sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Despedir Peseiro: necessidade imperiosa ou erro estratégico?

Comecemos pelo principio: a escolha de José Peseiro para treinador do Sporting foi um rotundo erro. Não tanto pelas suas capacidades como treinador, mas pela ausência de tolerância a que estaria condenado pelo seu historial, particularmente o que ficou escrito na época 2004/05. A aura de azarado desaconselharia sempre a sua contratação num clube onde a história das últimas décadas está marcada também pela falta de sorte nos momentos de decisão. Tanto assim é que a rotura nesta mais recente ligação é potenciada por algo que nenhum treinador consegue evitar: os erros individuais. Não fora as falhas clamorosas de André Pinto e não estaríamos agora envolvidos em mais uma crise.

Mas se não fosse agora é muito provável  que a crise se estabeleceria mais adiante, noutra derrapagem qualquer. Ao contrário das expectativas criadas, só por milagre este seria o ano do Sporting. Os milagres por vezes acontecem, mas para isso é preciso um trabalho competente que manifestamente não foi feito desde o início da época e isso é cada vez mais perceptível à medida que esta avança. Preparação deficiente, plantel construído às prestações e cheio de fragilidades. Juntar a tudo isto uma comunicação "pateta alegre", que apontou ao título numa conjuntura altamente desfavorável, só serviu para confundir criar expectativas que nem em momentos de maior estabilidade foram cumpridas.

Todos os ingredientes para uma passagem meteórica de Peseiro estavam na panela, a cedência à pressão dos adeptos fez o resto. A decisão de Frederico Varandas parece ter muito mais a ver com a submissão a essa pressão do que sustentada na racionalidade. Um estádio vazio e ainda assim cheio de lenços brancos, uma derrota com quase uma segunda equipa de um Estoril de divisão secundária parecem estar na origem da rotura. Decisão que, pela declarações recentes, já estava tomada. Quer por não ser este um treinador escolhido pela actual direcção quer sobretudo pela paupérrima qualidade das exibições. Não se sabia era o timing em que ocorreria. Um grande sinal de falta de empatia é o facto de não haver aparições publicas de presidente e treinador registadas em imagens.

Ora o timing escolhido (?) tem todos os ingredientes de tragédia à espera de acontecer. Talvez o único treinador que aplacasse a impaciência e irracionalidade da turba fosse Leonardo Jardim. Mas o técnico madeirense tornou-se num peixe demasiado grande para as nossas redes. Ao passo que nós, o Sporting, somos precisamente a antítese de um clube atractivo para qualquer treinador, excepto, claro está, para os Vercauterens desta vida. Todos eles conhecem o passado recente e as dificuldades que enfrentarão. Nomes como por exempo, Rui Faria ou Paulo Sousa dificilmente arriscam a sua estreia a solo no futebol nacional nas condições que os esperariam.

Até ao jogo com o Chaves o Sporting tem jogos de quatro em quatro dias (Sta. Clara fora, 4/11, Arsenal fora, 8/11, Chaves casa, 11/11. Não há nenhum treinador do mundo que seja capaz de alterar o que quer que seja numa equipa que revela tantas insuficiências colectivas. Quando surgir algum espaço para treinar e tentar introduzir alterações entre 11/11 e 25/11, o Sporting poderá estar ainda mais longe dos seus rivais do que Peseiro nos deixou.

Frederico Varandas precisará muito mais do que de sabedoria na escolha do novo técnico. Apesar do futebol sofrível de Peseiro, o que será lembrado daqui em diante é que foi despedido a dois pontos da liderança. Inclusive por aqueles que pediam a cabeça do treinador desde a data do anúncio da escolha de Sousa Cintra. Ou pelos que, por razões consabidas, contestam o actual presidente desde a  comunicação da sua candidatura. Já o culpavam da presença do treinador, culpavam-no de não o despedir vão culpá-lo de o ter feito, bem como da escolha do seu substituto. 

Para se compreender inteiramente esta decisão de Frederico Varandas neste timing - que equivale a deitar fora uma espécie de seguro de vida - tem que se perceber o efeito da pressão dos adeptos sobre os órgãos sociais, em particular numa direcção à procura de afirmação num dos piores contextos internos de que tenho memória. 

