domingo, 3 de novembro de 2013

Parecia o tal guião, mas o final era outro

Imagem Conversasdabola
Quantas vezes, em momentos semelhantes ao de hoje, em que é necessário ganhar para não descolar, e, por uma razão ou por outra, não conseguimos e resvalamos?

Quantas vezes, ante adversários inferiores, começamos a ganhar e, por uma razão ou por outra, acabamos por empatar ou perder?

Quantas vezes não revelamos força suficiente para contrariar a sorte adversa ou os erros de arbitragem?

Qualquer uma dessas peripécias, sobejamente conhecidas, vividas e sofridas parecem pertencer a um guião ao qual não conseguíamos mais do que cumprir um papel de actores passivos e cordatos. Hoje conseguimos furar as deixas pré-estabelecidas e improvisar, conseguindo construir um final diferente. Sem muito tempo para uma análise pormenorizada, partilho algumas impressões que o jogo me deixou.

Do ponto de vista colectivo as dificuldades sentidas com o jogo directo dos madeirenses foram as esperadas. E essas continuaram-se a sentir mesmo após o adversário ter ficado com menos um elemento,o que não é de nada surpreendente. Jogando dessa forma com dois toques facilmente se coloca a bola na frente, onde pontuam jogadores com qualidade técnica e compleição física suficientes para criar perigo.  Por outro lado a acção defensiva do nosso meio-campo ficava muito limitada.

O Marítimo contou também com o pouco acerto em algumas tomadas de decisão, sobretudo do lado esquerdo da defesa. Não deve ter sido por acaso que os golos surgiram de lances onde Jefferson (muito melhor a atacar) e Rojo nem sempre estiveram bem. Curiosamente ouvíamos na televisão queixas sobre a prestação de Dier, que muitas vezes tinha que acorrer ao lado oposto ao seu. 

Do ponto de vista atacante o Sporting manteve-se fiel ao seu jogo, que é muito diferente de qualquer um dos seus rivais, Muito jogo carrilado pelas laterais, menos envolvimento pelo centro. Parece um pouco incaracterístico e pouco eficiente mas a verdade é que a equipa cria várias oportunidades de golo e hoje só teve um jogo difícil porque Montero hoje foi apenas Freddy.

Algumas notas individuais:

Patricio - Mal colocado no lance do primeiro golo´(demasiado descaído sobre a direita e pé de chamada orientado para salto em frente), o que tornou impossível uma defesa que seria sempre muito difícil de conseguir. As bolas de meia distância e os cruzamentos continuam a ser a sua última fronteira.

Cédric - Não é tão vistoso como o seu colega do outro lado, mas sabe que a primeira missão de um defesa é ... defender. Vinha de um jogo menos conseguido e fez o suficiente para dar razão à confiança que Jardim lhe transmitiu ao não dar o lugar a Piris.

Dier - Certamente que se imaginava titular por esta altura. Não é o jogador confiante de outrora mas, tal como o jogo demonstrou, é jogando que ela se adquire.

Rojo - É um mistério como é titular na selecção argentina. Mas ainda bem que o é, isso joga muito a nosso favor.

Jefferson - jogador muito importante na manobra da equipa, esteve muito melhor a atacar do que a defender, onde deu muitos espaços.

William Carvalho - Esteve igual ao que nos vem habituando.

Vitor - Provou que é muito mais difícil estar lá dentro e ser consistente e eficaz do que deixar promessas no ar com dois ou três toques vistosos, entrando a partir do banco.

Adrien - exibição de luxo coroada com o golo decisivo. Correu, lutou, passou cortou, cansou de ver.

Capel - Não foi o melhor em campo mas foi decisivo, com um golo e uma assistência. Um bom regresso à titularidade.

Carrillo - a passar uma fase difícil e desinspirada. Quem acha que vai melhorar ao som do assobio obviamente não percebe nada do assunto.

Montero - Tal como disse acima só foi Freddy, o Montero mortifero e eficaz esteve de folga.

Wilson Eduardo - Não comprometeu mas não fez nada de registo.

Slimani - Marcou um golo muito importante mas falhou outro de forma patética. Um foi de cabeça e outro com o pé o que explica tudo ou quase tudo.

Ficha do jogo ZeroZero


11 comentários:

  1. Nos jogos em casa e considerando que as equipas vêm sempre cá jogar todas fechadas eu acho que deveríamos entrar com o seguinte 11:

    ---------- Patricio
    Cedric Dier Rojo Jefferson
    ---------- William
    Wilson Adrien Montero Capel
    ------------- Slimani

    Montero faz um ótimo papel sempre que joga nas costas do Slimani. Tem técnica e visão de jogo suficientes para jogar a 10.

