domingo, 2 de maio de 2010

Caixinha de surpresas


Não se pode dizer que tenha sido uma grande surpresa a revelação ontem feita por Carvalhal. Há muito que se percebeu que o futebol do Sporting – pelo menos… - é uma caixinha de surpresas desagradáveis. Cada vez que se abre o que se vislumbra não são palhaços reluzentes ou meninas surpresa, como nos aniversários dos filmes. É lixo, que preferimos ignorar e varrer para debaixo do tapete, fazendo com que ele volte aparecer na próxima ocasião. E assim não é por acaso que estamos em equidistância pontual com o último e o primeiro e até o Setúbal é um exemplo melhor que o nosso.

Não deve haver Sportinguista que tivesse gostado do viu ontem. Carvalhal decidiu não deixar passar em claro as humilhações e tratos de polé a que foi sujeito, servindo a sua vingança na cadeira ainda quente de treinador do Sporting. Não gosto, mas não julgo. E os que se apressam a acusar o ainda treinador de falta de carácter e de ter personalidade fraca esquecem-se de pelo menos 2 factos importantes: se pensasse exclusivamente nele i) há muito que teria batido com a porta e hoje estaríamos por certo mais longe de manter o pouco de que nos podemos orgulhar: não termos nunca ficado abaixo de 5º lugar. De igual modo, ii) poderia estar de malas aviadas, mas cheias com uma indemnização por quebra de contrato.

Os que julgam que todo o mal desta época se esconjura com a sua saída não só se enganam como são ingratos: em condições difíceis de imaginar e mais difíceis ainda de suportar, conseguimos pelo menos sair de cara lavada das competições europeias, que, com um miligrama mais de sorte poderia ter sido uma história melhor. E deixou aberta uma janela para o regresso do bom futebol a Alvalade.

Mas a revelação de Carvalhal é sobretudo um alerta para Costinha e Paulo Sérgio e também para todos nós. Trabalhar sob a chuva de uma liderança (?) instável é uma profissão de alto risco e o julgamento que fizermos desse trabalho tem que ter em conta esse terrível handicap. Por isso eles merecem a nossa solidariedade. Há porém uma grande diferença que nos separa: quando se fartarem arrumam as malas e vão ser felizes para outro lado. Nós, os adeptos temos que aguentar o que der e vier.

10 comentários:

  1. Boas,

    Este artigo é um complemento do anterior mas temo que, com esta cadência de acontecimentos, estaremos continuamente a ser bombardeados com notícias de incompetencia da direcção do nosso Sporting!

    Não se pode culpar apenas o JEB-cotonete!! Se temos um presidente louco e incompetente que continuamente nos destroi, também temos uma direcção que o apoia e um conselho leonino além de todos os outros que por lá andam!! Todos têm muito mais influência que nós, muito mais conhecimento interno das questões, todos estão mais perto do presidente, todos circulam nos corredores da direcção, passeiam nos corredores VIP, participam em reuniões e opinam na comunicação social! Portanto estão coniventes com esse presidente porque não vejo esses senhores a contestarem o circo que se instalou no clube desde que JEB assumiu a presidencia. Pelos vistos não temos um caso isolado de loucura!

    Quanto a CC e ao resto, concordo com o artigo. Há mais para dizer, tanto de CC como da nova notícia de Nuno Valente com adjunto. Mas já o disse na crónica anterior. Isto é vergonhoso e está muito muito mau!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Fui buscar para aqui um trecho do que tinha escrito sobre o assunto..


    ...
    E continuo chocado com as notícias. A INCOMPETÊNCIA atinge um grau inimaginável! SURREAL! Afinal foi proposto a CC a renovação..EM JANEIRO??? Qual é a lógica de lhe apresentar nesta data? NENHUMA! O que ganhariam com a renovação em Janeiro? NADA!!! A renovação seria sempre no fim da época, depois de avaliar o conjunto do trabalho! E depois deixam de o desejar, viram-se para AVB e acabam em PS..E dizem que PS foi a primeira escolha? É uma MERDA!!

    Agora vem o Nuno Valente. Ele que foi desaproveitado em Alvalade. Como tudo o que fazem.. Mas pergunto, que carisma, que místima, que conhecimento de futebol ele tem? Foi um jogador especial, um líder dentro de campo, um artista com uma visão táctica tremenda???..Não percebo!! Se tivesse mística ou tivesse sido um jogador especial, se tivesse um conhecimento profundo do futebol jovem do Sporting...Mas assim não consigo perceber qual é a mais valia. Penso que deve ser um espia para o Costinha..e mais um encargo..


    Acrecento:

    Não seria lógico e MUITO aconselhável continuar o mister José Lima como principal adjunto? Ele que, na minha opinião, tem ajudado muito CC com o conheciemnto global que tem do Sporting, dos seus jogadores e da Academia! Não sei se ele continua mas ainda não ouvi inequívocamente que será o adjunto de PS. E devia-o ser e devia ser inequívocamente dito que seria!!

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Pontos prévios,
    1) Carvalhal foi o treinador menos apoiado que me lembre no SCP

    2) Aceitou se-lo em condições que pelos vistos outros não aceitaram

    Agora acerca das suas declarações á coisas que não fazem muito sentido:

    - O facto do JEB convidá-lo no momento critico na altura em que mantínhamos aspirações em todas as frentes excepto no cmapeonato a meu ver parece-me uma boa medida no sentido de dar confiança ao grupo que o CC dirigia e dirige.~

    - O facto de passados 15 dias ter já contactos com outro treinador é descabido !??? perdemos em Braga 1-0 levamos 5 do FCP e depois 4 em casa do SLB apenas e só nesses 15 dias.

