sábado, 15 de outubro de 2011

A saga Djaló

O Correio da Manhã dá hoje conta do interesse do FCPorto no ex-jogador do Sporting Yanick Djaló. A noticia em si não pode ser considerada uma grande surpresa se tivermos em conta que ela tem origem no pressuposto de o jogador é um agente livre, isto é, não tendo nenhum contrato que o vincule a nenhum clube pode, a qualquer momento, assinar por qualquer clube. Há no entanto que ter em conta também a fonte da noticia, o Correio da Manhã que, tendo em conta as vezes que a realidade o desmente, oferece aos seus leitores uma confiança de nível próximo do zero.

Não me surpreenderia o interesse do FCPorto no jogador, tendo em conta o valor deste e o plantel dos azuis e brancos. Já no SLBenfica o cenário seria muito diferente, mas não seria de todo improvável. Djaló saiu desgastado (e provavelmente agastado...) do Sporting mas, para quem conseguir fazer uma análise despida de preconceitos, deixou uma imagem de um jogador que pode fazer mais do que fez até aqui. "Basta" para isso que consiga interromper a irregularidade das suas exibições, tornando-se mais vezes no Yanick que jogou contra o Everton e FCPorto com Carvalhal, ou com o Paulo Bento nos 5-3 contra o SLB do que em muitos dos outros jogos. Isso depende em grande parte dele e de um projecto estável e vencedor que, saliente-se, nunca encontrou em Alvalade.

Voltando ao inicio, não me parece contudo líquido que Djaló possa vir a ser a breve trecho jogador livre. Vejamos:

O jogador assinou um contrato de trabalho com o Nice, que, salvo algum clausulado especifico e inédito no género, ou especificidades da lei francesa não relacionavam a sua validade com a inscrição na Federação Francesa de Futebol.

A responsabilidade dessa inscrição é do clube francês, a menos que o atraso verificado possa ser imputado ao Sporting, o que não me parece ser o caso. 

Por outro lado o clube francês comprometeu-se com o Sporting a pagar uma determinada verba pela aquisição do jogador pelo que o Sporting tem, naturalmente, que exigir o que ambas as partes assinaram de livre vontade. Não vejo como o Sporting possa ficar de "mãos a abanar".

Não me parece que o jogador tenha já nenhum vinculo laboral com o Sporting, o que coincide com a posição oficial do clube. Posso até entender essa posição como a necessária para o Sporting fazer valer os seus direitos na transferência com o Nice. Mas não partilho da atitude mais comum vista na generalidade da blogosfera em relação ao jogador, como é óbvio. 

Djaló tem, com as suas qualidades e defeitos, 10 anos de ligação ao Sporting. Não há muitos profissionais no universo Sporting com a sua idade que possam exibir igual estatuto. A forma como tratamos os que são ou os que já foram nossos diz muito daquilo que somos e perpassa de forma transversal a todos os que servem o clube.

15 comentários:

  1. Não acho, nem nunca achei, mesmo que ultimamente isso tenho sido colocado em causa, até na minha própria cabeça, que o Varela seja superior ao Djaló. E sabemos o sucesso que o Varela tem tido no FCP, e não é tão pouco assim, muito menos para quem como eu esperava pouco dele.

    Se tivermos Djaló no FC Porto, talvez ainda acabemos surpreendidos.

    ResponderEliminar
  2. PB,

    partilho inteiramente dessa impressão. São jogadores muito semelhantes, que tinham os mesmos "problemas de relacionamento" com a bola. Sabemos onde chegou Varela, veremos o que acontece com o Djaló que a mim, sempre me pareceu melhor dotado que Varela, mesmo descontando as vezes que me irritou profundamente com as suas perdas de bola.

    No entanto não me parece, nunca me pareceu, que fosse um dos males do Sporting, como muita gente quer fazer crer.

    ResponderEliminar
  3. A notícia do CM não deve merecer muita importância, basta conhecer o historial para desestabilizações quer do pasquim quer da agremiação em questão para não a levar a sério.

