Tinha já redigido esta reflexão quando hoje tomo conhecimento da notícia de
demissões no Conselho Leonino, mais concretamente de elementos da lista de Pereira Cristóvão, designados como elementos de oposição. Não podia ser mais a propósito.
Os conselheiros supra-citados confessam a inutilidade do órgão como confirma a sua falta de actividade há mais de 6 meses. Desconheço se o mesmo não sucede também com o Conselho Directivo do clube, mas não ficaria muito surpreendido se assim fosse. Mas o que me surpreende é o silêncio estabelecido em torno do clube, como se houvesse um pacto, ou como se nada houvesse a dizer por parte daqueles que foram eleitos. São muito mais evidentes as suas omissões e silêncios do que as repercussões dos seus actos. Será provavelmente resultante de alguma limitação minha, talvez imposta pela distância a que vivo de Alvalade, mas de há muito tempo a esta parte que não consigo perceber o que fazem os elementos que compõem os actuais corpos sociais do nosso clube. Mais ainda quando o momento do clube merece reflexão profunda.
A pergunta que não deixo de fazer vezes sem conta é que tipo de relação têm então os dirigentes do Sporting com o clube que dizem amar. Sendo muitos dos actuais e anteriores membros dos corpos sociais referências nas suas actividades profissionais – gestores, empresários, juristas, médicos, economistas, etc., etc. – conseguiram-no certamente com o rigor e o empenho com que se dedicaram na sua afirmação profissional, pessoal e social. Mas, olhando para os resultados das suas presenças nos órgãos sociais, não se encontra qualquer paralelo entre as suas conquistas pessoais e as marcas que deixam na sua passagem pelo clube.
Algo de profundamente errado tem que estar por detrás isto. Ou é o modelo de governo do clube, ou são as pessoas ou a forma como estas são seleccionadas e claro, as próprias opções dos adeptos quando chamados a escolher. JEB tem estado sob fogo cerrado, muitas das vezes por culpas próprias. Mas quer-me parecer que há muita gente escondida atrás dele, ou a simplesmente a fazer figura de corpo presente.
Não é de estranhar o ruído dos adeptos. Imaginem um autocarro da Carris. Se, ao descer a calçada de Carriche, ele aparenta falta de controlo, é natural os passageiros comecem a murmurar. Alguém os pode censurar? É que é quem dirige quem toma as decisões. Ou devia ser.
Não sei como é hoje, mas no tempo de Soares Franco, o próprio Conselho Directivo passava meses largos sem reunir, o que é absolutamente espantoso...
ResponderEliminarEu sou profundamente contrário à ideia de que o Sporting é um clube elitista, mas olhando para muitos dos membros do Conselho Leonino não consigo deixar de pensar o que é que lá estão a fazer. Perdoe-se a franqueza de linguagem, mas acho que para muitos é tão somente uma questão de 'cagança'.
ResponderEliminarÉ que se em alguns reconheço esforço, dedicação e devoção ao Sporting noutros acho que apenas foram nomeados e aceitaram o lugar como símbolo de estatuto social e como tal o que se lhes 'exige' é tão somente fazerem figura de 'burrinho de presépio'. Os que não tiverem perfil para isso, que saiam.
Como tal, acho que o post acerta nas questões ("Ou é o modelo de governo do clube, ou são as pessoas ou a forma como estas são seleccionadas e claro, as próprias opções dos adeptos quando chamados a escolher."), simplesmente considero que a razão do não funcionamento e inutilidade dos órgãos sociais resulta da combinação de todos aqueles factores.
Calma porque o cabeça de cotonete embora esteja em alvalade á cerca de 10 anos, passou os últimos 7 meses a reorganizar o clube para que para o ano possamos lutar com benfica, porto e principalmente braga um lugar nos 3 primeiros.
ResponderEliminarAs coisas estão a ser tratadas internamente e estes elementos que se demitiram apenas estavam a estorvar, é preciso elimina-los e deixar governar quem realmente percebe do assunto.
SL e viva o Sporting de antigamente.
Exacto... na verdade o moço tem estado estes meses todos a trabalhar numa poção miraculosa. Com ela, vamos ter um JEB competente, criterioso, ambicioso, mobilizador, cheio de capacidade de liderança e de visão!
ResponderEliminarBasicamente o homem vai deixar der ser um incapaz!
Sendo um órgão consultivo e que se reúne de forma espaçada, mais de 6 meses entre cada reunião, qual é sua utilidade?
ResponderEliminarPorque se com a época que tivemos, não se reuniram para debater o estado do SCP, vão fazê-lo quando a situação for inversa? Para quê? Palmadas nos ombros e afins?
Extinga-se este órgão de "notáveis" que mais não é que um desfilar de vaidades e meio de ganhar notoriedade.
Se fosse 'só' o CL a ser inexistente...
