quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cabeça de série e em série (por Boateng, Mitroglup!, Bruno Paulista)

Cabeça de série
Nunca compreendi muito bem a ansiedade em perceber se o Sporting chegaria ao estatuto de cabeça de série, excepto pelo lado do prestígio. Hoje, conhecidos que são os adversários possíveis - Club Brugge, Mónaco, Cska Moscovo, Lázio e Rápid de Viena - é mais fácil perceber que a tarefa continua muito difícil e longe de dar como assegurada a qualificação. Olhando para as equipas que evitamos só o Bayer Leverkussen, pelo histórico com as equipas alemãs, é que me deixa tranquilo evitar. Só o Brugge e o Rápid de Viena poderão ter-se como acessíveis, mas aí também é bom lembrar-nos do histórico...

Boateng é um bom nome para uma dor de cabeça
Já disse quase tudo o que pensava sobre a possibilidade de o contratar. Tê-lo tido aqui a tirar fotografias no aeroporto e em Alvalade fê-lo quase nosso mas faltou o quase. Confesso que a sua aquisição me dividia, sobretudo por poder ter o mesmo efeito sobre o grupo de trabalho. Seria de certeza o líder da folha salarial, o que o obrigaria a ter o mesmo estatuto em campo, seja de treino seja de jogo. Tecnicamente poderia sê-lo, mas como qualquer jogador, não deixa de estar limitado pela sua condição humana e é aí que as maiores dúvidas surgiam. Em condições ideais de funcionamento e equilíbrio seria uma enorme aquisição, era um daqueles jogadores que pode valer muitos pontos.

Mitroglup!
Não será a última vez que perdemos um jogador para um rival pelo que, como em outras ocasiões, há que esquecer e olhar para a frente, porque o desgaste com o que já não podemos mudar é inútil. Para encerrar o assunto ficam apenas duas considerações:
- A exposição excessiva a que nos sujeitamos neste caso, pelo tempo e pelos pormenores permitidos em permanente exibição mediática. 
- Continuo a pensar que, para reforçar a nossa candidatura ao título, a posição para onde Mitroglu viria, continua carecido de um jogador com um outro nível de eficácia do que os que já temos. Ou então a nossa produção atacante terá que crescer de forma exponencial.

Bruno Paulista
Ainda não é nosso jogador, pelo que falta conhecer os números do negócio. Se forem os que se falam - 3,5 milhões - não deixam de ser um número considerável, julgo mesmo que o maior da era BdC. Não é um número de todo escandaloso, mas não deixa de ser a repetição de um risco semelhante aos anteriormente assumidos o ano passado que ainda estão por compensar.

Ora a primeira dúvida é exactamente essa: vem para jogar de imediato ou como "aposta para o futuro"? Embora pareça um bom jogador, pelo que se pode ver no Youtube (por esta altura, há um ano, o Rábia também parecia o Beckembauer do Nilo, o Gauld era o pequeno Messi e o Slavchev o Lampard dos Balcãs), não deixa de ser notório o escasso percurso, apesar da recente chamada à selecção brasileira que esteve nos jogos Pan Americanos. 

Se é aposta para o futuro, porque não se priorizam os que já cá estão, guardando os recursos para o que não temos? Esta será sempre uma questão recorrente, particularmente entre nós, que temos na formação um passado que nos orgulha. Tal não deverá porém limitar a actuação do clube no mercado, na busca de bons jogadores, embora o histórico neste tipo de negócios não nos seja muito favorável.

Fica outra dúvida: pelos valores que se falam, o preço a pagar por Bruno Paulista faz dele um jogador caro ou barato? E o que pediam por um jogador com o estatuto de Mitroglu não era? As respostas a estas questões são muito contingentes para se poder tecer afirmações categóricas. O tempo encarregar-se-á de ajudar a perceber.

12 comentários:

  1. Uma pré-eliminatória da Champions pode ter o condão de estragar uma época inteira, há sempre uma imensa dificuldade do jogo em si, mata-mata com equipas de ambição pelo menos idêntica à nossa e se vamos para o campo com tiques de estrelinha por sermos cabeças de série... corre mal. Jogos de grande intensidade, que obrigaram a férias mais curtas e menor tempo de solidificação do trabalho normal de uma pré-época. Vamos trabalhar para que este ano sejam outros a terem estes problemas daqui a um ano.

    Sobre as voltas e revoltas do mercado, parece-me que falta uma incógnita nas várias equações que têm sido feitas, quem ainda vai sair. Por exemplo, Mitroglou só fazia sentido para mim se Slimani sair, Bruno Paulista só faz sentido com a perspectiva de saída de William (agora ou após o Europeu). O primeiro é um jogador feito, pronto a render (como Boateng) logo pode suprir de imediato uma saída de um titular, Bruno é um jovem, que vem da Bahia - onde o futebol se joga devagar ou parado - e que por muita qualidade que tenha irá precisar de um período +- longo de adaptação, imagino William a sair no próximo defeso e Bruno a assumir o lugar.

