quinta-feira, 23 de março de 2017

A propósito da gala Cosme Damião, um dos fundadores do SLB e à semelhança de José Alvalade, uma personalidade admirável.

Ao contrário do Grupo Sport Lisboa, agremiação fundada em 1904 e falecida 4 anos volvidos, o Sport Lisboa e Benfica (SLB) acumula uma existência longa - celebrará daqui a uns meses 109 anos de vida, tratando-se portanto de um clube  centenário. Nascido a 13 de Setembro de 1908, o SLB viu-se fundado, entre outros, por um homem merecedor da nossa estima. Falamos de Cosme Damião.

Por que motivos é Cosme Damião merecedor de estima?

Tratou-se de um trabalhador incansável, de um homem inteligente e de ideias fixas (não confundir com ideias parvas), multifacetado, profundamente ecléctico, atleta, escritor, embaixador de Portugal no Brasil, «casa-piano» (tal como o meu irmão), e de um homem profundamente honrado que também jogou pelo Sporting CP, em representação das nossas cores. Cosme Damião foi um benfiquista simpatizante do Sporting. Ao lado destas razões, outra menos feliz: Cosme Damião não saiu do Benfica pacificamente. De modo inacreditável viu-se por votação afastado da instituição que fundou, corolário da relação conflituosa mantida com outras personalidades do SLB. Não tão importante mas relevante: a sua figura, expressão, rosto cândido e aprumo. Outros tempos, tirando o meu chapéu a Cosme Damião e desta forma prestando-lhe uma singela homenagem.

... consagraste a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa protecção conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino de deus'.

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, amém.

Não estou por dentro dos pensamentos de quem baptizou Cosme Damião mas tratando-se de um órfão, a escolha do seu nome não terá provavelmente partido dos seus progenitores. Estará provavelmente relacionada a São Cosme e a São Damião, talentosos médicos, irmãos gémeos da Ásia Menor, protectores dos médicos, dos farmacêuticos e das crianças.
Um nome sem dúvida apropriado para um homem como afirmei honrado, talentoso e dedicado.

35 comentários:

  1. Infelizmente este texto é uma homenagem velada e falsa, pois está manchado por mentiras. Basta consultar o blog "Em defesa do Benfica", do historiador Alberto Miguéns, para ter acesso à verdade, devidamente fundamentada por documentos. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, uma mentira contada muitos anos a fio, passa a ser verdade. É essa mentira que passou a ser "verdadeira" que tu e esse historiador benfiquista vendem. Pena tenho eu de não poder provar com uma imagem do vosso site (SLB), o ano da vossa fundação. Aliás, vou mandar por mensagem e gostaria depois que viesse desmentir a veracidade da imagem. Lol

      Eliminar
  2. Brunistas e Saraivas23 de março de 2017 às 14:51

    "Ao contrário do Grupo Sport Lisboa, agremiação fundada em 1904 e falecida 4 anos volvidos, o Sport Lisboa e Benfica (SLB) acumula uma existência longa - celebrará daqui a uns meses 109 anos de vida, tratando-se portanto de um clube centenário. Nascido a 13 de Setembro de 1908" - Todos sabem que o SLB nasceu em 1904. Todos sabem que este ano comemora o seu 113º aniversário. Mas o autor deste texto diz que não, e como qualquer bom brunista vive num mundo à parte. No mesmo mundo onde se contam 22 campeonatos para o scp, em vez dos reais 18. Num mundo onde Bruno de Carvalho mandou fumo para a cara do presidente do Arouca, em vez duma cuspidela como as imagens indesmentíveis o provam. No mesmo mundo onde tudo de mal que aconteceu ao scp esta época foi graças a um tal de Jorge Sousa e à sua arbitragem num determinado jogo, apesar de ser unânime que esse árbitro não errou nesse jogo. Para aqueles que lhes custa acreditar que o scp ganhou o último campeonato num ano em que se usava o escudo como moeda em vez do euro (época 2001/2002, e o euro entrou em vigor a 1 de janeiro de 2002) basta ler o que é escrito por brunistas e saraivas nos seus blogues e redes sociais. Está lá (cá)tudo! Numa época que acabou em janeiro, e onde inventaram um título pessoal (melhor marcador) para desviar atenções do fiasco duma época onde bateram o recorde de investimento, com o treinador mais bem pago do país (mas de longe), a opção de falar sobre o fundador do SLB e da data é simplesmente patético...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem se vê que não conheces o "Brunista" que escreve neste blog.

