sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porque nem todos servem para o Sporting

Tornou-se recorrente falar em Mourinho (e agora em André Villas-Boas) cada vez que estes alcançam mais uma vitória, pelo facto de ambos poderem ter sido treinadores do Sporting e, por decisões nunca muito bem esclarecidas, nunca o terem chegado a ser. Já um bocado estafado de olhar para o passado, até porque os erros, mesmo que de palmatória, já não podem corrigidos, espero agora que a escolha do treinador seja mais criteriosa. Porque não é qualquer um que pode ser treinador do Sporting, como parecem ter pensado Bettencourt e Costinha quando se lembraram de Paulo Sérgio, cujo curriculum nada tinha que o recomendasse. Mas o curriculum não pode ser tudo. Num clube que reconhecemos grande como o nosso escolher o treinador não pode, ou não deveria  ser apenas olhar para as taças e campeonatos conquistados. A “pegada” que deixa nos clubes por onde passou, nomeadamente no modelo de jogo, na riqueza do plantel, na sustentabilidade assegurada e até na sua capacidade de relacionamento com o exterior não podem ser esquecidos na hora de contratar um treinador.

O caso de Mourinho em Madrid é disso uma evidência. Será o técnico com mais títulos ganhos de forma consecutiva em actividade. Mas nem o futebol jogado nem as suas constantes diatribes se casam com a nobreza do historial do Real. A Taça do Rei de Espanha já está no museu do clube, mas quanto do prestigio terá sido beliscado pela forma como o Real tem sido ofuscado e muitas  vezes“atropelado” pelo arqui-rival da cidade condal, como sucedeu no último jogo e na patética conferência de imprensa que se seguiu? O erro da arbitragem, que existiu, não pode justificar tudo, sobretudo o facto de, nos 4 jogos entre os 2 grandes de Espanha, o Barcelona ter marcado 8 golos e sofrido apenas 2, e 1 já depois dos 90 minutos de jogo. E Mourinho tem pouca autoridade para falar de arbitragens e de favorecimentos, como aqui se lembra muito a propósito… ( E já nem falo de camisolas…) Eu se fosse madridista também me sentiria preocupado e até incomodado e, como Sportinguista, estou já cansado de me sentir incomodado com os nossos próprios treinadores.

P.S.- Mas o Sporting infelizmente tem muito que dizer sobre arbitragens e por isso estou curioso pelo resultado da nomeação do nosso velho amigo Duarte Gomes para o jogo com o Portimonense e o que sucederá em Braga com Bruno Paixão…

32 comentários:

  1. LdA,

    Se fôssemos prestar atenção apenas ao CV, nem o AVB deveria ser ponderado para o SCP. Como dizes, não nos podemos reduzir a um item na escolha do treinador.
    Estou com bastante curiosidade para ver quem é que será o eleito e digo, aliás repito, que espero bem que a escolha não recaia no Jesualdo.

    Quanto ao Mourinho, deve-lhe custar bastante não poder contar com favores arbitrais. Pelo menos enquanto esteve no fcp, não teve do que se queixar. Agora também não acho que o Barça saia imaculado do último jogo.
    Além da pressão colocada antes do jogo pelo Guardiola, durante o jogo foi vergonhoso assistir ao teatro dos seus jogadores e à constante pressão exercida sobre o árbitro. Qualquer falta merecia logo um grupo de 6,7 jogadores a pedirem cartão. Curiosamente, fez-me lembrar o fcp e como me dizia o meu irmão, a melhor equipa do Mundo não precisa disto para ganhar.
    Não que o Real não tenha os seus simuladores, olá Di Maria, mas não me agradou nada ver o Barcelona ter este comportamento.

    No que nos diz respeito, espero que a atmosfera para o Duarte Gomes seja quente. Depois do que nos fez, não merece ser bem recebido, por ninguém, seja adepto ou dirigente. Os jogadores não têm outro remédio.

    Ah e as palavras do Pongolle não lhe ficam nada bem, atendendo ao apoio que recebeu do SCP. Um pouco de bom senso exige-se.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Parece-me que o artigo em causa falha na ausência de referências ao Augusto Duarte e ao Jacinto Paixão (entre tantos outros).

    Numa coisa tenho vindo a dar razão ao Godinho Lopes: a importância da estrutura (e não falo de favores arbitrais) é absolutamente decisiva. Tenho-me detido a pensar que, jogador por jogador, o Benfica deverá estar uns bons pontos à frente do FCPorto e que - treinador por treinador - é difícil pensar que o JJ está muito atrás do AVB. O futebol também é o momento, a confiança e a continuidade...

