sábado, 22 de maio de 2010

Olá Zé



Como estás? Feliz, suponho, depois de mais uma vitória e de terminar a época com aquela sensação de ter cumprido o dever de forma exemplar.

Escrevo-te estas palavras porque falaste de mim. Referiste-te antes do jogo de hoje ao futebol português e aos seus adeptos. Disseste que os adeptos nacionais se dividiam em dois grupos.

Aqueles que gostam de ti e que queriam que tu vencesses e os outro, os que não gostam de ti e festejam as tuas derrotas. Pois bem, não sou nenhum deles. Fui muito crítico à forma como jogaste o jogo em Barcelona, acho e continuo a achar que aquilo não devia ser permitido, aquilo não é futebol, aquilo não é um jogo.

Mas enganas-te quando pensas que quero a tua derrota, não quero, muito menos a desejo.

Não gosto do teu estilo público, aquela imagem que cultivas de arrogância e desprezo, mas não confundo isso contigo. Não sei quem tu és, provavelmente nunca nos cruzaremos nem nunca iremos jantar juntos para eu perceber melhor quem realmente és.

A história da camisola do Sporting passada em Alvalade, impede-me de alguma vez te querer voltar a ver na nossa família. Olha manias de adeptos que têm mais coração do que cabeça.

Porém todos estes contras não me impedem de te dar os meus sinceros parabéns por mais esta conquista e de sentir um gostinho especial pela derrota do Bayern. A tua equipa fez um jogo brilhante, todo ele equilíbrio, todo ele ilusão e veneno. Exactamente aquilo que gostava de te ter visto fazer em Barcelona.

Para ajudar a festa senti um gostinho de vingança, estava na Alemanha quando eles eliminaram o Manchester e senti que não gostaram nada de ver dois portugueses a celebrar os golos de Nani, pior quando disse que era Sportinguista…

Imaginas? Não imaginas nada, tu normalmente ganhas! Não tens de te aturar. Bom a conversa já vai longa, deixo-te de presente este vinho porque sei que gostas de recuperar ao sabor de um bom néctar. Quando quiseres reclamar o prémio é só enviar um mail, faço questão de te o entregar pessoalmente.

È um monocasta (como algumas vezes te defino), um Baga aqui da Bairrada, acompanharia de forma excelente o pior leitão que jantaste, antes de assinar pelo Porto. Ora vê lá se a descrição não te assenta bem.

“Mostra uma saúde notável, cor fechada, boca muito cheia e uma grande persistência, apresenta também a tradicional adstringência.É um vinho que quase se mastiga, que se impõe pelo contraste com os vinhos da moda, com fruta, fruta e mais fruta. Um vinho “daqueles” de quando a Bairrada era só para alguns apreciadores.”

Parabéns Mourinho, e dá um abraço meu ao Manel quando o vires por Setúbal. Diz-lhe que temos saudades dele.

38 comentários:

  1. Grande escrito!!!

    O meu bem haja, a um Leão que escreve assim...

    ...para o José Mourinho, obrigado por mostrar que a competência é recompensada... ali não há túneis, nem Ric. Costa, nem fruta...

    ...mito? Não sei... mas que ganha sempre, lá isso é verdade!!!!

    ResponderEliminar
  2. Hoje foi a primeira vez que 'torcia' por Mourinho. Bem, a dizer a verdade não era bem por ele, mais pelo INTER, a equipa italiana com que mais simpatizo e, claro, contra o Bayern, com as suas péssimas recordações atreladas. Enfim, duas espinhas encravadas que vão levar mt tempo a passar. O Milito ajudou a desencravar, um golo para cada uma das espinhas...

    LMGM:

    Mais uma vez o Zé, com a sua 'pouse doutoral' e arrogante enganou-se. Os tugas amantes do futebol não são só brancos (os que 'estão com ele') ou negros (os que festejam os desaires dele), há mt tonalidades intermédias de cinzentos. Tu e eu estamos nesse lote.

    Ainda bem que o Zé está a caminho de Madrid. Dps de tantos anos vou, finalmente, vibrar com as derrotas do Zé. Naquele clube 'descolorido' que aprendi a detestar desde puto. Situação perfeita: junta-se a fome com a vontade de comer. E Visca Barça! Pois claro...

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber o que é que alguns sportinguistas pensariam e diriam se o Mourinho em vez de ter rasgado a camisola do Rui Jorge tivesse rasgado a camisola do Nuno Valente, ou seja, caso estivesse do nosso lado.
    "Grande sportinguista, assim é que é, ah valente."

