domingo, 5 de março de 2017

Eleições 2017: Grandes, enormes!

Como se preciso fosse os adeptos do Sporting decidiram dar ontem mais uma demonstração do insuperável e exemplar amor que nutrem pelo seu clube de coração. Absolutamente notável o que se viu ontem em Alvalade, comprovando, para quem precisasse, que a grandeza deste clube é à prova de qualquer comparação. Esta é daquelas vitórias que não podem ser esquecidas, ainda que não tenha correspondência na nossa sala de troféus. Mas a marca deixada é seguramente impressiva e inolvidável na nossa história.

Bruno de Carvalho é o grande vencedor da noite pela confiança e pelo número expressivo dos votos recebidos. Na minha interpretação, os eleitores Sportinguistas outorgaram a Bruno de Carvalho  um cheque de tempo para completar o que ficou por fazer: devolver ao Sporting a grandeza que se contabilize também em títulos, não de forma esporádica, mas consistente. No fundo, que consubstancie em resultados a grandeza que mais uma vez ontem demonstramos.

Há também seguramente nesta vitória expressiva uma dimensão de gratidão pelo trabalho efectuado, atendendo à conjuntura encontrada. Este resultado significa por isso também uma responsabilização para o mandato que se seguirá. Certamente que Bruno de Carvalho tem presente que os desafios pela frente são enormes e que a tolerância do primeiro mandato dificilmente se repetirá.

Quem acompanha este blogue sabe que são muitas as diferenças que me separam de Bruno de Carvalho. Diferenças que estão uma vez mais vincadas em grande parte do seu discurso de vitória. 

Dois exemplos:

- "badamerda para todos os que não são do Sporting". Inadmissível em qualquer circunstância. Pela ofensa a todos os de quem gostamos, pela amizade, pelo sangue, que não o são. Pelo que representa na essência de um clube que ainda por cima faz da formação uma bandeira, pela falta de respeito pelos adversários, condição essencial em quem faz ou deseja fazer do desporto uma profissão.

- Não são os adversários do Sporting que precisam de acordar. Nem sequer são os adeptos do Sporting. São os dirigentes que sucessivamente têm liderado o clube é que necessitam de o fazer de uma vez por todas. Dito nas circunstâncias deles e nas nossas (e até face ao histórico recente) as a únicas razões que têm os adversários para estremecerem só for de riso.

Mas porque este é sobretudo um momento de felicitações com os olhos postos no futuro, fico feliz pelo propósito declarado por Bruno de Carvalho de querer ser o presidente de todos os Sportinguistas. Porque o será pelo menos nos próximos anos. Porque, apesar das diferenças que me separam, será o meu presidente, a quem desejo sabedoria e sorte.

Parabéns a Bruno de Carvalho!

Viva o Sporting!

20 comentários:

  1. Muito bem.
    Subscrevo na íntegra.
    Reforço. Do discurso de vitória apenas retive o "bardamerda". E por mais que sintamos a necessidade de exorcizar pressões, injustiças ou dislates, tão comuns em prélios eleitorais, não podemos deixar rebentar a panela em público e, pior, com a responsabilidade moral a que um cargo com esta dimensão nos obriga.
    Dei os meus 5 votos a BdC e disso não me arrependo. Sempre fui um defensor da meritocracia. Mal ou bem, julguei assim.
    Mas na sua primeira intervenção após o usufruto da minha contribuição para a vitória, desiludiu-me. Profundamente.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvida dos destinatários do "badamerda". Quiz de certeza dizer "badamerda para todos os que estiveram estas semanas contra o Sporting", mas com o cansaço e os nervos em franja(claramente) exteriorizou o ataque de que foi alvo nas últimas semanas desta forma. Ataques a sua honra, ao seu trabalho, a sua equipe, a sua família, aos nossos atletas, ao nosso clube. Não tem sangue de barata e ainda bem! E nós respondemos nas urnas!
      Agora é cerrar fileiras e trabalharmos todos no mesmo rumo! O trabalho dos nossos inimigos será usar o moralismo(falso) para nos desagregar internamente.
      Entretanto hoje já somos campeões nacionais de corta-mato Feminino e Masculino garantindo assim a presença no Campeonato Europeu! Parabéns a Nelson Évora já hoje Campeão Europeu de Pista coberta e á Patricia Mamona vice-campeã! Parabéns também aos atletas de todas as modalidades pelas vitórias que nos têm dado, uma vez mais, mais um fim de semana à Sporting!

