terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sururu no pós Arouca: quando o futebol desce ao nível dos estábulos

Três verdades
Afinal a vitória sobre o Arouca não foi de todo tranquila como pensávamos, quando o árbitro apitou para o final. Já no decorrer da flash-interview ouviu-se claramente uma altercação violenta cujos protagonistas sabemos agora foram Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, e Carlos Pinho, presidente do Arouca. 

Não sabemos exactamente o que se passou mas sabemos como tudo vai terminar, como aliás termina sempre: haverá a verdade do Sporting, a verdade do Arouca e a verdade contemplada na decisão que a Federação tomará, por via dos seus órgãos disciplinares e eventualmente jurisdicionais de apelo. Entre as três versões ficará possivelmente a verdade dos factos ou uma parte substancial dela.

Os factos
Do que se sabe até agora é apenas a existência propriamente dita da altercação, correndo já várias versões do sucedido. O Sporting sustenta a sua versão em imagens gravadas, que serão cedidas à investigação do C. D. da Federação. O Arouca alega que se limitou a responder a uma provocação feita por Bruno de Carvalho. As imagens até agora disponibilizadas são inconclusivas.

Os antecedentes
As relações entre o Arouca e o Sporting nunca foram exemplares pelo que não haverá neste episódio grande surpresa. Surpresa terá sido o empréstimo de alguns jogadores (Iuri Medeiros e Fokobo, 2015) quando era já conhecido o desrespeito que Carlos Pinho e outros representantes do Arouca nutriam pelo Sporting, exemplificadas nas tentativas de agressão a Manuel Fernandes (2012) e demais elementos da equipa B do Sporting. 

Houve quem se apressasse a divulgar compilações de imagens em que responsáveis do Arouca são apanhados em actos que abonam pouco ou nada em seu favor e da postura que deve ser exigida a quem deve dar o exemplo, como são os dirigentes desportivos. Infelizmente são já também vários os exemplos em que são imputados a Bruno de Carvalho actos igualmente condenáveis e até mesmo sancionados pelas entidades disciplinares. 

O caso de 2015 com o Gil Vicente (ver imagem de relatório abaixo) foi bastante falado desde domingo como tendo sido posteriormente despenalizado, o que em rigor não é totalmente verdade. No recurso entreposto ao T.A.S. Bruno de Carvalho viu reconhecido que não houve ofensas físicas, mas foram proferidas palavras que na decisão censurou como "eticamente censuráveis".

A minha opinião
Até prova em contrário vou tomar como boa a versão apresentada pelo Sporting. Isto apesar de conhecer já versões diferentes que a colocam em causa, suscitando esta dúvidas que inevitavelmente terão que ser esclarecidas. Acrescentaria para já apenas o seguinte:

- É lamentável que o nome do Sporting seja envolvido numa polémica de contornos tão rasteiros. Isto é descer ao nível dos estábulos e muito pouco edificante para o clube, seja qual for o prisma que se analise. Um episódio contrastante com o facto de o presidente do clube se preparar para proferir uma palestra na Web Sumit sobre o "negócio do futebol".

- Se não me parece admissível que o Sporting seja insultado na sua própria casa, sem reagir, considerarei reprovável que a reacção não tenha sido nos termos que não nos suscitem vergonha. O comportamento pusilânime que tantas vezes reprovamos outrora não pode ser substituído por um qualquer outro que igualmente seja contrário aos nossos melhores interesses.

- Será contudo inadmissível que se venha a provar que o Sporting em algum momento tenha faltado à verdade ou usado expedientes para conformar os factos com a sua versão.

- Como é óbvio sou particularmente tolerante às reacções a quente. Comprovando-se que Bruno de Carvalho reagiu a uma provocação, usarei desse critério benevolente para avaliar a sua participação neste incidente. Não deixo contudo de reparar que, atendendo à fama que vai granjeando, não esteja a tornar-se numa vitima de si próprio e das suas reacções intempestivas. Isto é, quem o quiser atingir, sabe que basta provocá-lo para obter os fins a que propôs.

