quarta-feira, 5 de abril de 2017

Castigos & Queixinhas

Castigo

Bruno de Carvalho foi castigado por declarações que, segundo entenderam por unanimidade os elementos que compõem a Comissão de Disciplina, ofenderam a honra e a reputação dos visados, nomeadamente Vitor Pereira.

Atente-se às referidas declarações:

"Os jogos não se jogam dentro das quatro linhas"

"Gosto pouco de estar a brincar ao futebol. O Senhor Vítor Pereira já ultrapassou todos os limites do ridículo"

"Inacreditável... A pressão aos árbitros já mete nojo! Querem provocar o pânico aos árbitros nos jogos que arbitram do Sporting e ainda passar a mensagem que os jogadores do Sporting têm de estar a ser sempre punidos. Vítor Pereira já não perdeu só o bom senso a nomear, já perdeu toda a noção do ridículo!"

"(...) falta de critério e bom senso em muitas nomeações este ano, nunca sendo de atribuir a culpa aos árbitros porque estes apenas são nomeados. Tem sido claro que após conflitos públicos existentes entre a instituição Sporting e alguns árbitros, no que diz respeito à sua atuação menos positiva, os mesmos têm sido constantemente escolhidos para arbitrar jogos do Sporting numa perfeita afronta ao clube e num total desrespeito com a própria defesa do respetivo árbitro"

"Significa apenas o total desnorte e falta de bom senso daquele que devia decidir em prol do futebol e da classe dos árbitros: Vítor Pereira"

"São exemplos e factos concretos de que o futebol continua a ser jogado fora da quatro linhas, de que a forma como é feito já nem sequer é velada"
Para alguém que, como eu, não é jurista, só as afirmações, sem nada que as comprovem, de que o futebol não é jogado dentro das quatro linhas e a "colagem" de Vítor Pereira a pressões aos árbitros, se enquadrariam naquelas faltas. O resto parecem-me mais enquadrar-se em matéria de opinião. E aí, no que diz respeito a Vitor Pereira, eu seria até capaz de dizer pior. Muito pior... 

No que diz respeito ás pressões e do futebol ser jogado fora das quatro linhas, como adepto não tenho dúvidas que são um facto. Mas também é um facto, que não pode ser desprezado, eu não sou presidente de nenhum clube, não estou por isso sob alçada disciplinar da FPF.

Ao contrário de Bruno de Carvalho, (e ao contrário do que escreveu no Facebook "O Conselho de Disciplina pode exercer o seu poder disciplinar no âmbito desportivo, mas não tem qualquer poder sobre mim como Presidente do Sporting CP nos planos societário ou associativo, e muito menos sobre mim enquanto cidadão.") porque é como presidente da SAD e eventualmente até como presidente do clube (que detém a SAD) que está sob alçada disciplinar da FPF.  

Considerando tudo isto, pode-se concluir que há razões para o castigo, importando perceber, até pela extensão da pesada pena, se o regulamento tem sido aplicado com igual rigor e critério a TODOS os que infringem o que nele está estipulado.

Tal como as demais regras do futebol, as regras disciplinares têm que ser respeitadas quando se decide ir a jogo. Os actuais regulamentos foram votados na Liga pelo Sporting e posteriormente plasmados nos de natureza semelhante na FPF. O Sporting ou consegue fazer a sua alteração, ou não tem outro remédio senão respeitá-los. A alternativa é abandonar os campeonatos. O restante é folclore para alimentar as primeiras páginas de jornais, ou para desviar a atenção do que realmente é importante.

Queixinhas
Na sequência deste castigo, o Sporting decidiu entrar no campeonato das queixinhas. De forma algo surpreendente, se atendermos ao que Bruno de Carvalho ainda há poucos dias dizia [LINK] sobre o a actuação do nosso rival. Este comportamento incoerente, ao modo de Frei Tomás, não é bom para o Sporting nem é bom para o futebol.

Não se pense por isso que entendo que o clube não devia fazer nada. Entendo, isso sim, que não se deve limitar a imitar o que os outros fazem de mal, ainda por cima quando previamente condenamos esse comportamento. 