      Eliminar
  2. E que tal ler as declarações completas? "Vou citar o meu tio-avô, Pinheiro de Azevedo, que foi primeiro-ministro de Portugal. ‘Bardamerda para todos os que não são do Sporting’!
    Depois querem qué acreditemos que vós sois mais do que Melancias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burro não acredito que seja. Uma vez que faz de conta que não percebeu o contexto do bardamerda, estou convencido que está de má fé.
      O Bardamerda é no contexto de existirem comentadeiros, jornaleiros e paineleiros afectos a outros clubes a mandar bitaites sobre as eleições do Sporting, com mentiras e pseudo sondagens e notícias. Outro que já hoje mandou bitaites foi o Burns do Dubai que veio dar os parabéns a BdC e agradecer o seu trabalho. Acho muito bem que vá Bardamerda!

      Eliminar
  3. Os habituais moralismos de quem se insere nos menos de 10%.

    Passaste 4 anos e malhar no Carvalho.

    Já antes dedicaras boa parte do teu tempo a...malhar no Carvalho.

    Este post apenas nos diz que vais passar os próximos 4 anos...a malhar no Carvalho.

    O bardamerda tinha alvos e objectivos concretos.
    Tu, como um desses alvos óbvios, pegaste logo no tema para no primeiro dia de mais um mandato de 4 anos (penosos para ti e para os que pensam como tu), começar de imediato a... malhar no Carvalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O badamerdas tinha tinha alvos e objectivos concretos: encher os bolsos.5 de março de 2017 às 15:48

      "Os habituais moralismos" de quem é maior que o Sporting, não dorme, não come, passa 24h no Sporting, tanto que abdicou da mulher e das filhas porque o Sporting é a sua maior e única família, um indivíduo tão especial que através da sua fundação contribui para a sociedade como ninguém, adquiriu independência financeira aos 30 anos de idade apesar de se ter auto-remunerado com retroactivos, e alguém que aos 6 anos, com as pernas a tremer, já queria ser presidente do Sporting, não por ele (Deus o abençoe) mas pelo Sporting, o clube que umas décadas mais tarde salvaria e que sem a sua aparição decerto já não existia ...

      Não limpes os gelados da testa, Sporting Até Morrer.
      Assentam-te lindamente.

      Eliminar
    2. Quem escreve posts ressabiados atrás de posts ressabiados és tu meu caro.

      Felizmente, os 86-10 de ontem mostraram como a tua conversa tem andado completamente arredada da realidade.

      Eliminar
  4. A afirmação da "bardamerda" é descontextualizada. Bruno de Carvalho referia-se aos comentadores e jornalistas (cito) que, mesmo no dia das eleições, metiam "carvão". Cheguei a casa, depois de uma feliz hora e meia na fila para votar, para ver um treinador no desemprego e um ex-jornalista a lastimarem o facto de o Presidente do SCP estar a fazer campanha nas urnas, condenando a sua postura ética, moral e por aí afora. Qualquer pessoa que tenha votado de tarde, sabe que o Presidente do SCP estava, de facto, a dar beijinhos e tirar selfies com quem lhe pedia (o que, pelos vistos, fica bem no Presidente da República, mas é populismo no do SCP), à SAÍDA das urnas - local estranho para se fazer campanha... Perante esta classe de aldrabões com mau perder, de lampiões que não vêem para lá do seu vasto umbigo (ontem um ex-lateral suplente do glorioso dizia que Bruno de Carvalho tinha ganho porque tinha tirado JJ do SLB... como se restruturação financeira, vendas record, pavilhão, aumento de sócios e de assistência não contassem para nada), de "jornalistas" que cortam declarações a meio e (já não se pasma...) arranjam modo de dizer que ontem não se bateu um record de votantes, o que me apetece dizer, não é "vão bardamerda" mas algo relacionado com a mãe que pôs essa gente no mundo. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT,
      além do que afirmei acima remeto para o que escreveu acima o comentador Ladislau.

      Eliminar
  5. Nao sejas faccioso leaozinho ou lagartixa

    https://www.youtube.com/watch?v=Ly47DHqQxpQ

    é por sermos mansos que nos põem o pé em cima! Uns sao lagartos e aos olhos dos rivais uns tipos porreiros, outros sao e serão sempre leoes! Bardamerda para os rivais e para os lagartos! E esta é para ti e só para ti, bom domingo, amanhã já te sentirás melhor

    ResponderEliminar
  6. A minha mulher é benfiquista e eu não me tomei de dores por ela devido a estas afirmações pois a carapuça não lhe serve. Para se entender o contexto convém não truncar o que foi dito:
    https://youtu.be/Ly47DHqQxpQ

    E convenhamos, nunca nas eleições do Sporting houve um candidato tão escandalosamente apoiado pela máquina de comunicação adversária como pmr. Por isso deixemo-nos de "angices" e saibamos é exigir que se cumpra a altura a que BdC colocou a fasquia para o próximo mandato. Em 2021 cá estaremos para o julgar.
    SL, Vasco

    ResponderEliminar
  7. Vamos ser honestos de uma vez por todas. A declaração do "bardamerdas" consegue ensombrar qualquer tentativa de transformar este Clube num clube de "grandes e enormes". Um clube de grandes e enormes não pode ter um presidente recém eleito com este tipo de discurso e linguagem. Agora como eu deve haver muitos sportinguistas que já não devem poder aturar os amigos benfiquistas a dizer "obrigado por deixarem o homem tentar o tetra"... deve ser o "os rivais já estão cheios de medo" típico da cartilha deste presidente...