      Eliminar
    2. O Grupo Sport Lisboa nasceu em 1904.

      O SLB resultou de uma fusão feita em 1908 entre o "Grupo Sport Lisboa" e um outro clube, que não se dedicava ao futebol, o "Sport Club Benfica".

      O SLB usa actualmente como data de fundação a data de fundação do Grupo Sport Lisboa.

      É uma deturpaçãozita dos factos que obviamente não tem mal nennhum, a não ser pela pequenez de quem se interessa mais por ser antigo do que por honrar a história do clube e a memória dos seus fundadores.

      Ao que parece, os lampiões não se interessam pela sua história.

      Se lhes dizem que o clube tem 113 anos, comem logo isso e nem sequer se interessam por saber mais.

      Eliminar
    3. No melhor das hipóteses assumiriam a data de fundação do Sport Clube de Benfica, clube fundado em 1906 com o nome de Grupo Sport Benfica. Foi este o 1º clube que Cosme Damião fundou. Mudaram o nome de Grupo Sport Benfica para Sport Clube de Benfica para ficar parecido com o Sporting Clube de Portugal. A razão para a mudança do nome foi essa.

      Mas entre o Grupo Sport Lisboa (1904) e o Sport Clube de Benfica (1906), por que motivo no melhor das hipóteses o SLB (1908) deveria assumir a data de fundação do 2º? Porque entre os 2 era a parte forte. Era o clube de Cosme Damião. Daí, quando o SLB foi fundado em 1908 e os 2 clubes deixaram de existir, a numeração dos associados permaneceu a do Sport Clube de Benfica (1906).

      Eliminar
  3. Nesta fase em que para alguns como eu têm alguma dificuldade em identificar-se como este Sporting actual, não há nada como benfiquistas como os dois acima para nos relembrar porque não optámos por essa agremiação.

    Para a lamparina mais assanhada e a sua revolta com as cuspidelas e fins só tenho uma coisa a dizer: ........!

    Mudei de ideias, vou boicota-lo.Existe demasiada pressão sobre os comentadores de blogues actualmente e há que por cobro a isto. (cambada de sonsos)

    ResponderEliminar
  4. Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, de onde se destacava a figura de Cosme Damião, cria, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa com uma única secção, a de futebol.[36][37] Nessa reunião histórica, ficaria definido que o recém-criado clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto "E Pluribus Unum".[3]
    Equipa do Benfica em 1904.

    O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonam o Benfica para o mais abastado Sporting, o que deu início a uma rivalidade que perdura até os dias de hoje e contribuiu para que em 1908, se desse a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, clube que tinha como prática o ciclismo, levando à origem do atual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e ao nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ADN do Sporting ficou manchado desde então. E nunca mais irá sair.
      Começaram a roubar jogadores porque de uma agremiação ou clube de picnics apeteceu-lhes, para mostrarem que também eram homens, jogar futebol.
      Em vez de arranjarem amigos para jogar o que fazem? Roubam jogadores a um clube que já existia e começava a evidenciar-se.
      Nunca mais pararam de roubar. O pior é o que vem depois. Porque o Karma é mesmo tramado!

      Eliminar
    2. Não te esforces que eles com a realidade nada querem.

      Eliminar
  5. Uma mentira, com o cunho de complexo de inferioridade, por mais repetida que seja não se transforma numa verdade absoluta !...Cosme Damião vestiu a camisola leonina, mas NÃO em representação do Sporting e sim de um misto (ou selecção?!) - para evitar que o SCP, sugerido pelo convidado CIF, fosse fazer 'má figura' ! - a convite do seu capitão !!!

