quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O que tem o mercado de Natal para nos oferecer?

Bruno de Carvalho disse à chegada da viagem à China que o Sporting não ia comprar ninguém no mercado de inverno que entretanto abre portas. Este assunto foi aqui em parte objecto de reflexão mas a afirmação do presidente de alguma forma reabre a questão.

Naturalmente que a afirmação deixa algumas interrogações:

- A afirmação deve ser tomada à letra ou é meramente circunstancial e estratégica?

Inclino-me para a segunda hipótese até porque estávamos a 24 horas do inicio de um jogo que nos poderia dar, e deu, a liderança isolada no campeonato. Um jogo de futebol encerra uma miríade de condicionantes e poucas delas são verdadeiramente controláveis. As declarações públicas já o são e, uma vez que as respectivas repercussões podem ou não vir a surgir, por isso o cuidado é justificável. 

Não levo à letra  o que foi afirmado porque quando o mercado abre é impossível saber à priori que ofertas cairão nas secretárias. Nesta conformidade é pois bem provável que, a haver negócios, eles ocorram já depois do Natal e entre o último jogo do ano para a Liga - fim-de-semana de 21 - com o Nacional e o jogo com o Estoril, já a 12 de Janeiro do novo ano.

Por outro lado não me parece que, nesta abertura de mercado, algum jogador chave venha a ser transaccionado, mesmo que venham a ser invocadas cláusulas de rescisão, o que também me parece improvável. Tal não corresponde ao conceito de reforço nem têm sido esses os sinais que vêm de dentro.

- O Sporting tem necessidade de recompor o seu plantel, quer para colmatar algumas fragilidades quer para introduzir maior competitividade/concorrência em lugares devidamente identificados (e com isso mimetizar o sucedido em 1999/2000, com a chegada de André Cruz, Mpenza e César Prates?)

Começando pelo fim a situação de hoje só com muita dificuldade pode ser equiparada à de então. Desde logo porque no Natal desse ano a turbulência era muito maior, já tinha ocorrido uma chicotada psicológica e não estávamos no primeiro lugar do campeonato, que só alcançaríamos apenas em Março. 

Relativamente a fragilidades julgo que, com mais ou menos discussão, facilmente se consegue encontrar algum consenso. 

O centro da defesa é um dos sectores mais apontados mas talvez só se justificasse caso ocorresse alguma lesão que implicasse paragem prolongada. Do ponto de vista desportivo não faz muito sentido interromper a afirmação da actual dupla, que tem Dier à espreita  e  a situação económica dificilmente permite contratar alguém que equivalha à possibilidade de um titular absoluto.

No meio-campo (e linha avançada) é nos extremos de cada lado onde a necessidade de maior rasgo individual e capacidade improviso é clara. Carrillo não "encarrilha", Capel é Capel e Wilson, não sendo um ala puro e apesar do esforço, tem limitações evidentes. Jogando o Sporting preferencialmente em 433 seria mais por aí do que a necessidade tantas vezes um "10", para cujas funções quer Vitor, quer André Martins estão habilitados para exercer.

Conclusão
Para cumprir o que foi prometido aos sócios no inicio de época relativamente ao comportamento da equipa "já quase tudo está feito", bastando para tal meter velocidade de cruzeiro no que vem sendo feito. Dessa forma o 3º lugar dificilmente fugiria e a hipótese, mesmo que remota, de ficar com o 2º permaneceria em aberto. Isto em teoria, porque na prática num clube com a grandeza real e a que os seus sócios e adeptos idealizam é obrigatório pensar sempre no melhor lugar.

Olhando para a sua equipa em 1º lugar qualquer Sportinguista projecta a sua manutenção e está disposto a fazer qualquer coisa para o defender. Melhorar a equipa é uma dessas "qualquer coisas" e em futebol não há equipas ou grupos de trabalho imelhoráveis. E a nossa, apesar da boa conta que tem dado de si própria, está longe de o ser.

Acontece que esta janela que agora se abre tem características muito diferentes das do verão e o tempo de integração do(s) novo(s) jogador(es) é diminuto. Não é por acaso que poucos são os casos em que as aquisições resultam em claras mais-valias.

O de 1999/2000 foi-o porque também não se olhou a gastos: André Cruz veio de Itália (Torino) e era internacional brasileiro. César Prates veio do Corinthians, era também internacional brasileiro, com passagem fugaz pelo Real Madrid. Mbo Mpenza veio do Standard de Liége e também era internacional pelo seu país.

Não estão apenas em causa verbas necessárias para aquisições ou empréstimos. É necessário encontrar também jogadores que se enquadrem na politica salarial seguida. Fazê-lo com pouco dinheiro é sempre muito mais difícil e, nestas circunstâncias, o risco de errar é ainda maior do que o habitual.

P.S.- Obviamente que tenho alguma coisa a dizer sobre a auditoria de gestão. Correndo bem falarei disso no próximo post.

11 comentários:

  1. Atenção que as clausulas de rescisão, normalmente, só podem ser invocadas no período de Julho/Agosto e não agora. Os contratos costumam estar protegidos contra isso.

    Quanto às contratações, eu só as faria se houvesse vendas (Elias/Jeffren/Labyad). E mesmo assim, só contratava o tal central e/ou médio, se fossem mesmo de valia indiscutível para serem titulares.