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Para mim, começa a ser um mistério esta espécie de perseguição que é feita ao Rojo... Uma versão Polga.2. Não concordo com a tua apreciação relativamente ao que o argentino fez neste jogo. Já no dragão foi acusado de não parar o Danilo, que qd o enfrenta surge já dentro da área lançado, com espaço e com a bola perfeitamente dominada. Antes desse momento alguém falhou… mas só se crucifica o Rojo pq foi o ultimo a não conseguir parar o adversário. A facilidade com que foi obtido, fez-me lembrar um pouco o golo do Marcovic que sofremos em Alvalade, qd o sérvio passou por uma defesa (de manteiga) completa… Relativamente ao jogo de ontem e aos golos sofridos. Vejamos, o primeiro golo resulta dum livre directo inexistente que, aliás, tem origem numa não devolução de bola da equipa do Marítimo após assistência médica a Cedric. O fair-play e a suas tretas em mais um capítulo. E a falta é inexistente pq o cruzamento foi feito em cima do argentino, sem qualquer intenção deste em jogar a bola com o braço. É Nitido! Nem que quisesse conseguiria alguma vez interceptar aquela bola e se o conseguisse, o meu conselho era o de que já amanhã mudasse para guarda-redes. É que nem sequer precisava de treinar para se transformar no novo Peter Schmeichel…

    O segundo golo sofrido pode partilhar alguma responsabilidade com Jefferson, já que ambos deram 'espaço' e permitiram que o avançado adversário aparecesse nas suas costas em boa posição dentro da área, mas que acaba por resultar duma disputa entre as duas pernas do maritimista, que tropeça nele próprio depois de passar por Jefferson... Apontar o dedo ao argentino neste lance, quando existiram outros 3 protagonistas a errar é, digamos, um pouco forçado...

    O Eric Dier, de quem gosto muito e já tanto elogiei, esteve pior, principalmente na primeira parte, até com passes disparatados que só não criaram perigo maior para a nossa baliza porque, enfim, não calhou. E lembro-me sim, de ver o Rojo acudir à direita e resolver algumas trapalhadas dos colegas da defesa nos primeiros 45 minutos...

    Uma nota para a miserável arbitragem do Bruno_lampião_Esteves.A encomenda foi nítida... A dualidade gritante... Só um exemplo (entre mts outros que poderiam ser citados): marca livre directo contra o SCP por "mão", que resultaria no primeiro golo dos insulares. E num lance praticamente idêntico ocorrido já durante a segunda parte e em plena grande área maritimista, deixa passar em claro... Digo praticamente idêntico, porque a intercepção do remate pelo defesa do Marítimo é feita com maior distancia qd comparado com a distância do centro que bate no braço de Rojo. Com isto quero dizer que a existir intenção, seria mais fácil diagnosticá-la no segundo lance, mas o sócio da apaf decidiu sempre em prejuízo do mesmo: o Sporting Clube de Portugal. O guião estava escrito, mas à semelhança daquele que o 'irrevogável' apresentou esta semana, não prestava e tinha mt má qualidade...

    Pelo SCP, sempre! Contra a apaf, marchar, marchar...

    Abç!

    ResponderEliminar
  3. No estádio não tivesse essa noção, mas já vi o resumo: a agressão a Capel é brutal e o penalty do Marítimo é de ilusão.

    O que me deixa preocupado (ou aliviado) é que se o jogo de ontem tivesse sido contra o Estoril ou Rio Ave tínhamos perdido. A forma como defendemos foi desastrosa.
    Mas mesmo não tendo feito um jogo muito bom, o volume de oportunidades criadas deixa boas perspectivas.

    Agora é ir à Luz, reconhecer o favoristismo ao adversário e ter uma semana tranquila, não dando razões para motivar o Benfica, tal como se fez com o Porto.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting tem um problema que é fácil de identificar: o plantel tem muitas limitações. Por exemplo na questão dos alas, fundamentais para o tipo de jogo de Leonardo Jardim, um jogo como o de ontem mostrou dois jogadores (Carrillo e Wilson Eduardo) abaixo dos mínimos para jogarem no Sporting. Tem dias em que um deles, ou os dois, joga a um nível mais elevado, mas a tendência num prazo longo será para estabilizarem nos níveis próximos do jogo de ontem. Irrelevantes. As comparações com Capel são sempre um momento de pura abastração da realidade. Um jogador como Bruma em quanto potenciaria a qualidade deste plantel?
    Ontem na primeira parte sofri com o desempenho do Drier. Nem parecia o mesmo jogador. Melhorou na segunda parte e, claro, precisa de jogar regularmente. O problema está na forma como se lida com estes jogadores, que viram a sua ascensão interrompida. Que trabalho deve ser feito para que os níveis de confiança não baixem e o jogador sempre que chamado responda a um nível muito elevado. Não gostei de Patrício. Foi mal batido no golo de livre, estava mal posicionado, parecia que não sabia que a bola ia para alí.
    Vítor também esteve abaixo do esperado. Como refere o LA é mais dificil jogar sempre do que jogar alguns minutos e deixar dois ou três bons apontamentos.
    Montero falhou alguns golos mas a sua participação no jogo da equipa é sempre relevante. Slimani é forte tanto quanto parece muito tosco. Mas se ajudar com golos a desbloquear jogos assim está justificada a sua contratação.