    Em relação ao imbróglio, de facto a posição do Sporting tem que ser forte - vendemos um activo, desvinculamo-nos de um jogador que se transferiu para o Nice, com um contrato de trabalho assinado (quem lhe pagou o ordenado em Setembro? em que clube participou em jogos amigáveis?).
    Se esse clube teve problemas administrativos na inscrição do jogador, problema deles e do jogador.

    Tenho pena do Yannick pela situação que se gerou, ele de facto merecia mais sorte, mas neste momento o Sporting tem de ser intransigente na definição da situação que já tem sido errada e repetidamente transmitida como um problema de transferência quando, na verdade, não passa de um problema interno do Nice.

    Que experimentem comprar um fax novo ou que passem a fazer as coisas por mail, pode ser que tenham mais sorte em Janeiro.

    ResponderEliminar
  4. Neste caso apenas existem 2 situações para o futuro:

    1-Nice fica com o jogador, ou insistindo nesta situação, SCP avança para FIFA que dá razão ao SCP e Djaló será jogador do clube francês

    2-Após recorrer para FIFA para receber o valor da transferência, SCP recebe a informação que contrato não é válido logo, jogador retorna a Alvalade, visto que contrato de venda e respectiva rescisão com o clube verde e branco não são válidas.

    Posto isto, não existe forma de Djaló ser jogador do FCP, sem o clube do norte chegar a acordo com Nice ou SCP

    ResponderEliminar
  5. o Yannick superior ao Varela?!?!

    pelo amor de deus, agora inventamos desculpas para auto-aceitarmos a perda do Yannick se ele for para o porto e jogar melhor do q jogou no Sporting..irra!!
    é mesmo de pessoa q nao sabe o q diz!! mas sempre temos essa desculpa q nao o deveriamos ter deixado ir para o porto e bla bla se de facto o yannick jogar melhor ali no porto ( dificil acreditar q vá para lá )..

    Yannick so tem velocidade e, mesmo assim, pouco se aproveita dele..


    se ficou 10 anos em alvalade foi pq ninguem o veio buscar dada a falta de tecnica ( leia-se qualidade )
    deste jogador q anda a mamar milhoes ao Sporting e nada rendeu ao clube em termos de jogos ( saber jogar 2/3 jogos no espaço de cerca de 10 anos nao se considera " render " )..

    e tb o Sporting nao se queria desfazer dele pq sendo jogador jovem, sempre esperamos q uma epoca ele comece a mostrar alguma qualidade..o q nao sucedeu nem virá a sucecer.

    certo q o Nice nao quer pagar um salario a um jogador q nao joga...mas se fosse assim tao bom nos treinos da equipa francesa, certamente q fariam de tudo pra o manter..mas devem ter se apercebido da falta de jeito do rapaz!!

    ResponderEliminar
  6. Quando li sobre esta possibilidade na bola deu-me vontade de rir. Por vários motivos.

    Primeiro porque o contrato entre os clubes foi assinado de livre vontade e a não inscrição no campeonato foi de inteira responsabilidade do Nice e, possivelmente, de forma indirecta do Djaló. Levaram demasiado tempo a chegar a acordo et voilà. Salvo algo de original no contrato, o atleta pertence ao Nice, que se comprometeu a pagar ao SCP, uma determinada importância pelo jogador.

    Em segundo, porque é o CM.

    O terceiro motivo prende-se com a possibilidade de finalmente!!, o Tilt explodir.
    O Djaló esteve 5 épocas na equipa sénior do SCP e todo o ano era a mesma coisa: "é este ano que ele vai explodir!!". E foi o que se viu infelizmente.


    "Isso depende em grande parte dele e de um projecto estável e vencedor que, saliente-se, nunca encontrou em Alvalade."

    Nem ele, nem o Moutinho nem o MV. E isso não impediu os 2 últimos de mostrarem a sua qualidade. É verdade que os jogadores são todos diferentes mas duvido muito que a sua irregularidade desapareça apenas porque está num projecto vencedor.
    Como já o referi diversas vezes, não considero que o Djaló tenha qualidade para o SCP. E não são uns golos ao fcp e slb que me fazem mudar de opinião.

