sábado, 7 de abril de 2018

Sporting Harakiri de Portugal

Não há palavras capazes de descrever a estupefacção com que se assiste a um hara-kiri de cariz absolutamente inédito e inacreditável, mesmo avaliando por parâmetros sul-americanos, onde episódios assim são mais comuns. Ou mesmo avaliando pelos nossos próprios parâmetros, especialistas que nos temos tornado em dar sucessivos tiros nos pés. Mas este em particular está para lá da mais fértil imaginação. Este Sporting assim não precisa de inimigos ou sequer de adversários. 

Tal como Bruno de Carvalho não precisa de oposição. Ele tem sido o seu mais fiel e dedicado opositor. É ele que se tem encarregado de eclipsar o melhor do seu trabalho com acções incompreensíveis e inaceitáveis sob qualquer prisma, que infelizmente não apenas o desqualificam como abalam a imagem do clube. Mas desta feita foi longe de mais.

Já não bastava o "esforço" que tem feito, de há meses para cá, a inventar crises institucionais e outras que mais não têm feito do que conseguir ofuscar a crise, essa sim, em que deveriam estar afogados os nossos rivais mais próximos. Até a derrota recente do FCP pôde ser digerida em silêncio e recolhimento dentro de portas. Deveriam ambos enviar reconhecidos os agradecimentos a BdC.

Nada disto poderia ter acontecido. Provavelmente nem sequer teria acontecido, mesmo após a publicação do rastilho inicial da crise, aquele infame post sobre a exibição do Sporting e em particular de alguns jogadores, estavam ainda estes a tomar banho em Madrid. Bastaria que Bruno de Carvalho estivesse presente à chegada e não deixasse que a infecção que ele inoculou incubasse e ganhasse maior dimensão.

É essa ausência e os seus efeitos que provavelmente se procura atenuar no  momento em que escrevo isto, com os jogadores a reunirem com BdC. Mas também não me parece que se possa ilibar totalmente os jogadores deste momento. Mas não se pode nunca esquecer que, tendo contribuído com o comunicado para o agravar da crise, respondiam a uma atitude inqualificável de quem deviam confiar e que, ao invés de os defender, ainda os expôs num momento de particular fragilidade. Post rastilho que na mesma leva de irracionalidade deixou ainda em causa o valor de todos e mesmo o profissionalismo e honestidade de alguns.A forma como se imiscuiu na área técnica revela falta de consideração em respeito também por JJ.

Aos jogadores responsabilizo sobretudo por não terem levado em conta o impacto que a sua tomada de posição ia ter para os adeptos que vivem e sofrem de forma intensa o clube e que os idolatram. E por passarem por cima do líder do balneário que deve ser considerado o treinador, ainda por cima com o carisma de JJ. Mas, repito, quem devia ter acautelado em primeiro lugar os interesses do clube era BdC que, não satisfeito, e em total desvario, ainda ripostou no Facebook, insultando e ameaçando, quando deveria estar preocupado em tentar colar os cacos do edifício que acabava de estilhaçar. Provavelmente este foi o momento que os jogadores entenderam para marcar uma linha e dizer basta, os indícios de uma relação atribulada estavam há muito no ar.

Mas BdC na sua irracionalidade só conhece o fugir em frente, mesmo que seja contra uma parede. Foi isso que fez ao suspender os jogadores. Um elefante numa loja de cristais não seria capaz de causar maiores danos. Basta olhar para a repercussão mediática que o caso alcançou já, sendo noticia a nível internacional. Na relação com o plantel já pouco haverá a fazer a não ser apelar ao profissionalismo dos jogadores, lembrando que servem o Sporting e que esse é acima de tudo de TODOS os Sportinguistas. 

Não sei como tudo isto vai terminar mas é claro que ainda que à última hora se restaure a normalidade (?) e o Sporting se apresente na sua máxima força (?) o clube sai a perder. Mas afinal o que é a normalidade com BdC? E que força poderemos ter se é em casa que começamos a perder? 

