sexta-feira, 3 de março de 2017

O aumento exponencial de uma velha dívida

O Sporting apresentou as contas relativas ao primeiro semestre do exercício em curso e os resultados anunciados são "apenas" os melhores de sempre para períodos homólogos. Um resultado que, apesar de esperado (por via das vendas conseguidas no verão) e de se referir a uma parte do exercício, deve ser aplaudido sem reservas. Com resultados deste teor, mesmo que não tão volumosos, não impenderia sobre as nossas cabeças o vultuoso passivo.

No entanto, para quem conhece o aforismo atribuído a Confúncio de que "promessa é dívida por pagar"  há uma divida acumulada ao longo dos anos que não para de crescer: a das promessas por cumprir de ser campeão e que atravessam sucessivos mandatos. Bruno de Carvalho prometeu-o quando foi candidato em 2011.

Tal como os milhões russos que então prometeu (e mais tarde americanos) o mandato termina sem cumprir a promessa. Mas já se apressou a prometer que o que não cumpriu agora vai cumprir a seguir e com juros. Algo que fez uma e outra vez durante o mandato, incluindo no passado Natal, quando a inclinação do navio sob o seu comando tinha já inclinação a fazer temer um naufrágio.

Algo semelhante fez também já o candidato Pedro Madeira Rodrigues, incluindo o número dos investidores por avistar. Até Jesus, que com dois anos de clube já se "aculturou" e antes de cumprir o desígnio para que foi contratado também já promete os "amanhãs que cantam" mas que a realidade devolve mudos e quedos. As responsabilidades são como sempre de outrem, só os méritos lhe pertencem.

Tem havido muita falta de seriedade e, consequentemente, uma reiterada falta de respeito neste constante prometer e depressa arranjar desculpas para o que não se faz cumprir. Uma doença endémica que tem afectado sucessivos corpos sociais. Um aproveitamento pouco honesto da boa vontade, fidelidade e amor que os adeptos têm ao clube.

Para o ano é que é!

Como é que alguém pode prometer algo que não controla e depende de terceiros, se aquilo que depende apenas de si (por exemplo os investidores, entre tantos outros exemplos) fica por fazer? Basta-me que prometam seriedade, competência e trabalho que os títulos (sim, necessários e muito desejados!) chegarão como mera consequência.

Até lá basta-me que o clube seja digno de respeito, algo que nesta campanha (de ambas as candidatura e por razões diferentes) e nos vários anos que a antecederam, incluindo os quatro do actual mandato, esteve muitas vezes longe de acontecer. O meu orgulho em ser Sportinguista depende muito mais disso do que de títulos, por muito importantes que eles indiscutivelmente são.

28 comentários:

  1. LdA,

    Partilho da tua aversão a promessas de campeão e tb da satisfação por estes resultados do 1º semestre.

    Mas diga-se que numa das afirmações que lhe apontas ele cumpriu o SCP está efetivamente mais ganhador ... nas modalidades o que a mim me satisfaz bastante, confesso que o que mais me preocupa em relação ao PMR para além da sua incoerência é a sua total desconsideração pelas nossas modalidades ... se hoje pago as minhas quotas e as dos meus filhos é por saber que essa verba é para as modalidades caso contrário provavelmente não seriamos os 3 sócios.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, por enquanto esse Sporting mais ganhador não se tem visto, no máximo mais competitivo.

      Eliminar
  2. O post adultera os factos e é, por isso, muito pouco digno da história deste blog (que, apesar de tudo o que nos afasta, sempre segui com o maior respeito e atenção).

    Manda um mínimo de seriedade que se diga que, nas eleições de 2013, BdC não prometeu milhões russos ou americanos, nem isso constava do seu programa.

    Tal como nunca prometeu ser campeão. O que disse depois disso (e é muito diferente) é que a medida do seu sucesso passaria por ser campeão.

    E manda também a verdade que se diga que em circunstâncias normais teria conseguido visto que o Sporting bateu o seu próprio record de pontos na época passada. Nem sei se já alguma vez alguém consquistou 86 pontos sem ser campeão em Portugal.

    O balanço das promessas feitas é muito fácil de fazer. Basta pegar nas 100 medidas que constavam do programa que BdC sufragou nas eleições de 2013.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      dei-me ao trabalho de colocar os links que documentam as afirmações apesar de as saber de cor e onde estão as datas que podem por isso ser confirmadas. É bom lembrar que BdC não foi apenas candidato em 2013, mas também antes em 2011.

      Eliminar
    2. LdA,

      Vai-me desculpar mas os links não fazem prova do que alega no texto.

      Daí a minha indignação.