    Já em relação à questão Varela vs. Djaló, sempre preferi o 1º.

    Dito tudo isto, é uma pena ver o Djaló nesta situação. Apesar de não o apreciar como jogador, não merecia passar por isto. Espero que tudo lhe corra bem e possa, a partir de Janeiro, estrear-se no campeonato francês. E no mínimo, que aproveite para conhecer a Côte D'Azur que vale a pena.

    ResponderEliminar
  7. viva, o contrato de venda n será válido pq fica sem efeito a transferencia para o Nice, mas a rescisão já n tem nada q ver, teve q ser feita a rescisao e disso creio q n podemos fazer nada, o jogador fica sem clube, já o senhor Relógio entendedor na matéria diz q a rescisao está feita e n se pode mexer nela!
    Quanto ao Varela e Yannick, sãó os dois maus jogadores, só q um é pior q o outro, e se um deles n está a titular este ano no porto foi pq afinal n é o tal jogador q se torna bom qd vem para o Porto. Yannick quero-o a milhas do Sporting

    ResponderEliminar
  8. Tenham juizo!

    Se ele ficar sem clube é sinal de que um novo tempo no futebol apareceu.

    Imaginem o Sporting contratar um qualquer jogador e só inscreve-lo depois do limite imposto, ele ficaria sem clube? Então todos fariam isso para não haver contratos com ninguém, todos os jogadores seriam livres.

    Ele é jogador do Nice, o Sporting não tem nada haver com a imcompetencia dos outros.

    além do mais foi recusada a inscrição, não foi anulada a transferencia, os franceses só estão a forçar para ver o que ganham com isso.

    As tantas já perceberam o que ele vale e não estão dispostos a pagar tanto.

    E a hipotese de ele ir para o fcp...que vá e que façam bom proveito dele, enquanto tiverem Djaló pode ser que não tenham falcões.

    Outra coisa que acho piada, é que as noticias do CM só valem quando é para realçar as suas próprias convicções. Quantas vezes li aqui que a fonte não era fidedigna, agora para defender um jogador que pouco deu ao clube, mas por incrivel que possa parecer tem um quinhão de fãs dentro dos adeptos, o CM até já serve para fonte de posts

    SL

    ResponderEliminar
  9. jvl,

    Queres mesmo falar do sucesso que o Moutinho e o Veloso tiveram por Alvalade?

    Encontrarás, em sítios de discussão sportinguistas, os comentários que eram feitos na última temporada em que o Moutinho cá esteve (e por razões meramente desportivas).

    Do Veloso, também muita coisa foi dita. Nem a ida á África do Sul fez com que valesse mais que 9 mihões de euros (porquê?).

    Porque é que o Moutinho aos 18 anos era um génio, e na sua última temporada, já era ele capitão, era considerado um "anão banal"?

    Porque é que o Veloso, que quando entrou na equipa parecia um autêntico monstro e patrão do meio-campo, era classificado de gordo e inútil pouco antes de sair?

    Porque é que estes jogadores não cresceram face ao que apresentaram quando entraram, muito novos, na equipa?

    SL

    LdA,

    Totalmente de acordo com o texto. Quer o Varela, quer o Djaló, não são dotados tecnicamente, mas têm algumas caracteristicas interessantes (além da óbvia velocidade e capacidade de arranque, a forma como procuram sempre atacar a baliza é de notar).

    Nem um, nem outro, são foras de série. Podiam era (quer o Varela, quer o Yannick) ter sido mais úteis ao Sporting do que acabaram por ser (e atenção, acho que o Djaló foi mais útil do que agora, pela última imagem que dele se tem, a generalidade dos sportiguistas considera ter sido).

    ResponderEliminar
  10. Jorge,

    Isso, além de maldizer, é injusto para o próprio LdA, que salientou no post que a fonte era, na realidade, muito pouco credível.

    Mas quem já levou o Varela (o JM é muito superior a ambos, não vale a pena comparar)...

