sobre o 2º.

    (claro que lhe devem ter colocado 3/4M por ano [e mais 4 épocas de contrato] e um gajo fica com a cabeça à roda)

    A sair (e já admito tudo, pois este nível de declarações são complicadas de esquecer), que não se contrate ninguém. Há Wallyson, Esgaio e F. Geraldes. Não quero cá jogadores do Braga ou sul-americanos que ninguém quer.

    (qual é cláusula do Rúben Neves? por este pode ser ;-)

    um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      ganhar mais de 50 mil/semana até nem é um grande ordenado em Inglaterra. Mas para um jogador português de 27 ano?...

      Mas há aqui uma questão mais lata que é: quem substituiria Adrien caso tivesse uma lesão grave e demorada já depois do fecho das inscrições? Não deveria o plantel ter alguém, mesmo que não tão bom, para fazer o lugar? Esgaio e Geraldes não contam e o treinador não gosta dele. Por falar em preferências, o Paulista, que custou 5k, é melhor para já em quê relativamente e Palhinha e a Wallyson?

      Ruben Neves? Não querias mais nada, pois não?

      Abraço

      Eliminar
    2. O substituto de Adrien já saiu para a Grécia.
      Wallyson só agora começou a treinar e a jogar (num treino entre A e B e diz quem viu que foi dos melhores).
      Geraldes, Gauld e Esgaio deviam ter tido oportunidade na pré-época. O que é que se preferiu? Usar Bryan Ruiz a 8...
      Não tenhas dúvidas que vamos enterrar dinheiro (verdadeiro) ao Salvador para trazermos o Vukcevic.

      Aos poucos a identidade do clube vai sendo colocada em causa e a qualidade não aumenta.
      Não sei se Paulista é melhor que Palhinha. Este último mostrou que não é inferior a Petrovic e Paulista tem estado bem, quando entra. A questão aqui: se Palhinha é mesmo opção, porquê Petrovic?

      Se no FCP acham que Herrera, Danilo e André André são melhores que Ruben Neves... porque não? :-)

      abraço

      Eliminar
  4. O Europeu atrasou o mercado de transferências, com todas as vantagens (financeiras) e desvantagens (desportivas) que isso traz.

    No geral, e fiando-me no que se fala, o negócio do JM e do SLimani (40?!) são grandes negócios para o scp e más escolhas desportivas para os atletas (a do JM então....).

    Quanto ao Adrien, lamento as declarações que parecems ser somente uma pressão fortíssima sobre o Clube. Caso fique, nao podera falha um passe sob pena de termos novela a semana toda; caso saia, ficara a ideia que so saiu porque pressionou.

    Os valores falados (25/30) sao valores muito bons para o scp. Gosto imenso do Adrien, sobretudo como capitão, creio até que será dificil substituir pelas suas caracteristicas e pelo seu simbolismo, mas estes valores são de médios de outra qualidade, parece-me.

    O problema da substituição é tramado: ninguém sabe o que vale o meli, o petrovic nao é para a posição (mesmo que fosse...), e o paulista nao convence. Teremos que ir ao mercado em 48? Bem, negociaremos com a corda ao pescoço.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Vários pontos:

    Ponto 1: Que grande jogo ontem! E não é só do Sporting, é de futebol, que grande jogo de futebol! É com jogos destes que se alimentam as verbas absolutamente absurdas que vemos todos os dias ser negociadas. Espectáculo de altíssimo nível em Alvalade.

    Ponto 2: Sai Slimani, entra um ataque inteiro.

    Ponto 3: Se sair Adrien tem de entrar outro meio campo.

    Ponto 4: JJ explica lá ao William que é inútil ele rematar, não sabe nem nunca vai saber. Para resolver esse problema diz-lhe que basta ele passar a bola à baliza e vão chover golos.

    Ponto 5: A geração de apitos que está a nascer promete...