23 comentários:

  1. Vou-te apenas corrigir na tua primeira frase: "Não tanto pelas suas capacidades como treinador".

    Correção para: "Sobretudo pela sua falta de capacidade como treinador". Assim está correto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike. Não percebes nada de futebol. És um azelha completo nas tuas análises. Deixa de comentar. Dedica-te à pesca

      Eliminar
    2. Mike. Não percebes nada de futebol. És um azelha completo nas tuas análises. Deixa de comentar. Dedica-te à pesca

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo. Não era o homem certo para o lugar, mas havia que aguentar Peseiro até o coach certo chegar. E, se esse coach não estava já contratado, apalavrado ou a caminho disso, tudo indica que vamos voltar ao nosso caminho de eternos remendos. Antes dar uma época por perdida do que retomar a dança das cadeiras. Projecto, precisa-se.

    ResponderEliminar
  3. Sim, também acho que vamos apenas contratar o 3º treinador a despedir esta época, independentemente do nome, origem ou das capacidades, virá mais um para queimar. Os meus favoritos seriam o Manta e o Daniel Ramos (o Costinha também deve ficar livre este fim de semana e já temos o NIB dele para a indemnização), pelo menos chateávamos a vida de equipas com quem vamos jogar em breve. O treinador para ficar só lá para Janeiro quando a época estiver irremediavelmente resolvida. Eu sei quem eu queria... mas também sei que quem eu quero não é maluco nem tem por hábito frequentar a mistura de jardim-escola e manicómio em que se tornou o Sporting.

    ResponderEliminar
  4. A questão aqui é simples, e já o digo à muito...O "VARANDAS" não aguentará 1 ano como Presidente do Sporting Clube de Portugal!!!

    E não sou bruxo nem VIDENTE...apenas Sportinguista com cabeça, tronco e membros.

    O pior "meus amigos" ainda está para chegar...e teremos forçosamente o que alguns escolheram.

    E agora não vale a pena assobiar para o lado, e dizer que "eu" não votei nisto.

    sl

    ResponderEliminar
  5. Merda de texto, ó sócio.

    Muda de nick para Leão da Luz.

    Então o Sporting não é um clube atractivo para ser treinado? Qual é que é? O Estoril? O Portimonense?

    Bem sei, para quem conduz mal, um fórmula 1 é um carro pouco atractivo para ser treinado.

    Somos um dos maiores de Portugal, da Europa e do Mundo, caralho. Com sportinguistas como tu é que se explica que se tenham andado anos sem ambição a disputar as migalhas com o Braga, a vender jogadores de seleção por centenas de milhar de euros.

    Durante 5 anos não senti medo nenhum. Tu deves ter andado aterrorizado.

    Valdemar Iglésias @valdemarIGLS

    ResponderEliminar
  6. Oh Valdemar, cantas pior do que o Iglésias. Vai lá por flores à campa, anda lá.

    ResponderEliminar
  7. Caro Jose,

    Permita-me discordar por completo do seu texto.

    O Sporting esta' ha' muito dominado pela politica...sao os blogs, o twitter, o facebook, etc, etc que determinam ha' muito o futuro do clube (muitos nem socios sao).

    E aqueles que pagam? E aqueles que pagam para ver jogos? E aqueles que, como eu, estao longe e ainda assim pagam as suas quotas mesmo sem ter direito a qualquer beneficio por isso?
    Nao temos direito a querer que chegue o dia em que o Sporting joga? Temos de ter medo e encarar os jogos como uma fatalidade?

    Ao manter Peseiro o que Varandas estaria a fazer era a cavar mais o fosso entre a equipa e os adeptos.

    Para mim foi decisao de Presidente...a escolha do proximo pode ou nao ser acertada mas com Peseiro nao poderiamos nunca continuar. E pior que a incompetencia sao as declaracoes que envergonham qualquer um de nos (vide final do jogo com o Estoril).

    Ja agora...para quando uma onda a pedir satisfacoes a Sousa Cintra? E' que eu tinha lugar cativo na velha bancada Nova e lembro-me bem da sua qualidade como presidente...despedir um treinador e' um acto de gestao corrente?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David,
      aceito esse raciocínio sem qualquer dificuldade. Quem está lá dentro sabe coisas que não sabemos e provavelmente entendeu-se que a continuidade de Peseiro seria mais destrutiva que a sua saída agora. Estive para fazer essa salvaguarda no texto mas acabei por retirar e deixar aqui para os comentários, porque sabia que essa questão seria colocada.