ResponderEliminarA enorme maioria dos membros eleitos para os restantes Órgãos Sociais (CD, AG e CFD)do SCP, estão lá a fazer exactamente o quê? Dar palmadinhas nas costas ao inimputável?... A rir às custas das barbaridades que ele debita? A comer croquetes? Ou não será q aceitaram apenas e só para fazer o frete e/ou pq é 'chic' aparecer nas listas?
Pessoalmente, concordo com a atitude destes conselheiros eleitos na lista de PPC. Se o CL não serve para rigorosamente nada, continuam para quê? Aconselhar não será... seguramente...
SL
JVL:
ResponderEliminar"Sendo um órgão consultivo e que se reúne de forma espaçada, mais de 6 meses entre cada reunião, qual é sua utilidade?"
A questão é mais grave do que isso. Os elementos demissionários várias vezes solicitaram o convocação do CL, o que nunca foi atendido. Ao não verem atendidos os seus pedidos é natural a posição tomada.
Devo dizer que quando li a noticia a minha primeira reacção foi pensar: "bolas mas afinal desistem facilmente. Depois de lido a cara enviada a Dias Ferreira sou obrigado a compreendê-los. Aqui fica, via Site de Apoio:
"Exmo. Senhor Presidente,
É do conhecimento geral que o Sporting Clube de Portugal vem atravessando, desde alguns anos a esta parte, um dos períodos mais conturbados da sua história, necessitando, por isso e para o ultrapassar, do contributo e apoio incondicional dos seus sócios.
Por assim o entendermos, por paixão e devoção ao clube do nosso coração, aceitámos integrar, sem reservas, a lista para o Conselho Leonino encabeçada por um dos ora signatários, concretamente por Luís Aguiar de Matos.
Mas fizemo-lo, também, por entendermos ser o Conselho Leonino um órgão importante para o bom desenvolvimento do Clube, através do contributo de todos os seus membros.
Todavia, não decorrido um ano, somos forçados a concluir o contrário!
Com efeito, verifica-se que o Conselho Leonino já não reúne desde o mês de Novembro de 2009, isto é, há cerca de 6 (seis) meses, não obstante os muitos
momentos difíceis e sensíveis por que passou o nosso Clube durante a época que está agora a findar, o que para nós é manifestamente incompreensível e censurável.
Verifica-se, também, que o Conselho Leonino não reúne desde aquela data, não por vontade ou por falta de interesse de alguns dos Conselheiros eleitos, designadamente por parte dos Conselheiros ora signatários, mas sim por falta de interesse de V. Exa., enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral, do Presidente do Conselho Directivo, do Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar e da larga maioria dos restantes membros que o compõem, bem patenteada pelo facto de nunca terem respondido afirmativamente aos pedidos formulados para esse efeito.
É forçoso, pois, concluir que o Conselho Leonino é, na actualidade, um órgão que não reúne, não produz e que não é chamado a participar na vida do Clube.
Estando ferido na sua essência o espírito que presidiu à nossa candidatura e eleição, por esgotada que está a possibilidade de podermos servir o Clube, enquanto Conselheiros Leoninos, de forma activa, livre e cooperante, vimos apresentar a nossa resignação aos cargos para que fomos eleitos, com efeitos imediatos, o que fazemos em nome do respeito que se nos impõe observar pelo Sporting Clube de Portugal e por todos os seus sócios.
Com os melhores cumprimentos,
Luis Aguiar de Matos
Margarida Caldeira da Silva
Luis Dória Cortesão
Carlos Paiva Raposo"
Como devem compreender dada a minha "posição", obviamente que não é algo que constitua uma novidade para a minha pessoa...
ResponderEliminarSL
Virgílio,
ResponderEliminarA questão também é essa, o Sporting actualmente parece um 'one man (bad) show', pois não se vê ninguém de nenhum dos órgãos sociais a tomar uma atitude, são só adeptos do 'c_roquette'?
LdA,
ResponderEliminar"A questão é mais grave do que isso. Os elementos demissionários várias vezes solicitaram o convocação do CL, o que nunca foi atendido. Ao não verem atendidos os seus pedidos é natural a posição tomada."
Não é a 1ª vez que oiço isso. Antes das eleições falou-se exactamente nesse problema - se não estou em erro foi o Aguiar de Matos.
É grave que esses pedidos não sejam atendidos, obviamente, mas sempre me questionei àcerca da utilidade desse órgão consultivo.
Optaram por demitir-se; respeito, compreendo e possivelmente teria feito o mesmo. Ainda assim, não invalida em nada a minha opinião acerca do mesmo.
Isto demonstra que o JEB acha que vai tudo sobre rodas. O meu receio aumentou e muito.
Quanto se tem um déspota a frente do clube é difícil esperar melhor que isto.
ResponderEliminarEu posso, eu mando (cof cof), o Sporting sou eu.
Para quê ligar a ralé?
Que chatice!
ps – temos que admitir uma coisa. Ele é coerente, quem fugiu de debates em plena campanha eleitoral, deixando os 3 comentadores da tv fazendo o serviço de plagiar a campanha opositora (aqui, eduardo barroso, foi um mestre); temos que convir que há coerência.