      Quando se candidatou em 2013, BdC foi muito claro quanto a não haver qualquer fundo russo ou americano.

      Ou seja, BdC abandonou essa ideia de 2011 e fê-lo de um modo que não suscitou dúvidas a ninguém. Isso não constava do programa dele.

      Tal como nunca houve uma promessa de que o Sporting seria campeão (ao contrário, por exemplo, do que já afirmou nestas eleições).

      Há mil e uma razões para não se gostar do BdC. Eu que votarei nele não gosto de muita coisa.

      Mas nisto, desculpe, não tem razão.

      Eliminar
  3. Portanto, com outro treinador, mesmo que perdesse na mesma, desde que falasse bem eras um Sportinguista mais orgulhoso.

    E desculpa, "clube digno de respeito"? Com mais ou menos erros não somos? Não merecemos respeito porquê? Porque o BdC não vai à bola com certas personagens? É isso?
    Votas sempre em quem não diz que quer ser campeão? Mas tem comparação as promessas feitas no passado e os resultados no fim do campeonato com o que se fez no ano passado? Queres comparar os últimos 30 anos? Quando é que ficaste tão perto de ser campeão tendo no fim resultados financeiros bastante positivos?

    Pelos vistos convencem-te sempre pela simpatia e não pelo trabalho que mostram para atingir objectivos. Estás a confundir falta de ambição com sabedoria?

    Poupa-me, LdA. Há muito para criticar, mas a ambição não pode ser uma dessas coisas. Principalmente quando toda a gente sabe +- (+- não vá o diabo tecê-las) que o BdC vai ganhar as eleições e não tinha necessidade de se sujeitar a esta pressão.

    Uma coisa são promessas parvas tendo em conta o trabalho desenvolvido, outra são promessas baseadas na evolução dos resultados. Não é bem a mesma coisa.

    Este ano realmente merece ser esmiuçado e criticado. Não há desculpas, houve erros a mais, mas há circunstâncias. Mas também lembro que um golo anulado na Madeira e um mal validado em Guimarães te punham a 6 pontos do primeiro, isto para nem falar do resto, que só estou a falar de erros grosseiros com impacto directo no resultado.
    Mais, desde que PMR entrou em cena em Dezembro, o que veio da boca dele foi só estabilidade para o balneário e modalidades, certo?
    As modalidades safaram-se +- bem, o futebol não.

    A única coisa que realmente ainda te salva a cara é conseguir ver que PMR era tão, mas tão mau que pelo menos vais votar em branco. Julgo eu.

    Bem, Domingo já não se fala de eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poupa-me anónimo nas conclusões precipitadas e enviesadas. Não me lembro de alguma vez me referir à dificuldades de linguagem de JJ, não é por aí.

      Quanto ao resto ainda bem que o titulo de melhor segundo lugar de sempre é agora a medida de sucesso de muitos sportinguistas e as modalidades safaram-se bem outra. Enfim...

      Eliminar
    2. Meu amigo, vá olhar para os resultados das modalidades e do futebol desde que o PMR entrou em cena e compare os resultados, era disso que estava a falar. Nas modalidades já ganhámos um taça em futsal e os campeonatos de pista coberta, ainda estamos na luta pelo título em Andebol etc. O futebol teve o caminho inverso.

      Se nas modalidades não estamos no caminho certo, então não sei qual será.

      Mais, devias ficar bastante contente com o que BdC disse ontem a esse aspecto.
      Basta ver o que eram as modalidades há uns anos e o que são agora.
      Relembro que fomos campeões Europeus em Atletismo há bem pouco tempo. Não vá tirar, você, conclusões precipitadas.

      Mas para si o sucesso parece que tem de aparecer do nada... o Presidente do SCP, para si, tem de entrar em cena e ganhar tudo, se não nem é bom presidente. Não interessa o caminho que tem de fazer, de como estava o clube em 2013 e como está agora... Isto é falta de honestidade da sua parte, parece-me.

      Qualquer dia ainda o vou ver a escrever "vamos fazer mais com menos nas modalidades", como o outro.

      Eliminar
    3. Quem achava que o sucesso aparecia do nada, ou tudo, referindo o episódio da contratação do jesus. AS modalidades servem para justificar o insucesso no futebol.

      Eliminar
  4. Grande entrevista ontem a desmontar com total clareza a candidatura do PMR.

    Incrível como o PMR desdenha a Sporting TV, e não só.

    Ainda não fomos campeões no futebol profissional devido a corrupção e ao sistema montado pelos vermelhos que têm mais e maiores tentáculos que alguma vez o Calor da Noite teve.

