Modalidades: revista da semana
E as modalidades voltaram! E voltaram com vitórias. No sábado em Sines os leões do andebol disputaram com o FC Porto a Supertaça e venceram por 36-29, com 20-15 ao intervalo. Foi um jogo que começou muito equilibrado com golo cá - golo lá, com empates sucessivos até aos 10-10, altura em que o treinador portista pediu um desconto de tempo, mas quem se aproveitou dessa paragem foi Ricardo Costa, porque quando o jogo recomeçou os leões chegaram aos 12-10 aquela que era, até ao momento, a maior vantagem do encontro, e a partir daqui a vantagem leonina foi aumentando, passando por 15-12, e por 18-14 para chegar ao intervalo com uma vantagem de cinco golos. No início da 2ª parte os leões continuaram a aumentar a diferença atingindo 26-19, vantagem que se foi mantendo semelhante até aos 29-23, altura em que, causado por varias exclusões de 2 minutos de jogadores nossos, os adversários conseguiram reduzir para 29-26. Nessa altura Ricardo Costa pediu um desconto de tempo que acalmou os nossos jogadores que passaram para 31-26, 33-27 atingiram 35-28 para terminar nos 36-29 finais. Nos leões brilhou a grande altura Kiko Costa que obteve 9 golos, sendo que dos primeiros 10 golos do Sporting 5 foram de sua autoria. Também Salvador Salvador, Carlos Álvarez e Natan Suarez estiveram bem com 4 golos cada.
Este já foi o sétimo jogo dos nossos andebolistas de que tivemos conhecimento. Durante o estágio em Serpa defrontaram o Avanca a quem venceram por 40-19. Depois foram até Pontevedra para a disputa do Torneio Interpontes, onde defrontaram o Cangas a quem venceram por 35-28 e o Dínamo de Bucareste com quem empataram 26-26, mas no desempate por livres de 7 metros foram derrotados por 3-5, ficando em 2º lugar no torneio. Seguiu-se a recepção ao Belenenses no Pavilhão João Rocha para a disputa do Trofeu Stromp que terminou com mais uma vitória, desta vez por 43-28, com 21-10 ao intervalo. Foi a apresentação aos adeptos da equipa para esta época com as novidades de Emil Berlin, Carlos Alvarez, Victor Romero e Filipe Monteiro. E sem Pedro Portela que voltou a partir para longe. Voltaram os leões do andebol a viajar, indo até França para em Landerneau realizarem dois jogos para o torneio Challenge Christophe Caraty onde defrontaram o Dunkerque que venceram por 39-27 e o Fenix Toulouse que também venceram com o resultado de 34-25. Voltam os nossos andebolistas a jogar no próximo fim-de-semana indo a Matosinhos para disputarem a Supertaça Ibérica, onde no sábado 30 defrontarão no jogo das meias-finais o Ademar Leon para no domingo defrontarem o Barcelona ou, novamente, o FC Porto consoante os resultados de sábado.
Também o futsal regressou com vitórias. Os leões do futsal acabaram o fim-de-semana a vencer o Record International Masters Futsal, torneio habitual de abertura da época, disputado em Portimão, derrotando no segundo jogo o Barcelona por 5-2, depois de estar a perder ao intervalo por 0-2. Foi um jogo muito disputado com grande pressão defensiva de ambas as equipas, mas com alguma felicidade aos seis minutos o Barcelona obteve o seu primeiro golo num alívio de pontapé para a frente do seu guarda-redes, que acabou por isolar um seu elemento que conseguiu bater Henrique Rafagnin, o nosso guarda-redes na primeira parte. Um minuto depois uma má troca de passes entre os dois leões mais recuados permitiu novamente um catalão a aparecer isolado perante Henrique que nada pode fazer para evitar o segundo golo adversário. Até ao intervalo continuou o jogo muito disputado mas sem nada mais de relevância. A 2ª parte continuou muito disputada mas também mais faltosa. Com 10 minutos jogados Taynan, na marcação de um livre, passa a bola a Merlim que com um potente remate de fora da área faz o nosso primeiro golo. Um minuto depois o Barcelona comete a sua 6ª falta e Merlim na marcação do respectivo livre empata o desafio. A menos de cinco minutos do fim Gonçalo Portugal, o nosso guarda-redes da segunda parte, defende uma bola e faz um passe longo para Ruben Freire, que com outro excelente passe isola Taynan que não perdoou fazendo o 3-2. No seguimento deste golo o treinador catalão pediu um desconto de tempo e pôs a sua equipa a jogar com guarda-redes avançado. Arriscou mas não lucrou, pois a 3 minutos do fim Wesley desarma um adversário dentro da nossa grande área e rematou directo para a baliza deserta fazendo o 4-2, e 17 segundos depois é Taynan que o imita fazendo o 5-2 final. Esta vitória além de provar toda a categoria técnica da nossa equipa, demonstra também a capacidade psicológica dos seus elementos, pois não é qualquer equipa que se vê a perder por dois golos contra uma equipa como o Barcelona e consegue continuar a lutar para virar o resultado.
