quarta-feira, 14 de junho de 2017

Benfica 10 anos à frente da concorrência

É impossível não concordar com o presidente do conselho de arbitragem na sombra e que acumula funções também como presidente do SLB. As revelações que aos poucos vêm sendo feitas pelo director de comunicação do FCP no Porto canal vão confirmando o lugar que LFV escolheu para si e que põe o clube que dirige muitos anos à frente da concorrência. 

Vou até mais longe: como é bom perceber isto é apenas a parte visível do imenso esgoto em que se debate o futebol nacional e que escorreu para o exterior. Mas é já o suficiente para confirmar aquilo que se intuía jornada após jornada. Árbitros  e dirigentes condicionados ou mesmo comprometidos com um desígnio: que o SLB fosse campeão custasse o que custasse.    

Os momentos  e reacções que se seguirão serão esclarecedores sobre o grau de comprometimento dos árbitros, via reacção da APAF. Vai haver boicote corporativo ou vão finalmente querer expurgar a classe da fruta apodrecida? A Liga de Clubes, tão preocupada o fumo, vai finalmente preocupar-se com as fogueiras e os incendiários a credibilidade do futebol nacional? A FPF e até mesmo o governo vão continuar a assobiar para o lado e desviar os olhos?

PS: Não deixa de ser "engraçado" ver o nome de Manuel Mota como "nosso amigo" (deles) na boca da máquina benfiquista. Eu que o tinha como amigo do peito do Sporting. Uma  bela arbitragem diz o Janela!
E quem não se lembra, entre muitas outros favores do Mota, a anulação deste golo limpo de Slimani, em dezembro de 2013. Uma amizade já com vários anos. Este senhor, que todos já tínhamos percebido que não tinha condições para arbitrar,  vai continuar no activo? Se sim ao menos que finalmente se cumpra o sonho que há muito deve acalentar, e apareça vestido de águia ao peito. Como muito bem lembrava hoje o Cantinho do Morais, este golo ter-nos-ia colocado então em primeiro lugar


24 comentários:

  1. Mas afinal o que vem nos e mails tornados públicos? É que de todos que eu já li, não vejo nada de nada que possa fazer suspeitar como estarmos perante um crime de corrupção. Será que esta história dos supostos e mails não será mais uma "montanha que pariu um rato" como a história dos vouchers? Sejamos honestos: o que vem nestes e mails é pior, aliás, tem comparação com as escutas que provam que um determinado clube dava fruta de dormir a árbitros, lhes pagava viagens, manipulava castigos, recebia árbitros em casa do presidente, etc? Ou será pior, aliás, terá comparação com um vice de determinado clube ser apanhado a depositar 2000 euros na conta bancária de um árbitro? Acho que os sportinguistas se deviam abster deste assunto... por um lado porque é praticamente um não-assunto, por outro para não dar a triste imagem de seguir a voz dos amigos/donos do norte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que não há nada, porque havia de haver, até porque tráfico de influências não é crime, são favores que se fazem aos amigos. E de facto nem sequer há gravações porque se as houvesse também seriam ilegais e no fim desceria um boavista qualquer.

      Quanto à história do PPC só alguém muito burro pode confundir o que aconteceu então com o que o SLB e FCP fazem há décadas. Foi até uma boa forma para arrumar com o Cardinal que muito jetinho vos deu. Talvez seja daí a dor...

      Eliminar
    2. Não vê nada de mal? Tudo bem, vá à rua compre um corneto, tire o papel e a seguir enfia-o na testa.

      Eliminar
    3. Ok, compro um corneto para mim e um calippo para ti.
      Mas se me puderes esclarecer onde estão os indícios de corrupção nesses e mails tornados públicos em vez de desviares a conversa falando de gelados eu ficava muito agradecido.

      Eliminar
    4. Olá Octávio:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_de_influ%C3%AAncia

      E, já agora:
      https://twitter.com/sergiocarvalho/status/874784954986770440

      Boa sorte!

      Eliminar
    5. Francisco Marques o PIDE14 de junho de 2017 às 18:44

      Nos tempos que correm crimes como o obtenção ilegal de correspondência privada é algo corriqueiro. Através deste método ficámos por exemplo a saber da famosa cartilha. Alguns comentadores do Benfica receberem informação pertinente para ser levada a discussão nos programas desportivos foi considerado quase como um crime. Do verdadeiro crime da obtenção desses emails ninguém ficou chocado.

