quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Jorge Jesus, a antítese do Frei Tomás

Não gostei de algumas das palavras que Jorge Jesus ontem dirigiu a Rui Vitória, embora entenda que as afirmações confrangedoras do treinador do SLB não poderiam ter ficado sem resposta. O teor e particularmente o estilo é que mereciam ter sido bem diferentes. Isto porque para mim não é exactamente o mesmo ver um treinador de um clube qualquer comportar-se de uma forma desagradável ou que reprovo e assistir o mesmo tendo como protagonista o treinador do Sporting.

No entanto não há nada de novo no comportamento de Jorge Jesus nas conferências de imprensa, não sendo preciso ter estado particularmente atento ao seu percurso para ter já tomado conhecimento de episódios semelhantes. O que é novo é que só ontem se tenha reparado no treinador. Especialmente aqueles que nos últimos anos lhe estendiam passadeiras de elogios e Jorge Jesus era precisamente o mesmo, quer dentro quer fora do campo.

Não preciso de vender a alma ao diabo para ver Jesus como treinador do Sporting. Bem antes pelo contrário, uma vez que sempre admirei o seu trabalho. Esse reconhecimento era anterior à sua passagem pelo rival SLB e nem então precisei de o renegar. Inclusive cheguei a defendê-lo aqui, quando, em 2013, em Guimarães, o treinador saiu em defesa de um adepto que se aprestava a ser comido vivo pela força desproporcionada da policia.

É certo que o seu carácter é controverso, certamente moldado por uma vida subida a pulso desde os confins do Amora e marcado por uma longa espera de 20 anos até encontrar um clube que o compreendesse e reconhecesse o potencial. E que o seu discurso revela que a sua formação superior foi obtida entre os balneários e os campos, muitos deles então ainda pelados.

Jorge Jesus é a antítese do "famoso Frei Tomás". O que tem feito é muito melhor do que o que diz. Ao contrário de muitos, da sua profissão ou mesmo de outras actividades, os resultados do seu trabalho falam pela sua competência e, por muito que as "estruturas" se esforcem, não podem ser ignorados. O problema é que Jesus pode até aprender a falar melhor ou a conter-se (media training) já muito difícil será é fazer o que ele faz, como ele faz.

8 comentários:

  1. Está explicado o porquê de JJ ter dito o que disse sobre RV, na conferência de imprensa.
    É ouvir os primeiros 40s deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=54sYspUeLcM

    ResponderEliminar
  2. Desculpa lá, mas desta vez tenho que discordar. As declarações de ontem de JJ só podem envergonhar os sportinguistas. Não há outra volta a dar. Afinal o que disse assim de tão grave o Rui Vitória? Falou em factos, isto tudo depois do JJ andar desde o inicio a época a falar do SLB, ou é mentira? Eu sei que é para ser igual ao presidente, mas sempre a falar (falarem) do SLB?!? Mas os sportinguistas gostam disto? Muito aguentou o RV sem responder. E achas bem o JJ defender Lopetegui e espicaçar o treinador do SLB? RV falou em factos concretos, falou nas épocas miseráveis de JJ (com plantéis de luxo), falou que este ano o SLB fez mais 5 pontos na champions que no ano passado, e falou em obsessão. Puxa, o JJ e o BdC passam a vida a falar no SLB! Sempre! Se não querem ser chamados de obcecados esqueçam o rival da segunda circular. E o JJ é tão burro que disse que não qualifica o RV como treinador. Então quando perdeu a final da taça de Portugal para o Guimarães perdeu para um clube sem treinador? Uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,

      às tantas não tens que discordar. Digo logo na abertura do post que não gostei do que disse JJ. Foi um momento particularmente infeliz, que nem o que o Mike Portugal invoca serve de desculpa. Daí ter dito que preferia outro tipo de resposta.

      Onde não concordamos é com a classificação de "épocas miseráveis" de JJ no SLB. Quem lhes dera que em épocas anteriores e com uma estrutura de custos semelhantes, tivessem alcançado os mesmos resultados.

