Não se sabe ainda que alterações serão capazes de produzir ao actual modelo de governo do futebol português o recém fundado grupo de quinze clubes, denominado G-15. Mas, atendendo ao seu número devem ser, pelo menos até ver, ser levados a sério. Dessa forma interessa saber qual é o posicionamento e a estratégia do Sporting e que consequências terão no futuro para o clube as decisões que daí resultarão.
Sem grande surpresa, até agora as coisas não parecem estar a correr muito bem para os nossos interesses e muito começou pela inabilidade com a questão foi abordada num primeiro momento. Sem perceber muito bem quem eram, que força tinham e a que se propunham, o Sporting começou logo por ameaçar os eventuais subscritores de decisões deste grupo com a nega ao empréstimo dos seus jogadores.
Isto é aquilo que na gíria se chama uma "entrada de carrinho" ou se preferirem, a "falar grosso", saltando à evidência, de forma imediata, várias dúvidas:
Esta é a abordagem correcta para atrair, como nos interessava, o maior número possível de clubes para a nossa causa?
Temos força suficiente para fazer este género de ultimatos?
O eventual fim dos empréstimos seria mais penalizador para os clubes envolvidos, que poderiam recorrer sem problema, a outra fontes sempre mais "generosas", ou para o Sporting, como clube formador que é?
Pouco depois, mas já tarde para desfazer o equívoco inicial - talvez percebendo que se colocou em posição ideal para ser ultrapassado - o Sporting apresentou uma série de propostas [
LINK] para serem discutidas na AG da Liga, de dia 29 de Dezembro. Do que li, devo confessar a minha desilusão pela falta de profundidade e pelo afunilamento das propostas a interesses e matérias da agenda mediática, sem nada de muito relevante e estruturante.
Como já hoje se sabe a reunião não correu bem, acabando com o abandono por parte do presidente do clube ao som de "cobardes" e classificando um processo decidido por maioria como um "processo antidemocrático"(!). Ainda que lhe assista a razão, nomeadamente em questões processuais, por certo que não será com esta dose de "vinagre que atrairá as moscas..."
Ao contrário, apercebendo-se do que pode vir a representar este movimento para os seus interesses, LFV manobrou no silêncio, negociou directamente pelo menos com um dos mentores do movimento, António Salvador, presidente do SCBraga.
Pinto da Costa, que estava na referida AG, também haveria de abandonar a reunião, mas de forma mais discreta e sem hostilizar aqueles com quem sabe terá que voltar a encontrar e a discutir. Ainda assim manteve o seu representante. No seu "modus operandi" estará certamente já a negociar a reversão da aparente maioria que agora se formou ou a estudar como a reverter em seu favor.
O actual clima do futebol português não é favorável a alianças, mesmo quando existem interesses comuns, como é o caso dos chamados três grandes. É esse o mérito de António Salvador, sempre à espreita de uma boa oportunidade de fazer crescer o seu Braga. Ele sabe que se se entendessem os três grandes poderiam esmagar com relativa facilidade esta Revolta do Minho, desta vez comandada por uma Maria da Fonte de calças.
A menos que haja alguma reviravolta inesperada, o Sporting está agora completamente isolado, tão isolado como sempre teve, tendo demolido várias das pontes de entendimento que eram possíveis. Nomeadamente negociando directamente com os clubes com quem tem boas relações ou pelo menos normais, como por exemplo aqueles onde tem atletas emprestados.
Ao invés Bruno de Carvalho preferiu o insulto. No "seu" Sporting é um novo normal insultar sócios que não concordam com ele e ao que parece ninguém se importa - o PMAG ainda deve continuar a apagar fogos... - vamos ver como funciona na LIGA...
O Salvador e' apenas o testa de ferro desse G-15. Quem esta' por tras, como em quase todo o futebol portugues hoje em dia, e' LFVieira. Com este movimento Salvador (ou a sua empresa) ja' ganhou mais uma empreitada no Seixal. Qual a estrategia que o Presidente do Sporting deveria seguir nao sei, nao e' facil lutar contra tanto poder instalado. Agora a menos que queiramos fazer outro pavilhao ou remodelar a Academia concedendo a obra 'a empresa do Salvador a hipotese de furar esse movimento e' assim para o nula.
ResponderEliminarM.
