quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Eleições: os candidatos, as estratégias e os programas

Os candidatos e proto-candidatos até agora conhecidos
Falta ainda mais de um mês para as eleições mas continuam a existir movimentações quer dos candidatos já conhecidos, quer de outros que não o chegaram a ser, apesar das intenções. É o caso de Mário Patrício, que acabou por não assumir candidatura segundo o próprio  porque "não foi possível chegar a uma plataforma de entendimento para que essa alternativa conjunta fosse uma realidade". 

Sem dúvida que Mário Patrício representava um nome forte, uma vez que, além de uma exposição mediática maior que Pedro Madeira Rodrigues (PMR), tem um conhecimento aprofundado do clube, resultante do facto de ter sido dirigente durante vários mandatos. A possibilidade de chegar com apoios de peso, como o nome João Rocha faria dele um poderoso "challenger" de Bruno de Carvalho.

Falta ainda saber se Pedro Madeira Rodrigues conseguirá ultrapassar o semi-anonimato de onde quer sair até à presidência do clube. Afigura-se muito difícil de alcançar, a menos que algo mude drasticamente. Talvez tenha sido também para contrariar essa condição que PMR arriscou tudo na questão "Jorge Jesus". Por isso mas sobretudo por uma questão de principio.

Foi a decisão de Jorge Jesus em tomar partido a favor do seu opositor que o deixou sem alternativa. Ao apoiar o seu opositor JJ declarou com quem gostaria de trabalhar, invertendo assim a ordem natural das coisas: quem escolhe os funcionário é o presidente e não o contrário. Se PMR assobiasse para o lado, como provavelmente até lhe seria conveniente, ficaria com a sua autoridade minada caso viesse a ser eleito.

Jorge Jesus é o mestre da táctica mas não o é na ética. Se a ideia era desmentir os rumores de afastamento entre o treinador e o presidente, em função dos maus resultados, haveria formas mais "saudáveis" de o fazer. A questão essencial aqui é que JJ declarou não o apoio ao presidente mas a um candidato. Não me parece que os funcionários do clube o devam fazer de forma pública. Para os que acham que isto não interessa nada sabemos bem o que diriam se JJ declarasse o seu apoio a PMR.

Mais ou menos conhecido, o que ninguém deveria poder por em causa era a sua qualidade de Sportinguista pelos anos de sócio que leva, a que acresce ainda o reconhecimento de um prémio Stromp. Mas infelizmente, nesta estranha doença contagiosa que vai afectando o clube, quem não se arroja à passagem de Bruno de Carvalho é croquete. Quem se lhe opõe, como é o caso de PMR, acumula essa "virtude" com a de lampião. Muitos dos que assim se comportam podiam pedir-lhe emprestados uns anos de sócio e vinculação ao clube para ganharem um pouco mais de autoridade. Já credibilidade estamos conversados.


As estratégias
São já perceptíveis as estratégias de ambas as campanhas. Bruno de Carvalho sente que não tem a sua posição em causa e por isso só falará "quando for preciso" e aqui pode sempre fazê-lo na pele de presidente ou de candidato. O low-profile adoptado assim o indica. PMR tem-se desdobrado em entrevistas, certamente para contrariar o semi-anomimato de que falava acima. Mas terá que o fazer melhor na postura mediática em frente às câmaras de televisão mas sobretudo de ser melhor aconselhado. Um candidato a presidente não se deixa apanhar numa armadilha tão básica como debater com alguém que acumula as funções de melífluo homem de recados com a de fornecedor de refeições e toalhas quentes.

Programas
Se alguma característica que aproxima os candidatos é a natureza superficial dos programas a par de muitas medidas incumpríveis tão comuns neste tipo de documentos. Por exemplo, alguém acredita que as VMOC's sejam pagas nos próximos quatro anos? E porquê um centro de estágios a norte ou um clube parceiro na mesma região? Um velódromo, a sério? E que melhorias no atendimento serão feitas que não fossem precisas há tanto tempo, incluindo os últimos quatro anos?

Ainda assim esta é também uma boa oportunidade para discutir matérias com interesse para o clube.

O naming do estádio e do pavilhão?

Para quando o voto eletrónico?

Faz sentido uma rádio do clube?

O jornal deveria ser gratuito para os sócios e em que formatos se justifica?

Os concertos deveriam voltar a Alvalade?

22 comentários:

  1. "Não me parece que os funcionários do clube o devam fazer de forma pública. Para os que acham que isto não interessa nada sabemos bem o que diriam se JJ declarasse o seu apoio a PMR."

    Esta declaração é extraordinária. Primeiro temos o paternalismo do sabemos bem o que diziam se JJ apoiasse PMR. Como presume o que eu diria nesse caso presumo que eu posso também afirmar que o autor não estaria contra se o JJ tivesse apoiado o PMR.
    Gostava que me esclarecesse qual foi a sua posição quando Diogo Matos (Director da Academia) fez campanha por José Couceiro, ou Mário Patrício (Director-Geral das Modalidades) integrou a lista de José Couceiro.