Concordo que não é fácil lidar com os LFV's e PdC's [LINK]. Mas se a ideia é sermos iguais estamos a alienar uma parte importante do nosso património, que é a ideia de exclusividade da nossa identidade do nosso clube. Foi certamente isso que esteve na origem da escolha que a maior parte dos Sportinguistas fizeram para eleger o Sporting como o clube da sua vida.

21 comentários:

  1. Como é evidente.

    Apesar de ter trabalho positivo e de, em meu entender, ter justificado novo mandato, não pode continuar com este circo.

    Sistematicamente coloca-se ao nível do Clube, que é incomparavelmente maior do que qualquer ser, e faz de tudo para se confundir com ele. Como é azeiteiro - está mais do que demonstrado nos sucessivos episódios que tem mantido com personagens extra-desporto e espelhado nos programinhas da Sporting TV, plena de "meninas de odivelas" - está-nos a fazer escorregar para um nível que sempre pensei só ser passível de atingir no clube vizinho.

    Como muito bem referes, a toada vai-se manter. E duvido que consiga angariar algum respeito (poder) onde interessa, mantendo-nos mais longe de vencer.


    A manutenção desta falta de consideração pelo Sporting conduzirá à sua saída prematura... pela janela!

    Um abraço
    Vitor




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "falta de consideração pelo Sporting" --- oi?? Falta de consideração?? Não me recordo de nenhum Presidente do clube defender tão aguerridamente os interesses do Sporting.
      Aceito que possam haver pessoas que discordem do método, mas falta de consideração?! Por favor...

      Eliminar
    2. Se calhar, aí no Brasil, a melhor forma de defender algo, assim muito aguerridamente, talvez passe por berrar muito alto. Aqui não.

      Vitor

      Eliminar
  2. Não foi remeter-nos ao silêncio que fizemos durante anos? Ganhamos o que com isso? Vimos o Paulo bento e Peseiro a não serem campeões pelo nosso clube. Valeu? Nada. Sei que estas queixas não vão dar em nada.... mas expomos essa corja de criminisos ap ridiculo. Quem tiver dois dedos de testa, percebe o que o benfica anda a fazer. Só isso importa. Que tenham adeptos do benfica vergonha do que esse presidente creminoso que ilegeram. Quanto mais barulho isto levar, mais cedo é a queda. Admita me alguns sportinguista acreditarem que com otra postura vamos lá. Sem denúncias é opinião pública a ditadura viverá. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...mas expomos essa corja de criminisos ap ridiculo."

      Mas esta gente existe? É que nem têm noção do ridículo. Seita de alienados mentais...

      Eliminar
    2. Criminosos? Por denunciarem factos que se passaram em tribunal?
      Eu pergunto, isto é verdade, o que lá está? Porque se for…


      "Operação Fenix – BdC em Tribunal
      No âmbito da operação Fénix, em que são arguidos Pinto da Costa e Antero Henriques por ligações às máfias da noite no Porto, o presidente do Sporting foi chamado a tribunal por ter usado os serviços de segurança ilegais e com ligações perigosas ao mundo do crime.
      A contratação desses Seguranças para escoltar e proteger BdC nas deslocaçãoes ao norte é um facto provado.
      BcD afirmou em tribunal que não foi da sua responsabilidade a contratação desses seguranças da SPDE, uma empresa ilegal.
      Terá que ser o tribunal a apurar a responsabilidade de BdC neste caso.
      Tendo começado por negar o uso de seguranças, BdC quando confrontado com as fotografias do tribunal, BdC rodeado de 4 seguranças, não conseguiu manter a versão inicial e afirmou “não me lembro”.
      No Tribunal de Guimarães, uma testemiunha, ex-vice-presidente do Núcleo do Sporting do Norte, portanto um sportinguista, afirmou que foi BdC que trouxe seguranças pessoais que até nem deixavam chegar as pessoas aproximar-se de BdC.
      Os testemunhos em tribunal contrariam a versão oficial de BdC que diz, “não saber quem contratou aqueles seguranças”.
      Os responsáveis do evento no Solar doNorte garantiram em Tribunal que não contrataram qualquer serviço de Segurança.
      Há um facto concreto e provado pelo Ministério Público, o presidente do Sporting usou o serviço de Seguranças de uma empresa ilegal.
      Ou seja, cometeu o mesmo crime cometido pelos Arguidos Pinto da Costa e Antero Henriques. Para quem faz de conta que veio para limpar e regenerar o futebol é mais uma nódoa no role de contradições de BdC."