Eliminarconcordo, não é fácil mudar isto mas não é abandonando os trabalhos e insultando aqueles com quem devia tentar negociar que vamos lá. Fácil é ir protestar para o FB "oh, aqueles meninos não brincam comigo, são todos uns corruptos".
fácil e vir para aqui dizer que se devia fazer de outra maneira . Os presidentes dos outros clubes já estão alinhados pelas posições do benfica , quer por interesses económicos , quer por convicção , quer por outros interesses - jogadores , influencias arbitrais , dinheiros por fora , etc - vide o presidente do belenenses , do marítimo , o ex do setubal e por aí fora , pelo que penso que a melhor maneira destes assuntos serem falados é com posições e acções que suscitem polémicas . Em relação as polémicas com alguns sócios , acho que um dos nossos pontos fracos é exatamente a maneira como alguns sportinguistas fazem contra vapor a qualquer coisa que o nosso Presidente diga ou faça - os benfiquistas , sejam ministros , juízes , ou o que seja apoiam e ajudam o que for - o que lhes dá uma preciosa vantagem .
ResponderEliminarLeonino,
Eliminarsou daqueles chatos que acha que se pode sempre fazer melhor e este é um desses casos. Esta ideia de que não é possível fazer nada porque o LFV domina tudo e todos é uma boa forma de imobilismo e desculpabilização. Faz algum sentido que nesta conjuntura, em que precisamos de aliados - haverá sempre algum ponto em que alguém concordará connosco, quanto mais não seja por interesse - que se corra toda a gente a "cobardes"?
Quanto ao contravapor se o que diz é verdade não é menos verdade que o presidente faz um esforço muito grande para que assim seja. Ou se concorda cegamente com ele ou então...
Depois das carradas de e-mails que nos têm sido disponibilizadas nos últimos tempos, onde podemos ver bem o quão profundo é o poder, e a podridão, que está instalada no futebol português, torna-se um bocado difícil, a meu ver e com os poucos dados que disponho(que são os que passam nos jornais e blogs), pensar em alguma forma diferente de agir mediante este problema.
ResponderEliminarA meu ver aqui, ou nos juntamos a eles, ou nos torna-mos iguais, ou vamos barafustando, como se tem feito até agora, e tentando mostrar a podridão que está instalada. E tenho de admitir, que já foi menos eficaz esta ultima opção. Não sei se os e-mails são só obra nossa, ou se também estamos metidos na sua publicação, mas acredito que também tenham dedo do Sporting, e na minha opinião não vão causar a morte a ninguem...mas vão fazer mossa.
Como tal, pergunto ao autor, o que faria você no lugar de BC? Qual o "vinagre" que utilizaria para apanhar as tais moscas? É aquele vinagre que se anda a ver que o slb usa? Ou que o fcp já usou? Ou vamos ser amigos, continuando a ser os cornos mansos da festa, que emprestam os seus jogadores e os deixam jogar contra nos, enquanto os outros fazem acordos secretos para não se poderem usar os deles. Que depois chega a hora das contratações, e somos sempre apunhala-dos nas costas, como fomos ao longo de anos a fio, vendo os jogadores em quem temos interesse a irem para os rivais, por menos dinheiro do que aquele que nos oferecíamos. Ou os papalvos que queiram uma negociação colectiva dos direitos televisivos, que beneficiaria a todos, que nivelava e credibilizava finalmente o futebol português, só para ser-mos acusados e gozados mesmo pelos proprios e principais beneficiarios disso, de que so queriamos isso porque sabiamos que nunca iriamos conseguir tanto dinheiro como os rivais(so para no final fazer um contrato tão bom ou melhor que o deles)?
O que fazemos? Entramos no esquema e somos iguais aos outros, ou continuamos a ser os papalvos que fomos durante anos?
Entre uma coisa e outra, e a falta de melhor, ao menos prefiro o tal "insulto", e dizer as coisas como elas são, e chamar os bois pelos nomes. E repito..."a falta de melhor...", porque para ja não o há, nem o houve a pouco menos de 1 ano.
Fico à espera.
E para finalizar...um comentario só..
"No "seu" Sporting é um novo normal insultar sócios que não concordam com ele e ao que parece ninguém se importa"
O problema é que os socios insultados, o são, porque também fazem ou fizeram o mesmo, alguns logo desde 2011. E depois chega-se a perceber mais coisas...é que para grande azar de alguns desses pobres coitados, apareçem a trocar e-mails com a mais fina corja benfiquista. A dar armas ao inimigo. A pedir trabalho! E esperam o quê? Defesa por parte dos outros sócios? Não é difícil perceber, vendo isto, o porquê do assunto "e-mails dos lampiões" ser tão pouco discutido, e difundido, em certos espaços afectos ao Sporting. O maior escândalo no futebol português, desde o apito dourado, e que tanto nos prejudicou e prejudica, não merece ser discutido, e usado como arma até a exaustão contra quem realmente nos faz mal. Só da para pensar...quem tem rabos de palha...
"Ao contrário, apercebendo-se do que pode vir a representar este movimento para os seus interesses, LFV manobrou no silêncio, negociou directamente pelo menos com um dos mentores do movimento, António Salvador, presidente do SCBraga."
