quinta-feira, 2 de julho de 2015

A SIC no "coração da águia" e gala de Martunis

A SIC começou ontem a difundir uma reportagem(?) sobre o SLB, que se estenderá por mais dois episódios. Aguardava com alguma curiosidade o programa depois de ter visto o seu anúncio.  Então, a minha primeira reacção foi bastante favorável à iniciativa, adivinhando-lhe uma visão moderna na promoção de um clube. Essa parte dessa previsão veio-se a confirmar, mas verificando com incredulidade e estupefação que, ao invés de uma reportagem de carácter jornalístico/informativo o canal de Carnaxide embarcou na promoção quase pornográfica do actual presidente do clube da Luz, Luís Filipe Vieira. Dizer isto não significa desconsiderar que é tão grande o demérito de quem produziu e realizou a peça como é mérito de quem assim se fez promover de borla e em horário nobre.

Há nesta peça duas perspectivas que me importam. A primeira é dos accionistas da Empresa, holding que detém o canal televisivo. É a que menos me interessa, uma vez que não o sou.  Como consumidor das diversas plataformas de TV que a empresa detém confesso o meu desapontamento pelo embuste. Se fosse accionista cuidaria de saber como é que se difunde pro bono matéria que deveria ser paga, uma vez que o clube em questão detém uma SAD cotada em bolsa.

Há outra perspectiva que me parece importante ter em conta, quer como observador anónimo do fenómeno futebolístico, quer mesmo como adepto rival. Aí não posso deixar de observar a profunda transformação que o clube rival sofreu com Luís Filipe Vieira. A peça, apesar do exagero promocional, não deixa de reportar um clube moderno e profissionalizado, cujos resultados se fazem sentir de forma transversal na vertente desportiva e empresarial. Os resultados alcançados este ano não são um acaso, um acaso seria, nas condições criadas, que eles não estivessem a acontecer. 

Alguns exemplos, sem ser exaustivo:

Ao nível de marketing enquanto estamos encalhados há anos, eles rentabilizam quase todo o milímetro quadrado que dispõem, apoiados numa estrutura profissionalizada.

No que ao merchandising diz respeito vimos o país inundado de vermelho nas celebrações do titulo, enquanto nós, tendo vencido a segunda competição nacional, não soubemos aproveitar a ocasião.

O pormenor da recriação do balneário da casa em todos os jogos fora é todo um outro nível. Quantos pontos valeu?

Pode haver quem prefira negar estas evidências, quem sabe, deixando-se cegar pela rivalidade. Pode até ser reconfortante mas é também ilusório. Não o querer perceber é ignorar o muito que precisamos de fazer para poder lutar com iguais oportunidades. Constatar isto é ainda mais importante no preciso momento em que conseguimos ir buscar o melhor dos activos do nosso rival. É importante, mas não é tudo e há ainda um longo caminho a percorrer. Claro, podemos sempre entretermo-nos a arranjar desculpas. Pode ser reconfortante mas apenas nos condena à auto-comiseração e estagnação.

Martunis
Da gala de ontem resultaram muitos motivos de interesse e análise. Pelo destaque dado, e para não lateralizar o post em demasia, fico por Martunis. Do meu ponto de vista pessoal, não o teria eleito a "surpresa da noite", como se pode depreender pelo destaque que lhe foi dado. Admito os mais diversos argumentos sobre o tema, que vão do interesse humanitário, ao puro oportunismo mercantilista, até à interpretação que aponta para o populismo que o uso do nome do adolescente indonésio pode suscitar.

Mas não me desvio do essencial da acção do Sporting: trazê-lo até nós não vai mudar apenas a vida de Martunis por uns tempos. Vai dar-lhe a oportunidade de crer que o futuro é possível. Isso é afinal o que a esperança nos oferece a cada um de nós. Só quem não sabe o que são as condições de vida de um país e terceiro mundo é que pode negligenciar o alcance deste acto. O Sporting pode não poder mudar o mundo, mas vai seguramente mudar o mundo de Martunis e daqueles que lhe são próximos. E isso é bom!

12 comentários:

  1. O pormenor do balneário é incrível, há que reconhecer. Sabemos que o slb, muito por culpa das condicionantes económicas mais favoráveis, trabalha o marketing de forma muito intensa (às vezes com coisas brilhantes, outras vezes com algumas ridículas, no meu entender).

    Quanto ao martunis, nunca é fácil de delimitar a linha que o texto fala. No entanto, mentiria se dissesse que não me tocou o facto de o futebol, e para mais o scp, ajudarem um rapaz a ter uma vida melhor - estudando e vivendo na academia dos seus sonhos - e a perseguir o seu sonho. O futebol devia ser mais vezes isto, e o scp deve sempre ligar-se ao mundo desta forma.

    SL

    ResponderEliminar
  2. "O Sporting pode não poder mudar o mundo, mas vai seguramente mudar o mundo de Martunis e daqueles que lhe são próximos. E isso é bom!"

    Perfeito.

    forte abraço

    ResponderEliminar
  3. "A primeira é dos accionistas da Empresa, holding que detém o canal televisivo."

