terça-feira, 11 de abril de 2017

De cartilhas percebe ele. Nenhuma dúvida sobre isso.

Em condições normais seria grotesco vermos dirigentes do Sporting, em particular o seu presidente, acusar clubes rivais de prosseguir políticas de comunicação obedientes a "cartilhas". No entanto, a coisa deixa de ser grotesca a partir do momento em que este Sporting é uma autoridade na matéria. Tenta sê-lo, pelo menos, julgando pela quantidade ridícula de recursos e de tempo que afecta a agências e plataformas de comunicação.
Se não considerarmos as centenas de milhares de adeptos do Benfica evidentemente interessados no seu clube, será justo presumirmos (a partir das aparências) que somente Bruno de Carvalho, Nuno Saraiva, o ex sogro de Bruno de Carvalho Jaime Marta Soares, bem como uma quantidade mais ou menos incerta de acólitos sportinguistas, estão interessados no que o Benfica ou os seus comentadores têm para dizer sobre os assuntos que normalmente rodeiam o futebol em Portugal.
Já os sportinguistas que não vivem o clube como se de um pequenino culto se tratasse, exibem uma saudável e relativa indiferença para aquilo que o Benfica ou outros fazem, não fazem, dizem ou deixam de dizer.
Fazendo o seu campeonato, independentemente de mais nada, se o compararmos com 90% dos clubes com os quais compete e disputa pontos, contando com os seus adeptos (até há uns anos éramos sensivelmente 1,2 milhões em território português), e tendo à sua disposição uma quantidade formidável de recursos na comparação com esses emblemas, o Sporting para prosperar e para crescer precisa essencialmente de olhar para aquilo que faz. Não precisa de olhar para aquilo que os outros fazem. Tal qual um vulgar lampião ou um lagarto ridículo, Bruno de Carvalho não o compreende. Pior, jamais o compreenderá porque embora prejudicial aos interesses do Sporting, a actual narrativa beneficia os seus interesses pessoais. Com desapego por uma postura minimamente inteligente, coerente e decente, o discurso esquizofrénico que actualmente vemos relativamente ao Benfica é um si mesmo uma "cartilha" e faz, evidentemente, parte do pacote de propaganda que Bruno de Carvalho trouxe para o Sporting. Neste, inclui-se a permanente agressão psicológica que visa carregar na existência de um inimigo externo. Para este efeito o Benfica não é o único. Os próprios sportinguistas já foram, são, serão alvos da "cartilha".



Devidamente fomentada, em especial nos momentos ou nas épocas marcadas pelo insucesso, a existência e a diabolização desse inimigo externo ajudará a garantir a sobrevivência do presidente do Sporting e do restante bando de anormais que o rodeia.

47 comentários:

  1. diante dum óbvio caso de condicionalismo flagrante da opinião pública por parte do benfica... o autor deste blog sportinguista... prefere disparar sobre o presidente do clube... está certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante o tema do condicionalismo da opinião pública ou para efeitos de dialéctica, uma que infelizmente desapareceu da vida do clube, preferi disparar sobre o Carvalho. É isso mesmo.

      Eliminar
    2. ... disparar sobre o Carvalho, com uma saudável e relativa indiferença acerca do que o benfica vai promovendo... sim senhor... felizmente agora são outros a preferir. Já era tempo.

      Eliminar
  2. Não tenho palavras para descrever a infelicidade deste post. Portanto, quando é visível que o Benfica ultrapassou o Porto como líder e garante do sistema; quando é visível que esse sistema impediu o Sporting de ser campeão numa época - 2015/16 - em que fez 86 pontos (record do clube); quando é visível que o Presidente do Sporting tem estado a lutar sozinho contra essa "estrutura" que domina o sistema com o recurso a artimanhas e meios altamente questionáveis; quando tudo isso começa a vir a público e a "estrutra" leva um tiro no porta-aviões; qual é o foco deste blogue? atacar o presidente do Sporting. Enfim, depois admirem-se que os sócios que vivem no mundo real vos agraciem com 8% dos votos... Lamento dizê-lo, mas enquanto houver posts destes, o Bruno não tem oposição que se apresente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Portanto, quando é visível que o Benfica ultrapassou o Porto como líder e garante do sistema..."

