sábado, 2 de maio de 2015

Sporting-Nacional: sem futebol na era A.C. e o Avioncito que não fez greve

Duas eras completamente distintas marcaram este jogo: a primeira parte foi a era A.C. (antes de Carrillo), em que não conseguimos controlar o meio campo, não conseguindo por isso nem criar grandes lances de perigo nem anular as investidas dos insulares. Na segunda parte, a era D. C. (depois da entrada de Carrillo) a equipa solta-se e acaba por ganhar com alguma naturalidade, contando para o efeito com eficácia de Montero, que marca o regresso del Avioncito ao que nós esperamos dele e sabemos que é capaz.

Creio que a partida ficará bem resumida no parágrafo anterior. Indo um pouco mais ao pormenor convém também dizer que não foi apenas a entrada de André Carrillo que mudou o jogo. A opção de Marco Silva em colocar Rosel ao lado André Martins não foi muito feliz. O catalão parece-me ser um "seis" mais posicional, não parecendo estar talhado para pegar no jogo. André Martins também não estava a conseguir grande desempenho, assinale-se. Capel está irreconhecível e Tanaka nem chegou a entrar. Demasiadas peças "encravadas" para uma máquina funcionar bem. Feitas as devidas substituições é reposto o normal funcionamento, sobretudo no motor da equipa que é o meio-campo.

Para lá do destaque já conferido a André Carrillo assinala-se a bela exibição do Cédric, talvez o melhor do sector, onde Paulo Oliveira e Ewerton parecem entender-se cada vez melhor. E o jogo discreto mas extremamente seguro de Patrício também deve ser destacado.

28 comentários:

  1. Temos a mesma leitura do jogo.

    "O catalão parece-me ser mais um "seis" mais posicional, não parecendo estar talhado para pegar no jogo"

    Não me parece é talhado para jogar futebol.

    Só para lhe dizer em offtopic visto que não tinha visto :

    O Sambinha tal como Nuno Reis e Mica Pinto são jogadores de equipa B que não teem capacidade para chegar a equipa A e nem ambição , portanto é preciso jogadores que façam de espinha , se Sambinha ficar muitos anos no SCP B é positivo , não reclama , não ganha muito , e este tipo de jogadores vão ajudando os ex-juniores. Não é uma renovação a apostar no potencial destes , sendo que Reis deve estar de saída acho que faz sentido renovar com Sambinha por exemplo , e se Mica Pinto tiver esta disponibilidade melhor ainda. Serão "formadores" em campo , e este tipo de jogadores também é essencial.

    ResponderEliminar
  2. Se dizem que esta é a altura ideal para fazer experiências e rodar jogadores - e é porque a classificação está (praticamente) feita - então experiências são isso mesmo. Há coisas que resultam e outras que não. Há todavia uma coisa em comum nos últimos jogos. Ontem foi preciso entrar o Carrillo para o Sporting ganhar ao Nacional em casa num jogo sem importância. Agora imagine-se o que era rodar jogadores quando todos os pontos eram precisos...

    Mas é bom que o Marco Silva continue a desfazer os mitos todos (se bem que os jogadores não têm a culpa do que querem fazer deles) para que fique a claro toda a patetice da argumentação de que temos plantel para rodar. Até aqui custava-me não ganhar, mas agora ainda tenho de aturar a pelintrice e a desfaçatez intelectual deste presidente e da tralha que o apoia.

    PS - O futsal continua sem ganhar ao Benfica, há dois anos. É capaz de ser azar.

    ResponderEliminar
  3. Já ganhamos ao Nacional a fazer poupanças durante 45 minutos ... que diferença faz ter uma dupla de DC competente!
    É bom ver de volta o Montero que todos gostamos de ver jogar ... causa-me arrepios quando ouço falar em vende-lo!

    Para o próximo ano a construção da equipa prevejo que seja mais fácil ... na defesa apenas vendia o Jefferson e renovava com o Cédric o Miguel Lopes será para emprestar (vender nunca só de saber que teríamos de dar 5M€ ao FCP dá me vómitos), caso não seja emprestado é para emprestar o Esgaio (continuo a não vre nele um lateral direito continuo a achar que daria um bom médio ... pela sua capacidade fisica e pela facilidade de chegar à area e finalizar) e claro está Rui Patriço é para ficar :).

    O meio campo é onde teremos mais soluções tanto na A como na B (Wallyson, Palhinha, Guald e Francisco Geraldes isto para além de Cahby e Iuri .... já me esquecia Labyad!? )!

    Nas Alas é vender o Capel e temos obrigatoriamente de fazer tudo para renovar com o Carrilho, promover o Gelson Martins
    e comprar um ala que entre de caras no onze.

    No ataque vender o Slimani e promover o Rublio.

