quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quando uma baliza fechada pode abrir uma porta

Este post nasceu no passado domingo nas bancadas do estádio do dragão, no preciso momento em que Valdés quase me provocava uma síncope na jogada em que, ao se isolar, parecia correr para trás ao lado de Sereno. Falhou assim o 2-2 e a escrita de uma história diferente, quem sabe mais feliz para nós. A mesma falta de intensidade e nervo do chileno tinha ditado já o segundo golo de Falcão, numa jogada em que o veterano jogador se comportou como um menino, tanta foi a ingenuidade.

É já quase inútil perguntar o que seria se fosse Yanick, a prestar-se a erros daqueles. Se Pereirinha fosse tão inconsequente e acéfalo como Vuk. Ou que se diria se André Marques andasse a dar casas como o Evaldo no primeiro golo de Falcão, ou Carriço (numa época nitidamente abaixo do que é capaz) fosse tão tenrinho como Torsiglieri.  Ou se Adrien fosse de uma utilidade nula como é geralmente Zapater ou tivesse paragens cerebrais idênticas à de Maniche no jogo com o Guimarães.

Pode até ser que eles – os jogadores da formação – sejam ainda tudo isso, na actual fase das suas carreiras, mas além de poderem ainda evoluir – o que dificilmente acontecerá com os seus concorrentes – e significar mais-valias, seriam consideravelmente mais baratos.

E há medida que Patrício ia construindo a melhor exibição de que me lembro de leão ao peito, ia-me perguntando se, com a baliza assim fechada não estaria a abrir uma porta a alguns de companheiros de percurso que não tiveram ainda a sorte de uma aposta tão firme como a que lhe foi proporcionada. A suficiente para, tal como ele, deixar de ser um nome maldito, mesmo que não cheguem a merecer os cânticos que hoje se dedicam ao dono da camisola um.

O Sporting tem nos últimos anos oferecido o melhor dos seus recursos, em passes e vencimentos, a jogadores que compra para serem protagonistas mas que não passam de figurantes. Vai-se em busca de maturidade e experiência mas o resultado, salvo poucas excepções, só se vêm do lado do passivo. No tempo de Paulo Bento havia um lote de jogadores saídos de Alcochete que, pela sua qualidade, foram fazendo o lugar destinado às prima-donas, enquanto estas, do banco, os viam jogar. Esse lugar, o de segunda linha, devia estar reservado a quem tem que crescer e, por via disso, fazer aparições progressivas em vez carregar aos ombros a responsabilidade e a esperança. Nesta última época a falta que nos fez um lote de valor semelhante!

Sei que tudo isto já foi dito aqui vezes sem conta. Sei até quem o faça melhor do que eu. Mas, quando nos preparamos para encarar com a esperança e a perseverança que nos caracteriza uma nova época, e olhando para o exemplo materializado em Patrício, não é demais lembrar que os miúdos precisam de nossa paciência para crescerem e assim crescermos com eles. As facturas das nossas frustrações deviam ter outros códigos postais.

12 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    sobre o Rui, queria apenas dizer que o Victor Hugo Golas não me parecia ser inferior em nada quando era júnior. O seu 1º ano de sénior não correu da melhor forma, mas é um GR seguríssimo e - por exemplo - muito capaz nos cruzamentos. É grande (fisicamente) e uma voz de comando verdadeiramente impressionante em campo.

    Tem personalidade e errará, como erram todos. Precisa ainda de ser mais forte, porque isso também o fará mais rápido e mais ágil. Mas deposito nele grandes esperanças, pois é já um GR tecnicamente muito forte.

    Se a melhor opção para o Sporting, nos termos que já discutimos, for ceder o Rui Patrício, penso que seria pertinente contratar um GR experiente na perspectiva de - com o corpo técnico - acompanhar a evolução do VHG, lançando-o aos poucos.

    E se o Sporting constituir uma equipa satélite na próxima temporada, poderá igualmente ficar o Luís Ribeiro como 3º GR, que cresceu imenso na última época e que precisa de assegurar uma baliza para competir na próxima temporada. São os 2 GR em que deposito mais esperanças no curto, médio e longo prazo no Sporting.

    ResponderEliminar
  2. LdA,
    Essa fotografia é fantástica e espelha bem o que foi RP naquele jogo - um verdadeiro Leão Rampante. Dos poucos que nos últimos tempos temos visto com a mais bela camisola do mundo.

    Confesso que me custa a entender quem assobie os nossos jovens jogadores, todos, mas mesmo todos os jogadores têm as suas falhas, mas só com os nossos jovens da academia é que existe uma tão elevada dose de crueldade e injustiça:

    - com Nani chegava a ser surreal, em situações de óbvia falta de apoio por parte dos companheiros, em que ele pedia para ter a quem passar a bola e ninguém vinha em seu auxílio e calhava a perder a bola era assobiado como se fosse um jogador das galinhas.

