sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Uma descida aos esgotos do futebol português


O Jornal Sporting publica um artigo muito interessante sobre a composição do Conselho de Arbitragem. Fazendo uma espécie de "who's who", são abordadas as preferências clubisticas e as respectivas ligações e dependências pessoais. 

A sua composição é a prova que, na formação das listas para a FPF, o Sporting não fez os trabalhos de casa. Ficou com os ossos para os dois rivais se refastelarem com o filet-mignon.

Vítor Pereira - Presidente do Conselho, instrutor FIFA, observador da UEFA. Adepto do Sporting.

Domingos Gomes - Vogal, provém da AF. Braga. Ligações ao FCP, tendo como amigo chegado Reinaldo Telles. 

António Rodrigues da Silva - Responsável pelas nomeações, estando conotado com fortes ligações ao FCP.

Luís Guilherme - Responsável pelo pelouro Administrativo e Financeiro. Como árbitro passou despercebido - o que não é necessariamente bom... - tenho ganho notoriedade como dirigente da APAF. Actualmente é presidente da CAJAP, Confederação de Juízes e Árbitros de Futebol - o que esta gente arranja para aparecer e se encostar... - e é, como bem sabemos, um grande amigo do Sporting e já de longa data. 

Relacionado com Adelino Caldeira e apoiante de Paulo Costa, seu colega de comissão e de outras andanças. Foi ele, Paulo Costa, o autor da primeira greve em 1998/99 e, coincidências das coincidências, logo contra o Sporting. Foi ele também o mentor da greve de há dois anos de João Pode Ser Ferreira e Paulo Baptista.

Lucílio Baptista - Vogal responsável pelo pelouro da formação. Um caso paradigmático de que Roma paga aos traidores. A sua passagem pela arbitragem é um compêndio de como cavalgar a toda a sela e fugir entre os pingos da chuva, agradando aqui e ali aos dois lados da margem do sistema. As suas actuações insidiosas proporcionaram-lhe, com inteiro mérito, uma competição oficial, a Taça Lucílio.

Estes são os 5 elementos que compõem a secção profissional, responsável pela nomeação de juízes, árbitros assistente e quartos árbitros para as competições nacionais e internacionais a pedido dos respectivos organismos. tem ainda obrigação de participar ocorrências que possam consubstanciar infracções disciplinares.

O artigo é muito mais detalhado - uma boa razão para assinar o jornal do clube - e aborda também o papel dos observadores, decisivo na classificação dos árbitros, composto por eminências pardas, grande parte das quais não passariam num vulgar teste psicotécnico. Conheço pessoalmente um par deles e bastam 5 minutos a falar de futebol para perceber o seu condicionamento e fidelidade canina ao seu clube, que pede meças aos mais fervoroso adepto. 

Quem julga que o sistema morreu tem aqui um par de ideias para reflectir. O descaramento é tal que, na actual composição deste C.A. está pelo menos um elemento, Carlos Manuel Carvalho, que até constou no rol de acusados do Apito Dourado. É dono do conhecido Lima 5, conhecido por o Novo Canal Caveira. Juntamente com o restaurante Antunes, do irmão de Reinaldo Telles, onde foram gravadas muitas escutas do caso Guímaro, faz parte do roteiro obrigatório a quem quiser conhecer os primórdios dos esgotos do futebol português. É seguro que hoje muitos dos intervenientes se movimentam em ambiente mais requitados...


26 comentários:

  1. Grande trabalho por parte do Sporting.

    Sem dúvida que este jornal merece a subscrição.

    Alguém de facto anda a fazer os trabalhos de casa.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Quando é que a comunicação social vai começar a dar o devido relevo ao trabalho de investigação e jormalístico que o Jornal do Sporting tem estado a fazer?

    Não haja ilusões. Isto não vai lá com revoluções. Só o trajecto natural da vida humana é que pode acabar com estas moscas. Até lá, a m#$#%da será sempre a mesma.

    ResponderEliminar
  3. É justo que se coloque o nome nos bois mas... esta afronta vai-nos sair cara.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a única referência feita pela comunicação Social ao trabalho que está a ser feito pelo Jornal do Sporting, é que estamos a seguir uma politica estalinista de pressão sobre os órgãos que tomam conta do futebol portugûes. Se não formos nós todos juntos a remar para o mesmo lado e a não ter medo de nada, ninguém nos vai dar a mão para correr com esta merda toda que está instalada no nosso futebol.