    Ontem foi dado um sinal de confiança que, mesmo tendo em conta toda a podridão que grassa neste país, seremos campeões no próximo mandato. Eu tenho as minhas dúvidas, mas gosto de ver essa confiança no líder, e espero que tenha alguma carta na manga. Este ano fomos, sem dúvida, comidos de cebolada pelo futebol português. Corrigir os nossos erros, tentar mandar abaixo o polvo, e se não for possível colocar-lhe um colete de forças (quem tem cú tem medo), temos que voltar a ser campeões.

    Nas modalidades é continuar o mesmo rumo, com ajustes aqui e ali. Mas olhando globalmente, estamos no caminho certo.

    Financeiramente é para continuar no mesmo rumo também, sem ajustes. Investir, abater dívida, tudo com o balanço certo. Potenciar receitas, há muito por onde crescer ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Financeiramente é para continuar no mesmo rumo? Deve ter visto o R&C de outro clube.

      Os proveitos operacionais no 2º trimestre BAIXARAM em relação ao 2º trimestre do ano passado, mas os custos operacionais subiram 34%! Uma diferença abismal que tem como consequência que tiveram 16,5M de PREJUÍZOS líquidos em 3 meses, o que dá a bonita soma de 5,5M negativos por MÊS!!!
      Extrapolando para o ano inteiro daria, 12*5,5 = 66M NEGATIVOS. Isto num ano, apenas.
      Um número obsceno que está sob proteção dos bancos.

      Quanto aos resultados operacionais neste 2º trimestre, aquilo que mede a qualidade da gestão, subiram de -2M do ano passado para-9M este ano, o que dá uma média de -3M por mês. Descontrolado!

      Os próximos 7 meses, até Agosto, serão muito interessantes, sabendo nós que é o período em que há menos proveitos e mais custos. O que resta de pagar da venda do Slimani e João Mário já tem destino, irá directamente para os bancos, como está no Acordo Quadro, fica-se com quanto?

      Portanto, a nível de resultados já se está ao nível do Porto, aquele clube que está alegremente a caminho do abismo.
      Mas o SCP tem ainda uma agravante em relação ao Porto, a (pouca) liquidez libertada pela atividade corrente, uma parte substancial já tem destino, vai para os bancos!
      Apenas isto já devia muito que pensar.

      Continuem a elogiar uma gestão catastrófica que vive claramente acima das suas possibilidades e no verão falamos.
      Só quero saber 3 coisas. Que jogadores se vão vender, quantas receitas vão antecipar e quanto dinheiro irá haver para investimentos em novos jogadores?

      Eliminar
    2. Não foram campeões pq Bryan Ruiz falhou de baliza aberta em Alvalade.
      Não foram campeões pq perderam na Madeira contra o União, onde incrivelmente o Benfica foi empatar.
      Não foram campeões pq não conseguiram ganhar ao Guimarães.
      Tudo isto chama-se sistema montado pelos vermelhos.
      Eu chamo-lhe incompetência.

      Eliminar
    3. Além do défice de 5 milhões mês.

      Eliminar
  5. A mim aquilo que preocupa é o facto de em 3 meses os lucros terem descido 17M.... por este caminho no final da epoca, os milhões da venda do Slimani e do JM serviram apenas para torrar em despesa corrente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível, a reestruturação financeira negociada entre esta Direcção e os principais credores assim o dita. Até podia aparecer um PMR agora que, mesmo que quisesse, não podia torrar esse milhões.

      Eliminar
    2. Lógico, mas passou aquele do lucro record, para papalvos.

      Eliminar
    3. Mas o relva não era um grande fã do Bruno?

      Eliminar
  6. Embora com direito a 7 votos decidi que amanhã vou estar longe de Alvalade. Entre alguém que nos quer convencer que fez tudo bem (acho que nem por isso), que tem a ideia que é ele ou o caos e que tem medo de alguém que decidiu agarrar uma oportunidade de ter os seus 15 minutos de fama e em que tem como alternativa alguém que não consegue mostrar que vale sequer os 15 minutos de fama não me dou ao trabalho de votar.

    Espero estar enganado e que daqui a quatro anos sejamos multi campeões de futebol (embora não acredite com a estrutura atual agravada por vendas que terão de existir - no segundo semestre não se vai voltar a vender o João Mário e o Slimani mas as despesas estão quase todas lá pelo que dos 46 Milhões não vai sobrar muito..) .