Fiquei obviamente surpreendido com tudo isto, mas não totalmente. Os sinais estavam todos lá, de há 5 anos para cá e que se vêm agravando há medida que os Sportinguistas mais sinais de confiança lhe foram dando. BdC não percebeu que esses eram sinais de responsabilização e não uma licença ilimitada para dar conta do que é o pior de si. Mais cedo do que tarde terão que ser novamente ouvidos, porque a relação de confiança no líder do clube mudou de forma significativa.

13 comentários:

  1. A foto explica tudo. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. BdC tem que sair. Não há outra solução!
    Não tem o controlo emocional necessário para liderar uma equipa como o Sporting, e não tem qualquer noção do impacto que têm certas atitudes na gestão do clube e pior de tudo, é que esta situação acentua-se de dia para dia.
    Sempre fui apoiante de BdC, mas estão fartinho destas situações e atitudes de quem não se sabe comportar. Há menos de 2 vezes tivemos que ir a uma AG defender nem sei bem o que para o menino continuar no clube agora isto? Cansado já!

    ResponderEliminar
  3. Será que não temos ninguém competente para nos tirar deste pesadelo?

    ResponderEliminar
  4. So me posso penitenciar por ter dado crédito a este louco durante tanto tempo.

    Sei que por aqui muitos nunca o gramaram, mas apesar de tudo via no homem algum trabalho que foi importante para resgatar o Sporting do limbo onde se encontrava.

    Infelizmente, sou forçado a chegar à conclusão que os defeitos, que muitos, como eu, pensavam que ele iria ser capaz de melhorar, são intrínsecos à sua personalidade.

    Então desde aquela maldita AG os tiros no pé têm sido de tal maneira surreais que obviamente não pode haver outro caminho que não a sua saída do Sporting.

    O estado de demência é absoluto.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Então não era um presidente engraçadíssimo?

    ResponderEliminar
  6. "Extra! Extra! Breaking News! General Bardamerd@ decide ir para a luta ao mesmo tempo que faz guerra aos seus próprios soldados". É isto.

    JRamos

    ResponderEliminar
  7. A existir solução, ela passa forçosamente por aqui:
    https://www.zapmeta.pt/ws?q=m%C3%A9dicos%20psiquiatras%20lisboa&asid=pt_gc4_09&mt=b&nw=g&de=c&ap=1t3

    ResponderEliminar
  8. Eu só imagino a cabeça do Bruno de Carvalho após a quantidade gritante e gigante de sapos que tem engolido nas últimas horas. Queria suspender jogadores, não conseguiu. Queria correr com o Coentrão, não conseguiu. Queria um pedido de desculpas dos jogadores, não conseguiu. Aliás, felizmente que os jogadores não recuaram e saem fortalecidos deste gozo com Bruno de Carvalho.
    Depois temos este presidente que é tão incoerente que dá a ideia que até ao longe se ouve a coluna a vergar: acusa LF Vieira de estar refém das claques do SLB, mas depois em plena reunião com os jogadores liga em alta voz para alguém da claque do SCP.
    Concluindo: este triste episódio (mais um...) deste presidente parece enfim arrumado. Agora é só esperar pelo próximo tiro nos pés, pois como foi dito neste post, Bruno de Carvalho não precisa de oposição, não precisa de adversários, não precisa de ninguém para fazer figuras ridículas praticamente todos os dias. Parabéns a todos os que o elegeram e por lá o mantiveram...

    ResponderEliminar
  9. Por estes comentários...se entende o porquê de

    O grande S.C.P não ganhar a décadas!!!!Vai ser duro, mas será este Presidente a conseguir mudar estas mentalidades.SL

    ResponderEliminar
  10. "não me parece que se possa ilibar totalmente os jogadores".

    Claro que podem e devem ser ilibados, sem o post original este caso não existia. Ponto final, parágrafo.

    É como alguém estar calmamente a andar na rua, um carro galgar o passeio para o atropelar, e depois dizer que quem foi atropelado tem culpa porque amolgou o pára-Choques. Surreal.

