quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Taça da Liga: a lição que veio do Sul

Não foi ontem que o Sporting ficou arredado a Taça da Liga, como facilmente se percebe. O destino já havia ficado traçado num jogo de todo infeliz ante o Portimonense no Algarve. O clube do extremo sul de Portugal obteve assim um merecido prémio, tendo em conta a brilhante carreira realizada. Não só ganhou todos os jogos aos adversários de primeira liga, como é neste momento a equipa mais concretizadora da competição, com nove golos. 

A sua aposta total na competição, alinhando em todos os jogos sem grandes alterações à sua equipa base, rendeu-lhe dividendos, recebendo daí o justo prémio. Como reverso da medalha não passará em claro o hipotético custo que tal lhe poderá ter acarretado: perdeu o jogo do passado fim-de-semana em casa com o Desportivo das Aves. Daí que seja justifique a pergunta: se tivéssemos feito o mesmo teríamos obtido o mesmo resultado? 

Honestamente ninguém pode responder a esta pergunta. É minha convicção que a eliminação desta competição foi um misto de infelicidade - uma vez que no jogo de Portimão tudo o que podia correr mal, correu - e de consequência pelas mexidas na estrutura da equipa. Em teoria, jogando com esta equipa (a que esteve em Portimão) somos quase obrigados a pelo menos não perder:
Porém, na prática, e até atendendo ao que vem acontecendo na presente época, verifica-se que na ausência de jogadores nucleares (Adrien, João Mário, Ruiz e Slimani) a equipa perde consistência e intensidade. No caso particular deste jogo fatal de Portimão, pareceu-me que faltou, sobretudo no meio-campo, capacidade de resposta organizada nos diversos momentos de jogo e especialmente capacidade de choque e luta na recuperação da bola e que de certa forma está ligado às características dos jogadores escolhidos para alinhar em simultâneo. Coisa que, para jogos com equipas da segunda liga, é um registo imprescindível.

12 comentários:

  1. Já era bom o treinador decidir-se primeiro quanto à importância de cada troféu. Já que ninguém lhe diz nada no SCP. Isto sou eu a especular claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o facto de o treinador apresentar um onze com dez "mexidas" diz muito sobre a importância que o treinador decidiu dar a este troféu.

      Se há ponto que os sportinguistas podem ter por assente é que o treinador definiu claramente as suas prioridades não atribuiu qualquer importância à taça da Liga.

      Se fez bem ou não, é outra questão.

      Eliminar
    2. Tem dias. Ontem por exemplo, a Taça da Liga era importantíssima.

      Eliminar
  2. Há pouco mais de 2 anos se o Sporting fosse eliminado da Taça Carica num grupo com Arouca, Portimonense e Paços caía o Carmo e Trindade. Hoje anda tudo anestesiado com o "quero o Sporting campeão" e outras fanfarronices. Oxalá quando acordarem não estejam a despertar para um pesadelo e para o gozo dos adversários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso eu temo e com outros argumentos quer no ordenado do treinador quer nos jogadores á disposição. Deus queria que não nos tenha caido o nosso lopetegui.

      Eliminar
    2. Há pouco mais de dois anos, o Sporting foi mesmo eliminado (com uma prestação ridícula) num grupo que contava com Rio Ave, Paços de Ferreira e Marítimo.

      E não caiu o Carmo e a Trindade por causa disso. Aliás, já ninguém se lembra disso.

      Curiosamente, todos se lembram que nesse ano o Sporting ficou em 7º lugar no campeonato.

      Moral da história: o campeonato não é tudo, mas é quase tudo | a taça da liga não é nada, mas é quase nada.

      Haja mas é mais lucidez para quem acusa os outros de estarem anestesiados.

      Eliminar
  3. "Daí que seja justifique a pergunta: se tivéssemos feito o mesmo teríamos obtido o mesmo resultado?
    Honestamente ninguém pode responder a esta pergunta." - pelos vistos o Jesus é um craque da futurologia e diz que jogando com os mais utilizados ganhava em Portimão. Os tiques da bazófia devem dar para prever o futuro...
    E já agora era bom alguém o chamar a atenção para o que diz. Só para não parecer bipolar. Na véspera do jogo diz que a taça da Liga não é assim tão importante, caso contrario tinha jogado com outra equipa em Portimão e tinha ganho (bola de cristal?!?). Ontem, depois do jogo disse que a taça da liga é importantíssima para o Sporting e que fizeram tudo (?) para passar.
    Era tão bom que ele pensasse antes de abir a boca...

    ResponderEliminar
  4. Se o Sporting vai ser campeão ou não não o sei. Ao contrário do outro Vasco mais acima eu só acho bem que as pessoas estejam entusiasmadas e cantem que querem o Sporting campeão. Se não formos certamente será uma desilusão e os adversários irão encher-se de fanfarronice e procurar achincalhar o Sporting; paciência, faz parte. Prefiro isso do que anda a lutar com o Braga pelo 3º lugar. A Taça da Liga como qualquer troféu deve ser para ganhar. No entanto parece-me óbvio que está em último na hierarquia de troféus em disputa, pelo que dado o plantel ser ainda curto parece-me acertado colocar 2as linhas a jogar poupando minutos aos principais jogadores. Ontem após ver um pouco do Benfica com o Moreirense tornou-se óbvio que no que toca a suplentes a qualidade é superior à nossa. Não teria que ser assim se alguns jogadores, dos quais Montero é paradigma, juntassem ao seu talento a intensidade que os jogadores normalmente titulares no Sporting exibem em campo. Cumprimentos,
    Vasco Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Benfica nem treinador tem. E desculpe lá a fanfarronice.

      SL

      Eliminar
    2. Percebo o que dizes mas vai rever a prestação do benfica contra o Nacional, oriental ou na taça contra o vilanovense e percebes que o que escreveste esta longe de ser uma realidade.

      Eliminar
    3. Não está em causa a qualidade, ou a falta dela, de Rui Vitória; ela sobressai quando o Benfica joga contra equipas organizadas e que sabem jogar à bola. No entanto, na minha opinião, o Benfica tem no plantel mais soluções que o Sporting, com qualidade e experiência (em especial do meio-campo para a frente) para assegurar golos o que permite que vão ganhando jogos, mesmo quando a dinâmica coletiva é pobre.
      Cumps,
      Vasco branco

      Eliminar
  5. Parece-me que no nosso grupo houve um menosprezo muito grande relativamente ao Portimonense e este, bem, soube aproveitar esse facto em seu beneficio.

    Resumindo, fomos mal eliminados, principalmente porque a equipa que apresentamos em Portimão tinha obrigação de vencer. Se esta competição não tem valor então que se faça o mesmo que no ano passado, onde com resultado idêntico fiquei mais satisfeito em ver as segundas linhas a competir sem a noção de frete com que fiquei ontem e sem a quebra de entrosamento/ritmo competitivo que se notou em todos os jogos.

    O Portimonense jogou a sério todos estes jogos e respeitaram (muito) os seus adversários, parabéns colheram um prémio merecido. A rever esta postura de "não sei se quero ou se não quero".

    A 1ª Liga vai ser competitiva até ao fim e não me sai da memória o fatídico fecho do campeonato de Peseiro, mais as suas maravilhosas arbitragens que não só levaram o campeonato como a presença da Champions, com aqueles 3 jogos a fechar o calendário e os 3 primeiros a lutar por todas as posições do pódio...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (71) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)