    ResponderEliminar
  5. Ou muito me engano ou vamos pagar por este artigo...já este fim de semana. Vai uma apostinha?

    ResponderEliminar
  6. É importante que o jornal do SCP continue a expôr estes casos, já que os outros não o fazem.

    ResponderEliminar
  7. Fonix, é tudo do meu clube???

    Não percebo por que é que "deixaram" marcar aquele penalty no Estoril, carago!

    Nem percebo como deixaram o Sporting fazer 3 ou 4 golos precedidos de fora de jogo ou em fora de jogo himself!

    E muito menos percebo como é que aquele "espírito invisível" derrubou aquele lampião sérvio dentro da área contra o Arouca, que deu o 2 x 2!

    Mas sendo o jornal oficial do Sporting Clube de Portugal, deve ser um exemplo de isenção e imparcialidade, tal como o jornal dos benfas...e do meu clube também:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relembro aqui a este seletivo que o pênalti de otamendi não existiria se o amigo árbitro o tivesse expulso quando um jogador do Estoril ficava isolado quando o resultado estava a zero.
      O pênalti na Madeira também foi fora da área assim como o de paços que vos deu o título.
      O 2.2 do golo de pênalti do Benfica existe e não é um espírito ple empurra o sérvio por traz nem lances saber ver nem estamos a falar do empurrão do Michael Jackson contra o Paços em Felgueiras para o vosso golo da amizade,felizmente a Benfica TV não é a SporTV nem o porto canal.

      Eliminar
  8. RBN,

    quais foram os 3 ou 4 golos marcados em fora-de-jogo?

    ResponderEliminar
  9. Grande trabalho de investigação! Felizmente já subscrevo o jornal "Sporting" e até já li em papel, os vários artigos. É preciso que se conheça quem é quem no mundo do futebol português e é isso que o nosso jornal está a fazer.

    ResponderEliminar
  10. Esquece Leão,

    Os golos em fora de jogo que o Sporting tem recebido de prenda esta época é um mito só comparável com os penaltys do Jardel em 2001/2002.
    Fala-se à boca cheia mas quando se pede argumentos com lucidez e dados concretos...

    - Golos em Fora de jogo? Golo do Montero em Olhão. (longe dos 3 ou 4 falados por RBN e outros iguais). Tantos quanto Lima, Garay e Martinez, nesta época.

    - Penaltys mal marcados a favor do Sporting em 2001/2002? 1 na Luz sobre Jardel (2-2; penalty mal assinalado a favor do Benfica que dá o 0-1, por mão de Beto, após um ressalto; 1 penalty por assinalar por agarrão a Jardel, na 1ª parte); 1 nas Antas sobre João Pinto (2-2; acabámos com 8 jogadores, numa grande arbitragem de Martins dos Santos; 0-1 é de penalty inexistente sobre Pena); 1 penalty sobre João Pinto em Alverca (vitória por 3-1; o penalty foi o 3-1, aos 80 minutos).

    ResponderEliminar
  11. LdA, não faças perguntas difíceis. Não vês que o RBN pensa que são os fora-de-jogo milimétricos do Falcão, na época diziam que se devia dar o beneficio ao atacante e não anular a jogada... Devem ter trocado de analistas durante o verão de 2013.

    ResponderEliminar
  12. Aqui só discordo da atribuída preferência do "vitinho"!...Lá pelo pai o ter feito sócio do Sporting não quer dizer que seja nosso adepto.Os arranjinhos que tem feito ao longo dos tempos para nos prejudicar provam que é tudo menos sportinguista. A não ser que o tenham bem agarrado pelos tomates!!!

    ResponderEliminar
  13. cheira-me que isto é só a pota do iceberg.