    Ter este nível de acesso à intimidade de um clube como o SLB é ouro para um canal de televisão. Se para isso tiverem que fazer propaganda descarada pró vieira é um preço muito barato para tal produto. Acho que os accionistas estarão muito contentes. Mas sim, propaganda descarada. Típico de Vieira.

    ResponderEliminar
  4. Foi sem duvida uma grande jogada por parte do Benfica e da Sic, e a jogada principal é que deu logo a seguir à peça da apresentação do Jesus.. Aposto que os Benfiquistas que estavam em casa ao verem uma peça daquelas pensaram logo que se lixe o Jesus pois temos uma mega estrutura, rematando para longe de uma vez por todas a questão Jesus. Temos de admitir que foi sem duvida uma excelente jogada e bastidores!!!

    ResponderEliminar
  5. Só não concordo com a parte do texto que diz que o que põem no balneário do adversário seja razão para terem feito mais pontos, cheira me a medidas de um motivacional que no Brasil já dizem cobras e lagartos dos seu trabalho, hoje o futebol é profissionalismo, é organização e não crenças motivacionais.

    ResponderEliminar
  6. Quero dizer que este blog e fantastico,Parabens.Quanto a reportagem tens o mesmo pesamento que muitos benfiquistas teem mas para mim e apenas a realidade,LFV transformou o clube de uma maneira que de nada ganhar passamod hoje a ganhar em todas as modalidades(exepto no Andebol),o que prova que os titulos no futebol sao fruto de trabalho e nao de arbitros como os nossos rivais dizem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Então a desorientação e azia que se observou nos dirigentes lampiões quando se aperceberam que iam perder a nomeação dos árbitros foi pura coincidência...

      Uma azia que só ficou atrás do que pudemos constatar quando perderam o treinador para o Sporting, quando arrogantemente afirmavam que tal era impossível.

      Eliminar
  7. "Ao nível de marketing enquanto estamos encalhados há anos, eles rentabilizam quase todo o milímetro quadrado que dispõem, apoiados numa estrutura profissionalizada."

    Tens a noção do atraso que o Sporting tem em relação aos rivais, não tens? Não quer dizer que demore 10 anos para o Sporting pôr-se a par com as melhores práticas, mas o clube tem praticamente tudo por fazer nesta área, e não o consegue fazer propriamente num dia.

    As direcções do GL e do JEB foram direcções praticamente sempre em crise, mas o José Roquette, o Dias da Cunha e o Soares Franco, que tiveram mandatos relativamente longos, não fizeram NADA neste âmbito!!

    E ainda há quem queira que o Bruno de Carvalho vá para eleições antecipadas. Andamos sempre em eleições e depois queixamo-nos que estamos "encalhados há anos".

    ResponderEliminar
  8. O BdC está muito mais preocupado com a sua própria imagem, que com a do Sporting!

    Toda a sua atenção desde que chegou à presidência, tem sido virada para a sua promoção, conforme se nota na mudança constante de assessores que põe ao seu serviço e de estar quase permanentemente com a "boca no trombone", logo que lhe apresentam uma câmara de TV ou um microfone.

    Este estado de coisas não irão mudar, porque o sujeito está em promoção constante, desde que tomou conta do poder, com vista às próximas eleições e até nisso é igualzinho aos políticos corruptos da nossa praça.Aliás, nada será de estranhar, se verificarmos que está rodeado deles!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de ter razão. O homem publicita todos os sucessos do clube como tendo tido dedo neles.

      Já as direcções anteriores fazem um enorme esforço por não serem responsabilizados pelos flopes e desfalques durante a sua direcção, como nos mostra a auditoria...

      Eliminar
  9. A única área em que o Benfica verdadeiramente está a anos-luz de nós é no marketing. Souberam aproveitar ao máximo a ilusão dos 6 milhões e dos 280 mil sócios e neste momento até tampos de sanita com a cara do Eusébio seriam capazes de impingir. Mas todo esse trabalho deriva de uma sucessão de bons resultados desportivos conseguidos por Jesus. Ou a estrutura antes de Jesus era alguma coisa?
    Para o Sporting se catapultar para aquele nível, precisa de resultados desportivos (ou pelo menos, lutar por títulos!). E por isso esta aposta em Jesus.

    Tudo o resto, propaganda à parte, é algo que acontece em qualquer clube com uma estrutura minimamente competente. E quem investe quase 30 milhões na "estrutura", algum retorno tem de tirar. E também é importante não esquecer que a "estrutura" custou ao Benfica cerca de 200 milhões de euros em passivo desde que LFV é presidente (excluo destas contas o passivo do Estádio que entrou para a SAD). É preciso ver que todo o investimento ainda está longe de gerar um retorno que compense os 20 milhões euros/ano que se gasta em juros.

    Isto para concluir que o Sporting tem de seguir o seu caminho olhando para os bons exemplos dos rivais (marketing e merchandising do caso do Benfica) mas não descurando os maus (como o sobrendividamento, estruturas sobredimensionados como nos casos também de Benfica e Porto).

    ResponderEliminar
  10. O retorno já compensou claramente o investimento, daí que em 13/14 e 14/15 vá existir um lucro a rondar os 30M€, algo inédito na história do desporto português, algo que nos primeiros 9 meses de 14/15 já permitiu baixar o passivo em 40M€ (!).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)