    O Paulo Sérgio (ou o Manuel Machado ou o Ulisses Morais) não seria um bom treinador com uma boa estrutura. Mas sem ela, as suas insuficiências ainda são mais gritantes. Espero que o Duque saiba criar-lhe essas condições. Pelo menos por agora tenho essa ilusão.

    JVL,

    Mas há treinador que sirva para o Sporting? No ano passado foi o que foi relativamente ao AVB. E se se exige um treinador com currículo e títulos, o Jesualdo não serve porque foram ganhos no FCPorto. O mérito das equipas, dos treinadores e dos jogadores portugueses não ficou mais demonstrado esta temporada? É que se nenhum serve, temos um problema!

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,
    Apesar do respeito e admiração por tudo o que o Mourinho fez e faz no futebol em praticamente todas as casas que serviu manter-se inalterável, confesso que eu próprio mudei um pouco a opinião que tinha / tenho sobre ele. Ou se não mudei, pelo menos acrescentei-lhe alguns elementos. E tal surgiu a propósito de algumas trocas de palavras que tive o prazer de manter com o Pedro Oliveira na caixa de comentários do António Boronha. Basicamente, se quisermos ver o futebol como aquilo que ele é: um jogo simples, uma actividade associada ao prazer, à boa e saudável competição, à ética que deve sempre estar-lhe associada (Desporto, e tudo o que o envolve) e até em último caso se quisermos (ou soubermos) vê-lo como algo muito antigo associado à aproximação e promoção de culturas, educação de mulheres e homens, algo que sempre existiu e que existe há muitos milhares de anos em moldes mais ou menos agressivos mas sempre enquadrados num qualquer junto de preceitos, normas, boas regras e bons comportamentos ... a verdade é que o José Mourinho não encaixa bem nesta visão de Desporto.
    Tirará pouco prazer do jogo, o seu objectivo primeiro e último é sempre o de vencer e não o tanto o de boa-disputa (o último jogo frente ao Barcelona mostrou-o uma vez mais) e, todos os seus comportamentos ou considerações sobre o jogo centram-se em redor da sua própria pessoa, e pouco mais.
    É curto. E não é uma boa postura de facto.

    Agora, o que também se passa é que no Real tudo isto é acentuado e os seus defeitos ganham muito mais visibilidade do que as suas qualidades. Aconteceu com ele, aconteceu com o Pellegrini, aconteceu com o Queirós, Camacho e outros. Naquela casa é muito difícil um treinador afirmar as qualidades técnicas que possua enquanto treinador, quando o Mourinho tem imensas e infinitas qualidades desta espécie, óbvio.
    O Real é um clube muito defeituoso. Mais do que um palco de Hollywood aquilo parece uma coisa muito podre onde não existe nada que vá para além do dinheiro, imagem, estatuto. O próprio Mourinho sugeriu-o certa vez quando disse que não há lugar algum mais alto para um treinador do que o ser técnico do Real. E disse-o quando teve para trás desafios bem mais aliciantes e de nível de dificuldade muito mais elevados: ser campeão europeu com uma equipa Portuguesa, colocar o Inter a jogar uma final que não cheirava há mais de 40 anos ou, fazer um clube como o Chelsea afirmar-se desportivamente em Inglaterra, ganhando títulos.
    O trabalho do Mourinho hoje, ao pé de tudo o que fez para trás, é sem dúvida o mais pobrezinho de todos.
    Ele nunca devia ter para lá ido.

    Seja como for, e esquecendo a "particularidade Madrid", o Mourinho bem que podia ter outro comportamento. Isso podia. Dedicar-se mais ao jogo - fazer aquilo que o Guardiola faz - e deixar o ego de lado.