      Deve ter sido por isso que o Jesus ganhou 6 campeonatos em 6 no Benfica.

      "...a "estrutra" leva um tiro no porta-aviões..."

      Por causa de contratarem uma empresa para falarem a uma só voz? Então mas não é esse o objectivo de todas as estruturas? Então mas não era essa a maior falta das estruturas do Sporting no passado?

      Eliminar
    2. "(...) quando é visível que esse sistema impediu o Sporting de ser campeão numa época - 2015/16 - em que fez 86 pontos."

      O Carvalho subscreveu a sua opinião e ainda hoje deve andar convencido que perdeu o campeonato por causa do sistema. O Benfica e o FCP agradecem.

      Eliminar
    3. Será eventualmente mentira que o Sporting perdeu o campeonato 2015/16 porque foi ROUBADO?

      Assim de repente recordo-me do jogo do Bessa e de um golo anulado a Slimani, foi o suficiente para retirar o campeonato, mas houve tantos outros.

      Na taça, tivemos a "infelicidade" de Slimani ter um golo limpo anulado, e lá foi o Braga até à final.

      Já este ano, depois da vergonha da luz, de Guimarães, etc tivemos Setúbal para a taça lucílio...

      Alguma coisa do que escrevi é falso?

      Tenho pena que seja adepto do mesmo clube que eu... Se é que o Manuel HB é efectivamente sportinguista.

      Quanto ao Carvalho de que fala, é "apenas" a escolha de cerca de 90% dos sócios que exerceram o direito de voto, mais legitimidade que esta para continuar o trabalho realizado, não creio haver.

      Eliminar
  3. O meu ponto de vista neste assunto é o seguinte: Estas cartilhas existem para servir de "lenha" para os n programas de televisão que não são mais nada que lavagens cerebrais a pessoas que, não sei bem porquê, ainda perdem tempo a ver ou ouvir esses programas.

    Isto sobre cartilhas no geral...
    Agora... Não posso concordar que por estarmos em 3º lugar e sem grandes aspirações a muita coisa não devemos acusar o que os outros fazem (temos de olhar para nós, os outros não interessam, etc etc), porque no fundo os outros jogam connosco no nosso campeonato. Os outros fazem parte do nosso sucesso/insucesso, as vezes porque jogam melhor que nós e outras porque mexem-se melhor na zona mista do futebol português.
    E isso tem de ser denunciado!

    Então um clube fornece aos seus comentadores um documento para todos os dias (infelizmente há programas destes todos os dias) dizerem mal do nosso presidente (erros ou não à mistura teve o voto de 90% dos sócios e por isso repsenta o clube), e agora o nosso presidente ou orgão sociais (sim porque é ele responde diretamente pelas criticas e não faz como outros que vêm pedir em conferencia de imprensa para deixarem de falar nos outros como se de um santo se tratasse para depois indicar o que se deve dizer nos programas) não pode responder a essas criticas?
    Ainda nem era presidente no primeiro mandato e já era atacado por todos os comentadores/jornais/etc...

    Ele que critique, ele que denuncie e ele que faça queixa, já que a FPF e a LPFP não conseguem ter tomates para abrir os processos que devem ser abertos e só funcionam à base das queixas como o Benfica fez devido a um comentário do BdC ao Vitor Pereira (sim... não fomos os primeiros a queixar de algo que não tem nada a ver com o nosso clube).

    Tudo o que seja denunciar o mal que é feito no nosso campeonato tem e terá sempre o meu apoio, e se isso é uma cartilha então é uma cartilha que aprovo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer queixas do quê, em concreto? Que o Benfica faz circular um documento por entre os seus comentadores?

      Eliminar
    2. Sinceramente custa me a acreditar que alguem nao perceba este assunto.
      O benfica pode mandar a cartiöha que quiser. Os comentadores do benfica podem dizer o que quiserem. Mas jornalistas nao! Comentadores que sao tidos como isentos nao! Porque esses nao deveriam receber instrucoes para dizer isto ou aquilo.
      Para alem disso, as instrucoes da cartilha sao baseadas em mentiras e insultos. Que sao depois repetidos inumeras vezes. Tudo isto enquanto o benfica diz que recusa falar sobre os outros.
      Andam a mentir ha anos sobre este assunto e quando sao apanhados ja é por serem profissionais.
      E pelos vistas esta "maquina" mentirosa e nojenta funciona uma vez que quem escreveu o post e o comentario anterior foi levado na conversa.