    ResponderEliminar
  11. Gonçalo, obrigado. O Jorge Plácido fez-me lembrar o homónimo que passou pelo Sporting :-)

    ResponderEliminar
  12. A criação desta notícia por parte do CM parece-me claramente mais uma tentativa de ruído que vem sendo criado à volta do nosso clube com o objectivo claro de o fragilizar.

    Quanto ao valor do Djaló obviamente que não é nenhum pré-destinado, o que também não é razão para ser desvalorizado.

    O que tem acontecido com alguns jogadores do Sporting nos últimos três anos (vide casos do Moutinho, Veloso e o próprio Yannick)é ter sido travada a sua evolução enquanto jogadores, fruto da tremenda destabilização que a equipa principal tem sofrido neste período por razões várias.


    Ainda assim estes jogadores foram vendidos por valores significativos o que não invalida que com outra estrutura a apoiá-los e consequente evolução, seriam jogadores que renderiam o dobro aos cofres do Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Perdoem-me a frotalidade perante este assunto, mas sinceramente há coisas que me deixam perplexo:


    1 - O CM é não-credível (nem é muito nem é pouco, Não é), mas se há alguém que o CM destabiliza com esta notícia é o FCPorto e não o Sporting.

    2 - Só há uma razão que me faz ficar triste por Yannick ir para o FCPorto - porque deixa de poder ser titular no benfica;

    3 - Varela é melhor que Yannick, mas é um jogador fraco. Teve a sorte da vida dele de fazer parte de uma grande equipa onde até eu poderia ter sido exponenciado aos píncaros da minha melhor forma (e digo eu, admitindo que sou até pior que Yannick!);

    4 - para os saudosos de Varela (que nada fez de leão ao peito) deixo um pormaior: Hulk, James, Rodriguez, Djalma, e agora até Iturbe serão melhores que o Varela de caras, a quem PBento está a tentar ajudar a vender por algum dinheiro em Janeiro, ou talvez no final do Europeu. Mas Vieirinha, Ukra e Barbosa também o eram, mas neste caso o Porto não pode jogar a titular com jogadores da formação, porque não alimentam a máquina;

    5 - Se o problema da situação é a transferência para o NICE (meu Deus, tta baboseira já se leu sobre este tema...) então que se convença o NICE a contratar Evaldo em Janeiro, mas a só o inscrever às 00.04h de 1 de Fevereiro, para ver se o homem ainda consegue substituir o Alvaro Pereira a custo zero, que eu quero vir aqui chorar a perda de mais uma estrela para o Porto;

    6 - Tenho pena que para o Porto não vá tb o Hugo Viana (que nós tb não quisemos...) e o Veloso, que valia milhões. E que nos levem o Vukcevic, e o Stoykovic, e o Zapater...

    7 - Que troquem o treinador pelo PBento, que ficará desempregado em Julho, e não tb não aproveitaremos...

    8 - Tenho pena do filho do Yannick, e da Lyonce, que têm um pai mal agradecido, mas do Yannick não tenho pena nenhuma. Sempre que me lembro da cara de beicinho quando marcava um golo e não queria festejar, lembro-me de quantos grandes sportinguistas não dariam por vestir aquela camisola um dia que fosse...

    9 - Infelizmente, oo FCPorto não me vai dar este prazer;

    ResponderEliminar
  14. Gonçalo,

    "jvl,

    Queres mesmo falar do sucesso que o Moutinho e o Veloso tiveram por Alvalade?

    Encontrarás, em sítios de discussão sportinguistas, os comentários que eram feitos na última temporada em que o Moutinho cá esteve (e por razões meramente desportivas)."

    Pouco me interessa que outros dissessem que o Moutinho era um anão banal ou que o MV era a loira gorda.
    A minha opinião sobre eles mantém-se inalterada.

    ResponderEliminar
  15. jvl,

    É certo.

    Quis apenas assinalar o facto - que me parece curioso -, de que os jogadores que referes (e que consideras, tal como eu, possuirem grande qualidade) já tenham levado com críticas não muito menos significativas que as que o YD levou...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)