quarta-feira, 20 de maio de 2015

O significado de mais um título na formação e a formação de novos títulos a caminho

O significado de mais um título na formação
De forma um pouco inesperada o Sporting acabou por acrescentar mais um título para o palmarés de uma das áreas que lhe tem granjeado mais prestígio: a formação. Apesar de ser obrigatório contar sempre com o Sporting, o trajecto recente da equipa não conferia muito favoritismo aos iniciados, especialmente por estarem obrigados a ganhar no campo de um adversário a quem, em todos os encontros anteriores da época, nunca o havia conseguido. Ora isso e o facto de festejar em casa do rival, tido como favorito, contribuiu para tornar a conquista ainda mais saborosa.

Como em tudo no Sporting, ao invés de a conquista de um título ser um momento de regozijo comum, esta veio reacender as discussões sobre a importância da formação e a tão propalada "aposta" ou falta dela  É no mínimo lamentável que as vitórias ou derrotas sirvam de arma de arremesso entre adeptos do clube. 

Sobre a formação tenho sempre mais dúvidas que certezas. Mas tenho a certeza que os resultados são apenas um dos muitos factores indicativos do trabalho realizado mas nem por isso o mais importante. O Sporting tem, julgo, como objectivo primordial da sua formação a "criação" de jogadores para a sua equipa principal. Logo a obtenção de títulos tem sido sobretudo uma consequência natural da lapidação do talento que lhe chega pelos méritos de uma excepcional capacidade de atracção e recrutamento de valores. Tanto melhor quando a formação é conseguida a vencer.

Podemos não ganhar nenhum título nos próximos anos sem que se possa negar a "aposta na formação". A questão é saber se se está a trabalhar bem, de forma a manter quer hegemonia no sector, quer sobretudo no "abastecimento" de talento da equipa principal, já que o mero preenchimento numérico de vagas é fácil de realizar. É aí que residem as minhas principais dúvidas. E essas dúvidas baseiam-se na observação de alguns indicadores como a perda inusitada de alguns dos melhores jogadores, nos resultados obtidos entre pares, e no visionamento de alguns jogos. Por exemplo:

- Pode ter sido particularmente saborosa a vitória recente dos juniores no Olival. Foi ela aliás que nos permitiu disputar o titulo até ao último jogo, que nem correu bem. Mas o que aproveitará o Sporting, e os jogadores em particular, em apresentar-se num bloco baixo, de três linha muito próximas, conseguindo realizar a primeira transição quase no final do primeiro tempo (que por acaso, e felizmente deu golo)? Quantas vezes jogará o Sporting assim no campeonato principal? Ou esta atitude é o reconhecimento tácito da nossa inferioridade?

- O caso da equipa B é paradigmático. Enquanto se arrastou pelo fundo da tabela às criticas correspondia um enorme silêncio. Agora que a equipa anda nos lugares cimeiros não falta quem fale num ano bom. Mantenho as mesmas interrogações de então:  tenho muitas dúvidas do aproveitamento que o clube possa retirar de muitos dos jogadores que a constituem, como me interrogo sobre o que estão estes jogadores a aprender que lhes seja útil na equipa principal. Ora isto não é muito mais importante do que ser campeão da II Liga, não?
A formação de novos títulos a caminho
Num caminho que (re)começou em 2012 o basquete do Sporting, apostando na formação, vai dando passos que parecem seguros para, seguindo o exemplo do hóquei em patins, fazer ressurgir o Clube como um dos pilares da modalidade em Portugal.

Criada para dar visibilidade ao projeto da formação a equipa sénior feminina, constituída quase exclusivamente, e em moldes totalmente amadores, por sportinguistas, foi subindo gradualmente de escalão até que no passado sábado conquistou o direito de disputar a final do Campeonato Nacional da 1ª divisão, e consequentemente na próxima época estar na Liga Feminina de basquetebol.

A base da equipa tem-se mantido ao longo destas 3 épocas, e da equipa que no ano passado disputou a final-four do campeonato da 2ª divisão, transitaram para esta época 10 jogadoras. No início desta época, quando a equipa se preparava para voltar a disputar a 2ª divisão, surgiu, devido à desistência de uma equipa, a possibilidade de poder jogar na 1ª Divisão. A ABSCP, tendo confiança que o comportamento da equipa não envergonharia o nome do Sporting, assumiu o desafio, e em boa hora o fez.Ultrapassando todas as expectativas a equipa atingiu o 2º lugar na fase regular, disputando até à última jornada o 1º lugar.

