O 4º grande
Não se pode falar no campeonato que agora termina sem falar no SCBraga. Não fora a extraordinária consistência do actual campeão nacional e em Braga, há algumas jornadas, já se celebraria, como só os minhotos sabem, um trunfo inédito. Nasceu o quarto grande? É cedo ainda para o confirmar e são várias as razões. Não há em Braga a militância de Guimarães, como se pôde observar ao longo do ano, e por comparação com a época do 3º lugar de Cajuda. E sem massa crítica é difícil construir impérios. Uma andorinha é pouco para anunciar primaveras. E, em definitivo, para se ser grande é preciso selar o estatuto com campeonatos. O Braga foi grande, portou-se como tal, mas falta-lhe ainda esse passo que o credibilize. Há porém no nosso homónimo bracarense várias lições a retirar. Gastaram menos para serem melhores, ficando curto o cobertor do orçamento que tem servido para tapar as nossas misérias. E o êxito de Domingos está alicerçado no bom trabalho de Carlos Freitas, comprovando que sabe dançar consoante a música que sai do departamento financeiro. Servindo muitas vezes de bode expiatório, deixou agora pelo menos a interrogação. O que foi diferente afinal em Braga? Não terão sido os dirigentes a quem teve que prestar contas?
Quem é afinal o 4º grande? De há muitos anos a esta parte o F. C. Meandros, que em muitas ocasiões reparte o titulo com o campeão. Dele são as manobras de bastidores, os favores de arbitragem, as sentenças iníquas da “justiça” desportiva. Auto-financia-se com o próprio dinheiro do futebol, cobrando favores, promoções e até viagens. Vive do medo de uns, da incúria de outros e do silêncio conveniente dos que acham que dele se podem vir a servir. Tendo em conta a pequena diferença final, nunca se saberá se o SLBenfica não precisava de partilhar com este clube medonho a sua vitória. Por isso quando se olha para as faixas de campeões, não se pode deixar de reparar em 2 nódoas constrangedoras: o critério disciplinar dos árbitros, que ditaram um número anormal de jogos em superioridade numérica, e as decisões cirúrgicas do Conselho de Disciplina. O que dizer da alegria dos adeptos? É inteiramente justificada, até porque grande parte quer apenas ganhar. Esta é bem capaz de ser a semana ideal para voltar a acrescentar o tal ponto percentual ao IVA…
Dirão que falo por despeito, e que não tenho credibilidade para o fazer, atendendo à classificação do Sporting. Quando ficamos a um ponto também me disseram que era mau perder. Eu digo que dá muito jeito ao F.C. Meandros e seus seguidores que as luzes se virem sempre para outros lados.
LdA,
ResponderEliminarComo se costuma dizer "Pimenta nos olhos dos outros, para mim é refresco".
Sempre foi e sempre será assim... Muita da alegria a que assistimos este ano deriva do facto da máquina (vulgo "sistema") que sempre se lamentou estar do lado dos da cidade da Invicta, estar este ano do lado deles.
Mas mais do que admitir que essa "estrelinha de campeão" esteve com eles, giro é ver que não existe uma nesga de humildade no novo campeão - que já o era em Julho de 2009 - com a Dream Team v10.
Para mim, não está em causa o futebol praticado, as goleadas e resultados obtidos, está sim a forma como alguns tiveram um determinado empurrão - intencional, premeditado ou mera coincidência. Certo é que no arranque do campeonato, 3 ou 4 jogos com penalties e dois jogos com golos além da hora, trouxeram ao actual campeão a confiança que depois foi consolidada com o FC Meandros.
Quero que o meu Sporting vença. A todo o custo? Penso que não... Da mesma forma que admiti que o Jardel e o JVP foram fiteiros ao longo de uma época inteira e houve muitos lances duvidosos, gostaria de ver a honestidade de admitir o mesmo.
E comparar tudo isto com a supremacia de outros tempos só pode ser brincadeira. Normalmente, outros campeões já o eram a 4 ou 5 jogos do final do campeonato...
SL
Uma crónica perfeita!