    ResponderEliminar
  5. É verdade que só jogando Dier vai adquirir experiência mas ficou demonstrado neste jogo (e no jogo com o Rio Ave) que a equipa é menos madura com ele na defesa e se enerva nos momentos de construção. Neste momento duvido que Dier conquistasse a titularidade numa equipa de meio da tabela mas era algo que lhe fazia falta. Por agora 100% a favor da titularidade de Mauricio.
    Quanto ao Rojo tem vindo a crescer e é neste momento peça fundamental na equipa, apesar de gozar aqui de muito má publicidade.
    E foi de Wilson o cruzamento para o penalty sobre Montero

    ResponderEliminar
  6. Ta errada essa ficha. Falta a substituicao do carlos mane.

    ResponderEliminar
  7. bom dia a todos e a primeira vez que venho aqui comentar sendo um leitor assiduo do teu blog.
    Tenho que comentar porque estou completamente de acordo com o virgilio,eu vivo no estrangeiro e por isso talvez nao esteja tao contaminado pela porcaria da CS desportiva Portuguesa,parecem me perfeitamente injustas as criticas continuas a Rojo e a na minha opiniao um jogador que tem imenso talento na sua posiçao imensa entrega ao clube e ontem foi so o bombeiro do Dier que mesmo se lhe reconhecemos talento neste momento nao pode ser titular a falta de confiança flagrante(nao sei porque)mete demasiadas vezes a defesa em situaçoes dificeis de resolver para Rojo e para o outros.Sejam objetivos apoeim um jogador que merece:mesmo no descalabro do ano passado sempre se esforçou e mostrou vontade de estar connosco. ate mais obrigaso pelos teus comentarios ALLEZ SCP toujours
    PS desculpem pelo mau portugues

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Apenas algumas "notas".
    Sem querer particularizar, penso que na globalidade a equipa fez por merecer a vitória. Correu, trabalhou, não cedeu à impaciência das bancadas, e muito menos aos assobios. Uma demonstração de maturidade.

    A dar notas negativas, dou aos Sportinguistas. Aos que foram ao estádio, e à primeira adversidade já estavam a assobiar, e aos que não foram, 25mil é muito pouco!

    Na minha bancada houve gente a mudar de lugar, por não conseguir suportar parceiros a agoirar, e a insultar tudo e todos. Mas noto que os alvos da ira continuam os mesmos: o Patrício porque não repõem a bola rapidamente, o Adrien porque não dá porrada (irónico que só lhe bateram palmas numa entrada dura escusada sobre um adversário), o Cédric porque não corta os lances no meio-campo, o Wilson porque não remata quando está a 50metros da baliza.
    Perdoem-me a expressão, mas o Sportinguismo está na valeta, quando passamos a vida a bater palmas à formação, mas somos os primeiros a malhar em tudo o que é da casa ao 1ºerro. Ontem as claques foram importantes a abafar o festival de assobio-bancadeiro que já estava a começar.
    A equipa está mais do que de parabéns pela reacção que teve à adversidade do resultado, e por ter reagido usando a cabeça.

    ResponderEliminar
  9. Até que enfim vejo alguém a partilhar da minha opinião sobre o Rojo. Ainda percebo que não goze de grande prestígio entre a comunicação social mas entre os adeptos do sporting não entendo mesmo! Tem tudo para ser um central de topo, está a melhorar de jogo para jogo e é neste momento a par de Montero, William Carvalho e Patrício a base deste Sporting e os únicos jogadores de classe superior - todos os restantes estão uns furos abaixo.

    Gostava também de sublinhar que concordo inteiramente com o JPDB sobre a "fibra" dos adeptos deste sporting. Se no ano passado nós não mereciamos a equipa que tinhamos, ontem eles não mereceram os adeptos que tiveram! Todos gostam de se vangloriar sobre a formação mas assim que as coisas correm menos bem e´só assobiar os miúdos! (com excepção para as claques).

    ResponderEliminar
  10. Ainda acham que a solução para os problemas do Sporting estava na permanência do Jesualdo?

    ResponderEliminar
  11. 25000 em Alvalade
    grande resposta dos adeptos ao pedido para encher o estádio

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)