Foi nesta altura que apareceu no Clube uma jovem, Inês Faustino, que sendo sportinguista de alma e coração, jogando em Espanha e tendo já terminado o campeonato em que estava envolvida, veio mostrar a sua disponibilidade para ajudar a equipa nos play-off’s finais. Nos mesmos moldes outra jovem, Maria João Bettencourt, seguiu-lhe os passos e veio fortalecer a equipa para os últimos jogos da época.

Resta agora apenas o jogo da Final onde desejamos uma vitória para “pôr a cereja no cimo do bolo”. É importante acrescentar que já mais de uma centena de jovens pratica o basquetebol no Sporting, e que nesta temporada, já apareceu uma equipa sub-19 que correspondeu à aposta e que, também no passado sábado, se apurou para a Final Four da Taça Nacional.

Pode soar a ousadia desmedida falar em títulos numa modalidade que apenas está renascer das cinzas. Mas esse é o destino natural num clube que tem no seu seio adeptos como os que dedicaram o melhor de si a constituir a ABSCP. O meu obrigado a todos eles.

8 comentários:

  1. Este também já foi. Outro que passou de bestial a besta em seis meses, pois já andam os enviados a dizer que ele não tem competência para a formação do Sporting. Só não se percebe então porque é que se louvou tanto esta campanha dos juniores, uma vez que de acordo com BdC, se não fossem as arbitragens o Sporting teria sido campeão de juniores. O que vale é que agora só há "competência".

    http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/transferencias/sporting-luis-boa-morte-deixa-os-juniores

    ResponderEliminar
  2. A equipa B Devia mudar de treinador. Gostava de ver fernando valente na estrutura do scp. Creio que era o homem indicado para aquela etapa entre juniores e futebol senior. Sempre que vi a equipa B, confesso que não vi a grande maioria dos
    Jogos, o futebol praticado era péssimo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Concordo na praticamente com tudo o que escreves, no entanto hà algo que não concordo nada!

    No inicio da época com a saída de Abel e até ao final dos primeiros 7/8 jogos do JdD criticas foi o que não faltou à equipa, algumas acertadas mas muitas delas injuriosas e até insultuosas para os intervenientes.

    Como sou um adepto/ócio sempre com muita fé espero que para o ano possamos estar nas 3 fases finais e que desta os juniores (com a passagem de muitos dos juvenis) possam mostrar a qualidade que não tiveram a hipotese de demonstrar este ano (eliminação na 1º fase).

    Quanto ao anónimo presumo que seja já seja um dos habitues que só destila veneno e baboseiras ... cresça faça-se homenzinho e deixa-se de merdas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL

      O Luís Boa Morte saiu. MAIS UMA MUDANÇA DE TREINADOR. Tens alguma coisa a dizer sobre isso, ou só queres calar os outros? Metes dó, pá. Tu e os outros totós que andam atrás do Bruno de Carvalho. Que otários.

      Eliminar
    2. "cresça faça-se homenzinho e deixa-se de merdas!"

      Ora aqui está está um bom conselho pró Bruno. Já agora pergunta-lhe quando é que ele atina com os treinadores, porque o Sporting já parece uma agência de trabalho temporário para técnicos. É o que resulta de também andar a formar dirigentes.

      Eliminar
  4. Para alguns que falam da formação sem terem a mínima noção do que isso é, convém referir que o sucesso ou fracasso da formação de cada clube está associado à quantidade de jogadores que sobem à equipa principal, ao seu sucesso desportivo e ao lucro que o clube pode vir a tirar desse investimento. Dito isto, convém afirmar que o Sporting tem 7 jogadores formados no clube a jogar regularmente na equipa principal, enquanto o Porto tem 1 (Ruben Neves) e o Benfica tem dois 1/2 (André Almeida e Ruben Amorim). A formação do Sporting tem como marcos relevantes Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que foram considerados os melhores jogadores do MUNDO em diversas ocasiões. A seleção nacional joga normalmente com 6 jogadores formados no Sporting e mais 3 suplentes da mesma escola. Dito isto, qual é o clube que mais potencia a formação? Qual o clube que mais talentos produz? E o que seria do futebol português se não houvesse a formação do Sporting? Vale a pena pensar nisso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta acrescentar que se assim é tal deve-se a BdC, certo?

      Eliminar
  5. Curioso este post só ter meia dúzia de comentários... Se os miúdos tivessem perdido seriam as dezenas, aliás é também curioso comparar a quantidade de comentários de post como o dia do leão ou do SCP-Braga e comparar com os da guine ou os que servem para bater na direção.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)