      Eliminar
    3. Exactamente, se os comentadores recitam um guião, isso é com eles e com a sua coluna vertebral. Agora, quando falamos de supostos jornalistas, que são promíscuos com dirigentes desportivos quando deviam ser imparciais e ter o mínimo de bom senso, já é bem diferente. O jornalismo futebolístico em Portugal é péssimo, os jornalistas vivem à conta dos clubes, principalmente do Benfica, e achar que a imprensa não tem um poder e papel fulcral no panorama do futebol nacional, principalmente no que se passa nos bastidores, é de uma clara ingenuidade ou desonestidade. - Miguel

      Eliminar
  4. Não concordo que possamos apenas preocuparmo-nos com nós próprios. O que os outros fazem é relevante se forem coisas que subvertam a competição onde nós nos inserimos. Ou se forem coisas que ponham em causa o clube como um todo.

    ResponderEliminar
  5. Devias dedicar o teu tempo a formas proveitosas de viver o Sportinguismo...Esta azia toda faz mal a saúde. E pronto...tens pelo menos 1 comentário a teu trabalho! Não desanimes e dedica-te as coisas positivas e vais ver que vais ter mais visitantes no blog.

    Um abraço leonino!

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto que espelha a realidade.
    Entretanto, o tal Pataco já veio responder à verborreia usual de um director de comunicação miserável e, ao que parece, mentiroso!

    Vítor Pataco, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), diz serem infundadas as acusações de que foi alvo por parte de Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, segundo o qual teria deixado na gaveta um despacho que visava penalizar o Benfica pelo alegado apoio a claques não legalizadas.

    «Não ouvi as declarações, mas posso dizer, com toda a clareza, que isso não tem nenhum fundamento. Não estou a par da situação, mas vou perceber o que está em causa, em função dessas declarações. Agora, que não têm nenhum fundamento, não têm», frisou, citado pelo site da Rádio Renascença.

    «Tenho memória do assunto, mas é um assunto que já rola antes de eu ter entrado no Instituto. E tem a ver com o regulamento, penso eu, de segurança do Sport Lisboa e Benfica. É um assunto anterior à minha entrada. Por isso, não vale a pena estar a desenvolver declarações sobre um assunto que não conheço assim tão bem», referiu Vítor Pataco.
    Vítor Pataco, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), diz serem infundadas as acusações de que foi alvo por parte de Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, segundo o qual teria deixado na gaveta um despacho que visava penalizar o Benfica pelo alegado apoio a claques não legalizadas.

    «Não ouvi as declarações, mas posso dizer, com toda a clareza, que isso não tem nenhum fundamento. Não estou a par da situação, mas vou perceber o que está em causa, em função dessas declarações. Agora, que não têm nenhum fundamento, não têm», frisou, citado pelo site da Rádio Renascença.

    «Tenho memória do assunto, mas é um assunto que já rola antes de eu ter entrado no Instituto. E tem a ver com o regulamento, penso eu, de segurança do Sport Lisboa e Benfica. É um assunto anterior à minha entrada. Por isso, não vale a pena estar a desenvolver declarações sobre um assunto que não conheço assim tão bem», referiu Vítor Pataco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço e portanto não tenho opinião sobre o tópico das claques do Benfica, embora não me pareça à partida um assunto importante na vida do Sporting. O Nuno Saraiva e o Carvalho que se preocupem com as claques do seu clube. Têm centenas de razões para fazê-lo.

      Eliminar
  7. Meu caro, o seu desejo é o de todos nós, que o Sporting viva só para si e para os seus e que este clima completamente absurdo acabe de vez.

    De resto, não pode ignorar os termos da dita 'cartilha, eles reforçam a necessidade de o clube responder como responde, assim como também fazem ruir o argumento 'goebelliano' deste post, que à actual direcção do Sporting cabe a criação dum 'inimigo'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. El Niño,

      Não concordo e respondendo de baixo para cima, o que acabei de escrever a M. diz também respeito ao seu comentário.