      Eliminar
  3. Eu acho sempre graça aos brunecos. Para além do ridículo da coisa ainda estão convencidos que estão cobertos de razão. As usual. Nem perdem um processo. Desta vez deve dar descida de divisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mesma conclusão se pode aplicar aos teus comentários.

      A crítica fácil dos croquetes (ou serão madeireiros?) está sempre presente em tudo o que BdC escreva, faça ou diga.

      Um lugar comum neste blogue.

      Eliminar
  4. Apenas uma correcção. O que transcreveu do Facebook, ao contrário do que você afirma, é correctíssimo. Ao nível societário e associativo o CD não tem qualquer poder disciplinar sobre os legais representantes das SAD ou dos clubes. Basta ler o estatuto de utilidade pública desportiva que confere à FPF o poder disciplinar, que vem lá bem explícito isso.
    Se assim não fosse ao nível societário, o Presidente da SAD do Sporting, ou de qualquer outra se estivesse suspenso estaria impedido de assinar contratos. A capacidade de representar as sociedades vem da Lei Civil e os regulamentos desportivos não podem alterar aquilo que a Lei estabelece. O mesmo se passaria no âmbito associativo em relação aos clubes. Quanto ao nível pessoal acho que nem vale a pena dizer nada, parece-me que é óbvio que o CD não tem qualquer poder sobre os cidadãos.
    Por isso, a frase transcrita é integralmente correcta.

    ResponderEliminar
  5. "Para alguém que, como eu, não é jurista, só as afirmações, sem nada que as comprovem, de que o futebol não é jogado dentro das quatro linhas e a "colagem" de Vítor Pereira a pressões aos árbitros, se enquadrariam naquelas faltas."
    LdA, não houve árbitros que disseram com todas as letras que lhes telefonavam (só) antes dos jogos com o benfica?
    Nada que o comprove? Estás a enterrar a cabeça na areia?

    "Não se pense por isso que entendo que o clube não devia fazer nada. Entendo, isso sim, que não se deve limitar a imitar o que os outros fazem de mal, ainda por cima quando previamente condenamos esse comportamento."
    Condenámos esse comportamento, ok, e o que resultou daí?
    Ficar à espera de quê? De ser prejudicado mais uma vez?
    Depois do que se passou no ano passado? Depois de tudo o que se passou desde que o JJ veio para o Sporting?
    Depois deste há bem pouco tempo o benfica ter feito queixa sobre o Gauld e Geraldes?
    Depois das queixas que puniram o BdC (que falou de arbitragem, lembra-te disso) com 113 dias terem partido do benfica?
    Algo me está a escapar aqui no teu raciocínio. Qual a tua sugestão? É que as queixas do Sporting até fazem sentido à luz do que se tem passado nem que seja por uma questão de igualdade de tratamento.

    "Mas se a ideia é sermos iguais estamos a alienar uma parte importante do nosso património, que é a ideia de exclusividade da nossa identidade do nosso clube."
    Da identidade deste clube também faz parte ganhar. Não te esqueças disso, porque às vezes parece que tens de ser lembrado.
    Também triste fico com teu uso de palavras. Isto com uns briefings ao domingo à noite estavas pronto para fazer de sujeito neutro num programa de televisão de segunda à noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, também faz parte ganhar, não é?...

      Eliminar
    2. Faz sim senhor.
      Mas a identidade dos últimos 30 e tal anos não serviu para isso.
      Se calhar o resultado da votação das últimas eleições quer dizer alguma coisa.

      Eliminar
  6. É escusado. Pouca gente entende o que está, de facto, em jogo.