    - o Adrien, sem espaços e sem companheiros via-se obrigado a tentar os lançamentos longos, pois tentar o um-para-um era a opção mais perigosa no centro do terreno, brutais assobiadelas.

    - ao Pereirinha pediam para fazer posições em que claramente não estava rotinado, novos assobios.

    Tens toda a razão quando apontas que existem dois pesos e duas medidas na tolerância dos adeptos, com os jovens da academia somos verdadeiros inquisidores, insusceptíveis de perdoar o que quer que seja, com os fortes e anafados "reforços" contratados externamente, somos lânguidos e tolerantes como donzelas vitorianas. Aliás, acredito que somos nós quem mais os desvaloriza perante o mercado com tamanha falta de tolerância e paciência para quem se está a iniciar no futebol profissional.

    Se houvesse um pouco de memória via-se que os grandes flops da equipa nunca foram os jovens jogadores da academia, que têm cumprido o que lhe é pedido com abnegação, embora, como é óbvio, uns sejam melhores e outros piores.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post. Gostava de ver Adrien de volta pois é claramente melhor que Zapater.

    Queria perguntar-te uma coisa, off-topic, Leão de Alvalade. Este blog é MEGA-lento a carregar. Não consegues tornar a página mais rapida e mais leve?

    ResponderEliminar
  4. Essa jogada do Valdez é ilustrativa da deficiente preparação fisica da nossa equipa e devia envergonhar atleta e preparador fisico.

    Não é de agora que os jogadores do Sporting são acusados com maior ou menor razão de engordar e aliás vê-se o seu "fisico abdominal" a diminuir quando vão para outras paragens.

    Ouvi várias vezes Mourinho a ter esses aspectos em consideração, nomeadamente qual o peso máximo que um jogador poderia apresentar após um periodo de férias ou descanso. Walter terá tido o mesmo problema agora e foi retirado da equipa até ter um peso compativel com a sua profissão.

    Algo deverá ser feito quanto a isso, não sei de quem é a culpa nem me interessa, agora Sereno recupera quase 20 metros de desvantagem o que deveria ser impossivel num atleta de alta competição.

    Veja-se também a melhoria de Matias, está fisicamente "seco" e os resultados em campo são fantásticos.

    PLF, gostei muito de Golas na pré-época, concentração, atitude, elasticidade, se evoluir como parece temos vários guarda redes em prespectiva. Pena só um jogar.

    ResponderEliminar
  5. LMGM,

    Não temos o futuro garantido em todas as posições, mas eu diria que quase...

    Temos:
    GR: VHG e Luís Ribeiro;
    DC: Nuno Reis, Eric Dier, Tobias Figueiredo e Tiago Duque;
    LD: João Gonçalves, Pereirinha, Cédric e Ricardo Esgaio;
    LE: André Marques e Micael Pinto;
    MD: William Carvalho e Renato Neto
    MC: Adrien
    MO: Diogo Rosado
    EE: Mateus Fonseca, Iuri Medeiros
    ED: Bruma

    Não nos digam que o futuro não nos pertence.

    ResponderEliminar
  6. Mike, não tenho o mesmo problema, mas de qualquer forma vou verificar onde posso reduzir peso. Por exemplo hoje carreguei a foto do Patrício em tamanho XL e como é evidente isso tem custos.

    Posso também informar que a página já foi reportada como malware, por certo por algum "amigo" do "ANorte, mas julgo que o problema foi ultrapassado.

    ResponderEliminar
  7. Grande post. Concordo com praticamente tudo. Só na questão do Zapater, não tanto. Sim acho que o Adrien tem muito potencial, que poderá ser melhor que o espanhol. Mas o AZ, mesmo andando a render pouco nos últimos jogos, tem qualidade.

    Percebi, no entanto, o ponto de vista: é mais fácil criticar os outros que aqueles que nós formamos. Quando deveria ser ao contrário. E, a continuarmos assim, a sustentabilidade irá pelo cano abaixo, com o sucesso a não ser consequência disso mesmo.

    Daí ter ficado triste com estas eleições. Ninguém conseguiu perceber verdadeiramente quais as mais-valias e quais os problemas do Sporting. A estratégica foi errática, da parte de todos (ou, pelo menos, quase todos) e quem ganhou dá-me tão pouca confiança - ou menos ainda - a gerir o futebol do clube que todos os outros candidatos. O que é (muito) mau.

    Temos necessariamente de compreender de uma vez por todas o que os exemplos do Patrício nos mostra. Ou do Emídio Rafael, do Carlos Martins, do Silvestre Varela. Quem será o próximo?