    Leão de Alvalade, achei graça ao comentário no post anterior.
    É preciso ter-se de facto um grande complexo para equacionar toda uma teoria em que se cola o Guardiola, as suas ideias ou acções a uma atitude cínica. Imbecilidades.
    Há de facto uma grande diferença entre realidade e opinião, e o mais grave é que tudo isso pega-se e contagia-se. Nunca como nos dias de hoje houve tanta matéria publicada sobre os mais variados temas e, ao mesmo tempo que isto acontece, nunca como nos dias de hoje há tanta merda a ser publicada e consumida por tanta gente.
    A necessidade de complicar é tanta que fica difícil separar o que é invenção do que é facto. O que o complexado que escreveu isso se esquece é que por mais narrativa e prosa que exista a envolver uma mentira, a realidade objectiva última sobre aquilo que versa continuará imutável, porque esta (realidade) é só uma, já narrativa: há muita. E não passa disso mesmo, mera narrativa ...
    Infelizmente - se quisermos levar a questão para planos mais importantes - não é só no Futebol que se verifica esse fenómeno.

    E já agora a mesma coisa pode dizer-se sobre o tema Mourinho: os anti-corpos sobre ele não nasceram com o Rui Jorge, porque eu tenho memória e consigo lembrar-me que a conversa sobre o "carácter do Mourinho" começou bem antes disso. Começou numa altura em que ninguém ainda o conhecia bem.
    Sabem quando é que começou?
    Começou a partir do momento em que se percebeu que ele de facto tinha qualquer coisa de diferente e de melhor. Por isso das 3, 1:
    - Inveja.
    - Inveja.
    - Ou inveja.
    Não há outros motivos para se desejar ou vibrar com as derrotas dele.
    E esta inveja - para os mais pragmáticos que conseguem arranjar e explicitar 100 motivos diferentes para falar mal do homem - não é inveja pela taça ou campeonato que ganhou nem é inveja pela fama que angariou ou pelo sucesso que vai acumulando.
    É outro tipo de inveja, é aquela inveja que algumas almas sentem por algo que não compreendem muito bem e sobre a qual não retiram integral entendimento.
    É um muito humano - e pequeno - fenómeno, este, infelizmente.

    ResponderEliminar
  4. Conheci pessoalmente o zé quando ele era apenas zé e sempre o achei um gajo porreiro até ele ser o que é hoje. Deixo que a psicologia explique o "special" fenómeno que ele é hoje.

    Pessoalmente também fico pela zona cinzenta, o que , convenhamos é difícil com o zé. Nunca seria capaz de me juntar aos que impediram a entrada de Mourinho no sporting mas também acho que em Portugal treinou os clubes adequados ao seu perfil: o slb pela arrogância, o fcp pela trapaça, sem coragem de assumir os erros (camisola Rui Jorge)e o Leiria de Bartolomeu. Tirando isso quem sou eu para discutir os seus méritos como treinador. Se ele não fosse bom, como seria se fosse. E como dizem os italianos, a diferença entre Deus e Mourinho é que Deus nunca se sentiu Mourinho...

    Quanto à observação relativa ao jogo do Barça e que toca ainda a temática de ontem parece-me um pretexto de quem não gosta mesmo nada de Mourinho. Esse jogo deve ser visto isoladamente. tendo em conta as circunstâncias em que foi disputado. Se é difícil jogar com 11 contra o Barça mais ainda o é com 10. Foi feio, mas Mourinho fez o que lhe competia. Mas aproveitar as circunstancias que ditaram esse jogo para etiquetar Mourinho é isso sim cínico.

    E isso digo eu que prefiro de longe Guardiola, do seu futebol ao seu perfil pessoal.

    ResponderEliminar
  5. Bom da minha parte é fácil explicar pq não gosto especialmente do special one:

    Não simpatizo com gajos arrogantes tipo: "raramente tenho dúvida e nunca me engano". Não gosto do ar de gozo, dele, do ar de superioridade, do ar de convencido, do ar doutoral, não gosto da personalidade do bicho.

    Ainda dou valor à humildade dos verdadeiros campeões. Olhem, do Manel, p.e. . Que por acaso até foi dos primeiros a auxilíar e a ensinar o Zé...

    Mourinho (muitas vezes) não respeita os adversários. A camisola do Eui Jorge rasgada cobardemente na cara do Paulinho é só um lamentável de mts outros episódio... Não gosto, mas reconheço a sua gde capacidade enquanto técnico. Mesmo assim, não o queria a treinar o meu SCP. Tenho memória e tenho (muito) sentimento. E quem não sente...

    MHumberto:

    Inveja é um sentimento mt forte... É um dos condimentos de que se alimenta o ódio. Felizmente não sinto nem inveja, mt menos ódio por ninguém e sinto-me mt feliz assim, pelo que se depender de mim, prefiro assim manter-me. No fundo, tenho tido sorte na vida, já q ninguém me fez mal a esse ponto.