    ResponderEliminar
  14. Os 3 ou 4 golos precedidos de fora de jogo ou himself estão aí numerados não por ordem cronológica

    1)contra os benfas, golo precedido de fora-de-jogo de montero

    2)golo em olhão

    3)golo contra a academica

    a foto está aqui abaixo

    http://slbenfas.files.wordpress.com/2013/09/fredy-montero-muito-c3a0-frente.jpg

    o 4º golo em fora de jogo foi contra o alba, mas este "não conta" para o campeonato



    com excessão do penalty fantasma que deu o golo com o guimarães no dragão, desafio a voces acharem irregularidades esta época a favor do meu clube, tipo 4 golos em fora de jogo ou precedidos de, ou até penalty marcado fora das 4 linhas...

    como sabem, no dragão o 3 x 1 foi sem espinhas, limpinho limpinho, e se o vosso presidente reclamou de qq coisa, foi ele quem disse:quero ser mal recebido no dragão!

    e não me venham com conversinhas de antigamente, porque também eu tenho conversinhas de antigamente, a começar pelo coronel góis e sua pistola ao intervalo no balneário dos árbitros, quando a coisa estava a correr mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O rol de roubalheiras do teu clube este ano já não cabiam neste post era obrigado a pagar uma subscrição Premium tem juízo quantos casos queres?

      Eliminar
  15. Lembram-se do gajo que expulsou o Caneira naquela meia final da taça de Portugal frente ao clube da fruta?
    Não era o Olegário?
    Já nos está a dever qualquer coisa então.

    ResponderEliminar
  16. Esse Paulo Costa tanto roubou o Sporting durante a sua carreira!

    ResponderEliminar
  17. RBN,

    Diz-me como é que o Montero é privilegiado por estar em fora de jogo, na jogada, que origina o golo do Sporting contra o Benfica. Não sei se viste o jogo mas a imagem que mostras não é o cruzamento para o golo. E como é que um fiscal-de-linha pode ver aquilo... Nem os jogadores do Benfica protestam.

    Porto:
    - vai ver melhor o jogo em Setúbal; sei que já vai longe mas dá uma olhadela sem óculos azuis;
    - vai ver a vitória em Paços de Ferreira e vê o golo do Martinez;
    - penalty sobre Carrillo no jogo do Dragão, com 1-0 no marcador. A falta é no mesmo género de Maurício. Carrillo chega 1º à bola e Danilo (que, tal como Maurício, quer ir à bola) chega atrasado e derruba Carrillo;
    - 2º golo (estava 1-1) do Porto em Vila do Conde: Martinez; se achas que o fiscal de linha deve ver o adiantado de Montero com o Benfica, também tem de ver o Jackson. Mas este é pior, porque o Jackson tira proveito por estar adiantado para marcar o golo que coloca o Porto na frente.

    E repara que as "ajudas" ao teu clube surgem sempre em jogos com vitórias por 1 golo (Paços, Guimarães), ou quando já se está numa fase adiantada do jogo, com este empatado (Setúbal e Rio Ave). Isto em pontos...
    E não é que ia resultando também em Coimbra? No último minuto? O penalty milagre? Claro que o do Josué no início ainda foi muito a frio por isso é que não contou.
    Se acrescentares as poupanças de expulsões, como Josué em Arouca (sim, ele não cuspiu) e, por exemplo, Alex Sandro em Vila do Conde...
    Mas claro, foi "só" o penalty com o Guimarães. Mas como diz o teu treinador, esse ao menos "foi dentro de área". Já é um critério.

    Um dragão a queixar-se de arbitragem. É não ter noção do ridículo.

    ResponderEliminar
  18. Depois de décadas a servirem de capacho ao sistema parece que os sportinguistas finalmente acordaram. Depois de assistirem com gozo às queixas do SLB sobre o sistema, eis que finalmente os sportinguistas percebem que um sistema imundo no futebol português não permite que haja verdade desportiva em Portugal. Mas o mais curioso é que quem encabeça o conselho de arbitragem é adepto confesso do scp. Mas faz de conta que é de outro clube...

    ResponderEliminar
  19. fcp 1 - vsc 0 golo da vitória obtido com penalti inventado.

    acc 1 - fcp 0 penalti inventado nos últimos minutos que só por inépcia do marcador não deu pontos.

    Paços 0 - fcp 1 golo da vitória obtido após carga do avançado sobre o defesa.

    fcp 2 - scb 0 segundo golo obtido após carga do avançado sobre o defesa.

    rav 1- fcp 3 segundo golo obtido em fora de jogo.

    Compreendo que para o que estão habituados a mamar, "só" isto saiba a pouco.

    Mas o SCP é que anda a ser levado ao colo com foras de jogo milimétricos em jogos que ganhou por mais de um golo de diferença...