- Abona muito pouco em favor dos nossos argumentos o triste papel desempenhado por Nuno Saraiva, na sequência dos tristes acontecimentos. É bom lembrar que o actual director (?) de comunicação é jornalista de profissão, onde é comum o tratamento nos termos registados na peça divulgada. Já a um representante do Sporting em exercício de funções exige-se um comportamento que o elevem da vulgar condição de carroceiro, em qualquer circunstância. 
Estranho é que tal não mereça rejeição absoluta e ainda haja quem a procure justificar este tipo de atitudes a quem pagamos bem para nos deixar mais uma vez ficar mal, como se tratasse de um "novo normal".


36 comentários:

  1. Estás a ser demasiado condescendente, LdA.

    Se não ponho a mão no lume pelo Pinho, tb não meto pelo BdC. São ambos uns ordinários, sem nível, cheios de bazófia e altamente conflituosos. De modo que neste episódio não tomo partido até serem conhecidos mais factos. Ou melhor, para já, tomo partido contra todos os que se envolveram em mais um episódio lamentável. Provavelmente assim me manterei até se esclarecer tudo...

    Mas, se o comportamento do Pinho a mim não me afecta nada (estou-me borrifando para ele e para o clube a que preside), já o de BdC, deixa, mais uma vez mt a desejar. Mas pronto, é o costume: o nível rasteiro, de estrebaria, a que já nos habituou. Uma vergonha de pessoa, uma lástima de sportinguista, que infelizmente alcançou a liderança do SCP.

    Repito: O SCP nunca foi isto! Nunca deveria ser isto, mas desde 2013 que se tornou nisto… Com a agravante de continuarmos o jejum de títulos… E já lá vão quase quatro anos. O rigor, a excelência, a exigência apregoados estão à vista… mas ainda há quem goste! E quem gosta ainda considera o seu sportinguismo superior àqueles que não gostam deste estilo reles e que manifestam o seu pesar por ver o nome do Sporting constantemente arrastado pela porcaria! A lampionização do SCP segue a bom ritmo… è triste, mas é a realidade: é rara a semana em que não há circo e palhaçada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao se tratem, que não é preciso.

      "Com a agravante de continuarmos o jejum de títulos… E já lá vão quase quatro anos."

      São 15 e antes disso, foram 18. A culpa de jejum de títulos não é desta direcção.

      Eliminar
    2. Virgilio,

      não acho que esteja a ser condescendente, apenas cauteloso. Se o que se sabe até ao momento prevalecer esta será a minha opinião, que me parece equilibrada.

      Quanto à minha opinião genérica sobre BdC, sabes bem o que penso.

      Eliminar
    3. Corine,

      A culpa de jejum de títulos não é desta direcção, nem nunca será. Mesmo que BdC fique lá 20 anos haverá sempre quem como tu venha aqui lembrar que a culpa é do Godinho e dos croquetes.

      Eliminar
    4. Certo, LdA! :) Eu é já não acredito em nada do que sai da boca do aldrabilhas-mor...

      Corine, o BdC para já só ganha ao inenarráveis JEB, LGL, JG e PSL... Claro que teve o dobro das oportunidades do dois primeiros e o quadruplo do ultimo que apenas esteve 1 ano na presidência... De resto, em termos de títulos conquistados, perde para todos... Os brunaicos bem tentam, mas a história, essa malandra, não se altera... SL!

      Eliminar
    5. Por falar em "acreditar", talvez não fosse má ideia o Virgílio entender que quem já o conhece não o leva a sério.

      Passando aos "aldrabilhas", o Virgílio podia explicar melhor isso de:

      - "Ter tido o dobro das oportunidades",
      - Quem é que esteve 1 ano na presidência,
      - Os títulos que JEB e Godinho ganharam, já que diz que "em termos de títulos conquistados, perde para todos".