    - Agora o que mais me estranha nisto tudo é alguem passar meses a choramingar uma oportunidade para se manter como treinador e agora vir contar que tinha sido convidado meses antes .... faz sentido !????

    Para mim só fará sentido na medida em que o CC usou o SCP na mesma medida que o SCP o usou a ele e na altura no inicio de Janeiro se calhar estava a espreita de oportunidades mais vantajosas a nivel profissional em clubes que lhe dessem o apoio que ele não estava a ter no SCP.

    De qq forma acho que é apenas e só mais uma novela que pelos vistos quem nos representa gostam de contribuir.

    Qualquer dia temos episodios de novelas da TVI directamente de Alvalade sempre garantiam boas audiências.


    Abraço e logo que o Andebol nos de uma enorme alegria :)

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Leão
    Estou um bocado confuso:
    Foi para defender os interesses do sporting que ele não aceitou o convite?
    SL

    ResponderEliminar
  5. Sérgio


    Já escrevi aqui uma vez que CC sai mais valorizado do Sporting do que quando entrou. Acho que deve sair calado e agradecido pela oportunidade, mantendo a dignidade que teve em muitos momentos ao longo destes meses. Da minha parte, tem um agradecimento e um reconhecimento por conseguir melhorar algumas coisinhas. Já o disse isto anteriormente.

    Mas também disse na altura que CC não tem categoria para ser o treinador do Sporting. Falta-lhe muito e o Sporting merece e PRECISA de muito mais!!!

    Contudo isto tudo não invalida a gestão ridícula e incompetente de JEB e da sua direcção! Porque um convite para renovar em Janeiro é ridículo como já expliquei. E porque como disse, CC não tem categoria nem perfil para ser treinador do Sporting, logo nem devia ter recebido nenhum convite para renovar e a procura de um novo treinador devia ter sido iniciada muito antes.

    Portanto, independetemente do que se critique ou nao a CC, a verdade é que JEB é um incompetente sem precedentes!!!

    Tambem ja disse que vou apoiar o meu Clube mas que tenho muitas muitas reservas em relação a PS.

    ResponderEliminar
  6. Joaquim Agostinho:
    "No meu íntimo, não queria ficar no Sporting a qualquer custo. Teria de analisar toda a situação. Se quisesse aproveitar, teria um vínculo ao Sporting mas não é essa a minha maneira de estar no futebol. Decidi em consciência e não me arrependo".

    ResponderEliminar
  7. Sérgio:
    Mal anda um clube que convida um treinador a renovar e em 3 semanas procura outro treinador. Não se oferece um contrato a um treinador para "dar moral", pelo menos espero que isso não se faça no Sporting. Oferece-se um contrato a um treinador sobre o qual se deposite confiança nas suas capacidades. E isso não pode mudar em 15 dias.

    ResponderEliminar
  8. Então o homem tem sido enxovalhado de todas as maneiras possíveis e imaginárias e apesar disso, pasme-se conseguiu atingir o objectivo traçado pelo mesmíssimo JEB, conseguindo até apresentar Futebol de jeito! Acabou agora, finalmente por “espirrar”, depois de tantas provocações e eis que aparecem logo as “virgens ofendidas” apontar o dedo?

    Não querem antes reclamar do desnorte absoluto desta “direcção”?

    Nem agora se percebem o porquê da escolha do Paulo Sérgio? Algum técnico credenciado estaria disposto a sujeitar-se a passar por algo semelhante e ter que aturar as patetices do JEB?

    Falou-se muito no Manuel José, esse há muito que tinha batido com a porta e esse sim tinha vindo cá para fora dizer poucas e boas!
    É óbvio porque é que só nos resta escolher entre os Paulos Sérgios desta vida!

    Insisto… não querem antes reclamar do desnorte absoluto desta “direcção”?

    E isto está só a começar… como diz o JEB, “vai ser um verão quente”.

    Acho até que vai ferver em asneiras!!!

    ResponderEliminar
  9. "Com esta cadência de acontecimentos, estaremos continuamente a ser bombardeados com notícias de incompetencia da direcção do nosso Sporting!"

    Leão Madeirense:
    Há poucas coisas tão frustrantes como ter que comentar "estes pequenos nadas" do nosso presidente.

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    Lá estás tu a bater no ceguinho pá... Coitadinho do JEB. Então não vês que ele não faz por mal e até é boa pessoa, extremamente simpático e tudo?

    O Coitadinho não tem culpa de agir que nem uma barata tonta... Malhar no gajo é o mesmo que malhar em ferro frio! Vá, está 'mazé' caladinho e quietinho e vamos aguardando que com uns treinos a mais um 'bocadinho' de cagança a coisa mude...

    Há que ter paciência e não azucrinar as pessoas que fazem o melhor que sabem em prol do SCP. Os nossos dirigentes é que 'lá estão' e eles é que sabem.


    Bom fim-de-semana para todos eles, mas principalmente ao gde JEB. Descansem muito, pq amanhã é dia de janta num núcleo qlq do SCP. E de mais um afamado discurso...


    Abraço... E mt juizinho, hein?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)