    Este é para mim também o momento certo para fazer um investimento mais forte no plantel, para os nossos miúdos crescerem ainda mais na sua formação precisam de maior/melhor concorrência, com quem irá disputar o lugar Tobias/Adrien/João Mário/Esgaio/Mané/etc., o nivel a que podemos chegar só baseados na formação está atingido, um pouco a exemplo do que aconteceu com a anterior geração (Veloso, Moutinho, etc.) no último ano de Paulo Bento era obrigatório subir o nível de investimento no plantel ou deixávamos os putos a concorrer contra eles próprios ou pior, contra a parede, foi o que aconteceu com os resultados catastróficos que se conhecem com os atletas a procurarem outros desafios.

    Palhinha, Gelson, Semedo, etc., não têm nada a temer, têm de dar ao chinelo e verem o exemplo dos mais velhos Adrien, João Mário, Mané, que terão este ano de fazer o mesmo para manterem a sua posição.

    ResponderEliminar
  2. Cabeça de Série :

    Olhando para as equipas que evitamos só o Bayer Leverkussen, pelo histórico com as equipas alemãs, é que me deixa tranquilo evitar.

    deve haver algum equivoco, pois o Sporting evita Manchester United, Valência, Bayer e Shaktar.

    e sim o apuramento continua difícil, por isso é que se chama champions e não europa. Mas é preferível ser seeded que unseeded. é pena o nosso coeficiente ser 56.276 enquanto o do shaktar que é o clube directamente acima de nós tem 86.083.

    Boateng é um bom nome para uma dor de cabeça

    Se é potencialmente melhor do que as soluções que tínhamos para o centro do terreno? seguramente. mas valeria a o custo salarial e humano que iria certamente iria acarretar? duvido
    acho que como se diz em inglês, we dodged a bullet.
    Em relação à forma como foi divulgado a queda das negociações é fácil entender que o negócio não ficou pendurado pelos direitos de imagem. Espero que quando a época e BdC der uma das suas "entrevistas" explique porque razão caiu o negocio RvW e este.

    Mitroglup!

    Há muitas leituras que se podem fazer desta contratação.

    Se estivessem estes 3 ponta de lanças livres para o Sporting - Slimani, Mitroglou e Osvaldo- talvez a escolhe recaísse para Mitroglou mas Slimani já cá está e já sabemos o que podemos esperar dele. Os outros são incógnitas e rendem aquilo que os respectivos clubes conseguirem retirar deles.

    Em relação ao roubo. Não tenho dúvidas que se Mitroglou fosse considerado indispensável já cá estaria. Um clube que tinha tudo acertado com Boateng e que pelos vistos vai dar 3.5 por um jogador da II brasileira, não se iria perder um alvo prioritário por questões menores. Quer me parecer que o Sporting estava a abordar Mitroglou como um negocio de ocasião, sabendo que o Fulham queria ver se livre dele e que enquanto Slimani não sair não existe necessidade de ir buscar outro fixo.
    Devo dizer também que gosto bem mais de Slimani do que Mitroglou por aquilo que o Slimani faz essencialmente sem bola. Em relação ao aproveitamento de oportunidades, vamos ver com mais espaço aquilo que Sli vai fazer.
    Se existe necessidade de trazer mais uma solução para PL fixo? É sempre melhor ter mais e melhores soluções no entanto não acho essencial neste momento. Teo poderá jogar mais fixo. O sporting no mercado tem de preocupar-se em colocar os excedentários neste momento, na ultima semana deverá haver novidades no mercado.

    Aquilo que eu ressalvo neste "roubo" é a necessidade que o slb teve de ir buscar um jogador pelo qual emitiu um comunicado a dizer que não estava interessado. Neste momento o slb vai a reboque do Sporting e é algo que não estava habituado a ver.

    Outra consequência é a mudança táctica no slb. Ainda não sabemos se RV vai tentar aguentar o modelo JJ - 4-4-2 com jonas atrás agora ( e Jonas tem um perfil mais para o Teo que para o Sli) ou rasgar com o passado e implementar as suas ideias, e isso são muito boas noticias.

    Bruno Paulista

    Quando estiver confirmado e com valores em cima da mesa pronuncio-me, até lá não tenho opinião sobre o jogador nem pelo o negocio em si.

    SL

    ResponderEliminar
  3. De acordo. Mas julgo que os "festejos" da maioria dos sportinguistas perante o facto de conseguimos ser cabeça de série vem do facto de, na teoria, evitarmos equipas mais complicadas e assim subirem as nossas hipóteses de atingir a fase de grupos da CL. Claro que será sempre mt difícil. Ainda há poucos dias o Rapid e Viena demonstrou como a equipa inicialmente mais fraca ou de menor prestígio consegue superar o seu adversário. Mesmo após um pouco promissor empate em casa, com golos, na primeira mão...

    Haja fé e esperança. Mas antes disso temos um título para conquistar... :)

    ResponderEliminar
  4. Sobre Mitroglou: sinceramente desconheço o jogador. Talvez por isso tenha sentido mt mais a falta de acordo para fazer regressar o Wolfie... O grego, passou-me sp um p ao lado.