      Eliminar
    2. Vicente, JJ e BdC passam a vida a falar do Benfica!? Deves estar esquecido dos processos de milhões, do salário não pago, das sms, dos flops, do falhado na Europa, da não aposta nos jovens, do apoio à Doyen, do software, da divulgação dos contratos antes das leaks, dos perdões de divida, os capitais de Angola e Guine e muitas mais coisas que dispenso de comentar.

      Quem passa a vida a atacar e obcecados com o Sporting é a estrutura do Benfica liderada por João Gabriel que tem como acólitos só para nomear os mais responsáveis e com responsabilidades seja no Benfica seja na comunicação social: Rui Gomes da Silva, Pedro Guerra, José Manuel Delgado, Otávio Ribeiro, Carlos Daniel, João Querido Manha etc...

      Eliminar
  3. Sobre esta questão e apesar de concordar que o JJ às vezes excede-se vale a pena contextaualizar o que ele disse. E para isso aconselho vos a ler o seguinte post:

    http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/01/exclusivo-jorge-jesus-come-rui-vitoria.html

    Ao que parece (e eu não tinha reparado isso ontem) a resposta de jesus vem de uma pergunta feita pelo jornalista da RTP Gonçalo Ventura, que fazendo interpretação das palavras de Rui vitória, mentiu a JJ quando este duvidou daquilo que lhe tinha sido perguntado e pediu confirmação.
    <>

    Após confirmação do jornalista de que isso tinha sido dito, JJ passou-se e exajerou naquilo que disse. Pois quem não se sente, não é filho de boa gente.

    Ou seja foi uma armadilha de um jornalista que é parvo ou simplesmente queria aquela reação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu comentário em cima entre os simbolos de <> devia estar o seguinte texto:

      Gonçalo Ventura (RTP): A outra pergunta tem a ver com o que disse ontem o treinador do Benfica. Sentiu muito isso? É obcecado pelo Benfica é mau colega e tem mau carácter!

      Jorge Jesus: Ele disse essas 3 questões? Tou a perguntar? Que eu não posso responder... Disse? Disse?

      Eliminar
  4. Não gosto nem nunca gostei do estilo. Gosto do trabalho, com alguns precalços pelo meio (não esqueço as humilhações em casa com o lokomotiv e fora com schnebreliguiring ou lá como se chamava o clube albanês). Não compreendo a indignação dos adversários. Ou compreenderia, se se indignassem no mesmo grau quando ele estava no Benfica.
    Quanto à "obsessão" dele com o anterior clube, há muito teria sido atenuada se a comunicação social não estivesse sempre a relembrá-lo. Lembro bem a entrevista da Judite de Sousa ao treinador do Sporting em que do Sporting pouco ou nada se falou. As perguntas eram todas relacionadas com o Benfica.
    Gostava que ele passasse a responder com um simples "não comento". Sei que não vou ter esse desejo concedido. As declarações de ontem foram fortes e escusadas, mas o "sonso" Vitória puxou por ele, e ele sabe bem do que a casa gasta. Puxou assunto, levou resposta. Infelizmente. Não se queira fazer agora do Vitória a vítima inocente disto. Quem abriu hostilidades foram o Benfica, com os processos em tribunal, e o treinador encarnado, com a história de ter uma equipa a jogar contra onze jogadores. Há que não esquecer.

    ResponderEliminar
  5. Aqui há várias coisas a ter em consideracao.

    1. O que JJ disse é inqualificável. Outros treinadores teriam dito um simples "nao vou comentar isso". Mas JJ nao é um outro treinador.

    2. Por isso mesmo, o que o tal Goncalo Ventura fez é passível de accao judicial e deveria levar a perder a carteira de jornalista. Seguramente que quebra códigos deontológicos em qualquer profissao.

    3. No restante, nada de novo. Numa espiral de "quem é que atirou a primeira pedra?" nunca chegaremos ao fundo da questao. O estado actual das coisas é o que é e veremos quem dele mais beneficiará - se o Sporting, se o benfica, se Jesus, se Vitória.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)