    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    Sobre a 2ª parte do texto, na óptica do Sporting e de uma narrativa mais ou menos comum entre os adeptos e que nos últimos 5 anos, infelizmente (na minha opinião) se institucionalizou, verifica-se que os clubes vencedores são quase sempre os beneficiados pelas arbitragens. Na "nossa" óptica, o FCP ganhou durante 35 anos porque teve a ajuda dos árbitros. Na "nossa" óptica, o Benfica vence nos últimos 7 porque se vê beneficiado pelas arbitragens. A excepção são as épocas nas quais o Sporting vence. Aí as arbitragens nunca são um problema.
    Não é complicado perceber que esta narrativa não faz qualquer sentido e é própria de um clube - por culpa própria - pouco acostumado a ganhar. Com todos os males da arbitragem Nacional não tenho a mais pequena dúvida que os factores determinantes na obtenção de sucesso são desportivos, não se relacionando fundamentalmente com arbitragens (fazem parte do jogo mas têm um peso pequeno ao pé de outros).

    Ainda assim, mesmo que os dirigentes do Sporting acreditem nas suas próprias fantasias e se convençam de que o mundo nos quer mal, ver no género de queixas como as descritas pelo «post» uma forma de combate a um presumível prejuízo do Sporting é como sugeres ridículo. Fazer queixas sobre episódios dum SLB - FCP é revelador dos complexos que actualmente caracterizam o Sporting e em particular o seu presidente, em especial relativamente ao Benfica.

    Além da chamada de atenção que fazes para as declarações de Bruno de Carvalho quando este dizia / diz, sobre o Benfica, "temos campeão das queixinhas", ainda há dias o caniche de serviço da comunicação do Sporting jurava em mais um texto no lugar do costume que o Benfica anda com medo porque na comparação com o Sporting tem uma estrutura caduca. Os próprios contradizem-se de 2 em 2 dias sobre praticamente qualquer tema. Isto não é de gente alienada. É de gente pura e simplesmente desonesta.

    Em desonestidade, para finalizar, as queixinhas mais ridículas se tornam quando partem de um dirigente (Carvalho) que pertence, como também sugeres e eu subscrevo por inteiro, a uma espécie de invertebrados que não olha a meios para atingir os seus propósitos. (Os seus. Porque não existem outros.)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já com o Benfica a controlar esta merda toda - segundo a narrativa - JJ ainda perdeu três campeonatos para o Porto. Um mistério. Fala-se de tudo e mais alguma coisa como do video árbitro, que nem se percebe como é que o futebol aguentou mais de 100 anos sem ele, para resolver o problema da arbitragem. De tudo menos de muito mais respeito pelos juízes. E esse sim essencial nas Ligas onde se fala menos dos árbitros. E não é por errarem menos. Por incrível que pareça os três grandes são hoje o grande cancro do futebol português. Preocupassem-se com o negócio como dizem todos e tínhamos todos uma Liga muito mais competitiva para benefício de todos. Bastava começarem por dividir melhor as receitas televisivas. O único problema do futebol português é que é cada vez mais mal frequentado. Só lixo e oportunistas. E como as autoridades não estão para se preocuparem muito...

      Eliminar
  8. Bem, as declarações exemplificadas no início do texto levantam-me logo uma série de questões que deveriam ser postas ao próprio Bruno de Carvalho. Mas são as questões que realmente interessam (ou deviam interessar) aos sportinguistas: se o Vítor Pereira era o grande responsável de tudo de mal que acontecia ao Sporting como é que se explica que já sem ele o Sporting esteja a fazer a miserável época que está a fazer? O maior orçamento do futebol português, o treinador mais bem pago, um presidente com ordenado principesco (e que anda farto de passear com a nova namorada graças aos seus rendimentos), e em Janeiro já estava fora de todas as competições em que entrou? Isto é que devia interessar aos sportinguistas, e não os números de circo típicos desta direcção.
    Quanto às queixinhas, mas se é tipíco do Bruno e do Saraiva acusarem os outros daquilo que eles próprios fazem, qual a surpresa? Não é fácil lidar com LFV e PdC?!? Não concordo com esta frase, pois é flagrante a colagem do Sporting ao Porto, numa evidente reedição do projecto Roquete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existe a percepção que algo vai mal no futebol português e que existem jogos de bastidores e que muito do mal foi feito no periodo de Vitor Pereira, tem algum mal denunciar/criticar esse senhor, que para além de mau arbitro revelou-se um péssimo dirigente?
      No que disseste há uma ligeira falácia... o Sporting não teve o maior orçamento do futebol português (ainda cabe ao Benfica e ao Porto esse "titulo") mas sim o maior orçamento do Sporting, e mesmo o ordenado principesco do presidente, passa a bagatela comparado com os outros dois presidentes de clubes. MAs sim, houve erros cometidos e foram identificados e alguns corrigidos. Importante é perceber se aprendeu-se alguma coisa com os erros.
      Nas não invalida que se denuncie o que há de mal no futebol português.
      E há outra falácia... BdC foi a eleições em Março (bem depois do cenário que descreveste) e ganhou com larga maioria. Portanto, o que é circo para ti, takvez para outros seja defender o Sporting no melhor que ele consegue fazer neste momento (nem sempre a forma mas muitas vezes concordei com o conteudo).