      Eliminar
  8. "Não fora as falhas clamorosas de André Pinto e não estaríamos agora envolvidos em mais uma crise.". É realmente incrível querer atribuir as falhas do treinador a erros individuais. Até paraece que o Sporting foi melhor que o Estoril e teve um azar inacreditável somado aos erros do André Pinto. O Problema não foi sofrer dois golos do Estoril devido, como diz e bem, a erros individuais. O problema é a total ausência de capacidade de atacar e marcar mais de dois golos ao Estoril. Quen não quer ver isto merece ter este treinador até ao fim dos tempos!

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosmon,
      estamos de acordo em relação à qualidade do futebol apresentado. Esse ressalva no entanto parece-me lógica: se não tivéssemos perdido não teria havido chicotada agora.

      Eliminar
  9. a contratação de josé peseiro tinha sido má.
    o problema é que era sustentada na argumentação de que era uma opção de recurso, com baixo custo, de modo a que quem fosse eleito pudesse depois ter margem de manobra para fazer o seu trabalho.

    Descobriu-se, entretanto, que decidiram dar-lhe 1.6M ao ano.
    Não percebo.
    Há 2 anos, quando foi despedido do braga, não creio que recebesse, sequer, perto desse valor.
    No ano passado, quando foi despedido do guimarães, não creio que recebesse, sequer, perto de metade desse valor.

    O que terá acontecido entretanto que tenha motivado sousa cintra a considerar que o valor de peseiro tenha inflacionado extraordinariamente?

    Tudo isto (juntando a outros factores, como destaco a revelação no R&C de que diaby terá custado 7.4M, que coloca toda a avaliação da sua contratação em perspectiva), levam a crer que sousa cintra terá causado danos cuja intensidade é apenas comparável à sua desnecessariedade (se é que esse termo existe).

    Tudo somado, e com agravantes de sturaros e substituições totais de staff que agora a administração varandas está a voltar a substituir (nelson parece que voltou), a nova direcção tem um tombo totalmente escusado, que terá que ultrapassar antes sequer de começar a resolver os problemas que terá herdado da situação provocada pelos 50 símios que atacaram o nosso clube.

    Parece que gostamos disto...ou que, no mínimo, somos um íman de problemas.

    ResponderEliminar
  10. Ninguém repara no Silas?! É que ele não engana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas opções num mundo perfeito seriam:

      a óbvia: Jardim

      a fora da caixa: Silas

      mas precisamente foi na vitória com os nosso rivais que gostei menos pelo excessivo recuo.

      Eliminar
  11. No imediato e até à integração do novo Técnico, chegou a hora do Presidente e sua estrutura, Beto e H Viana, assim como os Capitães mostrarem o que valem.
    O sucesso, ou não, da época dependerá muito dessa sua capacidade,... ou da falta dela.
    SL

