Ter ou não ter estofo para ser campeão é uma frase que acabou por ficar no jargão futebolístico, cuja autoria é de Pedroto e remonta aos finais dos anos 70 do século passado. Como poucos, o antigo treinador portista usava o que hoje se chama de "mind games" em seu favor, acentuando as dúvidas e hesitações dos adversários. Neste caso concreto decorria a época 77/78 e o SLB acabava de empatar 1-1 na Póvoa de Varzim. Pedroto assistiu pessoalmente ao tropeção do adversário, não deixando perder a oportunidade para sair por cima.
Ora o que o Sporting fez no estádio do Bonfim foi um filme, ao vivo e cores, com um guião perfeito do que é não ter estofo para ser campeão:
- Perde a liderança à condição sem que o adversário tenha sequer necessidade de ter número igual de jogos.(!).
- Não consegue levar de vencida um adversário que tem sido dos mais frágeis de competição.
- Permite que a distância para o adversário que precede aumentando assim a pressão sobre si mesmo.
- Produz uma exibição atabalhoada, pouco esclarecida, denotando claro incómodo perante a pressão de ganhar.
- Sofre um golo já no final da partida, num lance normal para uma equipa inexperiente, mas inadmissível para um candidato ao título com uma equipa recheada de jogadores experientes. Como é possível sofrer um golo em contra-ataque com o jogo já no final e ainda por cima negligenciar a linha que colocaria Edinho fora-de-jogo?
O Sporting queima assim um cartucho que para já - muita coisa pode mudar ainda, mas... - nos obriga a vencer o FCP em sua própria casa. Culpas para os jogadores obviamente, por serem eles os actores directos de tanto erro e desperdício e pela falta de serenidade.
Responsabilidade para o treinador Jorge Jesus, que pouco podendo fazer para evitar tantas falhas em campo, podia e deveria ter agido de forma mais proactiva e esclarecida, no sentido de deixar a sua equipa mais confortável em circunstâncias muito favoráveis. Algo que se volta a repetir, depois do que já havíamos visto anteriormente, como por exemplo no dérby.
Caro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarSei que simpatiza com o Jorge Jesus mas eu pessoalmente já não suporto esse treinador. Espero que saia no final da época independentemente do que vier a acontecer. Sporting precisa de 1 treinador c/ sangue novo, novas ideias, novas gestões. Este é um desastre nas substituições, lança Doumbia a 30 segundos do final p/ ganhar talvez uma bola de cabeça, Podence que terminou tão bem o ano joga o tempo de compensação, Bryan Ruiz passa de titular a desconvocado. Este homem não percebe nada daquilo que o Sporting precisa p/ regressar aos títulos. Enough is enough!! E ainda nos vai dar o desgosto de não vencermos as taças por eliminatórias (Taça Portugal e Taça Liga já na próxima semana). É uma vergonha!
a defesa está no meio-campo adversário. O gajo que faz a assistência, faz um passe de 30 a 40 metros sem qualquer adversário a pressionar. Estão 3 a 2 ou 3 metros, baralhados e perdidos.
ResponderEliminarIsto é desgaste psicológico. Aos 90 minutos ninguém sabe as suas posições.
Na quarta feira vai ser mais um banho de bola que vamos levar, para juntar ao saco da paupérrima exibição em Alvalade e na Luz com fcp e benfica, respectivamente. Até com os lampiões do norte (Braga), em Alvalade, perdemos 2 pontos.
ResponderEliminarConseguimos o enorme feito de perder a liderança mesmo tendo o fcp um jogo a menos. Incrível! E há umas jornadas atrás conseguimos outro enorme feito de jogar tão mal na pocilga da luz que acordámos os restos mumificados do carnide que, desde então, nunca mais parou de ganhar. Fantástico!
A modesta opinião deste sportinguista aziado é que o Sporting não terá saldo positivo nos 4 jogos que fará com o fcp nas próximas semanas. É "wishful thinking" pensar que o contrário poderá acontecer.
Gnitrops
Psicólogo que tinhas na 1 temporada de Jesus... Depois disso foi sempre a cair... Esta malta precisa de alguém sempre a tratar daquelas cabecinhas...
ResponderEliminarAinda agora começou a 2ª volta e o mundo já acabou três vezes só este ano. É no que dá nunca ter havido projecto nenhum. Perdão, o projecto chamava-se mais com menos.
ResponderEliminarÉ melhor voltarmos aos e-mails rápido.
ResponderEliminarCreio que todos os Sportinguistas ficaram tristes e revoltados com este desaire,mas toda esta raiva abjecta contra tudo o que mexe parece-me um pouco exagerada e se na quarta feira ganharmos ao Porto estou para ver os comentarios nos dias seguintes....
ResponderEliminarDevemos ganhar é juízo na quarta feira. O Sporting foi até então inferior aos rivais nos confrontos directos, a qualidade de jogo tem vindo a descer de jogo para jogo, com a agravante de termos as principais unidades em sub rendimento, e se juntarmos a tudo isto a falta de estofo de campeão e a atitude competitiva deplorável do Sporting actual, julgo que seria preciso um milagre das rosas para levarmos de vencido o fcp.
EliminarHonestamente não acredito, mas espero estar enganado.
O futebol em Portugal atingiu um absurdo tão grande que dou por mim a valorizar muito mais os poucos que ainda sabem perder que propriamente qualquer vitória. Por mais efémera. E vivam os paraquedistas.
ResponderEliminarMarco Silva esta disponivel.
ResponderEliminar