      Eliminar
  8. Bem, permitam-me dizer que discordo totalmente com este artigo. Dados todos os factos demonstrados sobre a conduta dos nossos adversários, é óbvio que temos que lutar contra isso. Comer e calar contra a conduta vergonhosa e criminosa dos nossos adversários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M.,

      Temos de ter uma actuação fora das 4 linhas, isso é óbvio sobre nós ou qualquer outro clube, especialmente aqueles com muita exposição mediática. Mas isto que o Sporting faz não é defender os seus interesses ou sequer apontar os males dos outros, quando o que faz não se traduz / traduzirá em coisa alguma. É fazer muito barulho para dentro, algum (pequeno) ruído para fora, e simultaneamente prestar-se ao papel de palhaço. É isso que o Sporting de grosso modo faz.

      Eliminar
  9. "Já os sportinguistas que não vivem o clube como se de um pequenino culto se tratasse, exibem uma saudável e relativa indiferença para aquilo que o Benfica ou outros fazem, não fazem, dizem ou deixam de dizer."

    Poooiiiisssssss!!! e daqui a uns anitos de cabeça baixinha, dando educadamente a outra face, vamos ganhar alguma coisita ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta ao teu presidente que esta temporada poderá (espero que não) levar mais uma vez o título para casa. Olhadas as duas últimas épocas espero que o Benfica tenha a decência de convidar Bruno de Carvalho para as comemorações do tetra (caso o vença). Não era uma tarefa fácil ter Jorge Jesus e ainda assim perder títulos para o Benfica. Só ao alcance dos alunos da champions de gestão, o Carvalho fê-lo duas vezes. É obra.

      "Acho que o futebol tem quatro componentes importantes: 25 por cento o treinador; 25 por cento o plantel; 25 por cento a comunicação social; 25 por cento tudo aquilo que envolve arbitragem", afirmou o palerma em Agosto do ano passado, palavras que deveriam ser suficientes para desqualificá-lo para o cargo que ocupa (para mais alguém que age como um director desportivo).

      É de quem não compreende nada.

      Eliminar
  10. Caiu a máscara a este blogue definitivamente.

    Neste momento crucial em que se começa a equilibrar um pouco a opinião pública, em que é óbvio o cancro, o eucalipto que é o benfica na sua versão actual, é que aqui se lança um ataque sem medir as palavras a comparar o que faz o Sporting na sua própria defesa como a manipulação em massa e viciação de resultados que faz o vizinho?

    Tenham vergonha na cara, e não gozem com quem trabalha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contaminando o clube por inteiro e secando uma instituição centenária que hoje se resume e confunde com a sua pessoa, os únicos cancro e eucalipto que me preocupam na condição de sportinguista são os chamados Bruno de Carvalho.

      Quanto a máscaras, não são precisas. Máscaras ou outras correcções lipocosméticas.
      Nunca apoiarei este Sporting, justamente porque apoio o Sporting. Já tu apoias o presidente do Sporting. Porque és imbecil, muito provavelmente.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo insulto. E a argumentação ao nível de um escritor de camarote também.

      Zero de idéas, zero de factos. A única coisa que sai daqui é insulto.

      Eu defendo este presidente porque é a melhor pessoa para o lugar e porque é a minha obrigação como sócio, especialmente dos lobos em pele de cordeiro como vocês.

      Registei com desprezo o uso de expressões insultuosas habitualmente usadas pelos grunhos lampiões: esses ao menos é óbvio ao que vêm.

      Eliminar
  11. Os departamentos de comunicação dos grandes são hoje um dos maiores cancros do futebol português. Servem para tudo menos para o que deviam servir ou seja projectar mais os clubes ou como também se diz agora as famosas marcas. Em vez disso temos departamentos de propaganda típicos dos tempos de guerra. E são todos iguais. Todos cheios de manobras. Chamem-se Pinas ou Guerras. Não por acaso estas duas putas até já foram muito criticas dos actuais chulos. Noutra encarnação...

    Já o facto dos clubes falarem a uma só voz como se dizia antigamente não tem nada de negativo. Chamem-lhe cartilha ou outra coisa qualquer. Produzida internamente ou recorrendo a outsourcing. Depende é sempre do que se diz. No caso trata-se de pura propaganda para os adeptos e já se sabe que para os media quanto mais lixo melhor. Quanto a programas de televisão em Portugal com verdadeiros adeptos nunca me lembro. No caso particular do actual Sporting, cheio de canalhada, precisava de trabalhar muito mais nos bastidores. Com muito menos propaganda diária também para a canalhada.