    Provavelmente vamos continuar a ganhar no Futsal (mas já se ganhava antes o que mostra que quando quem manda sabe mesmo e não se limita a julgar que sabe os títulos aparecem) e esperemos que os mega investimentos de hoquei, andebol e atletismo deem mais que quase ou títulos por acaso (taça cers) embora, à semelhança das últimas duas épocas do futebol eu ache que atirar dinheiro para cima dos problemas só nos leva a ficar sem o dinheiro e a continuar com o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos desses investimentos nas modalidades não fizeram de nós principais candidatos ao título. No hóquei simplesmente encurtámos distâncias, continuamos atrás dos nossos rivais. No andebol ficámos simplesmente mais equilibrados com o FCP, e distanciámo-nos dos outros dois. No atletismo já está a dar frutos. No futsal estamos com o melhor plantel de sempre, com o propósito claro de ganhar o título europeu que há tanto nos foge, veremos se é desta.

      Só em modalidades, nestes 4 anos ganhámos 2 títulos europeus. Excelente registo, e acredito que este ano o nosso palmarés europeu vai engordar. Entre o futsal, o andebol e o atletismo... Eu acardito!

      Eliminar
    2. Não me parece que Bruno de Carvalho tenha "medo de alguém que decidiu agarrar uma oportunidade de ter os seus 15 minutos de fama". Acredito, sim, que tenha asco do "City Lion" (recíproco do asco que o "City Lion" tem por ele, gravado na net) e, sobretudo, alguma irritação (que eu partilho) ante esse clássico lusitano que é "o sonso": aquele cidadão exemplar que faz as leituras na missa do domingo de manhã depois de ir às putas ao sábado à noite (para mais, reforçado por casos do foro patológico, como os Srs. Cristóvão e Lopes, cuja capacidade de controlo de impulsos e de auto-análise segue a linha daquele ex-presidiário que foi presidente do nosso rival, ou do outro ex-presidiário que foi primeiro-ministro de Portugal). Mas a frase final do "post" é 100% correcta e devia ter sido essa a abordagem de uma oposição construtiva: "atirar dinheiro para cima dos problemas só nos leva a ficar sem o dinheiro e a continuar com o problema". É um ponto essencial, mas que não se ouviu dizer - e a razão é simples: dado o balanço, francamente positivo, do trabalho do actual Presidente (ainda que com claros sinais de perigo para o futuro), a oposição ficou entregue a revanchistas, só com bílis para oferecer, e a quem ninguém de bom senso se quis associar. SL! JPT

      Eliminar
    3. Os "mega investimentos" nas modalidades são feitos com sustentabilidade e com o Clube a dar lucro (último R&C do Clube = 3M€ de lucro...) e com um pavilhão fantástico pronto a estrear.

      Que o BdC tenha muita saúde para continuar a servir o SCP por muitos bons anos e muita paciência para aturar a minoria hipócrita, pobre e mal agradecida e com falta de memória que infelizmente existe em todas as organizações.

      Eliminar
    4. A minoria tem direito a opinião, com pena do presidente bruno.

      Eliminar
  7. Excelente post Leão de Alvalade. Uma excelente síntese do que está em jogo em cada acto eleitoral e em particular neste, em que o nível da campanha foi de uma modéstia confrangedora. Modéstia porque tudo foi fulanizado e dos dois lados da barricada em vez de ideias e de um debate sobre os caminhos trilhados e a percorrer optou-se por nomes e promessas de amanhãs de cantam. Os problemas do Sporting são de dificil resolução mas, prova-o o primeiro mandato de BC, fica tudo muito pior se além de não recuperarmos o título de campeões no futebol, formos incapazes de merecer o título no respeito que suscitamos aos outros função da defesa que fazemos de valores que estão na base da nossa cultura clubística.
    Uma única certeza o porting que é mais resiliente instituição desportiva nacional e uma das mais resilientes da sociedade portuguesa sobreviverá a todos os desmandos que sobre ele possam praticar. Infelizmente para nós sportinguistas cada um de nós tem uma resiliência infinitamente menor e mais do mesmo em doses maciças satura.

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto.
    Revejo-me totalmente neste post.
    É um alivio enorme, ler na blogosfera algo verdadeiramento edificante e que promova nesta vespera eleitoral algum tipo de orgulho sportinguista e não um sentimento depressivo fomentado nestas ultimas semanas e anos.
    Amanhã lá estarei!

    ResponderEliminar
  9. Eu lamento, mas felizmente o Sporting Clube de Portugal não é um country club de senhores de boas maneiras que só querem fumar uns charutos, beber um cognac e o desporto que se lixe. Infelizmente há sócios que acham que o clube deve ser isso mesmo e, assim, um pateta qualquer como este PMR vai ter uma percentagem considerável de votos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)