No jogo de sábado os leões venceram o Parma Futsal por 4-1, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo equilibrado até meio da 1ª parte quando os leões conseguiram 2 golos em dois minutos. Com 9 minutos jogados Tomás Paçó combina muito bem com Diogo Santos num “passe-e-vá” e faz o 1-0 para dois minutos depois Rocha receber um bom passe de Bernardo Paçó e com uma excelente rotação dentro da área aumentar para 2-0. Já no último minuto da 1ª parte os espanhóis conseguiram o seu golo. Na 2ª parte aos 6 minutos Diogo Santos termina no nosso terceiro golo uma boa combinação com Bruno Pinto, depois de este ter desarmado um adversário. E aos 8 minutos Ruben Freire com uma boa assistência de Wesley faz o resultado final.
O futsal leonino já se tinha apresentado com a disputa do Trofeu Stromp onde defrontou o Eléctrico, de Ponte do Sor, que venceu por 10-2, com 5-0 ao intervalo. Foi um jogo em que a superioridade foi enorme, como se percebe pelo resultado, e onde deu para mostrar os novos elementos Bruno Pinto e Felipe Valério, bem como os regressados, após empréstimos, Pedro Santos e Bruno Maior. Foram depois até Oeiras para a disputa da Oeiras Valley Cup, que venceram depois de derrotarem o Sporting de Paris por 7-3 e os Leões de Porto Salvo por 5-2. O próximo jogo dos leões do futsal será a disputa da Supertaça no dia 3 de Setembro em Gondomar a defrontar o Benfica.
Também o basquetebol se apresentou pela primeira vez, quando na quinta-feira foi até Sines colaborar com a Selecção Nacional, no seu último jogo de preparação, antes de ir até Riga disputar o Eurobasket, cujo primeiro jogo será na quarta-feira dia 27. Como seria previsível a Selecção venceu por 82-100. Mas este resultado é um pouco enganador pois a menos de cinco minutos do fim a diferença no marcador era de apenas 3 pontos (80-83) e um parcial de 2-17 nos últimos minutos é que provocou o desnível final. Ao intervalo os leões venciam por 43-41, resultante dos parciais de 23-27 e 20-14 nos dois primeiros quartos. No 3º quarto a Selecção passou para a frente com um parcial 25-31, mas foi realmente nos minutos finais do 4º quarto, parcial de 14-28, que disparou a diferença, algo exagerada com que terminou o desafio. Pode-se aceitar esta queda no período final do desafio pensando que a Selecção tem de estar muito próximo do seu melhor valor e a nossa equipa estava com uma semana de treino. Além que Diogo Ventura e Francisco Amarante, novo elemento da nossa equipa, terem jogado pela Selecção, também André Cruz ainda não recuperou para poder jogar. E a nossa equipa de basquetebol é praticamente toda nova. Além de Diogo Ventura e André Cruz apenas ficaram da equipa da época passada o jovem moçambicano Uwais Razaque e o muito jovem Denis Cherepenko. Saíram 9 jogadores, entre os quais os sete estrangeiros. São nove os novos elementos sendo seis estrangeiros. Neste desafio salientaram-se Malik Morgan que obteve 22 pontos e Stephan Swenson que conseguiu 20 pontos e 7 assistências.
Autor: 8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.