    Sem inventar muito acho que teríamos uma equipa competitiva sem grandes loucuras mas teriamos sempre de renovar com o Carrilho e com Cédric e contar com MS no leme de forma a continuar a evoluir em termos de resultados a equipa do SCP como fez com o Estoril!

    Step -by-step

    SL,

    ResponderEliminar
  4. De facto, o plantel tem limitações ao nível das opções.
    Mas, mesmo assim, percebe-se que há um conjunto de atletas que podiam ter jogado mais vezes, evitando o desgaste físico e emocional prolongar-se, como ocorreu em algumas alturas da época.
    Não se percebe o prolongar da utilização de Adrien (ainda ontem M. Silva disse que não podia jogar 90m) quando há Martins, a utilização de Slimani (vindo de lesão da CAN) em detrimento de Montero (até o Tanaka foi opção à frente de Montero) e, vê-se agora o mesmo erro, Jefferson (jogou todos os minutos desde que voltou à equipa, após o jogo no Dragão).
    Este levar ao limite de jogadores em fora de forma e o deixar de fora, de forma prolongada outros que apresentam qualidade sempre que têm mais de 5m para jogar, é algo difícil de entender.

    Desde do Dragão, vencemos todos os jogos, excepto em Paços (onde fomos mais fortes). É um registo forte ao nível de pontos. Tem de ser realçado e é um tópico importante na avaliação desta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,
      concordo relativamente à utilização de André Martins de Montero.

      Repara que, falamos nisso aqui, se Shikabala e Rabia tivessem sido aquilo que deles esperava quem os contratou o problema sentido com Slimani teria duplicado.

      Relativamente à utilização de Jefferson quer-me parecer que Marco Silva não gosta de deixar cair os jogadores se antes lhes dar a possibilidade de voltarem ao seu melhor registo. E também me parece que algumas aparições de Jonathan não deixaram as melhores impressões. Defensivamente tem ainda um longo caminho a percorrer. Mas o Jefferson tambem.

      Eliminar
    2. Sim, é verdade. Se os egípcios fossem jogadores profissionais e tivessem alguma utilidade, as constantes idas à selecção seriam muito penosas para nós. (por acaso o Rabia, tenho-o visto na B, quando joga a trinco e não desgosto; encurta espaços, recuperação subida da bola, entrega rápido, surpreendeu-me; se vale a sua contratação? para já, ainda não).

      Mas já tinha falado isso com um amigo meu. Uma das grandes vantagens do Benfica (daquelas vantagens legais; tb as há; porque não podemos enaltecer o Benfica e esquecer a forma como foram colocados no 1º lugar, mesmo quando não o mereciam), é ter poucos jogadores seleccionáveis. Há jogadores excelentes no plantel mas são raros aqueles que vão à selecção. Isto acontece devido à idade elevada de alguns ou porque são de países com selecções muito fortes, onde a concorrência é quase impossível de suplantar. Do núcleo duro, só Maxi é constantemente chamado. J. César, Luisão, Jonas, Salvio, Gaitan, Lima ficam sempre por cá. E nas jornadas das Selecções, isto corresponde a 2 semanas de trabalho com o JJ, praticamente com a equipa toda, enquanto o Sporting vê sair Slimani, Carrillo, Patrício, Cédric, Nani, Mané, Oliveira, Tobias, sendo que os 2 primeiros vão sempre para longe e nunca regressam a tempo de treinar com a equipa para o próximo jogo. Por ano, JJ deve ter quase 2 meses a mais que o M. Silva e Lopetegui de trabalho com a sua equipa. Isso também pode ajudar a ser melhor.


      Jonathan esteve mal no Dragão. Mas não daria para poupar Jefferson, nos jogos em casa com Penafiel e Boavista? Não consegue fazer 90 minutos no Estoril?
      Até para nos mostrar que, realmente, Jefferson "é a luz", algo que pouca gente, neste momento, acredita, tal a mediocridade das suas prestações.

      Eliminar
  5. LdA,

    Apenas acrescentar que o recuo de AM após entradas de Adrien e Carrillo tb ajudou (e muito) a por ordem naquele meio-campo.

    A diferença entre Montero e Tanaka é, como dizer..., abissal. O jogo de ontem, em que participaram largos minutos em simultâneo, foi paradigmático do que um e outro oferecem à equipa (e não estou a falar dos golos).

    Sim, Enorme Cedric Soares. Mt bem, em todas as fases do jogo, ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio,
      Concordo relativamente ao AM. Só teve a ganhar com a clarificação de funções
      Relativamente à Tanaka foi uma noite não, declaradamente.