ResponderEliminarAcrescento quatro pontos:
- A partir de agora é mais dificil dentro do Sporting justificar inexitos com orçamentos. O orçamento do Braga é claramente inferior ao nosso e infinitamente superior ao do FCP e no entanto o Braga ficou á nossa frente e á frente do FCP...
- Carlos Freitas era muito mau em Alvalade e no entanto em Braga... Hugo Viana, uma das pedras basilares do Braga, foi rejeitado por Paulo Bento para Alvalade...
- Com a pontuação alcançada, penso que o Braga teria sido campeão em algumas das ultimas 4 epocas (não tenho os numeros presentes, mas penso que o campeão FCP não terá feito pelo menos em todos os ultimos 4 campeonatos a pontuação do Braga deste ano)!
- O FC Meandros de facto este ano foi rei e ajudou muito á festa de ontem. O Benfica jogou sem duvida o futebol mais bonito, mas...teria sido campeão sem o recurso ao F.C. Meandros? A duvida vai sempre subsistir e ofusca o brilho da vitória...
"- Carlos Freitas era muito mau em Alvalade e no entanto em Braga... Hugo Viana, uma das pedras basilares do Braga, foi rejeitado por Paulo Bento para Alvalade..."
ResponderEliminarCaro JG,
Aí o demérito é de quem não quis ficar com o Carlos Freitas ou de quem não quis o Hugo Viana?
É que sinceramente, atribuo mais responsabilidades dos resultados do Braga a toda a estrutura organizativa do que ao próprio Carlos Freitas. Este pode contratar o que quiser, mas se não existir um modelo coerente e rigoroso, os jogadores não terão as devidas oportunidades e/ou estabilidade para jogar.
Quase chegaria ao risco de dizer que o Tiui, o Koke ou qualquer Farnerud, "neste" Braga parecia uma grande contratação.
O Braga também deve o segundo lugar a algumas arbitragens bastante escandalosas, não nos podemos esquecer. É muito grave que em Portugal só se obtenham êxitos com estes "expedientes". Isso é que é o mais preocupante para nós. Muito mais que o orçamento do beifica ou do puarto.
ResponderEliminarPara o ano o porto vai voltar á luta, o benfica vai continuar forte e o braga se conseguir manter a linha base de jogadores que tem, vai também continuar a atrapalhar lá na frente.
ResponderEliminarQuanto a nós teremos sempre uma luta tremida pelo 4º lugar com um treinador que esta época também o andava a disputar e afinal nem em 5º conseguiu ficar.
Com esta direcção nem hoje, nem amanha, nem nunca conseguiremos ganhar o que quer que seja. Tão simples quanto isto.
SL e viva o Sporting de antigamente.
Meu caro
ResponderEliminarLi e não reparei em qualquer despeito: é um texto muito lúcido e sem qualquer pinga de folclore.
Touché.
(um benfiquista)
Que líricos,eu venho aqui e deliro.Mas no bom sentido pq gosto de vir aqui.Os sportinguistas são de facto diferentes,anjinhos anjinhos...quase a roçar a inguenuidade mórbida.Pensam de facto que aqui em Portugal ganha-se ou perde-se devido à competencia ou incompetencia de quem se senta no banco ou entra no relvado.
ResponderEliminarO SCP ou assume a sua belenização ou começa a mexer cordelinhos na CD da Liga e na Comissão de Arbitragem.
Este campeonato ganho pelo benfica foi igual a tantos outros ganhos pelo fcporto,com casos atrás de casos,castigos,critérios disciplinares escabrosos ao ponto de árbitros darem amarelos por agressões,jogadores adversários cirurgicamente suspensos,casos em tuneis onde o denominador comum passou sempre sem castigos.
Não acordem não...
os verdadeiros campeões
ResponderEliminarhttp://4.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/S-f8za7V8bI/AAAAAAAAAlM/Fe5jdRICiTs/s1600/campeoes+200910_b.jpg
Excelente reflexão, com conta peso e medida. Parabéns!
ResponderEliminar