      Felizmente que os dois primeiros não tiveram tempo para "terem mais oportunidades", é que ao fim de um ano e meio o caos era tal que tiveram de se demitir.

      A malandra da história não se altera mas o Virgílio pelos vistos faz força por isso.

      Eliminar
    6. João Pedro,

      Se não entendeu, vá chatear o seu professor de intrução primária.´E o de matemática sobre estatística. Cps.

      Eliminar
    7. Não acha que essa resposta é assim meio esfarrapada? Não entendi porque aquilo que você inventa não é para ser "entendido" e muito menos levado a sério".

      Diga lá (se for capaz):

      - Porque é que não "tiveram mais oportunidades"?

      - Que títulos é que JEB e o godinho ganharam? Estava a falar de ténis de mesa, era isso? É que no futebol, um até conseguiu perder uma final da taça contra uma Académica.

      - Quem é que esteve 1 ano na presidência?

      É que foi você que escreveu isto, não fui eu nem nenhum professor meu.

      Para quem diz que "não é croquette" (ou não aspirava a ser, não sei bem), com distorções destas disfarça mal.

      Eliminar
    8. Óh João Pedro, folgo em vê-lo tão curioso e preocupado por ler uma resposta a quem acusa de "não levar a sério"...

      É giro isso, pah. Nota-se, com a uua insistência, que és um rapaz muito coerente.

      Olha, a ver se te esclareço: estou-me nas tintas se percebeste ou não. Está bem assim? Ou queres que te faça o boneco?

      Eliminar
    9. Cornine, para que a tua opinião seja respeitada, tens que respeitar a opinião dos demais, algo que nunca fazes com quem não está alinhado com a actual direcção como nós.

      Eliminar
  2. O Sporting tb foi aquele túnel vergonhoso com imagens a incitar à violência e cujo mentor depositou 2000 euros na conta de um árbitro e isso foi antes de 2013. Independentemente da opinião de cada um, é importante não ter memória selectiva na hora de mencionar aquilo que nos envergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagens a incitar à violência??? Já vale mesmo tudo para desculpar esta vergonha de presidente!...

      Pereira Cristóvão foi corrido (e bem) da direcção do Sporting! Foi EXPULSO do SCP, pq nos envergonhou! 'Bora fazer o mesmo com BdC????....

      Eliminar
    2. Caro Virgílio, mas onde é que conseguiu ler nas minhas palavras que estou a desculpar ou defender o BdC? Parece-me que há aí um "parti pris" qualquer mal resolvido.

      Eliminar
    3. O que eu vejo, caro Leão de St.ª Engrácia, é uma mal resolvida interpretação sua ao afirmar que as imagens do túnel incentivam à violência... A não ser que fotos de adeptos / claques do SCP a manifestarem-se e a bater palmas de braço estendido sejam... violência.

      Registo o seu silêncio sobre as vergonhas pré e pós BdC. Fico satisfeito por ficarmos esclarecidos nesse campo.

      Eliminar
  3. De recordar que após castigo efectivo sobre o ocorrido nesse jogo (Gil Vicente), o Bruno de Carvalho foi ilibado pelo TAD dessas ocorrências provando-se que nada disso aconteceu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio Gomes,

      creio que não leste o post e provavelmente só viste as imagens. Não é verdade que o TAD tenha ilibado totalmente BdC das ocorrências.

      As câmaras provaram que houve ofensa verbal, mas não houve agresão fisica, assim o TAS revogou a decisão do CD da FPF. Ficouno entanto provado que o presidente do Sporting cometeu "infrações disciplinares leves" pois "são eticamente censuráveis, mas não se podem considerar, summo rigore, como manifestações verdadeiramente injuriosas". As aspas são citações do relatório. Por essa decisão a pena pecuniária foi diminuída, tendo-lhe sido devolvida uma parte da verba.

      Eliminar
    2. Pois claro, LdA, e perdoa-me a crueza das palavras: se te chamam filho da puta não te ficas. Ou ficas?