Leia-se Quando* e não Quanto, desculpem.
ResponderEliminar10A:
ResponderEliminarExactamente! Se não são apenas e só adeptos do c(r)oquet(t)e, parecem...
E na SAD 'idem aspas', temos o DdF Costinha... e (após alguns segundos a pensar) só me lembro de mais o 'team manager', ou lá o que é, Salame Garçon (ex de ex de ex qlq coisa dentro da 'estrutura'...)... É pois, mt naturalmente que se tem q recorrer aos 'préstimos' de uma gestifute qlq...
Olha, estamos entregues...
SL
---
Hugo:
Há reacções da AAS face aos últimos desenvolvimentos?
Abraço.
----
FCS:
"...na verdade o moço tem estado estes meses todos a trabalhar numa poção miraculosa. Com ela, vamos ter um JEB competente, criterioso, ambicioso, mobilizador, cheio de capacidade de liderança e de visão"
LOL. Valha-nos o humor (negro?; verde?) para não desesperar...
SL
Confesso que assim de repente, não me ocorre um único nome dos restantes membros da direcção do Sporting Clube de Portugal…. Admito que seja apenas falha minha.
ResponderEliminarCuriosamente, assim de repente lembro-me de nomes como José Manuel Roseiro, Abílio Fernandes ou Tomás Aires… dos tempos do Sousa Cintra.
Porque será?
Virgílio,
É puro azedume!!! :)
Caros,
ResponderEliminarA AAS apresentou recentemente uma proposta ao Sporting Clube de Portugal para a reforma do funcionamento do Conselho Leonino.
Aqui fica o link:
http://www.aasporting.com/pdf/AAS_Modelo_CL.pdf
Falando em Conselho Leonino, não há ninguem que cale este tipo???
ResponderEliminarBolas!!!
Refiro-me à sua eminência Rui Oliveira e Costa.
ResponderEliminarFCS:
ResponderEliminarSe ele não fala no CL ao menos deixa-o falar no "Pograma" :-)
jaugusto:
ResponderEliminarEle que fale onde quiser desde que pare de diminuir o Sporting Clube de Portugal.
A imagem que ele projecta do Clube é horrorosa! Só aquele discurso do 2ºlugar... que nojo!!
Caros amigos,
ResponderEliminarComo sabem não tenho a disponibilidade que gostaria para participar neste querido espaço compartilhado por sportinguistas de coração nobre como todos aqui são.
Dada a sensibilidade do tema, informo-vos em primeira mão que os ora demisssionários conselheiros leoninos informaram-me em primeira mão da sua decisão, ainda antes da mesma ser comunicada ao PMAG, num gesto de enorme simpatia, cortesia e respeito. Eles sabem bem o ambiente que se respira naquelas reuniões e das dificuldades que nós, conselheiros da AAS, iremos ter de forma acrescida doravante.
Não obstante, devo-vos dizer que um dos pontos do programa da AAS era precisamente a reforma do Conselho Leonino por entendermos que era um orgao inócuo, o que, na prática, foi plenamente comprovado. Mas tão não se configurou como uma surpresa. Muito pelo contrário.
Entendendo a argumentação dos conselheiros demissionários e sem querer fazer qualquer critica, considero que será sempre muito mais fácil desistir e "deixá-los" governar a seu belo prazer sem terem que ouvir as verdades nos lugares certos. E é para isso que ali estamos. Para dizermos o que pensamos, nem que seja uma vez por ano. Também nós pedimos imensas reuniões que não foram aceites, porque para serem obrigatoriamente aceites é exigida a aprovação de 1/3 dos conselheiros. E nós somos só 3...
Mas não desistimos do Sporting Clube de Portugal. Nem hoje, nem ontem, nem amanhã.
Contem connosco! TODOS! Os que votaram em nós, os que não votaram e simpatizam connosco e todos aqueles que não simpatizam com as nossas posições. O objectivo é uno : Sporting Clube de Portugal.
Um abraço,
Pedro Faleiro Silva
Conselheiro Leonino
Associação de Adeptos Sportinguistas
PS: Em breve contarei expor esta e outras posições da AAS publicamente num jornal da especialidade. Temos estando calados, mas o silêncio não é sinónimo de desatenção...
FCS,
ResponderEliminar"Ele que fale onde quiser desde que pare de diminuir o Sporting Clube de Portugal.
A imagem que ele projecta do Clube é horrorosa! Só aquele discurso do 2ºlugar... que nojo!!"
Apesar de não acompanhar esses programas, chega até mim o eco dos mesmos. O ROC, com o discurso dele, é mais terrorista e taliban que qualquer um dos Sportinguistas que assim foi conotado pelo JEB.
Seria bom que tal fosse revisto, pelo próprio ROC - o que duvido pois parece-me ser um imbecil de 1ª - ou então que alguém da comunicação do SCP, o fizesse junto dele - o que me parece difícil pois política de comunicação do SCP = 0 ou perto disso.