    ResponderEliminar
  4. Sem permissão mas com total certeza que não se importará, deixo aqui parte de um texto do estimado Pedro Oliveira sobre José Mourinho:
    "O futebol, como eu o entendo, é prazer, é gozo, são sorrisos no campo, convívio e amizade nas bancadas, golos gritados (quanto mais melhor) e apupos aos árbitros e aos adversários circunstanciais, depois acaba o jogo, vai-se a revolta, molham-se as emoções com cerveja fresca e reconforta-se o corpo com couratos e torresmos quentes. O meu futebol é o futebol sorrido de Messi não é o futebol encolhido de Mourinho. O jogo não é, não deveria ser, uma guerra (táctica), prefiro os resultados de 2-2 ou de 4-1 que os insípidos 1-0; 0-1 mourinhescos.
    Na minha opinião, Mourinho não trouxe nada de novo ao futebol, ficará conhecido pelos «mind games» e a bola não se joga com a mente, a qualidade não mente, joga-se com o corpo, com a inteligência, com «fair-play». O futebol é o sorriso alegre dum menino baixito e não o riso irónico dum grisalho cinematográfico; são os pés, a vontade e os sorrisos dos jogadores que me apaixonam no futebol e não as palavras escolhidas, ressentidas de treinadores «fashion».
    «José Mourinho contra Messi nas meias-finais» grita-nos A Bola na capa; entre o choramingas Zé Mário que há quase trinta anos assistiu em Alvalade à derrota do seu (dele e do pai) Rio Ave por sete a um (nesse Rio Ave jogava um tal Baltemar de Brito) e o sorridente Messi que encanta os adeptos de futebol quem apoiaremos, com quem estará o nosso coração de adepto do desporto-rei?"

    ResponderEliminar
  5. Ele que viesse mandar para o Sporting. Se me desse uns campeonatos e uns títulos europeus até lhe punha uma estátua à porta do estádio.

    Agora o Mourinho não servia? Está tudo maluco por aqui.

    Não vale a pena chorar sobre leite derramado, mas o que mais me preocupa é que vejo perfeitamente este gordinho lopes a deixar escapar outro treinador deste género na próxima oportunidade.

    ResponderEliminar
  6. MM, (e tb PLF, já agora)

    O artigo, escrito o rascunho anteontem à noite, após o jogo do Santiago Bernabéu e era muito mais extenso. Nele fazia referência ao teu artigo sobre o AVB, cuja leitura e comentários recomendo:

    http://sportingautentico.blogspot.com/2011/04/andre-villas-boas.html

    Assim como o do PLF:

    http://bancadanova.blogspot.com/2011/04/uma-proposta.html

    O que dizes realça o que por certo falta no artigo: o Mourinho está perfeito no FCP, desde a fruta às camisolas, mas para o futebol e tudo o resto seria pouco no Sporting. E como se vê pelo que vai acontecendo em Madrid e reconhecendo a nossa menor capacidade de investir face aos rivais, somando-lhe a indiscutível categoria dos seus treinadores, não era liquído que o Sporting ganhasse, a não ser nas conferências de imprensa, claro. Mas mesmo aí, pelo que tenho visto em AVB, não sei...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. JVL,

    Como já defendi anteriormente

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/03/um-treinador-para-o-sporting.html

    o Sporting deveria definir um perfil ao invés de olhar para o curriculum, até porque curriculum é apenas história. Não posso dizer que o Sporting seria campeão se tivesse ido buscar o AVB, mas tenho a sensação que não estaríamos a tantos pontos do 1º lugar e não teríamos tanto "lixo" para despachar.

    Não conhecia as palavras de Pongolle mas não me surpreendem. O recente trajecto desportivo do nosso clube não é uma boa promessa para relançar carreiras.

    ResponderEliminar
  8. 2-0 para o SCP em futsal segundo me dizem!! BORA LÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  9. PLF,

    Se o Jesualdo não serve porque os títulos foram conquistados ao serviço do fcp, és tu que o dizes não eu. Não gosto do Jesualdo porque, como o MM já explicou de um modo bem mais detalhado do que farei agora, é um treinador medroso.
    O ano passado, tanto o AVB como o PS estavam em situação idêntica a nível de CV.
    Desde há cerca de 3 anos que defendo outra solução que passa por um treinador estrangeiro.

    LdA,

    Completamente de acordo. O CV é apenas um dos pontos a ter em conta. Duvido que o Barcelona alguma vez contratasse o Mourinho, porque choca com a filosofia deles, não pela falta de títulos. E apesar de Guardiola não ter um passado como treinador repleto de títulos, é um homem da casa, foi um excelente jogador e esteve numa das melhores equipas do Barça dos anos 90.

    No SCP deveria ser inconcebível ir buscar um Paulo Sérgio.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Em relação às palavras do Pongolle, quero lá saber se somos ou não um bom clube para relançar carreiras nem é isso que interessa aqui.
    O que está em causa é que um assalariado do SCP, que passou por um momento extremamente difícil e no qual obteve todo o apoio por parte da sua entidade patronal, teve agora declarações completamente desprovidas de bom senso.
    Respeito pelo Clube, tenhamos nós equipa para lutar pelo campeonato ou não, estrutura forte ou fraca!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns SCP

    O futsal será a5.ª modalidade?