      Eliminar
    3. LionClaw,

      não sei se foi isso que se passou mas não é o facto de ter na minha sala um convidado que não se sabe comportar que eu tenho que descer ao nível dele.

      Eliminar
    4. Percebi perfeitamente. A velha converseta sempre tão falaciosa do "dar a outra face", que fica tão bem na teoria...

      Eliminar
    5. Lion Claw, respondi sem grande esperança o que se confirma pela deturpação da minha resposta. Se quiseres explicar onde é que falei em dar a outra face. Isso sim é converseta por falta de melhores argumentos

      Eliminar
  4. Queira Deus que um dia que Portugal vá à guerra e alguém tiver de partilhar trincheiras com o LdA e com o Virgílio, que quem mande no país lhes seja do seu agrado.

    Noddy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhar trincheiras em guerras??? Isso era no tempo do teu tetravô... Ou no país onde ainda hj habitas... Noddy? É no Páis dos brinquedos, certo? Cresce e aparece.

      Eliminar
    2. Ó Virgílio, eu começo a gostar muito de ti e a respeitar o teu intelecto, mas acho que o rapaz acima não estava a ser literal...

      Eliminar
    3. The Kind Nihilist,

      Um conselho: não te metas em conversas alheias que, para além de ser má educação, corres o risco de ficar fora de contexto. Eu e o querido amigo Noddy já temos estes diálogos desde há mt tempo.

      Dito isto, repara lá bem: e eu estava a ser literal na minha resposta?... ;)

      SL

      Eliminar
  5. E como não aconteceu sempre no Sporting, a solidariedade institucional e a ironia do PMAG, bombeiro no caso, a defender um incendiário.

    «Ponho as mãos no fogo por Bruno de Carvalho. Não é um homem perfeito, é um jovem irreverente e polémico mas de convicções sérias e com honestidade naquilo que faz» - Jaime Marta Soares.

    Isto tudo com o processo Marco Silva a correr em Tribunal. Ao menos que o faça com umas luvas boas lá do quartel.

    Nicolau Santos, ouvido hoje na qualidade de testemunha do antigo treinador dos leões, disse ter estranhado e interpretou as críticas de José Eduardo a Marco Silva como «recado da presidência».

    Portanto, um presidente íntegro e honesto segundo a testemunha.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Sta. Engrácia,

    Eu tenho uma opinião diferente sobre esse episódio e como é uma convicção não mudo só porque o autor caiu em desgraça. Como tive oportunidade de ver in loco as imagens posso-lhe dizer que o Sporting ai foi vitima de uma campanha muito bem orquestrada, nada do que aconteceu nesse caso foi um acaso. Porque se quisermos falar de incitações à violência muitos outros casos e protagonistas teriam que ser condenados antes sequer das imagens serem mencionadas. Infelizmente o que agora se vê em excesso, que é a ausência de critica, sobre as acções da SAD e sobretudo do presidente, na altura era um dos nossos grandes defeitos.

    ResponderEliminar
  7. Tal como eu tinha previsto, nos dias seguintes a uma vitória importante e que nos fez aproximar dos primeiros lugares, não se fala dessa mesma vitória e dos jogadores que a conseguiram mas sim de mais um "circo" protagonizado por este presidente.
    Tudo começa quando o presidente em vez de estar na tribuna que é o lugar que o prestigio do seu cargo exige, se quer armar em Pinto da Costa dos tempo antigos e assim vai para o banco para ser mais fácil pressionar os árbitros. Desde a vergonhosa situação da época passada quando foi expulso em casa no jogo contra o Tondela (para depois soltar mais uma pérola, onde perseguiu o árbitro até ao estacionamento e disse que não lhe deu um chuto no rabo porque achou que ia gostar...) sempre julguei que alguém o ia chamar a aternção e dizer que o lugar de um presidente do Sporting não era no banco. Nada disso... pura e simplesmente não há noção do ridículo...
    E o que dizer do director de comunicação? Viram as imagens dele a falar com jornalistas? A sério, o que é aquilo?!? Ele não sabe que está ali a representar o SCP?!? Um anão daqueles a mandar "caralhadas" aos jornalistas? A ficar a olhar com cara de mau? E os jornalistas a fazerem um esforço sobre humano para não se desmancharem a rir do anão... quanto tempo faltará para continuarmos a levar com esta gente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,