      Na semana passada apareceu a gravação de uma entrevista de Bruno Carvalho realizada com 15(!!!) jornalistas de vários orgãos de comunicação social. E de entre um punhado de coisas bastante graves ditas na entrevista (umas que apenas dizem respeito aos sportinguistas, mas outras que dizem respeito ao futebol português) apenas se falou da falta de vergonha do individuo que tornou pública a entrevista.

      Rato, ratazana, bufo e por aí fora, foram alguns mimos que colegas de profissão brindaram o único rapaz que realmente foi jornalista naquele encontro. Mas o que fez ele para ser tratado desta forma pelos seus colegas? Cometeu um crime? Não. Não foi ético? A isto eu deixo a pergunta. Quem é que tem mais ética? Um jornalista entre 15 que decide exercer a sua profissão e informar as pessoas, ou os 14 que foram lá ser tratados abaixo de cão, que calaram e ainda escreveram o que lhes mandaram?

      Já agora, que nome é que se pode dar a um encontro entre jornalistas, um presidente de um clube e o seu director de comunicação em que apenas o que esse presidente quer é que é escrito? Será que podemos chamar isto de uma cartilha para jornalistas? Do Benfica são 5 ou 6 comentadores. Ali estavam 14 "je ne suis pas Charlie", e tendo em conta as reacções posteriores de mais de uma dezena de outros jornalistas contra o único "Charlie" daquele dia, estamos na presença de uma cartilha bem abrangente.

      O mais recente caso são os emails trocados entre Pedro Guerra e um tal de Adão Mendes que quase ninguém sabe quem é. Nesses emails parece claro o contexto da conversa. Pedro Guerra parece aconselhar-se com este senhor sobre quais os árbitros que achava que deviam ser mencionados positiva ou negativamente no(s) programa(s) onde estava. Adão Mendes nas respostas disse coisas como:

      "Sobre a arbitragem não temos de ser maezinhas (...sem corte...) mas usar a inteligência a nosso favor, criticando sempre, mas propondo soluções e não desabafos."

      "Dizem os grandes sábios dos paineis que algo está a mudar. O porto já não manda mas... ainda não compreendem onde está o poder. (...sem corte...) O poder está no trabalho dia a dia, na busca da verdade e da seriedade e isso faz a diferença."

      "Hoje quem nos prejudicar sabe que é punido."

      "Temos hoje árbitros, que não sendo internacionais têm demonstrado melhores prestações que os internacionais. Entre os quais: (...sem vir directamente para aqui...) Jorge Ferreira, Nuno Almeida, ..."

      Até Pedro Guerra nessa conversa em privado diz algo como:

      "Se a minha postura e opiniões puderem contribuir, nem que seja de forma pifia, para um clima de paz e harmonia, acho que é este o caminho a seguir."





      Eliminar
    6. Francisco Marques o PIDE14 de junho de 2017 às 18:45

      Parece mentira mas é verdade. Neste emails fala-se maioritariamente no Benfica abordar os árbitros de forma mais contida, elogiando-os e defendendo-os mais em vez de os criticar (quando vínhamos de 2 campeonatos roubados). Isto tudo foi transformado pela comunicação social em algo comparável com o apito dourado. Dizer que alguns árbitros têm tido melhores prestações, enumerando-os, torna-os benfiquistas. Dizer que alguém hoje é punido (ao contrário do que acontecia antigamente) quando prejudica o Benfica é crime. Estamos numa altura em que quando o Benfica não é prejudicado está a ser beneficiado.

      Se fosse o presidente do Benfica a vangloriar-se que tinha corrido com o presidente da arbitragem e que tinha colocado alguém a presidir a Liga até se compreendia a suspeição de um apito dourado, mas assim... Eu sei que isto foi o que o presidente do Sporting afirmou naquela entrevista. Mas não se esqueçam que do conteúdo daquela entrevista não é para se falar. Nesse caso só se pode falar do senhor do gravador.

      Para ainda dar mais azo a especulações lá apareceu novamente Marco Ferreira em directo num programa. Até parecia preparada a coisa... Este senhor já é um clássico. No ano passado veio dizer, indignado, que Vitor Pereira lhe tinha ligado antes de um jogo do Benfica a desejar-lhe que fizesse uma boa arbitragem para que pudesse ser opção para um clássico. No caso dos vouchers, quando se discutia se o seu valor monetário ultrapassava os limites da lei, lá apareceu ele novamente em directo num programa dizendo que até tinha recebido 2 num jogo porque este tinha sido adiado.