    ResponderEliminar
  12. Estamos na final!!!!!! Acabou 3-2.

    ResponderEliminar
  13. Não se esqueçam do Martins dos Santos, Mário Leal, António Rola, José Prates, Rosa Santos, Carlos Valente, Garrido, Guímaro... e afins.

    Como é que eu posso apoiar um clube português na Europa, se no seu país, à custa da corrupção já estragou muitas carreiras de jogadores e treinadores (que não puderam ganhar campeonatos honestos)?

    A única coisa boa de uma final europeia portuguesa, é que só uma das equipas é que vai ganhar. Espero que seja aquela que tenha trabalhado de maneira mais séria, honesta e verdadeira.

    ResponderEliminar
  14. JVL,

    eu não queria estrangeiro ou português, queria bom. E como refere o Leão de Alvalade, com um perfil que se encaixe na nossa cultura.

    O que me custa é ver que nos outros os nossos parecem sempre ser melhores. Esse é um mal que é nosso e temos de saber aprender com ele.

    Tudo o resto: o perfil, a postura, a cultura que queremos, está nas nossas mãos.

    ResponderEliminar
  15. Cantinho isso é inesquecivel, vi ontem a meia-final portuguesa, um excelente jogo de futebol para o qual muito contribuiu um árbitro internacional. Aquelas faltas patetas que só se marcam cá conforme a cor da camisola a não existirem, cartões "limpos" de segundo sentido, defesa do espectaculo jogado lealmente. Não há comparações com Olarapios, Paixões ou Duartes. Muito ar puro se respirou.

    ResponderEliminar
  16. LdA sobre o post, temo que nenhum treinador seja bom para o Sporting, é esse o meu pé atrás com o Domingos e aquilo que me leva a pensar tal como o JVL num treinador estrangeiro.

    Cada vez admiro mais as qualidades de Domingos como treinador, agora enquanto comandante de um grupo, a forma sensata como fala no final dos jogos, o mérito que dá aos jogadores, etc..

    Mas, se não tenho dúvidas que AVB seria destruido em Alvalade, sobre Domingos que tem uma bagagem muito superior essa possibilidade ainda existe. Qualquer erro ou acidente vai originar um chorrilho de rótulos (portista, puto, chulo, vendido, etc.), que seriam ausentes caso a opção fosse um estrangeiro.

    P.S.- Jvl, tenho pesadelos a pensar que o treinador possa ser o Jesualdo...

    ResponderEliminar
  17. LMGM,

    boa arbitragem. só pecou no fiscal de linha do ataque do Braga na 1ª parte (fora de jogo a Sílvio incrível - só os comentadores tiveram dúvidas...) e um amarelo a Javi por falta sobre Viana.
    De resto, muito bom.

    Nunca me esquecerei o Vitor "Prepara livre para o Doriva Pereira", do Mário "podem fazer tudo contra o SCP" Leal, do Olegário "onde está o Caneira" Benquerença, do Bruno "vou deixar o SCP a 5 pontos para o Mourinho descansar para a Champions" Paixão, do Martins "expulsa tudo do SCP" dos Santos, do Carlos "vou expulsar o Peixe e o Juskowiak antes do jogo com o SLB" Valente, do Veiga "vi um isqueiro de um sócio do SCP a acertar no fiscal de linha" Trigo, do Jorge "Azia" Coroado, do Bruno "vou mas é fugir" Prates, e muito mais...

    Quantos jogadores não fizeram os contratos da vida deles ou jogaram em melhores clubes porque não puderam ganhar campeonatos? Quantos treinadores foram para a rua ou ficaram marcados porque não puderam ganhar campeonatos ou lutar com as mesmas armas? Quantos sócios deixaram de o ser porque o seu clube não pode ganhar?

    Desculpem, mas não posso apoiar quem fez e faz mal. Não sou assim, tenho princípios. Para mim não vale tudo.

    O sr Mourinho que consulte a história do Real Madrid, de Di Stefano e de Franco (logo, a de Barcelona também) e depois venha falar de VERDADE.

    ResponderEliminar
  18. Cantinho, sobre o jogo de ontem, isso são erros e eu admito que um árbitro erre.

    Agora o conjunto de sofrimento a que um Sportinguista foi sujeito durantes anos e que tão bem descreve... são inesqueciveis.

    Não deixo por isso de apoiar em jogos europeus o clube nacional que lá estiver.

