quarta-feira, 19 de julho de 2017

Copy - paste



É sempre assim no início da cada época: "Arautos da desgraça!!", gritam e acusam estridentemente os, permitam-me devolver com outro epíteto, situacionistas. Que não existam ilusões, assim é hoje com os ‘brunaicos’ como antes destes foi com os ‘croquetes’ (muitos, são os mesmos, basta vê-los nos painéis das Tvs, por exemplo…). Gritam a quem ousa questionar os critérios definidos quer ao nível da política de contratações, vendas, dispensas e gestão do plantel, quer do planeamento e preparação da nova época. No fundo sobre quem apresenta um mínimo de sentido critico perante aquilo que se observa em mais uma pré-epoca, nitidamente atípica… Nalguns casos até inédita, como ter dois jogos de preparação em 24 horas sem quase alterar a equipa titular… E logo contra adversários complicados.

No final de cada época, quando a “desgraça” é factual e desde que BdC é presidente tem sido, - talvez com a excepção da Taçazita que o treinador proscrito (nem digo o nome para não acicatar ódios…) venceu no ultimo jogo à tangente -, o que afirmam os situacionistas? Que a desgraça sirva para aprender a não repetir os erros e que para a próxima, garantem, é que é… O conselho não deixa de ter o seu acerto, com possível efeito prático e motivacional, mas é meramente circunstancial. Eis que chega a época seguinte e logo os erros se repetem. Infalivelmente, repetem-se… Tal e qual como se repetem as acusações dos conselheiros de ocasião aos que se limitaram a colocar em prática o seu conselho de final de época. Quem, passado a pausa futebolística mantém o escrutínio, resiste à silly season e identifica os mesmíssimos erros cometidos anteriormente arrisca-se a ser, de novo, um desgraçado e vil arauto da desgraça… Assim vamos, neste ciclo vicioso para a quinta (QUINTA!!!!) época com o “Salvador”: sem títulos de jeito no futebol… O único que vai mudando é a estratégia de investimento, ao sabor da maré, leia-se treinador, e do “dinheiro” disponível, sendo que este chega invariavelmente tarde e a más horas. E o resultado deste modus operandi? Foi o que o passado demonstrou, com muito ou pouco dinheiro “investido”, com mais ou menos arautos da desgraça ou do optimismo, no fim ficaram os sportinguistas a ver os títulos fugir para outras paragens. Calma… que já a seguir há-de vir quem, passado todo este tempo, ainda venha acenar com os fantasmas do passado, GL, JEB, a herança, o arco da velha… Tudo serve para desculpar. Ou então com a APAF, contradizendo-se, pois a arbitragem sempre foi particularmente agreste para com o verde e branco listado e não apenas a partir de 2013, quando se prometeram Hossanas e que dali em diante tudo seria diferente, para bem melhor, pois se tínhamos insucesso no futebol tal se devia à incompetência de quem liderava o clube.

No fundo o que se passa hoje com as hostes, digamos mais optimistas, é o velho costume da eterna desresponsabilização de quem se encontra no exercício do poder. Como se os erros reincidentes, cometidos hoje, fossem responsabilidade dos erros cometidos no passado. Pelos outros, claro.


Vou fazer copy deste post, continuando alive and kicking, vivo e com saúde, para o ano cá estarei de volta. A diferença é que basta fazer paste e poupo tempo precioso. “Oxalá me engane”, outra frase típica que repito há anos… Fica também ela guardada. Haja quem ma atire à cara lá para Maio de 2018. Da maneira que vejo a “coisa” a (des)andar, duvido muito que o ciclo se quebre. Talvez seja eu um eterno insatisfeito, ou talvez seja eu a reconhecer os sinais que a realidade faz questão de voltar a evidenciar. A quem os queira ver.

16 comentários:

  1. Calma LdA, ainda há muito que crescer até ao Natal.

    A actual Direcção, além de alguns lugares comuns que vai soltando todas as épocas, como a história das contratações cirúrgicas, nunca teve qualquer projecto para o futebol. Além do óbvio "este ano é que é" num clube que não se sagra campeão nacional há um ror de anos. E já teve a sorte de ter pelo menos dois bons projectos à disposição. Mas era preciso reconhecê-los primeiro. E chegamos a 2017/18 com o melhor treinador do mundo e arredores e com uma estrutura que integra pelo menos dois grandes monstros do futebol. Presidente e DD. Quando desde 2013 começou a chegar à equipa principal talvez a melhor geração de sempre de Alcochete. A última geração, com Podence, Geraldes e etc, depois de bem integrados, já devia permitir inclusive a saída de jogadores como Adrien. Sem grandes percalços. Mas para isso era preciso outra coisa fundamental em qualquer clube formador - um plano e uma gestão de carreiras inteligente. E já agora, um treinador verdadeiramente vocacionado para acolher alguns jogadores jovens todas as épocas. Ao invés de muita gente sempre com índices motivacionais muito discutíveis. E todos muito baratinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com muitos putos que chegam à equipa principal nenhum treinador devia poder pensar duas vezes. Por uma razão muito simples – nem nos melhores sonhos há dinheiro em Portugal para comprar a mesma qualidade no mercado. E quanto mais cedo forem lançados melhor. Antigamente os melhores chegavam à equipa principal com 17 anos. Porque como todos sabemos 5 ou 6 anos depois já se foi metade da carreira de um futebolista. E se hoje há dúvidas com alguns que já vão fazer 23 ou 24 é porque nunca foram uma verdadeira aposta antes. Mas qualquer bidon que chega da América do Sul tem logo direito a andar a arrastar-se 4 ou 5 épocas seguidas. Chama-se comissões.

      Eliminar
  2. O Sporting de Jorge Jesus, vai piorando de ano para ano... no 1º ano eu não esperava que a nível de campeonato nacional a equipa jogasse tanto futebol... no 2º ano, quando realmente se esperava aí sim, que tivéssemos uma equipa cada vez + dominadora, pressionante e a causar enormes dificuldades aos adversários, nada disso aconteceu... e este 3º ano pela amostra, vai ainda ser pior... eu ainda não vi nada, nada mesmo de novo ou de qualidade neste Sporting 2017/2018... acho que todos já percebemos que o tempo de Jorge Jesus no Sporting já esgotou e já na temporada passada... mas há condicionantes que impedem de nos vermos livres deste treinador... e Bruno de Carvalho sabe disso.. Ele que também está "entre a espada e a parede" em termos do seu projecto desportivo... Estou mesmo muito preocupado c/ o que vai dar este Sporting 2017/2018 e das próximas temporadas..

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Porque é que o José Fouto Galván apareceu a receber comissões da venda de 5 jogadores se nunca foi empresário de nenhum deles? Slimani, João Mário, Rúben Semedo, Cédric e Bruma.
    É verdade que ele é o "homem da mala" do presidente? É verdade que o casamento foi pago por empresas que são do José Fouto Galván? É verdade que custos da casa de Bruno de Carvalho são pagos com dinheiro vindos das mesmas contas? É verdade que ele financiou a segunda campanha de Bruno de Carvalho? É verdade que a ex-mulher de Bruno de Carvalho recebe uma mesada de vários milhares de euros a partir de uma dessas contas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só consegues isso, "é verdade...?"?
      É que os sportinguistas apresentam factos. Daqueles factuais, com provas.
      Enfim.

      Eliminar
  4. Excelente post! A pré-época foi mais uma vez mal planeada, o próprio Jesus se queixou dela (ele não aprova a calendarização). As 2/3 contratações "cirúrgicas" são sempre cerca de 10 e de qualidade duvidosa. Daqui a 2 ou 3 meses, caso esta pobreza exibicional se mantenha, teremos os "brunistas" bem distribuídos pelas redes sociais a pedir demissão do Jorge Jesus, apontando claramente um culpado e ilibando o presidente.
    SL,
    Verde Protector

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez ficou bem à vista a classe de dirigentes do Sporting hoje. Um autêntico circo com um cão de fila a lavar a roupa suja de um aldrabão. Sempre a engrandecerem o nome do SCP! E nunca mais proíbem os animais no circo...

    Outra coisa que ficou bem claro, se ainda preciso fosse, é que o Pina nunca mais encontra um trabalho como palhaço – a sua verdadeira vocação – como no circo SCP.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, não percebo o sentido deste post.

    Além de profundamente divisionista, parte de várias as premissas erradas.

    Começa desde logo pelo quadro fictício de que se parte: a existência de um grupo de "situacionistas" que supostamente entenderá que a pré-época está a correr muito bem e que os outros são os tais "arautos da desgraça".

    Nada disto é novo. Está nos livros: quando se quer marcar uma posição é sempre melhor encontrar alguém que discorde, mesmo que esse alguém não exista, e rebater todo os seus supostos argumentos.

