segunda-feira, 6 de julho de 2015

O que ficou de mais importante ficou da passagem de Jorge Jesus pela "gaiola das loucas".

Foi particularmente decepcionante o modelo escolhido pela SIC Noticias para entrevistar Jorge Jesus. Aquele formato não tem como finalidade informar os seus espectadores mas, eventualmente, proporcionar audiências. Só assim se percebe a presença estriónica de um Rodolfo, que continua tão caceteiro no discurso como o tinha sido dentro das quatros linhas. A presença dos restantes comentadores residentes mais as suas perguntas excessivamente discursivas - Manuel Fernandes que me perdoe - foram tão necessárias como uma orquestra num funeral. O que o público, em particular o Sportinguista, queria saber era o que pensa JJ e, isso, infelizmente foi-lhe poucas vezes permitido pelas constantes interrupções do raciocínio. Por vezes o programa, com a total colaboração do pivot, assemelhava-se mais a uma gaiola de loucas. Ficam ainda assim algumas afirmações importantes, a merecer destaque:

- "A prioridade é a Liga e o Play-off da Champions". É um pouco "lapalissiano" mas é um facto indesmentível que estas são as competições prioritárias. O título é o que é. A presença na CL é crucial para a afirmação do nome do Sporting bem como para o equilibrio financeiro que permita ao clube financiar a sua actividade.

- "Existe sintonia total com Bruno de Carvalho". Como é evidente outra coisa não seria de esperar quando o "casal" ainda se encontra em lua-de-mel. Este será contudo o ponto que concitará mais atenções, pois os anteriores treinadores viveram exactamente o mesmo estado de graça que, como se sabe, não foi duradouro. O êxito de JJ, de BdC e de todo o clube passa pela manutenção deste estado. 

"É um dossiê (aquisições) da responsabilidade do presidente. A minha palavra é determinante." Não se esperaria outra coisa. Não assistiremos, como nos anos transactos, à chegada de jogadores que o treinador não conhece, não quer, ou não reconhece categoria ou características para executar o seu modelo de jogo. Muitas das tensões perniciosas entre administração e treinador deixarão de ter lugar. Alguma expectativa para perceber o que, quando e o quê tem a administração da SAD a oferecer a JJ neste capítulo.

- "Se entender (BdC) que vai para o banco vai, ele é que decide". A questão de ir ou não ir para o banco foi desmistificada, pessoalmente nunca acreditei como uma imposição de JJ. Se tivesse sido e tivesse sido aceite BdC estaria a alienar toda e qualquer autoridade de que foi investido pelos sócios.

- "Importante é termos títulos, qualidade. Em três dias já consegui perceber que há qualidade." Ninguém discordará. A questão, que permanece do ano anterior, é se esta existe em quantidade suficiente para nos permitir lutar até ao fim pelo objectivo principal, o título de campeão nacional. 

- "Por aquilo que conheço por fora, é normal que procuremos no máximo cinco e no mínimo três jogadores." A questão anterior está directamente relacionada com esta, uma vez que é crucial que os reforços o sejam efectivamente.

- "É um jogador com características para jogar mais. Não tenho dúvidas de que comigo vai jogar mais". Corresponde inteiramente ao que penso, parecendo-me que o seu endeusamento entre os adeptos tem sido um obstáculo ao seu crescimento. O mesmo se aplicará, por razões diversas, a vários outros jogadores.

- "Há dois jovens que de certeza vão fazer parte do plantel principal." Quem serão os eleitos, de entre os nomes de Chaby, Medeiros, Wallyson, Gauld, Rúbio, Matheus?

- "Capitão será o que eu vir que tem mais qualidade para isso". Por norma premeia-se a antiguidade, estou inteiramente de acordo que a braçadeira deve estar entregue a quem é capaz de liderar.

- "Ideia de jogo será a mesma ( que no SLB). O que define é o modelo treino, a ideia de jogo e o modelo de jogador. Isso é que vai ser tudo meu, ideias minhas". Não será portanto o treinador  a adaptar o seu modelo de jogo aos jogadores disponíveis mas o contrário. Poderão jogar os mesmos jogadores, colmatando as vagas de Cédric e Nani, mas com funções e articulação colectiva completamente diferente do que vimos até agora. Este será com certeza um dos desafios mais importantes de JJ e para o qual todas as atenções estarão viradas. 