    Na sua visão os trabalhadores do Estado não podem ter filiação partidária ou manifestar publicamente a sua intenção de voto. Senão em caso de vitória de outro partido lá teria o Ministro da Tutela que os despedir.

    Estranha forma de pensar em que mais vale um cão leal do que um bom profissional.
    Profissionalismo é cumprimento do trabalho com seriedade, rigor, competência. Isto é que é exigido a qualquer profissional do clube e não lealdade cega ao presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TW,
      não sabia que me dirigia a si em particular. Mas sempre lhe digo que seria igual a minha posição se o apoio de JJ fosse a outro candidato que não BdC. Aliás só isto já serve para dar conta de como tudo isto é inadmissível e nada ético. Em relação ao passado também diria o mesmo e dos exemplos que deu creio que ambos faziam parte das listas de José Couceiro, mas admito o meu engano.

      A minha visão, ao contrario do que extrapola sem nada que o justifique não se aplica ao exemplo que dá. Aqui a única filiação é a um clube e é única.

      Profissionalismo é cumprimento do trabalho com seriedade, rigor, competência mas também tem que ter ética.

      Eliminar
    2. Eu sou um dos que acha que não interessa por isso quando generaliza também se dirige a mim.
      Então fazer parte da Comissão de Honra é inadmissivel, mas fazer parte da Lista candidata não???? Estranha forma de ver.
      Quanto a mim mantenho a opinião que tinha então, tanto tinham o legítimo direito o Diogo Matos e o Mário Patrício como tem o JJ.
      Confesso que continuo a não ver aonde está a falta de ética. O JJ deixou a sua opinião ou a sua preferência interferir com o seu trabalho? Não me parece. Foi o JJ que disse que só trabalhava com o BdC? Não.
      O que vejo é uma vontade inaceitável de retirar o direito à opinião que qualquer sócio do Sporting tem.

      Qual é a diferença entre um profissional num clube ou num qualquer outro organismo? São cidadãos de segunda?

      Eliminar
  2. A prestação televisiva do PMR - e nem era preciso a lamentável actuação do JE - foi paupérrima. Quis demonstrar convicção mas mostrou apenas que não tem andamento para o nosso futebol, que se joga bastante fora das 4 linhas.

    ResponderEliminar
  3. Também em 2013 houve apoio de Jesualdo ao candidato cessante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor consultar os seus dados com maior rigor...

      Eliminar
    2. Ia jurar que Jesualdo Ferreira também referiu que preferia trabalhar com Godinho Lopes...

      Eliminar
  4. "Foi a decisão de Jorge Jesus em tomar partido a favor do seu opositor que o deixou sem alternativa. Ao apoiar o seu opositor JJ declarou com quem gostaria de trabalhar, invertendo assim a ordem natural das coisas: quem escolhe os funcionário é o presidente e não o contrário. Se PMR assobiasse para o lado, como provavelmente até lhe seria conveniente, ficaria com a sua autoridade minada caso viesse a ser eleito." - isto é mais do que flagrante, e só não vê quem não quer ou quem é limitado intelectualmente. E foi extraordinário para mim ver, no dia em que PMR fez o que tinha a fazer (anunciar que não trabalha com Jesus se for eleito, como é óbvio), um blogue do Sporting (pelo menos julgo que é de sportinguistas, e não brunistas) escrever que PMR acabou de perder as eleições. Como? Porquê? Será que não as ganhou? Serei só eu que estou farto de Jesus? No final do jogo na Madeira disse que apesar do erro do árbitro não foi pelo árbitro que não se ganhou aquele jogo. Agora (ontem) diz que foi por causa do árbitro. Há seis meses atrás correu com os jogadores da formação. Agora que está (quase) tudo perdido afinal já lhes reconhece qualidades. Alguém duvida que se continuar no SCP na próxima época se vai passar o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando partimos para o insulto da opinião contrária começamos a perder a razão.
      Quem não concorda consigo ou é desonesto ou é burro, é isso?
      Como não sou desonesto explique-me lá como se eu fosse muito limitado.
      Como se passa de "declarou com quem gostaria de trabalhar" para escolher o presidente?
      Sou só eu que vejo contradição entre "Se PMR assobiasse para o lado, como provavelmente até lhe seria conveniente" e " Será que não as ganhou? Serei só eu que estou farto de Jesus?"? Então era conveniente porquê? Porque ele queria perder as eleições?
      PMR anunciou que dispensa o JJ porque sabe que o descontentamento com o treinador é único ponto que lhe pode dar uma hipótese de ganhar.
      Se PMR concorda consigo que o JJ é um mau treinador para o Sporting, assuma-o e diga que o despede por essas razões. Não arranje um motivo alternativo.