    Veja a prova provada em :

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2015/08/cosme-damiao-no-sporting-olhe-que-nao.html?fb_comment_id=975830622479447_983085298420646#f275d60950bbc88

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/11/o-nosso-cosme-damiao-nasceu-ha-126-anos.html

    São 2 textos, entre muitas outras coisas na 'ligação' de vida, entre os nossos clubes que poderá consultar no blogue de um enorme Benfiquista e brilhante Historiador - Dr. Alberto Miguéns !!!

    - p.s. -

    1 - Simpatia pelo Sporting?! Olhe que não !... Respeito, sim. Sem dúvidas!

    2 - Como será do seu conhecimento, saída pacífica, cordial e em amenas relações com os seus pares foi mesmo e, ao fim de 8 (oito!) longuíssimos anos, a de José de Alvalade ;-P

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi nenhum misto de selecções. A 27 de Agosto de 1910 o Sporting Clube de Portugal deslocou-se a Espanha a fim de defrontar o Recreativo de Huelva. Não fora todavia, Sporting, o clube primeiramente convidado. Esse clube foi o CIF. Porém, o CIF rejeitou o convite e rejeitando-o, sugeriu ao clube Espanhol que convidasse o Sporting. Assim foi e o Sporting pela voz do seu capitão João Bentes aceitou o honroso convite vindo de Espanha. Sob uma condição: levar reforços que o ajudassem a suprir algumas lacunas. De Espanha não houve objecção e desse modo lá partiram 11 leões à conquista do país vizinho. Um deles, o respeitável Cosme Damião.

      Eliminar
    2. Manuel HB

      Creio que você não será historiador !...Se é essa a 'estória' que lhe contaram e faz parte da cartilha verdoenga!...Dada a convicção com que a defende, deverá ser-lhe fácil provar e sustentar essa vossa afirmação!
      Com documentos e publicações da época, como faz o Historiador Benfiquista, Dr. Alberto Miguéns, no seu (dele!) blogue "Em Defesa do Benfica".

      Entretanto não deixe de ler :

      http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/TiroeSport/1910/N453/N453_item1/P14.html

      e, diga-me, quantas vezes vê mencionado o seu SCP !...

      Eliminar
    3. Artnis,

      Poderia citar-lhe a olisipógrafa e jornalista Marina Tavares Dias, o historiador Pedro Oliveira que é co-autor no meu (no nosso) blogue, como o Artnis está a par porque já discutimos isto no passado, a historiadora Ana Vasconcelos, Ricardo Seixas, Isabel Sousa Dias ou João Cândido Santos que já abordaram esta mesma temática. Seja como for, é livre de acreditar ou não no que lhe digo. Se não acredita, óptimo. Não me afecta especialmente.

      O "Dr. Alberto Minguéns" que refere é o mesmo que afirma que as visitas do FCP ao terreno do Vitória (de Setúbal) para o campeonato são percebidas como "amigáveis", sugerindo dessa forma que a equipa do Vitória facilita a vida à equipa do FCP ou a combinação de resultados, e é também o mesmo "Dr. Alberto Minguéns" que escreve:

      " (...) há um período altamente "esquisito" no recinto do FC Porto que mostra como os resultados eram manipulados. Em termos estatísticos não há memória em “Dérbis” ou “Clássicos” na Europa do que se passou durante década-e-meia, entre 1991/92 e 2004/05. O SL Benfica foi impedido de conseguir vencer durante 14 épocas consecutivas no estádio do FC Porto. Até clubes com piores classificações e menor potencial conseguiram melhores resultados. O FCP nunca teve um dia, tarde ou noite, "má"! Sempre foram boas, muito boas."

      Está à vista a capacidade do "Dr. Alberto Minguéns" para interpretar factos. Mas isto não tem interesse nenhum e desvia-se do tema. O propósito deste «post» é enviar uma palavra de respeito ao "nosso" Cosme Damião homenageando as características que (na minha opinião) fazem dele, a par de José Alvalade, uma personalidade importantíssima no panorama desportivo da cidade de Lisboa e do país. Foi no princípio do século passado que tudo começou e tanto José Alvalade como Cosme Damião estiveram (entre outros) no centro dos acontecimentos.
      Em todo o caso, se considera o historiador que mencionou uma referência, contacte-o e ele por sua vez que me contacte. Estou à inteira disposição do Dr. Alberto Minguéns para que ele me esclareça, se ele assim o desejar.