- Para lá de outras questões mais importantes ou acessórias não deixa de ser importante destacar que, na sequência do que já tinha deixado entrever no dia da apresentação, JJ sabe "quem é o Sporting". A Jorge Jesus não precisamos de lhe ensinar o essencial

16 comentários:

  1. "...pois os anteriores treinadores viveram exactamente o mesmo estado de graça que, como se sabe, não foi duradouro"
    O bom relacionamento de Leonardo Jardim com o presidente não foi duradouro? Ainda há pouco tempo Leonardo Jardim veio dizer exactamente o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade... tanto Jesualdo Ferreira como Leonardo Jardim podem ter tido problemas de relacionamento com BDC mas a verdade é que no ultimo dia saíram com 1 aperto de mao publico ao lado do presidente.

      Existe a tentativa (com sucesso) de criar a imagem de BDC como uma pessoa conflituosa que ninguém consegue suportar mas em quase 3 anos que está no SCP apenas MS foi 1 conflito que acabou mal porque tanto a nível directivo como a nível técnico e até em termos de jogadores as coisas não foram bem o que se tenta pintar.

      Eliminar
    2. Certamente um "lapsus linguae"...A não ser que se estivesse a referir ao universo dos treinadores de outros escalões, o que não me parece.

      Noddy

      Eliminar
    3. "Existe a tentativa (com sucesso) de criar a imagem de BDC como uma pessoa conflituosa que ninguém consegue suportar"

      Talvez o contrário seja mais verdade dizer o contrário. Existe uma tentativa de limpar a imagem de uma pessoa que acumula conflitos numa vitima. O histórico fala por si.

      Eliminar
    4. O LdA muda a agulha e não responde. Com que treinadores (excepto Marco Silva) teve o presidente um mau relacionamento?

      Eliminar
    5. LdA: Acrescento, e com que jogadores?

      Eliminar
    6. António Gomes,

      essa pergunta nem a um marciano é admissível.

      Eliminar
    7. Responde, não faças o que fazes sempre...

      Eliminar
    8. Só assim posso contrapor as besteiras que vais escrever... Isto se passar pelo lápis azul...

      Eliminar
  2. Tiago,

    o que eu digo no post e reitero é que os treinadores viveram um estado de graça que se esfumou. Se se chegou ou não ao mau relacionamento isso confirma-se pelo menos no caso de Marco Silva.

    Lamento contudo que das muitas questões que podem merecer uma discussão interessante os comentários se centrem apenas nisto. Não deixa de ser uma evidência de um estado mental permanente entre muitos adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentários do LdA é que se centram apenas nisto, na suposta personalidade insuportável de BdC.
      "... os treinadores viveram um estado de graça que se esfumou" - reitera a mesma inverdade. Quando é que o "estado de graça" de Leonardo Jardim se esfumou? Quando é que ele deixou de estar "em sintonia" com o presidente?

      Eliminar
    2. Tiago,

      não voltarei ao tema.

      Aproveito só para dizer que o post tem tamanho suficiente para 2 páginas, contém 728 palavras, 12 parágrafos. Dizer que o meu post se centra numa única linha seria uma anedota, se não fosse uma mentira descarada.

      Eliminar
    3. Mentira descarada é manter que Leonardo Jardim e Bruno de Carvalho tiveram um mau relacionamento.
      Em relação ao post, obviamente só comento aquilo com que não concordo. Que sentido faria um comentário a dizer "Concordo. Exacto. Certo. Concordo. Isso." ?

      Eliminar
    4. Tiago,

      ah então as minhas desculpas, não era comigo, vai lá falar com quem fez essa afirmação.

      Eliminar
    5. Então quem escreveu isto? "...pois os anteriores treinadores viveram exactamente o mesmo estado de graça que, como se sabe, não foi duradouro"

      Eliminar
  3. O nome fora da lista que o
    Pivot deu cheira me que pode bem ser o Ruben Semedo. De resto, espero que o Medeiros tenha um lugar !

    Sl

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)