      Eliminar
  6. LdA

    Como sempre ajudas a compreender melhor o que se passa nas quatro linhas. Excelente.
    Mas, parece-me que o André Martins teve um papel mais importante do que o que referes. Durante a 1ª parte deu pouco nas vistas, mas impediu males maiores, na 2ª parte, como tem melhor posicionamento do que o Adrien, permitiu uma cobertura razoável numa vasta zona interior e permitiu a acção preponderante que este desenvolveu. Normalmente, o AM completa bem o Adrien.

    Sempre apreciei o AM e regozijo-me com o seu reaparecimento. Durante o jogo não nos encheu os olhos, como joga com agressividade q. b. e como tem cultura táctica desempenhou com eficácia as tarefas defensivas e de transição de jogo e foi importante na defesa do espaço interior. Na ausência de William, neste aspecto, foi essencial. De um ponto de vista emocional esteve bem, como é habitual.

    O AM é um caso interessante de estudo como produto genuíno da Academia de Alcochete, onde aprendeu tudo o que um médio deve saber e fazer nas diferentes zonas do terreno e contextos de jogo. Com ele a Academia cumpriu o que se espera de uma Escola de Formação. Depois, há o outro aspecto, o AM não é uma estrela, mas é competente no que faz. Tem “escola” como se costuma dizer.

    O Avioncito foi preponderante, pois claro. Dá para perceber que ter um jogador assim para andar aos papéis a ver a bola a voar sobre a cabeça dele é um desperdício inqualificável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zargo,
      Obrigado, é sempre bom ouvir coisas agradáveis daqueles que consideramos.

      Sobre Montero e André Martins já foi quase tudo dito. Um jogador como o André é um excelente exemplo do melhor que fazemos na formação. Noutro clube qualquer nunca teria coragem chegado onde está.

      Eliminar
    2. Zargo,
      Obrigado, é sempre bom ouvir coisas agradáveis daqueles que consideramos.

      Sobre Montero e André Martins já foi quase tudo dito. Um jogador como o André é um excelente exemplo do melhor que fazemos na formação. Noutro clube qualquer nunca teria coragem chegado onde está.

      Eliminar
  7. "Até aqui custava-me não ganhar, mas agora ainda tenho de aturar a pelintrice e a desfaçatez intelectual deste presidente e da tralha que o apoia."

    Kompensan talvez o ajude numa primeira fase. Ou então faça-se à vida, e apresente-se como alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se comentários como esse fossem censurados, senão por mais nada pela falta de educação, porventura os comentários aos posts aqui se tornassem mais interessantes. Reduzindo ao máximo a politiquice dos mesmos e o extremismo subsequente.

      Mas talvez o LdA prefira assim... com o pessoal a pegar em tudo e em nada, chutando pra canto a discussão sã e enveredando pelo ataque bacoco e pelo bota-abaixismo ordinário.

      De certa forma, não é de admirar: por mais que se queira esconder, às vezes o preconceito não é só um defeito, é, antes, um traço de personalidade!

      Eliminar
    2. Falta de educação por dizer a verdade? Por dizer que a pelintrice É um dos traços da (falta) de personalidade que caracteriza o Bruno de Carvalho e os seus fãs? Oh pá quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. Se se sentem ofendidos, sejam pessoas DECENTES. Coitado.

      Eliminar
    3. Da sua DECÊNCIA estamos todos elucidados. Para si há dois tipos de Sportinguistas, os que partilham da sua opinião e "a tralha que defende a pelintrice". Boa-sorte nessa guerra agarotada, que há-de ir longe. Aquele abraço...

      Eliminar
  8. Uncle P.

    Talvez os comentários aos posts fossem mais interessantes se, em vez da preocupação excessiva com a opinião dos outros, houvesse a preocupação em dizer o que cada um pensa sobre o tema do post. Reparo que nada disse sobre o jogo, tal como o PedroC, como se a opinião do anónimo fosse mais importante. Aliás, já reparei também que essa sua preocupação é quase permanente, abstraindo-se normalmente do tema em discussão para discutir a opinião dos outros.

    Sobre o comentário a que se refere, não vejo qualquer razão para o censurar, trata-se de matéria de opinião. Não tenho que concordar ou discordar com a forma como é expressa, desde que não excedam determinados limites.

    Deixe lá a avaliação dos traços de personalidade para as pessoas das suas relações e que conhece, o que não é o meu caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Até aqui custava-me não ganhar, mas agora ainda tenho de aturar a pelintrice e a desfaçatez intelectual deste presidente e da tralha que o apoia."

      LdA, folgo em saber que classifica frases como esta de opinião. Vindo de quem vem, repita-se, não admira... Quando não lhe toca a si, está tudo bem.

      Eliminar
    2. Unlce P.

      Repito: deixe lá avaliação dos traços de personalidade para as pessoas das suas relações e que conhece, o que não é o meu caso.