      já o disse hoje noutro local, falta latitude de opiniões junto de BdC, o retorno elogioso é grande e anula o sentido critico. Para alguém que ainda por cima parece gostar que lhe amansem o ego isto é como um alcoólico viver numa adega.

      Eliminar
  8. Caros LdA e Virgílio,

    Não é num mero comentário que vou - nem tenho aliás do fazer - explanar todas as minhas opiniões sobre o que foi bem e mal feito sob a égide de BdC ao longo dos últimos anos. Em primeiro, porque não pretendo provar nada quanto à minha capacidade crítica, dado que os sportinguistas com quem privo sabem bem que, longe do rótulo de acefalia ou apatia que o Virgílio me parece querer colar, tenho opiniões dissonantes com a actual direcção nos mais variados assuntos e episódios. Que entre o que temos hoje e o que tínhamos antes, prefiro - ainda assim - o actual cenário? Sem qualquer dúvida. Que dou carta branca e me demito do meu dever de sócio de exigir mais e melhor a quem comanda o clube? Nem pensar. É por isso que, quando chegar a altura certa, decidirei em consciência se voto em BdC, contra a BdC ou me abstenho. Tão simples quanto isso. É a democracia a funcionar e não é por não gritar mais alto nem rasgar as vestes que sou menos sportinguista que outros.

    Quanto ao tema do corredor que o LdA referiu: não gostei da ideia. Pareceu-me primária e despropositada. Não teria a gravidade que certa imprensa (habitualmente tendenciosa) lhe quis dar, como é óbvio, mas não foi bonito. Já o caso dos €2.000 é outra história. O PPC foi afastado? Ah pois, foi e muito bem. E se calhar, o clube passa entre os pingos da chuva...olhe, porque sim. Tivemos sorte, mas da mancha não nos livramos e por causa disso teremos de ouvir "ad aeternum" os adversários acusarem-nos de algo em que éramos imaculados: a deturpação da verdade desportiva.
    Como disse, entendo amores e ódios (também tenho os meus), agora tento não ser selectivo nas minhas memórias, como disse no meu primeiro comentário.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LSE,

      Primeiro ponto - não pretendi colocar rótulos nenhuns. O exemplo que deu com a imagem dos tuneis é pura e simplesmente descabido. Não causa vergonha nenhuma, pq, basicamente, as imagens mostravam pessoas duma claque do SCP a cantar no estádio... O LSE é que pretendeu colar esse episódio com outro que realmente nos envergonha. O autor foi o mesmo, mas apenas o segundo episódio é de repudiar. Daí a minha surpresa em juntar coisas que nada tem a ver uma com a outra...

      Segundo ponto – comentei sobre este episódio do final do Sporting – Arouca e sobre o reiterado comportamento despudorado e conflituoso de BdC que, na minha opinião, prejudica gravemente a imagem do SCP. Nunca aqui surgiu qlq comparação com outros comportamentos de anteriores dirigentes pq não era isso que estava aqui em causa, daí que continue sem perceber essa sua boca da “memória selectiva”. Eu comento os casos e critico os dirigentes no tempo em que os episódios ocorrem e durante os respectivos mandatos. PPC foi expulso e, parece que ambos concordamos com esse desfecho. Por isso é caso mais do que encerrado.

      Cps. SL.

      Eliminar
  9. O episódio com o Gil Vicente teve o único propósito de impedir que o Presidente do Sporting fosse ao estádio do dragão. Passado esse jogo era igual ao litro o que se tinha ou não tinha passado.