    ResponderEliminar
  19. Amigos, perdoem a intromissão...
    mas não posso deixar de expressar a minha opinião sobre o AVB.
    Como bem sabemos, o plantel não teria como ser muito melhor do que o foi para Paulo Sérgio. E tenho a certeza absoluta que AVB, ao fazer um campeonato de 3º ou 4º lugar no Sporting, seria efectivamente destruido até onde chegasse (talvez até fosse embora mais cedo que o PS) e ainda teria o rótulo de Portista, que o é, a empolar mais a coisa...
    O treinador é muito importante, sem dúvida. Mas sem a estrutura, será sempre insuficiente, seja lá quem for. Esse é o passo em frente que foi dado pelos nossos adversários e nós não demos ainda - e duvido seriamente que o estejamos a dar agora...
    Para finalizar, o Mourinho, depois de ter rasgado uma camisola do nosso clube... nem para limpar merda de cão à volta do estádio eu o contratava. Acredito ser essa parte da nossa diferença.

    ResponderEliminar
  20. Helder, qual intromissão a caixa de comentários é dos "ouvintes".

    De acordo com o seu comentário em especial o último paragrafo.

    Sobre AVB, para completar a minha opinião sobre ele. Não tenho duvida que é um bom treinador, mas é um treinador de equilibrios e ordem, é nesse ponto que ele faz a diferença, no lado oposto coloco JJ que é um treinador muito ofensivo e que produz um estilo de futebol mais espectacular.

    AVB beneficiou muito de ter no seu plantel dois jogadores fantásticos, um atleticamente Hulk, outro futebolisticamente Falcão. Enquanto a equipa não assimilou processos para proteger a péssima defesa que têm foram vários os jogos salvos por talento individual e arte de apito.

    O primeiro jogo que vi ganho pelo trabalho de AVB foi na Turquia, a organização da equipa superou todas as adversidades e ataques contrários e mais uma vez o talento atlético de Hulk fez o resto.

    É por esta razão que acho que AVB não teria sucesso no Sporting, não temos esse talento individual, nem paciência para deixar construir e crescer um sistema de jogo sólido e consistente.

    ResponderEliminar
  21. PLF,

    "eu não queria estrangeiro ou português, queria bom. E como refere o Leão de Alvalade, com um perfil que se encaixe na nossa cultura."

    Não me pareceu necessário dizer que o treinador tem que ter qualidade, pois é de tal maneira óbvio que julguei que seria subentendido, assim como não acredito que julgues que o que me interessa é a nacionalidade, apenas e só.


    "O que me custa é ver que nos outros os nossos parecem sempre ser melhores. Esse é um mal que é nosso e temos de saber aprender com ele."

    Também a mim. Por falar nos nossos, depois de termos vendido o MV ao desbarato, pelos vistos preparamo-nos para dispensar o jogador que ainda amortizou 2M€ à verba que o Génova tinha que nos pagar. Que negócio do outro mundo...


    Hélder,

    "Para finalizar, o Mourinho, depois de ter rasgado uma camisola do nosso clube... nem para limpar merda de cão à volta do estádio eu o contratava. Acredito ser essa parte da nossa diferença."

    Assino por baixo.


    LMGM,

    "AVB beneficiou muito de ter no seu plantel dois jogadores fantásticos, um atleticamente Hulk, outro futebolisticamente Falcão. Enquanto a equipa não assimilou processos para proteger a péssima defesa que têm foram vários os jogos salvos por talento individual e arte de apito."

    Completamente de acordo. O início da temporada não estava a ser fácil e houve uma almofada nas primeiras quatro jornadas.
    Agora não acredito em milagres. Não vejo o AVB a ser campeão no SCP mas também não o vejo a ficar a uma distância tão grande para o 1º.

    ResponderEliminar
  22. Hélder:

    A minha dúvida é se AVB aceitaria o que PS aceitou. E também não me parece quem, com este mesmo plantel, AVB não fizesse muito melhor.

    Por outro lado o Sporting, a ter feito prevalecer o contrato assinado com ele, não permitiria que o FCP o tivesse contratado.

    Não sabemos o que isso poderia significar no actual campeonato mas não é difícil de prever que poderia ter sido muito mais renhido. No nosso caso bastaria um campeonato normal em casa para estarmos a disputar o acesso à CL. E isso seria muito diferente...

    ResponderEliminar
  23. JVL,

    quando diz que quer um estrangeiro está a fazer uma referência à nacionalidade (não eu!). Pode ser estrangeiro e muito bom, mas por que raio não pode ser português e muito bom?