    E o penalti sonegado contra o rio ave pelo Carlos "não vi " Xistra ou a vitória que foi de Mota contra o nacional? 4 pontos... que foram no andor...

    ResponderEliminar
  20. associar o Luis Guilherme ao Porto é entrar no mundo da fantasia onde tudo é possível.
    porque deixar 5 de fora e classifica-los como indefenidos ?
    se a pessoa escolhida pelo portista Cunha Leal para a arbitragem é do Porto porque não colar estes 5 indefinidos também ao Porto ?!
    o trabalho do jornal ficaria ainda mais rigoroso e merecedor dos mais diversos louvores.

    Importa referir que dos 4 que sobram (Luis Guilherme + 4), 2 estão afectos ao futebol não profissional ? talvez não importe, não vá tirar brilho ao rigoroso trabalho do jornal.

    ResponderEliminar
  21. lá vem a treta da expulsão do Caneira como se não tivesse sido merecedor do 2º amarelo
    o único culpado foi ele que não se devia ter ido meter
    o lance nem foi perto da sua zona de acção
    e 5 minutos depois o Bosingwa é expulso
    é não ter noção do ridículo

    ResponderEliminar
  22. A conversa dos benfiquistas sobre o sistema é que dão asco. Parece que foram eles que o descobriram. O Dias da Cunha deu nomes aos bois e foi gozado à força toda. Era o chéché... Como os encarnados iam ganhando, gozavam. Dói, não dói? Não tanto quanto a nós, que fomos os primeiros a sofrer na pele. Óguentem-se! E o Vítor Pereira não é adepto confesso do Sporting. É sócio, ao que consta, proposto pelo paizinho. Pergunta a quem o conhece de que clube é ele. Aliás, se tivesses dois dedinhos de testa, era só ires aos arquivos ver as arbitragens deste senhor em que o Sporting entrava, bhem como as actuais nomeações do personagem. É provocação atrás de provocação. Desde Duarte Gomes ao mais recente Olegário Benquerença... Tem juízo, pá.

    ResponderEliminar
  23. Octávio, segundo a sua contabilidade, são 3 "ajudas", portanto para já nenhum sportinguista pode se queixar de nada, porque o penalty de coimbra que ainda bem que não entrou, "equivale" ao penalty fora das 4 linhas que entrou com o belenenses, segundo a vossa lógica de "justiça"...

    voces ainda estão à nossa frente em benefícios...

    o vosso penalty fake valeu 3 pontos...

    óculos azul, verde ou vermelho temos todos, difícil é alguns tirá-los...

    o mesmo acontece com a memória seletiva...

    penalty sobre carrilho no dragão?nem eduardo barroso, o rui gosma da silva do Sporting disse absolutamente nada

    sobre caneiras e afins, quando não há argumentos, vão buscar ao baú coisas do arco da velha, mas toda a gente tem baús, não é exclusivo dos sportinguistas...

    no meu baú, tenho o 2º golo do Sporting contra o Guimarães alguns anos atrás em Alvalade, onde a bola vai ao travessão de NIlson e o árbitro dá ...golo!!!

    Ou tenho também um golo mal anulado ao Leiria, onde a bola entra mais de meio metro dentro da baliza de Ricardo frangueiro...

    baú temos todos, oculos, memoria e telhados de vidro...

    só queria saber porque a imprensa não dá a devida cobertura a PPC/Cardinal ou a luis flop vieira(que como sabem, mamou 17 milhões de euros ao estado, via BPN) como deu durante 4 anos a Pinto da Costa no apito inventado...

    e respondo, porque uns são filhos, outros enteados

    Voltando a 2013-2014, sem oculos e sem seletivos, entre benefícos e prejuízos, tudo somado, 33 pontos estão de bom tamanho...

    Se quiserem passar a lupa, tinhamos todos menos 10 pontos pelo menos...

    ResponderEliminar
  24. "Ou tenho também um golo mal anulado ao Leiria, onde a bola entra mais de meio metro dentro da baliza de Ricardo frangueiro..."

    Só falo deste lance, quando alguém tiver a espinha dorsal para falar do fora-de-jogo do Maciel que cruzou a bola para o cabeceamento do Renato...

    Lá estão os óculos às cores a falar... Neste caso, deviam estar embaciados.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)