No mesmo dia que se soube da saída em definitivo de Teo Gutierrez começou a desenhar-se a confirmação da aquisição de Doumbia. E certamente não faltará muito para o mesmo acontecer com Mathieu e eventualmente com pelo menos um argentino Acuña, que até poderá não vir só.
Talvez se devesse ter aprendido alguma coisa com a passagem de Teo. O valor realizado pela sua venda é inferior a metade do que se pagou por ele. Os dividendos desportivos são mais que duvidosos, não estando incluídos os custos de aquisição e salários pagos. É aí que o entusiasmo pela chegada de Doumbia esmorece, embora este não tenha o registo de instabilidade emocional do colombiano.
Os valores ainda por confirmar nesta transacção serão seguramente altos, os prémios de assinatura também o serão e os ordenados igualarão os de Bas Dost. Será porém muito difícil que a retribuição desportiva do marfinense possa igualar a do holandês, acrescendo que os 30 anos (?) de idade serão um sério obstáculo à realização de mais valias num futuro, que não poderá ser obviamente muito distante. Do ponto de vista da sustentabilidade este é indiscutivelmente um investimento de elevado risco.
Acrescem ainda as minhas dúvidas sobre a adequação das características do avançado às do nosso campeonato. A sua principal arma é a mobilidade que imprime aos lances a partir de trás - o que o faz parecer mais veloz do que é - aparecendo em frente aos centrais já quase impossível de parar. Se terá espaço para isso no nosso campeonato, é a minha principal dúvida, juntamente com a da compatibilidade com Dost. Doumbia é contudo um goleador de uma eficácia terrível, senhor de apurado instinto e sentido posicional letais dentro da área, falhando muito pouco quando visa a baliza.
As dúvidas são sempre muitas na hora de contratar, especialmente quando se fala de valores tão elevados, e que não estávamos habituados. Mas a qual(idade) paga-se e é por isso que o preço a pagar por Acunã e Pity Martinez será sempre elevado. Mas, para lá das inevitáveis dúvidas na adaptação dos sul-americanos ao futebol europeu, estamos a falar de bons jogadores que, em condições normais, permitirão ao clube realizar elevadas mais-valias quer desportivas, quer financeiras.
Sendo dois bons jogadores, Acuña é "mais normal" e Martinez é especial. E não é só pelo seu drible rápido e curto, e saídas das linhas para o centro (diagoanais) que desarticulam os adversários. O passe é uma das suas melhores armas, assistido por uma visão de jogo e capacidade de bem decidir notáveis. Terá ainda muito que aprender quanto à importância de recuar e gerar reequilíbrios quando a equipa perde a bola, o que será provavelmente mais fácil para Acuña, um jogador mais versátil e capaz de realizar mais funções na equipa.
Lda,
ResponderEliminarSobre o Teo o clube recuperou mais de metade do investimento, o Rosario pagou 0,5M€ pelo seu empréstimo n esquecer, foi um mal menor? obviamente recuperarmos parte do investimento ... em tempos n mt equidistantes estaríamos agora a negociar uma saída com o jogador mt provavelmente.
Sobre o Duombia, julgo que este oferece algo que não temos, permite nos outro tipo de soluções que Dost não dá, transações rápidas, desmarcações nas costas dos defesas ... a sua velocidade e potência são armas que devidamente aproveitadas serão certamente uma mais valia e trarão mais imprevisibilidade na forma de jogar do SCP.
Sobre os argentinos não os conheço bem para grandes avaliações no entanto numa abordagem mais superficial diria q Acuna é um jogador mais completo e Pity será um fora de série com grande potencial aqui nota-se o q JJ quer jogadores "semi-acabados" em detrimento de "matérias-primas" de grande potencial.
Sérgio,
EliminarA questão da sustentabilidade não se põe apenas num negócio mas no bolo total. Por ora as coisas estão equilibradas mas não podemos fazer muitos negócios como este. Embora reconheça valia ao Teo tinha tudo para correr como correu.
Quanto ao Doumbia, e como repararás no que escrevi, não digo que não tenha valor, mas expresso as minhas dúvidas, no que admito com a maior humildade poder estar errado no palpite. Quando escrevi o post falava-se numa compra e não num empréstimo, como parece que vai ser. Se assim for menos mal porque um jogador que tem na principal arma a velocidade não é uma boa opção para um clube como o nosso, uma vez que já entrou em fase de declinio fisico. O grau e intensidade é sempre caso a caso que deve ser avaliado mas não é de esperar outra coisa.
Certo Lda tanto o Teo como o Elias serão excepções no que têm sido as vendas de BdC de jogadores não formados no clube.