      Eliminar
  5. Aquilo de que os Sportinguistas necessitavam já tem ou está em andamento. Não falimos e empurramos a dívida para outras núpcias, teremos um pavilhão, os jogadores da formação não saem por trocos, existe respeito pela instituição(basta ver os ataques sucessivos de que é alvo, algo que, por exemplo, o Porto não tem) e nos batemos por títulos em pé de igualdade em todas modalidades. PMR está "vazio" no que toca as ofertas. Para piorar PMR não foi capaz sequer de desmentir que é o City Lion e neste caso responder pelo que escreveu nestes anos contra Bruno de Carvalho. Frontalidade é uma qualidade necessária para ter o meu voto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele ontem confirmou na CMTV que escrevia no blog Camarote Leonino

      Eliminar
    2. A que horas Peyroteo?

      Eliminar
    3. Mas isso interessa alguma coisa? Qual é a importância se ele é o City Lion ou não?
      O que eu achei depois de o ver na CMTV é que ele está cada vez melhor e já consegue convencer muita gente com as suas ideias e atitude. A atitude dele não tem nada a ver com as atitudes do BC.
      A empatia que ele consegue com os adeptos tem aumentado. Sentiu-se ontem na CMTV na conversa com os jornalistas.
      Algo que BC não tem. A empatia que BC tem é igual à empatia que uma rolha tem com a água.

      Eliminar
    4. O que ele escrevia num blogue não importa?
      Aconselho a visita para perceber a qualidade de escrita.

      Mas com certeza que já lá deves ter passado...se calhar até vieste de lá...

      Eliminar
  6. A última coisa que o SCP precisava era de mais uma candidatura a longo prazo. Pior só algum retardatário ainda com imperativos de consciência. Até porque hoje o maior problema do SCP não aparece em nenhuma tabela classificativa. Eu pelo menos não me recordo de nenhum clube em Portugal com uma Direcção tão rasca. Ao ponto de até o treinador já andar em campanha. E imagine-se o Jasus a falar de estrutura?! O Cérebro que quando saiu do Benfica nem sabia o que isso era. Estrutura? "No Benfica a estrutura eram as minhas vitórias. E até um pxicólogo tinha para as depressões. Isto depois de ter ido à Madeira apanhar a toalha no auditório do Maritimo. Ou ele ou novo DD. Infelizmente é só rir com este SCP.

    ResponderEliminar
  7. Não percebo que diferença faz o JJ apoiar o que quer que seja do BdC. Já o fazia em carnide para o seu presidente.
    Agora isto é um problema? Por favor...

    A mim, o que me aflige, é que a oposição ao BdC é simplesmente ser anti-BdC e não ser, como devia, uma alternativa séria. Pior ainda: mente descaradamente sobre certos temas e assuntos só para se demarcar de tudo o que tenha a ver com BdC. E digo mente porque o que resta (cegueira, ignorância e desconhecimento) é uma alternativa bem pior para alguém que quer ser presidente do SCP.

    Sobre o programa dele, li com atenção e fechei-o pouco depois, muito desanimado. Como sequer levar a sério aquilo tudo?

    Outra coisa que tenho reparado: para quem era anónimo o tempo de antena e televisão que o PMR tem tido deixa até o Presidente da República invejoso. Não me lembro de uma coisa assim.

    Não tenho dúvidas que é Sportinguista a sério, mas o que me tem passado do que tem dito e feito é que a sua estratégia para ser Presidente é apelar ao sentimento anti BdC/JJ, ao invés de se valorizar pelas suas mais valias. Juntando a isto algumas das promessas mais estapafúrdias que já vi, então é mesmo a gota de água para mim.
    Infelizmente, é a impressão que me dá o PMR e para esse peditório, meus amigos, eu nunca dei nem vou dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado a semelhança destes argumentos com os que foram usados contra BdC nas duas candidaturas que efectuou...

      Eliminar
    2. "para esse peditório, meus amigos, eu nunca dei nem vou dar."

      Não acho que tenha piada nenhuma. Acho engraçada essa sua atitude.

      No entanto, agora deixou-me curioso: o PMR é, para ti, um bom candidato? Achas que, se ganhasse, iria colocar o SCP num rumo melhor?

      Eliminar
  8. Na minha forma de ver as coisas JJ é livre de apoiar quem quiser, assim como PMR tem todo o direito de querer prescindir de JJ.

    Agora PMR não pode assumir que JJ tem de se demitir, assim como BdC não deveria ter renovado o contrato com JJ no final da época passada, nem convidar JJ para a sua comissão de honra.