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade,
    (Um abraço)
    Não acredito que o Rui Patrício seja vendido. Tendo o Sporting um deficit de qualidade evidente no seu plantel, vender o Rui Patrício seria qualquer coisa muito (extra)ordinária. Não surpreendente, contudo.
    O Sporting tem de vender / colocar / emprestar e dividir salários com / dar o contrato para a mão a 10 ou 11 jogadores do seu actual plantel de 24 ou 26, mas nestes, não devem estar seguramente incluídos os melhores. E o Rui Patrício é um desses melhores.
    E o Sporting não precisa sequer de vender para reordenar. Foi dito na campanha eleitoral mais de 20 vezes que havia condições de injectar dinheiro no futebol do Sporting. Falou-se em 40 milhões, e falou-se em 100 milhões. Mas em momento algum foi falada ou mencionada a venda dos melhores jogadores.
    Como os eleitos dirigentes do Sporting são sérios e gente de bem, temos por isso a certeza que podendo o Clube reconfigurar-se sem recurso a vendas / receitas extraordinárias, o Rui Patrício ficará no plantel do Sporting.

    ResponderEliminar
  9. Por favor, não sejamos líricos - nem tudo o que sai de Alcochete tem qualidade para jogar numa equipa principal do Sporting, aliás, a maior parte não tem mesmo, o que é perfeitamente normal.

    Relativamente ao post, diria que para além da paciencia que é referida, é necessária uma correcta avaliação e não tenho dúvidas em dizer que alguns nomes que foram falados no post, quase como martires da formação não têm lugar num Sporting que se quer suficientemente competitivo para jogar a top.

    Não sejamos tão redutores, vêm jogadores sem grande qualidade, é certo, como muitos que sobem da formação para a equipa principal não têm a dimensão nem o potencial para chegarem à 1ª equipa do Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Pedro O,
    Bons bons são Ronaldos, Maloudas, Quaresmas, Di Marias e Bolatellis, não é? Convenço-me que muita vez confunde-se aparente rejeição aos jogadores que saem da formação do Sporting com ... bola. Acredito até (pelo menos às vezes) que se existem 2 Sportinguistas em 10 que batem nos jogadores feitos pelo Sporting por serem feitos no Sporting, é muito. Não. 90% dos Sportinguistas gostam de ver jogadores da sua formação envergar a camisola do Clube, porque apesar do mundo ser uma coisa muito defeituosa não vou tão longe. Sentir repulsa pela formação do Sporting seria um pouco como sei lá ... gostar-se do Benfica, ou do Porto? Não, não acredito nisto, e já dando de barato fenómenos de vedetice: Miguel Veloso, por exemplo, ou associações à Floribella e capas de revistas cor-de-rosa. Repulsa que se relacione com isto, consigo compreender. Mas também não: porque o Adrien não manifesta esse tipo de comportamento vaidoso, nem o Carriço, nem o Patrício, nem 80% dos jogadores que o Sporting forma. Sabe porquê? Porque eles vão à escola, e são educados. Faz toda a diferença, num plano 2º. Antes deste, o 1º, relaciona-se decerto com o processo de selecção: não o conheço nem preciso de conhecer para saber que o Sporting tem muito boa gente a servi-lo, e não duvido que essa boa gente contempla nos parâmetros de selecção que faz a miudos entre os 6 ou os 15 anos, coisas como a maturidade, sobriedade, o carácter, e et cetera. Caso contrário seria muita coincidência: o Sporting formar tanta gente boa. O termo é este, gente boa. Pouco vaidosa. Pouco espalhafatosa.
    Por isso, não. Também não tem que ver com isso.
    E não tendo que ver com isso, resta concluir que o que as pessoas não sabem mesmo é ... ver futebol. E isto é normal. Pedro O desculpe lá estar-me a usar da sua intervenção para afirmá-lo e se por acaso estiver enganado passe por cima mas, não há outra hipótese:
    O André Santos não presta, porque sabe jogar à bola.
    Mesma coisa para o Adrien.
    Mesma coisa para o Carlos Martins.
    Mesma coisa para o Hugo Viana.
    Com as devidas diferenças entre todos eles.
    Se fosse um galo qualquer cheio de habilidade que nem Ronaldo ou Overmars do Areeiro, já seria um jogador cheio de potencial que até poderia dar qualquer coisa.

    O futebol, hoje, produz adeptos que têm todo o direito a gostar de uns e a desgostar de outros mas, fá-lo mal. Não é crítica, é simplesmente o jogo que está diferente. Talvez. Talvez. Porque por outro lado os adeptos do Milan gostam muito do Pilro, e os do Barcelona gostam muito do Iniesta ou do Xavi. Por isso não sei, se calhar até nem tem nada que ver com isto e será outra razão qualquer, ou uma mistura de muitas.
    Até compreendo essa valiação sobre o Yannick. Agora sobre o Adrien?
    Nem em 300 anos conseguiria compreendê-la.
    Mistérios da vida certamente.

    ResponderEliminar
  11. VOTA NO VENCEDOR DA LIGA EUROPA EM:

    http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

    PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF

    ResponderEliminar
  12. Grande dia ontem para o SCP... Reparem;
    Simão e Quaresma na Turquia; CR 7 em Valencia; na Luz: Carlos Martins (melhor do Benfica), Moutinho (melhor em campo), mais Varela e Beto. Já contaram ? são 7 (SETE). Mais não vos digo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)