    ResponderEliminar
  12. O SCP hoje é um clube de claques. O presidente veio da claque e agora parece que até o DD era o antigo oficial de ligação às claques. No que deve ser mais um exclusivo no mundo do futebol. Neste contexto nada mais natural que uma comunicação virada para o adepto típico das claques. Sem cérebro. E o Benfica hoje é um clube profissional de futebol. Consoante a visão de cada um, com o que arrasta de positivo e negativo. Mas se há área em que o Benfica dá 10-0 aos rivais é na comunicação. Façam os rivais o barulho o que fizerem.

    ResponderEliminar
  13. "Já os sportinguistas que não vivem o clube como se de um pequenino culto se tratasse, exibem uma saudável e relativa indiferença para aquilo que o Benfica ou outros fazem, não fazem, dizem ou deixam de dizer."

    Estaria perfeito trocando a palavra "relativa" para "Total" indiferença...

    Eu quero é ganhar no campo, titulos desportivos, que o que interessa ao SCP conquistar, conseguem-se com vitórias nos relvados, pavilhões, pistas, etc etc... e não nas Tvs com paineleiros com ou sem cartilhas.

    O campeoanato das cartilhas pode-o vencer o slb ou o fcp à vontade que é para o lado que durmo melhor.

    Abç! SL, Manuel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo e um abraço enorme, Virgílio.

      Eliminar
    2. Não só é ingenuidade como é também absurdo. A espaços dá pena.

      Eliminar
  14. Mas não é só o caso dele perceber de cartilhas! É o exteriorizar de complexos em relação ao SLB que (infelizmente para a dimensão do Sporting Clube de Portugal) encontra muitos seguidores entre os adeptos sportinguistas. A sério, haverá alguém que acredite que as ditas cartilhas enviadas aos comentadores televisivos (e que de certeza SCP e FCP também o fazem) têm alguma influência na verdade desportiva? Numa altura em que as imagens dos lances mais polémicos são facílimas de encontrar por essa net fora, haverá alguém que se deixe manipular? Além disso, haverá assim tanta gente que vê esse tipo de programas? Mesmo entre os benfiquistas, haverá quem espere por esses programas para formar opinião, num mundo atual em que basta um telemóvel com ligação à Internet para se ver e ler tudo? Enfim, haja paciência...
    Mesmo os saraivas atirarem-se às claques do SLB, eu deixo uma questão: foi a claque do FCP que foi ao centro de treinos dos árbitros ameaça-los de morte, foi a claque do FCP que andou a pintar paredes dos estabelecimentos de familiares dos árbitros, e o que interessa aos saraivas é a claque do SLB?!? Mas legalizar uma claque responsabiliza o clube dessa mesma claque? Bem, a resposta está dada... se calhar haverá quem acredite que a culpa do Sporting ter terminado a época em janeiro é das cartilhas e das claques do SLB... e assim vai o Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para ser sincero desta vez ainda acho mais piada ao director de comunicação do Porto. Com tantas reservas para publicar os clientes do cafézinho com leite vem agora denunciar os clientes da cartilha?! É preciso ter uma grande lata. Já o Sporting é só triste neste caso em que se põe ao lado de um traste deste calibre. O Porto a miar... quem diria.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo Jorge Vicente, de princípio a fim.

      "(...) se calhar haverá quem acredite que a culpa do Sporting ter terminado a época em Janeiro é das cartilhas e das claques do SLB..."

      Uma dose grande de sportinguistas - parece - não só acreditar mas repetir tudo aquilo que ouve dos seus dirigentes. A bem desses mesmos dirigentes mas a mal do clube.

      Eliminar
    3. Alhos e bugalhos misturados. É óbvia a responsabilidade (partilhada!) do SCP no espalhanço deste ano, mas isso não invalida que se combata a batotice instalada. E não é dentro de campo que se combate a batotice instalada, é fora do campo.