      Esta semana lá estava ele com a lição bem estudada outra vez. Entrou logo de rompante a fazer um paralelismo entre emails e ele ter descido de categoria, dando enfâse ao Benfica ter perdido 2 jogos com ele a apitar nessa época. E foi aí que se percebeu a importância que tem um Pedro Guerra. Ia preparado e apenas lhe perguntou que enumerasse os jogos em que teve notas negativas e se algum tinha sido um jogo do Benfica. Bastou isso para ele perder toda a pujança com que tinha entrado no programa.

      A quem critica Pedro Guerra eu questiono como é que não percebem a sua importâncias ou de Rui Gomes da Silva nos tempos que correm. Basta ver um dia o programa Play-Off da Sic Noticias para perceber. TODOS, MAS MESMOS TODOS os programas o nome do Sport Lisboa e Benfica sai manchado dali. TODAS as semanas são levantadas suspeições e ditas coisas como verdades absolutas sem qualquer defesa. Basta João Alves não concordar com um lance polémico e é engolido pelos 3, é enxovalhado, maltratado e por vezes mesmo insultado.

      Voltando a Marco Ferreira achei curiosa a insistência dele em dizer que se aparecessem emails com criticas a arbitragens suas, ia achar que realmente existia uma ligação. Eu não sou bruxo mas diria que os próximos emails obtidos ilegalmente e que vão ser apresentados num canal pago por contribuintes, vão conter criticas a Marco Ferreira. Se assim for Marco Ferreira é que se calhar deve começar a ser um caso de policia.

      P.S. De um antigo comunicado dos super dragões sobre Jorge Ferreira:

      "O Sr. Jorge Ferreira seguramente não precisa dos nossos conselhos na gestão da carreira porque quem já tem este destaque na arbitragem nacional é sinal que soube tomar as melhores opções. Mas bem que podia beber da experiência de alguns árbitros seus vizinhos, como por exemplo Adão Mendes, para tentar minimizar as falhas. Aprender com a experiência dos outros é um ato de inteligência, queiramos nós aproveitar aquilo que de melhor isso nos pode trazer."

      Afinal, para além de Pedro Guerra, alguém conhecia Adão Mendes.

      Eliminar
    7. Francisco Marques o PIDE14 de junho de 2017 às 18:45

      Os emails que vieram a público mostram duas coisas:
      1) Pedro Guerra, à data um mero comentador televisivo, a tentar preparar-se para os seus programas, recolhendo informação sobre árbitros, procurando saber quais deveria defender em público;
      2) Um antigo árbitro, do qual ninguém se lembra, a falar-lhe sobre uma mudança estrutural verificada no futebol português, a partir da qual o FC Porto deixara de ser protegido como nos tempos do Apito Dourado, gabando Luís Filipe Vieira pelo feito.

      Nem um, nem outro, têm, tinham, ou alguma vez tiveram, qualquer poder no futebol português. Daí tratar-se de uma conversa completamente inócua, entre dois simples adeptos. O resto é fumaça, cuspida pelo director de comunicação do FC Porto, e explorada ao máximo pelo sistema mediático sensacionalista que hoje temos de suportar.

      Assim sendo, não se percebem as reacções no seio do Benfica contra Pedro Guerra. O agora diretor de conteúdos da BTV tem o seu estilo, que não é nada meigo para os adversários. Mas trata-se de um enorme benfiquista, incapaz de fazer ou dizer algo que prejudicasse o clube.
      A hora é de união, e o que importava descobrir era como o espalhafatoso director de comunicação do FC Porto acede a correio que supostamente seria privado. Já não é a primeira vez que o faz, e esse é o único crime que este caso inequivocamente revela

      Receber produto de um roubo é crime, mas também é crime divulgar correspondência privada sem autorização.
      Neste caso parece estarmos perante 3 crimes: roubo correspondência privada, receptação de produto de roubo e divulgação sem autorização de correspondência privada.

      No final das investigações, haverá um QUARTO crime: o crime de difamação,
      pois os mails não revelam qualquer caso de corrupção e muito menos um esquema de corrupção do Benfica, com acusou um certo labrego num canal de televisão de um clube dirigido por dois corruptos comprovados: Pinto da Costa e Reinado Teles.