    O Prince, foi uma Boa_tanga enquanto durou... E parece que durou até ter encontrado parelha lá para os lados de Milão...

    ResponderEliminar
  5. Se o Bruno Paulista não viesse já, nunca mais vinha. Assim, temos substituto para quando o Wilam sair. O Bruno Paulista é superior ao Danilo Pereira: uma mistura de William com Miguel Veloso.

    ResponderEliminar
  6. Se alguém viesse oferecer 3,5 milhões pelo Gelson Martins que ainda nem sequer tem um único jogo na 1ª equipa, seria caro ou barato para o comprador?

    ResponderEliminar
  7. Faz-me demasiada confusão estas jogadas por causa do FairPlay Financeiro em que se contrata um jogador emprestado mas com obrigação de o comprar definitivamente no final da época.
    Depois de saber esses pormenores mais contente fiquei pelo Mitroglou não ter ficado.
    Bruno Paulista: incógnita pura e dura!
    Liga dos Campeões: com a nossa "sorte" ainda nos calha um Mónaco...
    SL

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao sorteio, pelo menos estes adversários, sem serem pêras doces, permitem algum optimismo, principalmente se apanharmos o Rapid ou o Brugges

    Boateng: parece óbvio que o problema que inviabilizou o negócio foi essencialmente físico. Sendo assim, o Sporting fez o que tinha a fazer.

    Mitroglou: Por esta altura ainda não é oficial. E veremos se o será. O que fez prolongar as negociações com o Sporting foi a suposta opção que, ficamos a saber agora, é sim uma obrigação. O Sporting queria o jogador mas não estava desesperado nem pode pagar pelo menos 7 milhões pelo passe + ordenado chorudo. Quem parece que não ficou muito convencido foi o próprio atleta. Segundo consta, foi muito difícil convencer Mitroglou a aceitar o Benfica, mesmo recebendo um salário 40% superior ao que oferecia o Sporting.
    Acredito que virá outro jogador para o ataque. Mitroglou não viria substituir Slimani no plantel mas sim substituir Tanaka.

    Bruno Paulista: Terá sido um pedido expresso de Jorge Jesus. Não percebo o alarido com os 3,5 milhões. Convém recordar que o Sporting tinha aceite pagar 4 milhões por Danilo Pereira, numa altura em que William nem sequer estava lesionado. Ou seja, é um valor dentro do que estava previsto para um "número 6"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "terá sido um pedido expresso de Jorge Jesus"

      Eu percebo o alarido, se bem que o que vejo é mais a submissão total da generalidade dos comentários. Pois se estamos em maré de recordações é bom que se lebre que o Danilo tem 23 anos, mas tem mais de 100 jogos em vários campeonatos e não umas poucas aparições na 2ª divisão brasileira. E tem 2 internacionalizações na selecção A e não na equipa C sub-23 para onde este brasileiro foi convocado e mesmo assim nem jogou.

      Eliminar
    2. Em momento algum disse que Danilo não seria uma boa contratação. Apenas referi Danilo porque o valor que iríamos pagar é até superior ao de Bruno Paulista. Danilo tem mais currículo e é mais experiente? Sim, concordo. Mas 3,5 milhões por uma promessa do futebol brasileiro não acho um exagero, tendo em conta os números praticados no mercado.

      Eliminar
  9. Peyroteo, quando digo que Mitroglou viria substituir Slimani não é apenas pela saída do Argelino para outro clube, também é pela sua saída dos titulares para o banco de suplentes. Não estou a ver o Sporting a jogar com dois 9 em simultâneo excepto em ocasiões de "aflição" no final de um jogo emperrado.

    É óbvio que o avançado a dispensar caso venha alguém com as características de Slimani é Tanaka que está (continua) tapado e agora por dois jogadores. Quer Montero, quer Gutierrez desenrascam a posição de 9 em caso de ausência de Slimani, Mitroglou substituía com a desvalorização que isso iria implicar no Argelino que neste momento é uma das nossas melhores perspectivas de venda.

    Exemplo, toda a gente concorda que lá para os lados do Olival se está a construir um plantel fabuloso, mas como eu aprendi com o sr. Lima, ainda só podem jogar 11 de cada vez, então das duas uma, ou o Lopetegui vai continuar a fazer rotação permanente da equipa (não tendo aprendido nada com o ano passado) ou por cada estrelinha que entra há uma que sai do 11 titular com a guerra de balneário que isso trás.

    ResponderEliminar
  10. O comentário sobre a questao de ser cabeca-de-série falando apenas do Leverkusen é a brincar, nao é LdA?
    É que numa eliminatória com Manchester United ou Valencia as chances do Sporting seriam praticamente nulas. E tendo em conta o valor que ambos os emblemas representam para a UEFA em termos de Marketing, nao jogaríamos apenas contra 11 (bolas, se até contra o Schalke04 foi assim o que nao seria contra um Man U).
    Assim como assim, tirando o Mónaco, nao havia nenhum dos nao-cabecas-de-série que fosse particularmente superior ao Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)