EliminarOutra coisa que não falei acerca dos "argentinos" jogadores com potencial temos na nossa academia por isso qualquer aposta em jogadores sub-21 terá de ser sempre em potenciais foras de série e não apenas num jogador com potencial ...para isso temos já Podence, Geraldes, Iuri, Gauld e outros ansiosos pela sua oportunidade.
O que me parece mais que certo é que já está feita uma grande venda. Faltará só regressar da Rússia para se oficializar.
ResponderEliminarPor outro lado parece-me que o Sporting tem o melhor plantel dos últimos anos. Se terá o melhor 11, que para mim foi o do Marco Silva, e contando com a saída de um dos capitães, é discutível, mas em termos de opções e potencial estamos finalmente com um grande plantel. Acredito mesmo que o Dumbia vai ser uma excelente contratação por várias razões, mas principalmente pelo que pode trazer de novo à nossa frente de ataque e o que pode ensinar aos jovens.
Mas para mim a melhor notícia da semana foi o regresso do Divanei que para mim é da casa. Que grande equipa em Futsal e excelentes equipas de Vólei e Andebol vamos ter para o ano num pavilhão que se julgava impossível de aparecer.
Valem bem o preço do bilhete, até mesmo uma GameBox modalidades.
Eu gostava era de ver o Gustavo Scarpa!
ResponderEliminarMB
Também tenho dúvidas com o Doumbia. Aliás tenho dúvidas com qualquer avançado que jogue com o Bas Dost, pois este tem um estilo muito particular e seca um pouco quem o rodeia. Basicamente acho que para Bas Dost o ideal seja um jogador bastante móvel e inteligente, que perceba quando deve acelerar ou quando deve parar. Que pense o jogo antes dos outros todos para tirar o melhor das capacidades de Bas. Doumbia claramente não me parece este tipo de jogador. Já Podence... parece-me encaixar que nem uma luva.
ResponderEliminarOK. Mau negócio, este blog é uma risada geral.
ResponderEliminarSomos os maiores... a deitar abaixo os jogadores antes mesmo do primeiro treino!
ResponderEliminarTomara eu que o Doumbia ou qualquer outro companheiro de Dost marque tantos golos quantos o Teo marcou na primeira época... E a falta de um segundo avançado finalizador fez uma falta brutal neste plantel do Sporting.
Não vejo como possa ser comparável emocionalmente o Doumbia e o Teo. Por outro lado, o Doumbia vai ganhar menos que o Dost, vem emprestado, é um enorme acréscimo de qualidade, experiência e velocidade à n/equipa. Apesar de emprestado, mesmo que exercemos o direito de compra, é um jogador com muito mercado, com um reconhecimento muitíssimo superior ao de Teo.
Diogo Martins,
Eliminarconfundes o direito à opinião com deitar abaixo o que é lamentável. E no que digo relativamente ao Doumbia não deixo de lhe reconhecer qualidades, apesar das dúvidas. Essas são apenas minhas e não serão elas a atrapalhar o sucesso do jogador porque é ele que joga e não são as minhas opiniões.
Espero até que marque bem mais que o Teo e que sobretudo não fique de férias 2 meses no Natal, quando o campeonato entra numa fase de definição.
Tanto quanto me é dado saber Doumbia entra para o topo da tabela salarial, para o lado do Dost.
Lamentável? Eu nunca ofendi ou restringi o seu direito a opinião, apenas critico a sua opinião o que, em si, é um exercício do meu direito de opinião.
EliminarQuanto ao Doumbia, veremos. Agora compará-lo ao Teo é, para mim, comparar o incomparável em todos os sentidos.
Pois a mim não me interessa por quanto vem nem o que vai ganhar, para isso foi eleito um presidente.
ResponderEliminarA mim interessa se é bom jogador é se é vem acrescentar, disso não tenho dúvidas. Grande contratação.
"Os valores ainda por confirmar nesta transacção serão seguramente altos, os prémios de assinatura também o serão e os ordenados igualarão os de Bas Dost. Será porém muito difícil que a retribuição desportiva do marfinense possa igualar a do holandês, acrescendo que os 30 anos (?) de idade serão um sério obstáculo à realização de mais valias num futuro, que não poderá ser obviamente muito distante. Do ponto de vista da sustentabilidade este é indiscutivelmente um investimento de elevado risco."
ResponderEliminarTudo ao lado.
Se o LdA não se põe a pau o a Norte qualquer dia está pior que a televisão do regime. É só propaganda. E o Jesus deve estar muito preocupado com as mais valias... Em Novembro os jogadores precisam de mais tempo para se adaptar e no Natal adeus época. E para o ano chegam mais 11. E a culpa é do Benfica.
ResponderEliminar