      Eliminar
  2. "presidente do conselho de arbitragem na sombra e que acumula funções também como presidente do SLB"

    eheheheheh...

    grande abraço, caro Leão!

    (como é difícil gostar de futebol e ser do Sporting neste país vermelho...)

    ResponderEliminar
  3. Se alguém tivesse as reações dos porristas as escutas do apito dourado e comparasse com as reações dos benfiquistas a estes e-mails, isso haveria de ser um exercício engraçado

    ResponderEliminar
  4. É sem qualquer surpresa, mas com um imenso gozo que assisto a esta competição entre “lampiões” e “andrades” com acusações mútuas, sobre qual dos dois “emblemas” é o campeão da corrupção.
    O “Apito dourado” protagonizado em tempos mais ou menos recentes pelo “Papa” versus “Apito Abençoado” do Sr. “Primeiro-ministro”, que apesar do título pouco clerical, é quem actualmente manda nos “padres”. A saga irá continuar…
    Dito isto, tal como o “velho capitão” de seu nome Manuel Fernandes, cada vez mais me sinto orgulhoso quando afirmo ser adepto (e sócio) do Enorme Sporting Clube de Portugal! A maior (e melhor) potência desportiva nacional… Rótulo alcançado mesmo a lutar em desvantagem contra rivais que usam armas que envergonham o desporto e a decência.
    Sobre consequências disto tudo? Caros... Estamos em Portugal, onde quem se safa são os "espertos" e os honrados estão sempre a ser lixados... Por isso este apito vai dar o mesmo que o anterior, ou seja: népia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente tens toda a razão:
      "Sobre consequências disto tudo? Caros... Estamos em Portugal, onde quem se safa são os "espertos" e os honrados estão sempre a ser lixados... Por isso este apito vai dar o mesmo que o anterior, ou seja: népia."

      Eliminar
    2. Verdade.
      Mas enquanto isto dura aproveitemos para nos divertir com os contorcionismos vermelhos, os moralismos azuis e o branqueamento desajeitado dos Rui Pedro Braz desta vida. :-D

      Eliminar
  5. Isso não interessa!!!
    No mail estão a escrever sobre dinheiro, viagens, casas, carros, transferências…qualquer coisa assim. Ou mesmo de um vice-presidente que depositou dinheiro na conta de um árbitro.
    Não?!?!?
    Então é mesmo corrupção! Só pode! Troca de opiniões é corrupção!
    Lololol...

    ResponderEliminar
  6. Já não há dúvidas do Polvo que está aqui montado.

    "E PLURIBUS CURRUPTUS"

    ResponderEliminar
  7. O que eu tenho rido com isto!
    Os lampiões andaram estes últimos anos a encher a boca que lutavam contra a corrupção e que eram os maiores em tal vertente. Ehehehe!
    O que eles andaram a fazer foi retomar o seu lugar, pois antes de o Pinto ter montado o esquema, era o Benfica que controlava o futebol e a arbitragem.
    O Benfica é o clube mais corrupto deste país. A própria selecção nacional tinha as convocatória condicionadas por este clube trapaceiro.
    Durante muitos anos os jogadores do Sporting não eram convocados para valorizar jogadores benfiquistas. Até os velhos M.Fernandes e Jordão sentiram isso na pele.

    ResponderEliminar
  8. Mas vocês não acham estranho que se estes mails fossem alguma coisa sólida, credível e indesmentível os "amigos" azuis andavam a mostrá-los no Ministério Público, Federação e outras entidades competentes em vez de os andar a mostrar na tv? A própria conversa quando mostram esses emails é quase vazia, com muita fantasia, a tentar tirar conclusões do que não consta desses emails.
    E sejamos sinceros: nesses emails algum dirigente do SLB é apanhado a arranjar prostitutas a árbitros? Algum dirigente do SLB é apanhado a guiar um árbitro até sua casa? Algum dirigente do SLB é apanhado a tentar manipular castigos a jogadores? Algum dirigente do SLB é apanhado a depositar 2000 euros na conta de um árbitro? Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vouchers no kit do falecido? Pois...

      Denúncia caluniosa. Sabes o que é isso? Vai-te informar filho

      Eliminar
  9. Isto só mesmo num canal de clube. São todos um nojo. Só fanatismo e propaganda. Excepto algumas transmissões directas só mesmo para atrasados mentais. E para mim que sou do SCP, infelizmente a Sporting TV é mesmo das piores.