    ResponderEliminar
  12. O despedimento previsível no “timing” imprevisível

    No passado dia 23 de Junho o Sporting retomou a destruição do clube que tinha sido interrompida em 2014.
    Com a destituição da anterior direção e com o afastamento do ato eleitoral dos anteriores dirigentes e principalmente de Bruno de Carvalho, surgiram 7 candidatos todos eles com um conjunto de ideias para o clube muito vagas e sem conteúdo nenhum, o único candidato que veio afirmar que substituía Peseiro por outro treinador foi gozado pelos sportinguistas..acabando por desistir pois quis evitar outro enxovalho nos resultados eleitorais.
    No Sporting infelizmente temos vários grupos de sócios, temos o grupo de sócios dos lobbys, dos interesses particulares, pois o clube tornou-se numa grande empresa e muita gente depende do dinheiro que leva para casa para sobreviver, temos o grupo de sócios que andam constantemente à procura de tacho no clube e infelizmente têm lugar cativo na comunicação social, temos também o grupo de sócios dos valores, aqueles que são do Sporting por uma questão de estatuto, os tais que vivem ainda do tempo do campo grande futebol clube, acima de tudo estão os valores e a educação o Sporting é somente um clube desportivo onde se faz desporto e finalmente temos o grupo de sócios que vive o clube por paixão, que vive o clube de uma forma por vezes irracional mas que ama o clube sem qualquer interesse.
    Na mistura de todos estes grupos infelizmente o Sporting perde sempre e porquê? Porque os sócios dos interesses, das vaidades são os que mais votos têm e o Sporting não consegue sair disto, é um ciclo vicioso que dificilmente vai sair.
    Após 2 meses do novo presidente está claro para onde o clube caminha, o Sporting já distribuiu milhões por empresários, jogadores, treinadores.
    O Sporting com o negócio de Rui Patrício ficou refém de Jorge Mendes, e este despedimento numa noite de Halloween, após uma derrota com o Estoril na taça da liga tem dedo de Jorge Mendes, Peseiro não é nem nunca foi treinador para o Sporting mas despedir Peseiro depois do Presidente ter dito que Peseiro era o treinador dele na campanha eleitoral, com a equipa a produzir pouco futebol mas a 2 pontos do 1º lugar, à beira da classificação na taça europa, ainda com possibilidades de se apurar na taça da liga , e continua na taça de Portugal..despedir Peseiro à beira de ir jogar aos Açores e a Londres?. Alguém acredita que não existe mais um negócio à vista para os bolsos de Jorge Mendes?
    Varandas quer sobreviver como presidente e escolheu o caminho de se juntar a Jorge Mendes e aos jogadores, vai certamente dar muito dinheiro a ganhar a Jorge Mendes, virá carregadas de jogadores para o clube e teremos um treinador que não vai passar de um fantoche para aprovar toda esta politica.
    Sporting aos poucos vai perdendo sócios, adeptos, e vamos voltar rapidamente ao ponto que nos deixaram em 2014..é inevitável mas o Sporting está a ser destruído a um ritmo impressionante e os sócios e adeptos vão assistindo..
    A AG do próximo mês de Dezembro será a última oportunidade, ou matam de vez o clube expulsando Bruno de Carvalho e os restantes dirigentes suspensos ou poderemos ainda ter uma esperança de salvar o clube novamente..

    sl

    ResponderEliminar
  13. Caro José,

    Eu acho esta decisão do Varandas arriscada e acertada. Seria mais confortável para ele arrastar a questão Peseiro até ver o que dava. Não seria cobrado como será a partir do momento em que for ele a escolher o treinador. Colocou, na minha opinião, a ambição desportiva do Sporting em primeiro lugar. Viva o grande Sporting! Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo, Gonçalo. Tomou a decisão que tinha que tomar para os superiores interesses do Sporting!

      Eliminar
  14. Meu caro,

    Há um dado que nos falta e que só podemos especular, embora com evidências. O Peseiro é mau treinador e é muito provável que nem saiba sequer treinar uma equipa (a equipa não joga nada nem evoluiu para além das lesões musculares atrás de musculares). É muito provável que os jogadores saibam disso e que o presidente também. Se isso for um adquirido, o que era um suicídio era mantê-lo.

    O Peseiro da primeira vez não foi despedido por ter perdido o campeonato e a taça UEFA. Foi despedido no ano seguinte, depois de derrota atrás de derrota com os jogadores a atirarem a toalha ao chão. Ou muito me engano ou esta espiral recessiva há muito que estava em marcha. O presidente percebeu isso e percebeu que não tinha tempo a perder. Evidentemente, se lhe fosse possível aguentá-lo, tê-lo-ia aguentado. Não me parece que o Varandas se goste de suicidar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      tal como já tinha comentado acima, para nós que estamos de fora, há muita informação que não nos chega e que é decisiva para se tomar uma decisão como a que foi tomada.

      SL

      Eliminar
  15. Post correcto e conciso Leão José Duarte. Excelente análise com a qual concordo em absoluto. Acrescentaria que não compreendo porque estes mesmos sportinguistas, agora tão exigentes com Peseiro, toleraram sem exigir a sua demissão, 3 anos de erros tácticos, físicos, de scouting, de comunicação e de futebol paupérrimo de J.J. Porque J.J. tinha outro estatuto e curriculum? Só se for, mas a merda era a mesma.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)