    Este tem o mesmo propósito mas agora com a Luz em pano de fundo, suponho que daqui a uns dias o Presidente do Sporting seja preventivamente castigado e lá para 13 de dezembro é tudo arquivado e afinal não aconteceu nada ou o que aconteceu terá nenhuma relevância.

    Pensei que depois do outro episódio em Alvalade já estivessem de sobre aviso, vamos ver a celeridade com que o caso decorrerá e a "especificidade" temporal do eventual castigo ao Presidente do Sporting. Até se poderá dar o caso de abranger as duas deslocações aos campos dos directos rivais.

    ResponderEliminar
  10. Este Virgílio parece um daqueles Bots patetas com respostas automáticas criados para animar (vulgo incendiar) as caixas de comentários ou fóruns.

    Quando vi o tema do post pensei para mim que isto já devia de estar infestado de Virgílios, e não me enganei. É tão previsível que já ninguém o leva a sério. Insiste em fingir que não é croquete, mas os comportamentos que exibe já não permitem esconder. O Sporting até podia vencer a Liga com 20 pontos de vantagem e no final conquistar a Champions League goleando o Barcelona na final, que ainda assim os Virgílios desta vida apareciam para criticar o BdC ou um comunicado do Nuno Saraiva.

    Lda, isto já começa a fazer lembrar o inenarrável MM. A estratégia continua a ser a mesma: o LdA esconde-se num manto de imparcialidade e vai escrevendo uns textos porreiros, enquanto o seu testa de ferro (ou Bot) incendiário, o Virgílio, escreve umas alarvidades na caixa de comentários para irritar a malta e assim conseguir umas boas Page Views. Quando o pessoal se começa a insurgir, o LdA veste o manto da ética e aparece a defender a liberdade de expressão dos seus testas de ferro e, se isto não funcionar, o Virgílio insulta discretamente a malta ao belo estilo do MM.

    Já começa a ser embaraçoso o destino que este blogue está a levar, basta ler alguns fóruns do Sporting para se ter uma noção da reputação duvidosa que este espaço adquiriu boa últimos tempos.

    Wonderboy

    PS: repeti o comentário visto que o mesmo não foi publicado. Fico com a ideia que a minha opinião não interessa publicar. Será porque o esquema foi desmontado? Interessa sim é criticar e incendiar a realidade do Sporting e censurar quem tente contra argumentar. Será que estou no Visão de Mercado e não sei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho a agradecer a comparação com o MM. O resto quem nos conhece pessoalmente sabe muito bem que é que fez figura de pateta na caixa de comentários. Essa do desmontar do esquema então é de partir o coco!!! LOL

      Apareça mais vezes. O Wondeboy não só é uma rapaz maravilhoso, é tb uma pessoa divertida.

      Ui, não fique embaraçado... tanta preocupação que eu tenho com os fóruns dos lambuças do carvalho. É uma autentica dor de cabeça, pah! Nem imaginas.

      Eliminar
    2. Wonderboy,

      escolheste um nick adequado. Vives numa realidade paralela de que o teu comentário é testemunho. E isto é fácil de constatar e sem manto nenhum vestido. Estou no WC o único local adequado para responder ao teu delirio.

      É óbvio que a tua opinião interessa publicar como exemplo do que o excesso de teoria de conspiração provoca em cérebros vulneráveis.

      Como já disse há dias a outro comentador que elegeu o Virgílio como alvo ainda nem devias conseguir andar já ele escrevia sobre aquilo que chamas "croquetes". Naturalmente que estás a comentar no invisuais de mercado, vou instalar uma bússola aqui è entrada para melhor orientação.

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Foi incrível ver os lampiões a dizerem o mesmo nos dois canais ao mesmo tempo. A explicação só podia ser esta....o Ventura confessou tudo

    https://www.youtube.com/watch?v=8fFB21z-U6g

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)