sábado, 16 de janeiro de 2016

Penalty ou não, não é a única questão

Há duas perspectivas possíveis para analise sobre a questão do penalty e não tem a ver com o facto de ser mais ou menos sportinguista.

video

1- Não é penalty como se pode ver pelas imagens na TV. O jogador do Tondela tropeça e vai em queda,  promovendo o contacto com Patrício, que até joga a bola, como também se pode ver na repetição.

2- Não tendo acesso às imagens em câmara lenta o árbitro,  tendo que decidir na hora e não tendo acesso à sua perspectiva do lance, ninguém pode afirmar se decidiu se acordo com o que viu ou com o que quis ver. Tendo marcado penalty, tem que se aceitar a expulsão de Patrício como consequência.

Ora fosse apenas o penalty a actuação do árbitro não me levantaria suspeitas. Mas o que se seguiu obriga a constatar a má vontade do árbitro em relação ao Sporting. Faltas não marcadas ou marcadas ao contrário, paragens de jogo desnecessárias ou excessos de rigor que inevitavelmente enervam uma equipa que até estava a jogar mal e com dificuldades em encontrar a sua identidade. Tudo isto na primeira parte tendo na segunda exibido um critério diferente, mais próximo do que é a sua obrigação e expectável numa actuação imparcial. No escasso tempo de desconto dado que nem sequer respeitou, ainda por cima num jogo cheio de peripécias e paragens, voltou ao seu ponto de partida original. São estes "pormenores" que me deixam desconfiado em relação à arbitragem deste jogo em particular.

Mas mesmo tendo sido um lance que condicionou a actuação da nossa equipa, isso não pode servir para explicar nem o resultado nem uma actuação muito abaixo do que é exigido a quem quer chegar ao fim em primeiro lugar. Pior, para ser campeão o Sporting tem de contar com imponderabilidade do futebol e, no contexto ainda vigente no futebol português, tem de contar com o antagonismo de muitos agentes, sejam eles árbitros, quem os nomeia, quem os avalia e ainda com a oposição feroz da concorrência.

Para finalizar a posição oficial do clube. Se a nossa pretensão sobre introdução das tecnologias de apoio à decisão dos árbitros é sincera e não meramente instrumental (para quando as coisas nos corre mal) devemos sempre lembrá-la em quaisquer circunstâncias, sejam elas a favor dos nossos interesses. Ora isso nem sempre tem acontecido. Ainda pior é invocar opiniões de terceiros,quando estamos de acordo e ignorá-la quando não concordamos. Um bom exemplo do que estou a afirmar é o painel do jornal "O Jogo", quanto mais não seja por na sua composição incluir ex-árbitros que cresceram ao lado do famigerado sistema, tendo com ele lucrado e provavelmente feito parte.

Tendo tudo isto sido dito não posso deixar de concluir o resultado do jogo não se explica apenas pelo lance do penalty. Há muito demérito da nossa parte. A melhor forma de acertar as contas com este jogo é ganhar em Paços de Ferreira. E para isso nada melhor do que um estádio cheio de verde e branco.

11 comentários:

  1. má vontade?

    na segunda parte o árbitro assinala um penalty a favor do sporting que não existe e só a intervenção do auxiliar evita aquilo que seria um erro bem mais grave que o eventual erro do primeiro penalty (que sem acesso a repetições ninguém poderia afirmar ter sido mal assinalado - ó mesmo o presidente do sporting a 40 metros de distância com os seus super poderes).

    nao houve ali ma vontade nenhuma - houve, isso sim, falta de estaleca mental. nao me parece que tenha grandes capacidades.

    e o adrien até pode estar satisfeito de nao ter sido expulso.

    ResponderEliminar
  2. A má vontade do árbitro era tanta que ia marcando um penalty a favor do Sporting resultante de uma bola que bateu NA CABEÇA de um jogador do Tondela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Má vontade do fiscal de linha que desdisse o que o árbitro assinalou... tivessemos nós apanhado um como o de um célebre Estrela da Amadora-Benfica... mas dispensamos, ao contrário de outros. Têm cá uma moral para falar...

      Eliminar
  3. Este anónimo e demais cheiram a lampiões à distância, mais, ex-árbitros caducos ou não e cheios de nulidade naquelas cabeças. Sujos com vida miserável. A corrupção persegue-os

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!

    Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo sobre Marcelo Boeck e porque o considero um suplente conformado no Sporting

    http://davidjosepereira.blogspot.pt/2016/01/o-suplente-conformado.html

    Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Se o árbitro não pôde ver o tropeção do jogador do Tondela, pelo menos pode ver que quando o Rui Patrício faz a mancha, a bola vai numa direcção e de repente sai disparada em sentido contrário... vejo muita gente a dizer que há contacto, mas o Jesus ontem disse tudo: quando o GR faz a mancha, quase sempre vai haver contacto. Mas lá porque há contacto, não quer dizer que seja falta... o GR pode acertar só no avançado e é penalti/vermelho, mas também pode acertar na bola e aí é legal o contacto, até porque se o RP tivesse feito a mancha com o corpo e mãos, o avançado ia sair disparado pelos ares, chegasse ou não o RP À bola, por isso não é o contacto, em si, que nos diz que é falta, mas sim a capacidade do GR chegar à bola primeiro... e como a bola vai numa direcção e volta em sentido contrário, qualquer pessoa que veja o lance, em velocidade normal e sem repetições, só pode pensar em lance legal... é certo que nas repetições o tipo do Tondela tropeça e depois há contacto com o GR até porque o avançado tropeça e já nem chega à bola, mas em lance corrido não consigo perceber como é que um árbitro honesto marca penalti sem pestanejar, quando a trajectória da bola demonstra que, pelo menos, o GR a interceptou.

    E isto é indesmentível. A bola vai na direcção da baliza e volta para trás e sabemos que não foi o tipo do Tondela que a meteu para trás, pelo que só pode ter sido a acção de Patrício a desviá-la.

    Jogámos mal? Jogámos. Ma virámos o jogo 10 contra 11 e não fosse a expulsão, não teríamos perdido pontos, porque pior que o penalti é a expulsão.

    Já agora, e por falar em expulsão: se o tipo do Tondela tropeça sozinho (e isso é indesmentível), já não se colocaria o caso de ser vermelho directo, porque estando em queda jamais dominaria aquela bola e já não era lance de golo iminente como seria se tivesse sido mesmo RP1 a provocar a sua queda.

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão ( e olha que é raro concordar com as opiniões que aqui se vão lendo).
    Penalti não é, mas temos que aceitar que é difícil ver e que o árbitro não tem televisão .

    Esta semana tenho mais dificuldade em engolir os erros da equipa , do que este penalti.
    Não entendo é como é que não há nenhum jornal ou rádio ou televisão que diga que não é penalti nenhum. E um coro a repetir sem parar que sim.
    Agradecer a quem manda nos árbitros e põem as notas negativas no record...desconfio que se temos o azar de ser campeões , vao haver mais casos como o de Marco Silva...
    Off Sporting , as 3 expulsões no marítimo..vergonha ! Para a semana vão jogar com o FCP sem 3 jogadores...

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente acho o penalty bem simples de ajuizar, bola nas costas da defesa e avançado e GR a ver quem chega primeiro a bola, foi patricio e por isso não havia qqr penalty.

    O pormenor do jogador do Tondela chutar na relva e já ir em queda quando choca com patrício é apenas mais uma coisa para ver o ridículo da situação.

    O jogador não tem a bola controlada e depois do pontapé na relva já não tinha hipóteses de a jogar também tem defesas do SCP a volta dele, mesmo que patrício não tivesse tocado na bola seria p pênalti e cartão amarelo.

    ResponderEliminar
  8. E a rábula da bola ao ar? Ninguém fala? A bola ao ar deveria ter-se processado bem dentro da grande área (local onde o jogo foi parado), e o árbitro recomeça o jogo fora da grande área, entregando a bola a um jogador do Tondela, sem nenhum jogador nosso por perto...

    Isto só para referir o caso mais aberrante, mais ainda que a penalidade mal marcada. Este - como quase todos em Alvalade, aliás - jogo foi daqueles clássicos em que mesmo que não tivesse havido nenhum erro grosseiro, se notava a léguas que o árbitro estava a cumprir uma missão, daquelas bem sujas. Não sei que sensação deu às pessoas que viram na TV, mas no estádio notou-se perfeitamente ao que vinha aquele ordinário.

    O mesmo árbitro que marcou aquele penalty fantasma ao Lima e que foi o homem do jogo naquele célebre SCP B - SLB B, o jogo da passarada.

    Uma vergonha este campeonato, e não o digo só pelo jogo de sexta... Digo por tudo. Paços, Boavista, Tondela. Para os vermelhos, Guimarães e Nacional, pelo menos. Para o Oporto, Nacional e Paços. Ano após ano, sempre a mesma trampa.

    ResponderEliminar
  9. E quando estava 2-1 e o vosso treinador nada fez? Ficou a olhar para o campo até levar o 2-2? E depois entrou em pânico e esteve 8 minutos para fazer uma substituição.

    ResponderEliminar
  10. Patrício entra de sola com o pé esquerdo. Mesmo que corte a bola com o direito, há contacto faltoso simultâneo.
    Cumps,
    Nuno

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)