    Ser português tem 3 enormes vantagens e uma desvantagem. As vantagens são (i) conhecer a realidade do clube e a sua cultura, (ii) ser mais fácil comunicar com os jogadores e (iii) conhecer a realidade do campeonato português e as características dos adversários. A desvantagem é um eventual efeito de pigmaleão, em que se está condicionado pelo que se pensa que se irá encontrar (e aí um estrangeiro seria uma folha em branco). Um exemplo: a ideia preconcebida do Paulo Sérgio sobre o Rui Patricio. Essa ideia preconcebida custou qualquer coisa como €1,2M ao clube só nos salários do Hildebrand.

    A questão, na minha óptica é: consegue-se com um estrangeiro compensar as vantagens de um português? É possível, mas atendendo à qualidade dos treinadores portugueses e estrangeiros que conheço, não é fácil.

    Sobre o AZ21, enfim... o problema nunca foram os €2M contabilísticos que "custou", mas os €100.000 que deve receber por mês (e aqui vão mais €1,4M) o que leva a transferência do "gordo" para os €5,6M, ao mesmo tempo que se enviou um jogador bem melhor e bem mais barato para a faixa de Gaza.

    Leão de Alvalade,

    o exercício de imaginar o AVB como treinador do Sporting é tão difícil de fazer que é totalmente irreal. Emídio Rafael, João Ribeiro e Tiero no plantel, um defesa central forte na antecipação (Otamendi?) e uma equipa a jogar um futebol muito equilibrado, possivelmente com o João Moutinho e o Veloso no plantel...

    Dificilmente o Sporting faria pior do que fez e dificilmente (é mesmo quase impossível) o FCPorto faria melhor. Há uma grande identificação do AVB ao clube o que ajuda e a tal estrutura de que falava acima, que ajuda ainda mais.

    Mas pretender que o AVB seria triturado em Alvalade é não querer aceitar o mérito das ideias que expôs na Académica. Havia muitos que o viam como um novo Mourinho, pela proximidade e pelo percurso, mas mais que o criticavam pela sua juventude, ausência de currículo e porque a ciência (como a corrupção) não se transmite por osmose. Havia muito poucos que o elogiavam pelas suas ideias e pelo futebol que apresentava.

    ResponderEliminar
  24. Mourinho não serve para a grandeza do Sporting??
    Por favor, perderam completamente o contacto com a realidade.
    Quando ganha campeonatos, ligas dos campeões, etc, todos gostam de se lembrar que este é Portugues, quando perde 2/3 jogos numa época ja é fraco e nem para o Sporting servia, para quê? Temos o grande Couceiro, tivemos a estrela Paulo Sérgio e Carlos Carvalhal.
    Para alem disso o Mourinho é adorado pelos adeptos de todos os clubes por onde passou, os adeptos dos outros clubes é que não gostam muito dele, porque será?

    ResponderEliminar
  25. PLF,

    As minhas palavras são:

    "assim como não acredito que julgues que o que me interessa é a nacionalidade, apenas e só."

    e a tua conclusão é esta?

    "quando diz que quer um estrangeiro está a fazer uma referência à nacionalidade (não eu!)."


    Em relação aos 3 pontos que focas:

    i) A realidade do Clube: parece-me que se nem candidatos que já ocuparam lugares na Direcção do Clube a conhecem, não será o treinador. E se os últimos treinadores que passaram no clube conheciam a cultura, desprezaram-na.

    ii) A linguagem do futebol é universal, segundo dizem, mas concordo que convém ter alguém que facilite a comunicação. Isso poderia ser conseguido através de um elemento na equipa técnica, de preferência com uma relação forte com o Clube.

    iii) Acredito que um treinador com qualidade, com a ajuda do tal elemento que refiro anteriormente, não teria problemas em adaptar-se rapidamente e ficar a conhecer os seus adversários. O campeonato português não é assim tão especial que necessite de um nativo para o compreender.

    Quanto ao Zapater, para mim, todo o negócio foi um. Foi a perda do Miguel Veloso, um jogador muito superior ao Zapater, foi a verba que não se recebeu, foram os salários (mal) gastos e foi a aquisição de um jogador para uma zona do terreno que tinha já várias opções, que poderia, inclusivamente, ter tapado a progressão do André Santos.

    ResponderEliminar
  26. blunter,

    Sê bem-vindo. Quanto ao conteúdo do post, parece-me que não o compreendeste, tendo em conta a conclusão a que chegaste, pois o LdA não colocou em causa a qualidade do Mourinho.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)