    Neste caso, a estratégia é óbvia: não há arautos da desgraça. O que há é um conjunto de gente muito iluminada que há 30 anos consegue sempre adivinhar, logo na pré-época, que a época vai ser um desastre e que no fim avisa, como se de um avô a falar aos seus netos se tratasse, “vês? Eu bem de avisei”!

    Tudo, como se um qualquer puto com duas lições de estatística não pudesse dizer o mesmo, correndo o risco de acertar quase sempre. Tudo como se não estivéssemos a falar de um jogo de emoções e ilusões e o futebol devesse ser tido como a mais racional das causas pelos seus seguidores. Mas, enfim… Este não é sequer o meu ponto.

    Para que fique claro: eu votei BdC e votaria outra vez.

    Nas palavras do LdA sou, portanto, um "Brunaico" (tal como já fui um "croquete", porque também votei Bettencourt, como 90% dos Sportinguistas).

    Feita esta declaração de interesses, o que eu acho importante dizer é que não, não existem situacionistas eufóricos, tal como não existem duas pré-epocas iguais.

    Dou o meu exemplo: do meu ponto de vista, a pré-epoca tem sido um desastre e as contratações, tirando um outro caso (como Doumbia e, espero que também o Acuña) têm sido um belo exercício de derreter dinheiro.

    Do mesmo modo, parece-me também relativamente claro que não há duas pré-épocas iguais. A primeira pré-época de JJ criou uma onda de optimismo e entusiasmo que não tem qualquer comparação com a desconfiança e algum desânimo actuais.

    Por isso, não, não há pré-épocas iguais. E não, as expectativas não são sempre iguais.

    E atrevo-me a dizer que tais sentimentos são, em maior ou menor grau, transversais à grande maioria dos Sportinguistas.

    Dito isto, queria também dizer que o futebol é um jogo de emoções e que, a cada época que começa, há sempre 40 ou 50 jogos por jogar e várias competições para disputar, sendo que, em pelo menos três, o Sporting é (e será sempre) um candidato a vencer.

    Pode uns anos ser menos candidato e noutros mais, mas é com essa ilusão que eu parto para cada época.

    Há coisas erradas, há como é evidente. Há contratações e vendas que não deveriam ter acontecido, há certamente. Deveremos, ficar calados e perder o sentido crítico, obviamente que não.

    Mas devemos deixar que isso nos tire a ilusão?

    Eu digo não. E não é por isso que aceito que me digam que sou um situacionista, um acrítico, um brunaico.

    E se isso faz de mim pouco coerente (sinceramente, não vejo como), tanto me faz: se tenho que ser pouco racional em alguma coisa da minha vida, que seja na minha relação com o futebol, a acreditar ingenuamente, apesar de todos os avisos iluminados de quem há 30 anos mê avisa para o desastre, que no fim o Sporting pode ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      Quem parte de premissa errada é vc... Até pq se refere ao um redactor do blogue que não foi o autor do post. Ai essa atenção...

      Segundo ponto, onde é que alguém o chamou a si, particularmente, de situacionista?

      Por ultimo, não há situacionistas / optimistas?... Eu ia jurar que ainda ontem estive a debater com um par deles bem à minha frente, que por acaso até acompanham o "ANorte" via facebook. Deve ter sido um sonho…

      No restante, estamos mais ou menos com as mesmas expectativas relativamente à época que está agora a iniciar-se. Por ultimo, seja muito bem-vindo em Maio de 2008, ou seja, no final desta época, para me atirar à cara os sucessos no futebol profissional do Sporting. Acredite que, desportivamente falando, nada me daria maior satisfação.

      SL.

      Eliminar
    2. Enganei-me na referência ao autor do texto e peço desculpa por isso.

      No resto mantenho tudo o que disse e continuo sem perceber o que é isso dos situacionistas / optimistas.

      Acho que apoiar ou não esta direcção e estar ou não optimista não tem necessariamente de estar relacionado e na grande maioria dos casos (a referência ao meu caso foi apenas um exemplo) não me parece que esteja.

      Eu voto BdC e não papo tudo o que ele diz.

      E sinceramente o que me irrita é esta mania de uma certa oposição se achar mais iluminada que os outros e tratá-los como se fossem acéfalos seguidistas, que seguem todos a mesma coisa e, imagine-se, têm todos a mesma expectativa para esta época, a qual é exactamente igual há 4 anos e estupidamente superior à que havia nos tempos do Godinho ou de quem quer que seja.

      Não é assim.