    ResponderEliminar
  8. Eu como Benfiquista, estou a tremer de tanto rir! ... Por me lembrar que faz hoje 1 (um) ano que o meu Clube foi vencer em Alvalade.
    E nunca irei esquecer a cara de quem não gosta de "chicharro de escabeche", quando lhe estragaram a festança preparada e a folia que já gozava por antecipação !!!
    Aquilo é que teria sido uma 'volta olímpica' a sério !... Mas, NNós, os 'carroceiros' é que somos arrogantes e malcriados!!!

    ResponderEliminar
  9. Lá estão os drama-queens. O bardamerda foi claramente para aquela associaçãozinha entre comentadores do benfica e alguma cs que está claramente investida em atacar o Sporting. Bardamerda sim. Momento alto do discurso. O que é preciso é que seja mesmo bardamerda, quer dizer, que no presidente agora não ande no bate boca com esses caramelos. Se difamarem tribunal com eles se só mandarem bocas, que se lixe, basta se perguntado, dizer que não responde a palermas e siga.

    JRamos

    ResponderEliminar
  10. Já todos sabíamos que este tipo nunca teve qualquer pingo de dignidade mas desta vez a total falta de escrúpulos até a mim me surpreendeu. Há o lixo e depois há este tipo. Depois de 4 anos de putedo, aconselhado ou não pela agência de comunicação para tentar igualar a imagem de homem de família do adversário, até a filha mais nova usou nos últimos dias de campanha. Uma criancinha, que por acaso até é sua filha. Já não há palavras para dizer até onde consegue descer esta espécie de...

    E depois temos o outro bazófias. O mais melhor bom do treinador. Desta vez a falar de estrutura. A tal que nunca viu no Benfica. Quando de saída teve isto para dizer: “Estrutura? Eu antes de chegar ao Benfica já lá estava a estrutura e as mesmas pessoas. Ou porque é a estrutura do Porto deixou de ganhar nos meus seis anos de Benfica?”

    Por acaso a estrutura do Porto até ganhou tantos campeonatos como o Jesus no Benfica - três.

    Mas dizia Jesus: “Vamos lá ver se a gente percebe o que é a estrutura. Quem ganha campeonatos não é a estrutura. O que alimenta a estrutura são as vitórias. Isto não anda ao contrário. Não há estrutura sem vitórias”. Em suma a estrutura no Benfica era o Jesus!

    A que agora preciso de tempo para criar no Sporting. Já depois das equipas de Jesus serem sempre as melhores por causa… do Jesus.

    Complicado?

    ResponderEliminar
  11. Bom post caro Leão.

    Bruno de Carvalho tem condições únicas para atingir os objetivos a que se propôs. 86% de votos nas eleições mais participadas de sempre não lhe dão qualquer margem para se vir escudar no clube e nos adeptos para justificar eventuais desaires. Pediu uma vitória e teve uma bem expressiva. Agora só tem de trabalhar. "Ponto", como ele gosta de dizer.

    Acompanho-o no lamento sobre o discurso. Inqualificável, seja dirigido a todos os não sportinguistas, seja apenas àqueles que nos querem mal. Face às circunstâncias não tem defesa possível. Mas é isto o Sporting de hoje e assim será mais 4 anos. Não basta ganhar expressivamente, é preciso esfregar na cara de quem perdeu que se ganhou assim de goleada. Não basta ler quem nunca apoiou o BdC reconhecer a sua vitória e dar-lhes os parabéns, como aqui fez, é preciso vir insultá-lo e pôr em causa o seu sportinguismo.

    Lamento profundamente aquilo em que se transformou o desporto em Portugal e o Sporting em particular. "cerrar fileiras", "contra tudo e contra todos", "não nos vergam", etc. e tal é o oposto do que eu procuro no fenómeno desportivo. Mas, como os resultados demonstram, faço parte duma imensa minoria silenciosa, pelo que, humildemente, me remeto à minha insignificância, desejando que as vitórias do Sporting surjam - ainda que, desconfio, a bílis não venha a desaparecer, porque já se viu como algumas pessoas se comportam na vitória.

    Um abraço LdA

    ResponderEliminar
  12. Duarte,

    quando se escreve com convicção e sendo fiel aos princípios com que fui educado e que aprendi e aprofundei com o melhor do que há no Sporting todo os insultos juntos valem muito menos do que este seu comentário. Obrigado

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)