    Afinal, que diferença existe entre este caso e a sabotagem do Marco Silva?

    1. Caso criado exclusivamente devido à total irracionalidade de BdC, que apanha de surpresa o país inteiro.

    2. Tentativa de destruir totalmente a imagem de alguém através de insinuações e ataques rasteiros ao seu profissionalismo.

    3. Tentativa de criar uma realidade artificial Eu vs Inimigo dentro do próprio clube, quando até ao momento nenhuma tensão interna existia.

    4. Jogadores e adeptos (agora treinador e adeptos) apoiam o "inimigo" em vez de BdC.

    5. BdC é obrigado a recuar fruto do seu isolamento (MS fica até ao final da época, e agora não há um único jogador afastado).

    6. Objectivos desportivos hiptecados (a vitória na Taça foi APESAR DE BdC) graças à instabilidade criada.

    Isto não é um caso isolado, é um padrão de comportamento.

    A diferença para o caso Marco Silva (que BdC veio agora relembrar!) é que trocar de treinador é normal para os adeptos, mesmo que não lhes agrade (como foi o caso), e com a entrada do Jesus, que tinha um estatuto infinitamente superior a MS, a massa adepta pensou "no final até correu bem".

    O problema é que agora BdC não pode trocar um PLANTEL. A sua conduta é exaactamente IGUAL à que adoptou com o MS, o problema é que o plantel tem um peso completamente diferente.

    Afinal, porque é que BdC não toca em Jesus? Porque não o usa como bode expiatório? Será porque não tem dinheiro para o despedir, e muito menos tem dinheiro para ir buscar um Klopp ou Guardiola para calar a contesteção?

    Porque será que o Jesus, que já cometeu IMENSOS erros, nunca foi alvo da ira de BdC? Se calhar é porque apesar de tudo ele tem perfeita noção que ele ficaria completamente queimado junto dos adeptos se o fizesse.

    Já os jogadores são um alvo muito mais fácil, porque não "têm voz", comem e calam, são "rotativos". Errado!

    Chegado a este ponto, será BdC capaz de levar ao limte a irracionalidade (como fez com MS), e vender Patrício, William (e por aí fora)?

    Sim, ele não terá qualquer problema em dizimar o plantel. Quem o vai o impedir?

    Se os sportinguistas não o tirarem do clube nos próximos vezes guardem este texto, pois tenho a certeza quase absoluta que é isso que irá acontecer, e que as vendas vai tentar ir buscar um ou dois "Jesuses" com salários faraónicos para calar os adeptos.

    Ou sai BdC, ou será implementada uma política de terra queimada no plantel.

    ResponderEliminar
  11. Há, de facto, algo que nos distingue do Benfica e do Porto: os seus adeptos, mesmo com os seus clubes dirigidos por traficantes de droga e fornecedores de fruta a árbitros, jamais seriam capazes de tratar os seus presidentes como fizeram os educados e elitistas adeptos do Sporting. Jamais seriam capazes de insultar os maiores dignitários dos seus clubes. Nesses clubes, independentemente das situações, os adeptos apoiam e fazem tudo por pessoas que não valem um décimo do nosso, em termos de esforço, dedicação, devoção e seriedade. Sim, é um homem imperfeito, mas é o Presidente do Sporting Clube de Portugal, eleito democraticamente e que, com erros à mistura, tudo tem feito para levantar um clube que se encontrava moribundo. À falta de memória, junta-se agora a ingratidão e a má educação. Como disse alguém, os piores inimigos do Sporting são, de facto, os Sportinguistas!

    ResponderEliminar
  12. infelizmente ele controlas as claques e a assembleia geral. ISto so vai la com eleicoes. Uma vergonha para quem gosta do clube. Fez um bom trabalho e defendeu muito o clube mas os ultimos 2 anos.. perdeu-se.. emocionalmente e muito destruiu a imagem do clube..

    Agradeco o que bom de fez.. mas tem de sair e nao voltar..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (95) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (30) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (64) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (2) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (5) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)