      O futebol português é mau, os clubes pequenos são cada vez mais pequenos, os grandes estão com falta de financiamento e com problemas de tsouraria brutais. A FPF e a LPFP têm outras preocupações (interesses) que não o futebol português em si.
      Portanto o futebol português em si é um circo. Todos os fins-de-semana assiste-se a coisas que achamos impossivel de assistir... MAs lá vão aparecendo. Arbitros agredidos, Cartilhas, dirigentes que são eleitos sem a minima noção de ética, castigos e celeridade de julgamento diferentes para casos iguais, etc etc etc

      Isto é o futebo português... um verdadeiro circo. Portanto, se queremos estar neste futebol e uma vez que o governo não se quer meter (demasiados interesses para querer estragar, a começar num comendador que mais ano, menos ano vai ser preso por fraude fiscal), uma FPF que navega ao sabor dos interesses. E há duas opções como em tudo na vida.
      Ou ficamos sossegados e calados e vamos jogando, vamos perdendo uns jogos porque o arbitro anula um golo limpo, ou faltas não marcadas ou termos o dobro dos cartões mostrados aos restantes clubes e ficamos felizes porque acabamos em 3º a 20 pontos mas fomos sossegados e felizes.
      Ou entramos no circo, protestamos, denunciamos, jogamos e quando nos tiram pontos ilegalmente dizemos que fomos roubados, e podemos não ganhar mas fizemos de tudo para isso.

      Não invalida que tenhamos de ser mais competentes no scouting dos jogadores, técnicos, gestão dos jovens, etc etc mas podemos ser os mais competentes do mundo nisto que se entrarmos no primeiro ponto... iremos continuar em 3º a 20 pontos do 1º.

      Prefiro um presidente que denuncie, que nunca se cale e que defenda os interesses do clube. Que um presidente calado, sossegado, boa pessoa para depois no fim dizerem que faz falta um Sporting forte no futebol português...

      Eliminar
  9. Tanta bufaria só podia unir dois bufos. Ou será dois bufas?

    SPORTING E FC PORTO FORMAM ALIANÇA CONTRA O BENFICA. Clube azul e branco será testemunha no processo dos leões contra as águias, por apoio às claques não legalizadas. In Record oficial do Sporting.

    Já era tempo do Jorge Nuno substituir a Fernandinha. E para o Bruno também é só mais uma. Mesmo senil com 8 semanas deve dar para ver o sexo do bébé. Espero que não saia macaco. Se nem mais esta cambalhota envergonha de vez os brunecos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL!...

      Nada envergonha os "brunecos"... Eles já inventam uma realidade alternativa, não tarda nada em,... 3, 2, 1...

      Eliminar
  10. "quem segue o seu caminho e se distrai, não chega ao destino...", vocês não aprendem, pois não?

    ResponderEliminar
  11. Sr. Duarte ser presidente do Sporting não é nada fácil e quando amamos o clube e vemos tantas injustiças e campo minado ás vezes os reponsáveis excedem-se, Góis Mota que o diga, que era um dirigente da velha guarda e do tempo que o Sr. Duarte gostava de os dirigentes. Estamos neste momento numa luta contra uma organização que usa métodos mafiosos para dominar o futebol, temos independentemente das nossas divergências estar todos unidos para ganhar esta guerra pois os adversários são muito poderosos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)