    SL

    ResponderEliminar
  6. boas
    eu sou fá do Zé, ele é da minha cidade e um grande homem, eu não só desejo que ele ganhe como ontem foi festejar esta vitoria!!
    Grande MOU

    4ever somo nos!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Inveja e maniqueísmo. Em Portugal ou se é bom ou se é mau e quando se é bom é-se contra alguém. Julgo que foi da disputa da meia-final que nasceu a discussão Mourinho / Guardiola. Aceito que se goste mais de um que de outro, de ambos, não aceito é aqueles argumentos de que falávamos no post anterior.

    Isto é um pouco como estar a discutir se um sóbrio Audi A8 é melhor do que a exuberância contida de um BMW série 6 convertível. Aceito argumentos a favor de um ou de outro, o que me pareceria risível seria dizer que um não presta porque por exemplo a BMW ajudou o esforço de guerra do Terceiro Reich.

    ResponderEliminar
  8. Entrada de rompante no andebol. 1-5 em 5 min

    ResponderEliminar
  9. Futsal:

    SCP nas meias-finais do play-off, aós dupla vitória por 6 -1 (ontem e há pouco) no Pavilhão Paz e Amizade em Loures.


    ---
    Andebol:

    Daqui a pouco joga-se a primeira mão na Polónia.

    Força SCP!

    ResponderEliminar
  10. 3-10. O Hugo está muito passivo, não pode ser. Tem que vir para o corrimão e encher a paciência do defensor esquerdo dos polacos.

    ResponderEliminar
  11. três ataques falhados e 6-10. Eu avisei Hugo...

    ResponderEliminar
  12. 11-13. E o Hugo já está de pé.

    ResponderEliminar
  13. intervalo: 13 - 14.


    O GR deles desatou a defender... Falhamos mt ataques na parte final da 1.ª parte.


    FORÇA LEÕES!

    ResponderEliminar
  14. 18-20. 44 min., o Hugo subiu muito de produção. Só é pena o cachecol parecer uma gravata.

    ResponderEliminar
  15. Grande plano do Hugo!!!!!!! Á Leão!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Hugo ao rubro!!!!!!!!!! 25-27 !!!!

    Vitória Vitória Vitória!!!!!!!!!!!!

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. VITÒRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




    25 - 27!

    ResponderEliminar
  18. Isto é o Sporting!!!

    Cegamos demasiado com o futebol. Andebol... futsal...E só é pena faltarem algumas muito importantes.

    ResponderEliminar
  19. Virgílio,

    "Bem, a dizer a verdade não era bem por ele, mais pelo INTER, a equipa italiana com que mais simpatizo..."

    Somos 2.


    Todos,

    Excelentes vitórias no futsal e andebol. Dentro de uma semana espero estar a vibrar com a conquista da Challenge!

    ECLETISMO SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  20. Entre um tipo que se julga o Melhor e esfrega isso no nariz do Mundo e um tipo que é o Melhor do Mundo mas que dá de barato o facto admitindo haver melhor, fico com o segundo.

    Nem Mourinho (nem CR9) encaixa neste último perfil nem eu me considero um gajo invejoso.

    À parte isso torci pelo Inter e gostei de ver o José festejar com o seu puto às costas.

    Pró ano continuarei blau grana.

    ResponderEliminar
  21. Acho que só vamos poder comparar Mourinho ao Guardiola, quando o Guardiola treinar outro clube. Ai sim, vamos poder comparar qualquer coisa.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Só uma coisa.
    Penso que a comparação Guardiola - Mourinho não é um exercício que faça - nesta altura - muito sentido.
    O Mourinho ainda é jovem mas treinou o seu primeiro clube em 2000. Pegou nos lampiões e não demorou a mostrar resultados, foi colocar o Leiria em 3º, arrasou tudo no Porto, arrasou no Chelsea e arrasou no Inter, e arrasará em Madrid. Criou empatia e deixou saudades em todos os sítios por onde passou e já tem uma estaleca e uma e experiência enormes, está preparado para tudo e já experimentou todas as realidades que importa experimentar no futebol de alto nível - tirando talvez a secção das selecções nacionais, coisa que fará um dia mais tarde, para, aí também, vencer.
    Guardiola pegou pela primeira vez numa equipa em 2008 e ainda não esteve noutra realidade que não a do Barcelona. A verdade é que não sabemos o que Guardiola será capaz de fazer num clube diferente, num campeonato diferente. Tenho para mim que fará maravilhas pois tem conhecimentos tácticos e excelentes métodos de trabalho e motivação, mas não sei se é um génio da gestão como o é Mourinho, o maior de todos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)