ResponderEliminarCaro LdA
Penso que estás a pôr as coisas ao contrario:
Não foi LFV que foi negociar com o Salvador. Foi LFV, ao ver como o poder estava a escorregar das suas mãos, que mandou Salvador e Carlos Pereira constituem o G15 para, acolitados pelos representantes do SLB nas direcções de outras filiais, fazerem prevalecer as posições que lhe dão jeito.
O desporto português está totalmente minado. O LFV controla tudo,distribuindo as benesses a seu gosto e interesses. Não vai ser fácil destruir esta rede. Levou muito tempo a ser construída.
SL
8,
Eliminaraceito que tenha sido assim a ordem das coisas. Mas, como digo ao Leonino, com esta estratégia também não havemos de fazer muitos amigos. E podíamos. Aliás, devíamos já estar a preparar o que se seguirá no post-emails.
Abraço
"O líder dos "dragões" deixou muitas críticas aos clubes que integram o movimento G15, acusando-os de "não quererem dialogar". "Os clubes do G15 defendem que deve haver diálogo, e eu também defendo, mas um diálogo na Liga. Mas se o G15 quisesse conversar tinha de admitir as propostas dos outros, nem que, depois, as viesse a votar negativamente", apontou Pinto da Costa.
EliminarFoi por esse motivo que o presidente do FC Porto decidiu abandonar, prematuramente, a reunião, revelando que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, também o fez. "Entendi que não estava aqui a fazer nada, embora por respeito com a direcção da Liga, e com os clubes derrotados, deixemos um nosso representante na reunião, tal como fez o Sporting, cujo presidente também entendeu que não estava cá a fazer nada", afirmou."
Este texto saiu no público.
Mas o meu caro consegue ver mérito na actuação do PdC e estupidez na de BdC. Mas ainda melhor consegue ver que o porto já está a negociar forma de reverter a situação e o Sporting não.
Tendo em conta o comentário do caro "8", também por aí se explica porque o Benfica, arredado e chutado de todas as provas internacionais e 2 nacionais, continue na luta firme pelo campeonato. Em condições normais, uma equipa que é arredada de tudo antes do final de Janeiro, limita-se a lutar pelo 3º lugar c/ o Braga, como sucedeu ao Sporting a época transacta, fruto de, tal como foi o Benfica este ano, uma péssima preparação da época e má constituição do plantel. Mas não, estão apenas a 3 pontos de nós, 5 da liderança, e muito longe não andarão e chegarão ainda mais à frente se preciso. Nem que em determinados jogos tenha que haver, como em Tondela, um analgésico "Labesfal". É inconcebível o Benfica chegar a Março e não estar a lutar por nada. Esqueçam que isso não vai acontecer. Mesmo com um plantel todo desequilibrado e remendado.
ResponderEliminarEste escriba também falava o que falava sas relações carnide/Sporting... Continuam a ser uns... covardes.
ResponderEliminarJorge Lopes
Por que raio não faz o sporting clube de Portugal uma queixa formal ao Ministério Público acusando o Benfica de corrupção, apontando todos os foram corrompidos (as provas estão nos "mails", certo?) e exigindo severa punição para Benfica? Vocês têm as provas todas e tudo aquilo é, no vosso entender, verdadeiro! Avancem com isso! Como são mais do que três milhões de adeptos, promovam uma petição pública a exigir a descida de divisão do Benfica, com base no que vem nos "emails"! Está na hora de matar a cobra e mostrar o pau! Já repararam que, com o Benfica na segunda, terceira ou quarta divisão, têm uma oportunidade de ouro para se passearem pelo "campeonato português" (aspas de propósito)? Osso até já tem acontecido, pelo menos nos sorteios da Taça de Portugal. Avancem de uma vez e sejam eficazes, porque se não conseguirem aniquilar o Benfica, com tudo o que os "emails" têm como meios de prova...
ResponderEliminarP.S. Sou um Benfiquista com eles no sítio.
Se os tens no sítio, porque não fazes tu isso? Ou em 6M não arranjas mais que 2 tomates?
EliminarÉ que no Sporting denunciou-se o PPC, foi expulso de sócio e o Sporting foi condenado. No teu clube o presidente deve 600M aos Portugueses e é sócio dos outros dois rivais.
O Sporting foi condenado? Não sabia que tinha descido de divisão, que é a pena a aplicar a quem corrompe árbitros.
EliminarE não venhas com a desculpa esfarrapada que o clube o denunciou, ele agiu enquanto vice-presidente do cube e, o mesmo clube só se demarcou dele depois do caso vir a público, como convinha.