    ResponderEliminar
  2. Mike,

    Desde do outro espaço em que trocamos mensagens, já mudamos de opinião, muito bem, este é o caminho.

    Respondendo a pergunta do post, para mim a resposta é muito simples, nada.

    Para mim é até ao final do ano com estes jogadores e os que se encontram na equipa B. Como é referido no post, porvavelmente já estamos muito proximos do primeiro objectivo, o terceiro lugar, claro que queremos o melhor possível e esse é o primeiro, mas a regra deve ser, ganhar cada jogo que se segue, depois veremos onde ficamos.

    Se queremos valorizar o que temos, se houver alguma lesão ou algo inesperado, é arriscar alguém novo, porque não? Alguém esperava um Montero ou um Jefferson ou mesmo um Mauricio, já ninguem se lembra que vinha da segunda divisão brasileira.

    O jardim já o disse, ninguem se lembra o que se dizia à 6 meses atrás? Era tudo mal, estava tudo mal, nada está a ser feito bem, reuniões em esplanadas e coisas do genero.

    Vamos cosntruir uma equipa e vamos ver se os outros são assim tão fortes com os milhões que gastam, eu tenho dúvidas, acho até que ter muito dinheiro por vezes é mau, quando quem gere não o sabe gastar, Não é Real Madrid, Quanto custou aquele senhor do Real Sociedade comprado este ano? Foram a quantidade de sérvios do vizinhos e os jogadores da equipa B dos senhores das Antas.

    Espero sinceramente que não venha ninguem no mercado de Inverno, conforme disse o Presidente.

    ER

    ResponderEliminar
  3. ER,

    Eu não mudei a minha opinião. Continuo a achar que o SCP precisa de 1 ou 2 reforços se quiser ser campeão esta época. Mas se for para virem que nada acrescentam à equipa, mais vale não virem.

    ResponderEliminar
  4. Mike,
    isso é verdade e devia ter ficado entre parêntesis, que ficou esquecido. Mas as menções às cláusulas de rescisão era sobretudo para referenciar os valores elevados que elas representam.

    Quanto aos jogadores de que falas continuo na minha: não faz qualquer sentido estar a pagar-lhes para estarem na bancada.

    Quanto aos reforços serem de "valia indiscutível para serem titulares" exceptuando quando se contrata apenas como oportunidade de mercado com vista ao futuro, não é o que se pretende de todos?

    ResponderEliminar
  5. Eu como atribuo metade do nosso défice ao malfadado mercado de janeiro ficava quieto, mas tenho mais razões para ficar quieto.

    Relativamente aqueles que penso terem sido os objectivos traçados no inicio da época considero que estão a ser cumpridos e até superados, apenas falha a ausência prematura da Taça de Portugal o que ainda menoriza mais a necessidade de reforços. O plantel actual e a equipa B são suficientes para atacar as competições internas com ambição e sem qualquer pressão de posições classificativas, apenas a ambição de vencer cada jogo.

    Na hipótese de existirem entradas estas seriam para colmatar eventuais saídas, principalmente dos erros de casting. Muito se fala da eventual ausência de William, por castigo ou lesão, mas para esse lugar temos Rinaudo, eu não sei quem substitui Adrien (p.ex.) sendo que Magrão não trouxe a qualidade ao meio campo que se esperava, se este sair concordaria com a entrada de um médio mais criativo seja para reforçar as laterais (apenas Capel é acima da média) ou o interior. Não sei como anda Chaby na equipa B mas seria um médio com as suas características que gostava de ver no leque de opções de Jardim.

    A existir dinheiro dava prioridade a algumas renovações ainda não concluídas (prioritário Eric) e melhorava em grande alta William.

    Claro que concordo com as carências que apontas no post, mas esta época não é para investimentos é para respirar e crescer.

    ResponderEliminar
  6. Das melhores prendas que este Natal podia trazer era a hipótese de Labyad e Jeffrén se tornarem alguma coisa para o futebol pela mão do Leonardo Jardim.
    Se no ano passado qualquer jogador com a camisola do Sporting era um perna de pau, penso que pelo menos o Labyad poderia vir a ser bem útil tanto no meio como na ala (com o treino, e enquadramento correctos).

    Se depois ainda desse para trazer o Tiago Ilori num empréstimo de 18 meses...

    ResponderEliminar
  7. JPDB,

    quando eu escrevi o meu (mt pequeno) comentário, o teu ainda não estava visível!!! o administrador que confirme!!!!
    Para mim, era mesmo isso. Claro que tinham que ter o mesmo nível de compromisso que os outros que lá estão têm (ou até mais).
    Era uma grande prova de força de toda a estrutura e dos próprios atletas.

    ResponderEliminar
  8. Labyad, Esgaio e Iuri seria o suficiente

    ResponderEliminar
  9. Quero que o Ilori se vá valorizar para o Sunderland. Não tenho nada contra o rapaz, muito pelo contrário, mas com o grupo de centrais que o Sporting tem sobre contrato para valorizar, dispenso ser barriga de aluguer de um jogador que deu um passo maior que a perna. Hoje Ilori poderia ser um potencial selecionado para o Brasil, em grande parte por sua opção, não é, temos pena. A vir alguém que seja para ser nosso de corpo inteiro.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)