    Agora o FCorruptos do Porto é que andavam preocupados com a verdade desportiva. Com um filho da pide como ponta de lança. Claro que o borrego do Saraiva tinha que ir logo atrás. Para começar parece que os mails do Pedro Guerra só serviam para se preparar para um programa da CMTV. Que felizmente também não vejo. Mas tudo a ligar o PortoCanal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Ninguém diria que é Sportinguista!
      Veja lá se não apanhou a gripe das aves!
      É que o seu desespero é idêntico ao das galinhas por estes blogues a fora a queimarem a pestana e gastarem horas de vida a escrever que isto é uma mão cheia de nada, que não há provas, que a montanha pariu um rato.
      Quem está a faturar convosco são as farmácias na venda de calmantes e comprimidos para dormir...
      JH

      Eliminar
  10. Isto depois de um deslumbrado qualquer ser apanhado a dizer que escolheu o novo presidente da Liga e o novo presidente do CA... Parece-me bem.

    ResponderEliminar
  11. O Orelhas é um grande vigarista mas objectivamente devemos-lhe todos desmontar o apito dourado. E só se desmonta uma teia de corrupção como o apito dourado infiltrado nessa teia. Independentemente do dossier que depois lhe foi parar à porta. Como é óbvio nunca ninguém abandona um lugar que lhe custou tanto a assegurar. De lá para cá não tenho dúvida nenhuma do tráfico de influências no título do Trapatoni/ Cunha Leal e no campeonato dos tuneis/ Ricardo Costa. Já esta época ouvi o Jesus – depois de passar a época a falar do Jorge Sousa - e o Nuno Espirito Santo congratularem o Benfica porque foi o mais forte. Algo nunca visto da parte dos treinadores adversários nos tempos do apito dourado. E nem precisava de ouvir porque também tenho olhos. Algo que parece que muitos adeptos mais influenciáveis tendem a esquecer no meio de tanto barulho. Como é tão fácil dizer mal do Vitor Pereira agora e nunca ninguém fez tanto pela arbitragem em Portugal. E só um cego não vê que está muito melhor! Com erros claro! E normalmente só se queixa quem perde. Ou alguém ouviu o Jesus a falar dos penaltys sonegados ao Benfica na 2ª volta?

    Não dando 1 tostão pela história dos mails, sem clubes a tentar influenciar as arbitragens nem havia Liga. Infelizmente é essa a realidade e se agora o Porto gostava de mudar alguns árbitros tenho pena. Não lhe chegam os presidentes da Liga e do CA? E realmente como é que é possível falar-se de corrupção com a história do Adão Mendes e o Pedro Guerra e depois tentar omitir a parte em que se percebe claramente que tudo espremido não passava de dicas para a CMTV? Tenham mas é juízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Orelhas é um grande vigarista mas objectivamente devemos-lhe todos desmontar o apito dourado."

      Desculpa?!?!?!?!
      O apito dourado não parou quando o LFV começou a ficar implicado?

      HAHAA

      Eliminar
  12. Vamos então falar da credibilidade das direcções dos três grandes. Já que a maior parte dos adeptos, seja em que assunto for, nunca consegue despir a camisola. Excepto para os adeptos do FCPorto, o clube do norte para voltar a ter um pingo de credibilidade - depois do apito dourado - era bom primeiro mudar de direcção. Como aliás o Bruno lembrava há pouco tempo:

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/09/25/bruno-de-carvalho-absolvi-o-de-pinto-envergonha-portugal-e-o-futebol-portugu-s

    Mas como no futebol português o que ontem era verdade hoje já é mentira vai de celebrar uma aliança com o clube do norte para tentar derrubar o Benfica. Com quem curiosamente entrou de braço dado no futebol português. Porventura porque antes do inédito tetracampeonato devia achar o Vieira um tipo muito sério. Ou não:

    http://www.dn.pt/desporto/futebol-nacional/interior/bruno-de-carvalho-diz-que-vieira-propos-esquema-para-so-benfica-e-sporting-serem-campeoes-4401638.html

    Mas como no futebol português o que ontem era verdade hoje já é mentira, estamos falados sobre a seriedade das direcções dos três grandes na actualidade. Tudo gente muito recomendável. Sobretudo os bailarinos. Pobre SCP.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)