    A ética tem um preço mas nunca poderá ser "one time only" e é isso que me parece que irá suceder com PMR, já que o discurso dele é repleto de flik flaks à conveniência da musica que vai tocando nas TVs, assim sendo não vejo qualquer beneficio na sua eleição, para isso já temos o sempre "fiavel" BdC que nos dá outro tipo de garantias.

    Ancioso por vos ouvir logo Lda boa sorte!

    SL,


    ResponderEliminar
  9. Boas,

    Apoio BdC nas próximas eleições. Estou a gostar do trabalho desenvolvido com erros como é normal mas muito mais coisas boas que más, para mim, é o melhor presidente que conheci à frente do Sporting CP (não apanhei JRocha, comecei por baixo com o Gonçalves...).

    Sinceramente Leão de Alvalade parece-me claramente que PMR está é a tentar ganhar alguma base de apoio para efectivamente numas proximas eleições, que não estas, ser um candidato sério a ganhar. Digo isto com base em 2 coisas:

    - A questão JJ já q nenhum candidato a sério para março sai com uma bujarda do tipo "vou correr com ele e nao pago os quase 20M€ a q ele teria direito....";
    - E tambem pq se não fosse a sequência de maus resultados e eliminações que NINGUEM esperava nem eram EXPECTÁVEIS (devido a plantel, treinador e ultima epoca) que fazem oscilar o sentido de voto de uma % de adeptos (os "ao sabor dos resultados") qql que fosse o candidato vs Bdc provavelmente seria cilindrado nos votos.

    Pode-se argumentar que ele só disse que JJ era para se ir embora por causa deste pertencer à comissão de honra de BdC, mas escusava de vir com chico-espertices que tanto critica. Não deixa de ser irónico que em certas coisas que critica BdC, PMR faz o mesmo mas diz que se afasta do estilo.

    PMR de certeza que é tão Sportinguista como eu ou qql um de nós não ponho isso em causa, saúdo a sua intenção de se candidatar e respeito-a como uma opção, mas a minha intenção de voto vai para BdC e na continuação do trabalho que tem feito.

    SL

    ResponderEliminar
  10. O apoio de JJ ao actual Presidente, apesar de não ser a primeira vez que o faz(já o fez no anterior clube), é sem duvida algo que se podia evitar. Mas acima de tudo é uma escolha do próprio, com as consequências que poderá vir a ter para o seu futuro. E aí estou de acordo com a atitude do PMR.

    De qualquer forma isto para mim é apenas um pormenor, um mero detalhe.

    O verdadeiro problema para mim é outro.

    Sempre fui defendendo e dando o beneficio da duvida, ao actual Presidente do Sporting. Foi assim quando apareçeu, com o Sporting mergulhado em grandes dificuldades. Foi assim durante as 2 primeiras épocas de menor investimento. E assim também foi quando decidiu arriscar mais, a partir do momento em que foi buscar Jorge Jesus. Claramente, neste momento, essa aposta não esta a ter os melhores resultados. E estou desiludido com isso. Sinceramente não estava a espera que as coisas corressem tão mal. É a realidade.

    Mas ainda estou mais desiludido, mas atenção...não é surpreendido, é sim desiludido, que no meio de tantos filosofos, de tantos jantares do "pensar Sporting", de tanta gente com tantas ideias e ideais, e de tanta gente que andou a fazer a cama a esta direcção desde o primeiro dia, surja apenas como aparentemente vai ser, um candidato tão fraco como PMR. Mas era o que eu já estava a espera a muito tempo. Falou-se, falou-se, falou-se(nunca nas AG's claro, porque lá ainda nos batem), e no final não os vejo a fazer nada.

    Você dedica grande parte do post ao Jesus, e as preferências que ele tem. Pois eu também preferia quem me tivesse contratado por um pipa de massa...principalmente quando não estou a fazer por a merecer.

    Eu dedicava um post sim, ao facto de no meio de tanta gente especial, só ter aparecido isto. Um candidato que é um vazio de ideias, que baseia a sua oratória no falar mal de Bruno de Carvalho, e cheira a "bananinha" que tresanda. Seria a principal fonte de proteina, para os vieiras e para os pintos da Costa cá do burgo.

    E ainda por cima rodeia-se mal, com gente que anda a fazer jantares de apoio ao Sporting no restaurante do Barbas..

    E no final eu pergunto. Tanta conversa durante estes últimos anos...se um pessoa quiser uma mudança agora, vota em quem?

    Boa questão....

    ResponderEliminar
  11. Até compreendo que o PMR não queira o JJ por ele ter participado na comissão de honra de outro candidato(o que também acho que é um disparate). Agora o que acho incrível é ver que muitas pessoas que acham bem a atitude de PMR são as mesmas que achavam mal o BdC não ter ficado com o Diogo Matos ou atemorizar JCouceiro, que eram da lista concorrente. Haja coerência.

    Também acho essencial o PMR esclarecer se é ou não o City Lion. Se não o esclarecer...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)