    Ponto 6: Será que dá para pôr uma clausula no contrato do Slimani para ele voltar só para jogar nas Antas? Jogar 4 vezes numa época contra o Slimani era um castigo engraçado.

    Ponto 7: A maldição dos capitães continua...

    Ponto 8: Juízo a gastar dinheiro, deixem lá as vinganças para os outros, renovar com quem merece e comprar só o que for necessário e a preço suficiente para ter valorização. Compras de 15/20M não são para o nosso campeonato. Juízo!

    Ponto 9: Tirem esse sorriso da cara!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto 3: Wallyson e Geraldes. Não é preciso novo meio-campo.

      Ponto 8: excelente!!! muito medo de JJ e BdC. Sai mais um carregamento de "contratações cirúrgicas!!!"

      Eliminar
    2. Não percebo essa panca das críticas às contratações.

      No ano passado, chegaram para o plantel principal: João Pereira, Schelotto, Marvin, Naldo, Coates, Bruno César, Aquillani, Bryan Ruiz, Teo Gutierrez e Barcos.

      Tirando o Barcos, todos tiveram bastante impacto na equipa principal e muitos foram titulares.

      No ano passado o Sporting acertou nas contratações como há muito acertava e como ninguém acerta no futebol português.

      Foi também isto que JJ trouxe ao nosso Clube.

      Eliminar
    3. Jô,

      Acha que o Barcos foi a única contratação falhada? Então o porquê das dispensas/vendas/empréstimos de Aquilani, Naldo, Teo e Barcos?
      Se o Naldo é bom (para mim é), porquê a vinda de Douglas? Se Teo teve "bastante impacto na equipa", porquê que se emprestou?
      Sabe qual o valor mensal desses jogadores que, afinal, passado 1 ano já não servem? E nas contratações e comissões?
      A crítica é essa mesma. E isso foi num tempo em que o dinheiro estava menos disponível. O receio do LMGM e meu também, é que com mais dinheiro, o número de contratações aumente (este ano já passaram a dezena) e os gastos sejam ainda maiores.

      Eliminar
    4. Cantinho,

      O que eu disse é que "todos tiveram bastante impacto na equipa principal e muitos foram titulares".

      É um facto indesmentível que está bastante longe do que era a realidade do clube antes de JJ, em que se contratavam camiões de jogadores sem qualquer proveito.

      Claro que isso não chega para que se fale em grandes contratações, mas chega certamente para tirar o rótulo que querem colar às contratações do Sporting.

      Aquilani, Naldo, Teo e Barcos sairam porque são caros, sendo que a isso acresce o facto de Teo acrescentar vários problemas ao plantel e, no caso do Naldo, ter surgido (ao que parece) uma boa proposta.

      Hoje, o Artista do Dia escreveu um post muito bom sobre este assunto, cuja leitura aconselho vivamente e com o qual estou inteiramente de acordo.

      Se puderem, dêm uma vista de olhos e vejam como o Sporting de JJ contratou muito melhor e muito barato (e quando digo mais barato, digo menos de metade do preço) que o porto e benfica (com quem, por muito que digam que não, teremos sempre que nos comparar por viverem a mesma realidade e lutarem pelos mesmos objectivos).

      Tudo objectivo e factual.

      Eliminar
  6. LMGM,

    muito bom. Não fora o sucedido com Adrien grande parte do post de hoje seria sobre o ponto 8.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Visto que sai João Mário e quase certo o Slimani. Sentava me com o Adrien e explicava lhe: "tens de ser campeão uma vez no Sporting, ficas este ano, se ganharem o campeonato damos te o que o Leicester te oferece de ordenado + 500mil€, se ficarem em segundo damos te 75% da oferta do Leicester, senão recebes o mesmo, mas fica o compromisso que no próximo verão podes sair por qualquer oferta acima de 18M€ do estrangeiro"

    O Adrien não é o meu favorito, mas deve ser o mais difícil de substituir. Assim com um ano dava para aquecer o wallyson...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)