      Eliminar
  15. Engracado para nao dizer nojento este Post e muitos destes comentarios que descrevem o odio que alguns ditos sportinguistas(no fundo Lampioes disfarcados)Aqui vomitam contra o Presidente do Sporting.Contudo isto qual e a admiracao do Sporting nao ser campeao ho 15 anos?Tristeza de gente....

    ResponderEliminar
  16. Nojenta e engraçada é capaz de ser a tua mãe, lagartixa, e a admiração é só para palermas como tu, além de que o Sporting passou 1/3 desse período sob liderança do actual presidente.
    Mas não deixes que a realidade interfira com o tema ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande nível de resposta. 'lagartixa' usado como insulto.
      ( a referência à mãe, enfim... Freud é uma seca, mas tem que se ler).

      Diabolizar inimigos externos? Há que ser preciso: o simples enunciar dos factos é interpretado e exposto como diabolização, denúncia, perseguição e, para aqueles que aceitam o Paulo Bento como o novo guru da saúde mental, exibição de complexos de inferioridade.

      É triste ver alguem que se diz do Sporting usar os termos/interpretações desenhados pelos spin doctors do... inimigo (as metáforas bélicas no futebol são tão enjoativas)

      De qualquer forma Estocolmo é uma bela cidade nesta altura do ano, só é pena haver tanta gente a sofrer do seu síndroma.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. Com mais que o dobro do tempo dos dois últimos e com o maior orçamento da história e com menos títulos do último que também acabou o mandato. É o famoso mais com menos. Só se for os resultados de vender o bom que encontrou. Os jogadores e a SAD. Tudo o mais transparente possível.

      Eliminar
    3. Anónimo, não convém perturbar o rebanho com essas coisas pouco importantes e secundárias. Fundamental é adoptar um discurso centrado no Benfica, vermos dirigentes do Sporting chamar cobardes a jogadores de equipas adversárias, e qualificar como miseráveis episódios onde possam intervir. Ao mesmo tempo, prestar muita atenção ao que os comentadores do Benfica dizem e fazer permanente ruído sobre uma coisa tão prioritária e importante como essa.

      Eliminar
    4. "É triste ver alguem que se diz do Sporting usar os termos/interpretações desenhados pelos spin doctors do... inimigo ) De qualquer forma Estocolmo é uma bela cidade nesta altura do ano, só é pena haver tanta gente a sofrer do seu síndroma."

      Más Semilla,

      Você parece aquela ovelha semi-drogada, domesticada e tão estúpida, que acha que são os cães que marcham em direcção ao matadouro.

      Eliminar
  17. A "quantidade ridícula de recursos e de tempo que afecta a agências e plataformas de comunicação" é feita com toda a transparência, à vista de toda gente e para quem quer ser ver e ler.

    É isto que distingue a comunicação do Sporting da cartilha lampiã, cujo problema, além do óbvio discurso de ódio, está no facto de ela ser redigida por um clube (ou no interesse de um clube, é indiferente) que à cara destapada se acha moralmente inatacável.

    Isto é do mais subversivo e hipócrita que há.

    Pode-se não gostar da comunicação do Sporting por vários motivos, mas isto é a todos os níveis incomparável. Se há coisa que não pode acusar-se ao Sporting é de fazer uma coisa e dizer outra.

    Acho inacreditável como alguém, que ainda por cima se diz sportinguista, escreva um post destes.

    E não, isto não tem nada a ver com sportingómetros. Tem a ver com a realidade.

    A visão da realidade do autor deste post está fortemente distorcida por ódios pessoais que não lhe permitem ver o óbvio.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      A realidade evidencia que com treinadores tão bons como Leonardo Jardim ou Marco Silva, e com um treinador tão especial como Jorge Jesus, o Sporting, em virtude dos dirigentes que tem, em especial o palerma que se acha director desportivo, não se consegue impor relativamente ao Benfica e ao FCP. Poderá se quiser tentar perceber porquê ou poderá embarcar na narrativa que sugere que o Sporting não vence por causa da CS, programas de televisão e arbitragens.

      Em todo o caso sinta-se livre para versar sobre sportingómetros já que essa referência é obrigatória no discurso de lagartos como tu. É uma das consequências do Sporting ter o presidente que tem.