      Eliminar
    3. Vota vota. O gajo é o maior nem que seja a empurrar com a barriga para os adeptos ficarem felizes com as obras dos senhores. Está tudo à frente dos olhos e ninguém vê nada , a vergonhosa situação com a doyen a situação das dívidas é a situação com o Marco Silva, com os jogadores do clube , e com comandante Moura, agora e o octavio Machado, é a vergonhosa escuta ordinária e reles mais os seus posts no face, enfim eu não comento mais que nunca mais saia daqui.

      Eliminar
  7. mas serás mais insatisfeito que os que votaram BC porque o acharam melhor que a alternativa PMR? Por mais insatisfeito que esteja para mim mudar para pior não é uma opção.

    Não se pode comparar esta pré-época à anterior. Reforços chegaram muito mais cedo e parecem me muito mais certeiros. Onde estão os mesmos erros? Quais os sinais que a realidade faz evidenciar?

    Qual desresponsabilização? Os erros da época passada não foram assumidos? O problema com os "eternos insatisfeitos" é que estão sempre a ver o copo meio cheio não dando tempo a que nada se construa. Nessa lógica o Ferguson não tinha ficado mais de 2 anos no United, o Vieira que nos primeiros onze anos apensa ganhou 2 campeonatos e uma taça já lá não estva e o Jeus a seguir à época do quase UEFA, Quase Campeonato e após um empate e uma derrota nas duas primeiras jornada teria saído e não teria conquistado os 2 primeiros campeonatos do tetra.

    Não ver a realidade para mim era não perceber que o Sporting no estado que estava não tinha hipóteses de competir com Porto e Benfica e de ganhar de uma forma sustentada e repetida. Falar em cinco campeonatos do "salvador" é intelectualmente desonesto". Na primeira época quando assumiu a presidência o Sporting estava na metade debaixo da tabela, tinha um passivo de 430 milhões e dava 40 milhões de prejuízo por época.

    Antes de se ganhar é preciso criar condições para ganhar. Neste momento já temos mais condições para ganhar. Em termos salariais já conseguimos ter um orçamento equilibrado (fundamental para ser sustentável no tempo) que compete com os outros 2 grandes. Mas para se ter uma noção em termos de investimento no Plantel o Sporting, nos últimos 3 anos, investiu um terço de Benfica e Porto. O Intervalo tem vindo a reduzir.

    Não ver isto é que é não querer ver a realidade. Estamos hoje muito mais perto de poder ganhar repetidamente do que estávamos há cinco anos.

    E nem vou falar das modalidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mas serás mais insatisfeito que os que votaram BC porque o acharam melhor que a alternativa PMR? Por mais insatisfeito que esteja para mim mudar para pior não é uma opção."


      Como sabe se seria pior??? É bruxo? Vislumbrou a realidade alternativa em caso de vitória de PMR tipo o Bran Stark do GoT, foi? Então peço desculpa... Por nao acompanhar esse tipo de poder de que dispõe.

      De qlq forma, obrigado pela participação...

      Eliminar
    2. "O problema com os "eternos insatisfeitos" é que estão sempre a ver o copo meio cheio"

      LOLOL... Não será antes meio vazio??? É só calinadas, pah!

      "...não tinha hipóteses de competir com Porto e Benfica e de ganhar de uma forma sustentada e repetida"

      Hummm e agora com BdC tem ganho de forma sustentada, é isso???


      Espera, já percebi, não ganhámos, mas a partir de agora é que vai ser!!! Ok, ainda dizem que não existem situacionistas / optimistas a sonhar com os amanhãs que cantam enquanto desculpabilizam o presente...

      Bravo!

      Olha, aprece mais vezes. Pareces-me uma rapaz divertido. SL!

      Eliminar
    3. "E nem vou falar das modalidades."

      Tb acho melhor... Ainda és capaz de dizer que antes de BdC não dominavamos no futsal nem ganhávamos A Challenger no andebol... ;)

      Eliminar
    4. Tens razão. O Sporting está muito pior agora do que estava há cinco anos. Onde disse que ganhamos mais vezes? Agora que temos mais possibilidades temos. Pareces os tipos que estão sempre atras dos arbustos para mal alguma coisa corra mal aparecerem. Podidas era apresentar factos. Dizer que o PMR iria ser melhor só para quem não viu a campanha. Mas aí cada um tem a sua opinião. Não ver que o Sporting está muito mais forte agora do que há 5 anos não é de um situacionista mas de um negacionista. Quanto ao copo meio cheio até tu percebeste. Mas repetirei que não respondeste ao conteúdo

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)