      Eliminar
    3. Está deixado, LdA. Fique lá com os seus "amiguinhos" que o comentam e que tanto lhe dizem amén. Um dia destes talvez os seus bispos o elejam Papa, num qualquer concílio.

      É que se fosse outro alguém a dizer o mesmo que disse ali o personagem acima, mas do lado precisamente oposto, ou era censurado ou levava uma resposta destas que o LdA tanto gosta de dar. Mas como ali o rapaz até comenta em conformidade com o que o LdA pensa, não há problema nenhum. Depois da amnésia selectiva, o (falso) moralismo selectivo.

      Adiante, que o LdA está mais preocupado com outras coisas. Nomeadamente a esquecer-se dessas coisas...

      Eliminar
    4. Uncle P.

      a atenção que me dedica é exagerada. Bem como a atenção que dedica aos comentadores com os quais a sua opinião não coincide. São as observações de carácter pessoal que contaminam os comentários. Por mais que se esforce não me vai atrair para a sua "luta na lama". Passe bem.

      Eliminar
    5. A sua permissividade para comentários como aquele já denotam o suficiente. Passe bem

      Eliminar
    6. Uncle P., até lhe dou um exemplo do que considero "pelintrice". Pelintrice é contratar um treinador por quatro anos e depois vir a queimá-lo em lume brande desde Outubro. O Marco Silva pode ser inexperiente e ainda não ter estofo para o Sporting, mas o que é que o resto diz sobre o Bruno de Carvalho? E vocês nem assumem o que fazem nos blogues e nas redes sociais, porque tudo começou na tasca, bem antes do "cozinheiro" abrir a boca. No fundo o Bruno de Carvalho quis fazer o que o Pinto da Costa fez ao Paulo Fonseca o ano passado, só que correu mal por duas razões: as claques do Sporting não quiseram fazer ao Marco Silva o que os macacos do porco fizeram ao Paulo Fonseca, e depois porque o Bruno de Carvalho não impõe o respeito do Pinto da Costa. Imitar a canalhice quando não se tem a mesma força dá na merda que se tem visto.

      Por acaso hoje o Mourinho não resistiu a dar outra alfinetada no Jorge Jesus, dizendo que o mérito do bicampeonato é do Vieira, quando há dois anos aguentou o Jesus no Benfica contra tudo e contra todos. A verdade é que o presidente deles deu um sinal de maturidade com essa decisão, enquanto o "nosso" esta época foi para os blogues virar os sportinguistas contra um treinador que ele próprio contratou, por não ter dinheiro para lhe pagar e querer fazer-lhe a cama, e você ofende-se por falar em pelintrice? É pior do que pelintrice!

      Eliminar
    7. Peço desculpa se armei confusão, não era essa a minha intenção. Não quis teçer comentarios em relação ao jogo, para mim já é só para cumprir calendario. Só quis aconselhar qualquer coisa ao "anónimo" que classificou outros sportinguistas de "tralha". É sem duvida bonito.

      Eliminar
    8. Anónimo: "e você ofende-se por falar em pelintrice? É pior do que pelintrice!".

      Não, eu ofendo-me é por você chamar tralha a outros Sportinguistas. Se não o compreende, então ainda é mais mal-educado do que o que dá a entender...

      Eliminar
    9. "Não, eu ofendo-me é por você chamar tralha a outros Sportinguistas."

      Verdade? E quando os seus amiguinhos chamaram lambuças e croquetes a outros sportinguistas também se ofendeu, ou só é sensível para um lado?

      Eliminar
    10. Os meus amiguinhos? Mas você por acaso está na minha mente para saber aquilo que eu penso, quem é ou não é meu amigo e etc.? Tenha mas é juízo. Não generalize o que não pode ser generalizado, e nesse aspecto tenho o LdA como meu testemunha: nunca o fiz e nunca o farei.

      Eliminar
    11. "Verdade? E quando os seus amiguinhos chamaram lambuças e croquetes a outros sportinguistas também se ofendeu, ou só é sensível para um lado?"

      Não sei qual é a posição do uncle p em relação a isto. O que sei, é que errar agora só porque os outros também erraram antes, não é positivo para ninguém. Assim se criam os ciclos viciosos, que depois contribuem para as coisas não andarem nunca para a frente. Alguém tem de dar o braço a torcer, e parar com este tipo de bocas de uma vez por todas. Se não, não são melhores do que os outros que dantes ofendiam os croquetes e os lambuças.

      Eliminar
    12. Têm razão. Vamos todos fazer as pazes e cantar o Kumbaya! Começo eu.

      Kum bay ya, meu Bruno, kum bay ya;
      Kum bay ya, meu Bruno, kum bay ya;
      Kum bay ya, meu Bruno, kum bay ya,
      Ó Bruno, kum bay ya.

      A nossa força é BRUTAL!!

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)