      Eliminar
  18. Gostava de saber porque é que o dep. de comunicação do Sporting,sempre tão lesto a denunciar o que se passa com o rival da segunda circular, se mantém tão calado quando se passa algo a norte.
    Não houve qualquer comunicado em relação ao caso Canelas. Um árbitro é agredido e o agressor recebe mensagens de encorajamento por parte de membros da Juve Leo, dito pelo próprio.
    Os Super Dragões tem uma atitude triste e indigna, ontem, sobre a tragédia da Chapecoense, clube com qual o Sporting se solidarizou publicamente e até ao momento só FCP e SLB se manifestaram. Os responsáveis pelo Sporting sempre defensores da verdade desportiva, nem vê-los.
    Todos os clubes têm cartilha, a questão é saber usar, na hora certa e no sitio certo.

    ResponderEliminar
  19. Este post e as considerações complementares do autor desenvolvidas nos comentários mostram que não é fácil romper com a "racionalidade de adepto" quando se experimenta verdadeiramente a condição. Não sou fã do actual Presidente, muito pelo contrário, mas caramba: nem tanto ao mar nem tanto à terra! Para o criticar (na verdade, trata-se mais de uma demolição do que de uma crítica), levar a coisa a pontos de rasurar que o ascendente desportivo do Benfica nos últimos anos repercute uma correlação de forças institucional (numa instituição, a futebolística, que é caracteristicamente corrupta) que lhe é altamente favorável não é uma narrativa menos fantasiosa e facciosa do que as que aponta a Bruno de Carvalho e seus acólitos. Um exemplo (menos conhecido) basta, muitos outros (mais e menos conhecidos) poderiam ser invocados. No célebre "jogo da mala" na Madeira na penúltima jornada da época passada, frente ao Benfica cinco jogadores do Marítimo percorreram uma distância 30 a 35% inferior à que um jogador de futebol tipicamente perfaz numa partida de futebol. Será possível combater isto, isto que se normalizou (no sentido literal do termo) no futebol português, sem entrar na trincheira e actuar em conformidade? Não me parece. Como não me parece que a política deste Presidente se cinja a "panem et circenses" instrumental quando, para não ir mais longe, no futebol escolheu, para conduzir a nossa principal equipa, com um critério provavelmente nunca visto pelas bandas de Alvalade, três excelentes técnicos, seguramente os três melhores técnicos nacionais acessíveis ao Sporting Clube de Portugal (Mourinho e Vilas Boas, como agora Leonardo Jardim, estão noutra "liga").

    P.S. Onde obteve esse valor de que seremos em torno de 1,2 milhões? Antecipadamente grato pelo esclarecimento que, a este respeito, possa/queira prestar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gregor Samsa,
      O ascendente desportivo do Benfica nos últimos anos repercute, de forma evidente, a escolha feita em Jorge Jesus associada a plantéis ora mais ora menos fortes mas sempre com inegável qualidade, e repercute a correlação de forças com um Sporting fraco e com um FCP aquém das suas possibilidades desde que Vitor Pereira saiu de Portugal.

      Ao contrário do que sugere, as relações que poderão beneficiar os clubes A, B ou C nalgumas áreas extra-futebol, onde para efeitos de simplificação incluirei a arbitragem (penso no tratamento por parte da CS mas não só), tendem em Portugal a variar consoante o clube vencedor. Isto é assim na arbitragem onde a equipa que mais vence ou lidera é por norma a mais "protegida". E para a CS é a mesma coisa. O fenómeno é este. Não o contrário.
      Em todo o caso, sugerir que os árbitros ou a CS podem fabricar campeões é uma ideia sem fundamento, para não dizer ridícula.

      Quanto aos treinadores: Leonardo Jardim ou Marco Silva, para efeitos de conquista de títulos, teriam sempre vida muito complicada por disputarem esses títulos frente a equipas de Jesus. Em todo o caso nada retirará mérito a quem os escolheu já que (contrastando com aquilo a que fomos habituados) trataram-se de escolhas sem dúvida muito boas, apesar de não serem difíceis de fazer. Idem para Jorge Jesus.

      Eliminar
    2. Quanto ao nº de adeptos é o que diz o estudo mais credível entre todos aqueles já feitos sobre a matéria. Somos o 3º clube em Portugal com mais adeptos, atrás de FCP e SLB.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)