      Eliminar
    4. "Sob uma condição: levar reforços que o ajudassem a suprir algumas lacunas".

      Estás a dar implícitamente razão ao Artnis, quando este afirma que a equipa que foi a Espanha jogar, que nas notícias dos jornais espanhóis da época não é conotada com o SCP, eles chamam-lhes equipa de portugueses, no fim de contas é mesmo uma seleção, isto, um conjunto de jogadores de várias equipas que foram jogar com uma equipa espanhola a Espanha.

      Por isso, afirmar que Cosme Damião jogou na equipa do Sporting é um abuso de linguagem e uma grande falta de rigor, já que ignora a razão e o espírito com que foi formada a equipa que foi jogar a Espanha.

      Por muito que gostassem que Cosme Damião tivesse sido jogador no Sporting. Como gostaram dos 8 jogadores que foram "roubar" ao futuro Sport Lisboa e Benfica, que na altura se chamava Grupo Sport Lisboa.

      Eliminar
  6. Como suponho que é um sportinguista que gosta da Verdade !...aí vai mais uma pequena ajuda.

    http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/TiroeSport/1910/N453/N453_item1/P14.html

    ResponderEliminar
  7. Tanta falsidade...
    O Grupo Sport Lisboa foi fundado em 1904. Em 1908 absorveu o Grupo Sport Benfica, depois Sport Clube de Benfica (GSB ou SCB) e passou a denominar-se Sport Lisboa e Benfica. O emblema manteve-se apenas com a introdução da roda de bicicleta, desporto praticado pelo GSB ou SCB. As camisolas encarnadas mantiveram-se. Os jogadores mantiveram-se. O Grupo Sport Lisboa nunca foi extinto. Juntou-se a outro e alterou parcialmente o nome.
    Cosme Damião nunca jogou pelo Sporting. Fez um jogo por um misto de jogadores portugueses em Huelva contra um misto espanhol. Usaram as camisolas do Sporting, clube que organizou o encontro. Na altura não havia lojas a vender equipamentos e emblemas. Jogaram 6 jogadores do Sporting, 4 do Benfica e 1 de um clube de Belém o Sport União Belenense.
    O pai de Cosme Damião faleceu em 1895 quando ele já tinha 9 anos de idade e tinha sido baptizado em Dezembro de 1885. A mãe faleceu em 1902 já ele tinha saído da Casa Pia.
    Antes de escrever baboseiradas, informe-se, leia, estude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Grupo Sport Lisboa (1904) não absorveu o Sport Clube de Benfica (1906). Sobre o emblema tem razão no que afirma (daí removi a resposta que inicialmente lhe fizera): a roda da bicicleta da agremiação de ciclistas de Benfica / clube de 1906 viu-se introduzida no emblema do Grupo Sport Lisboa (1904). Todavia, a numeração dos associados manteve-se a do Sport Clube de Benfica, e não a do Grupo Sport Lisboa. Por isso disse, se tanto, se tanto, foi o SCB que absorveu o GSL. "Se tanto" porque mesmo esta é uma interpretação abusiva. A verdade é que ambos os clubes desapareceram e em 1908 viu-se fundado o Sport Lisboa e Benfica. É assim tão simples.

      Se o SLB tivesse sido fundado em 1891 não teria quaisquer problemas ou complexos em relação a isso. Isto só é uma questão porque o SLB e os benfiquistas teimam em desrespeitar a sua própria história e a memória da principal personalidade associada à sua fundação. E fazem-no porquê? Para poderem reclamar uma antiguidade que não possuem. É mesquinho, no mínimo, além de outros elementos como os que visam ocultar o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e a simpatia / fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar
    2. É a sua opinião com a qual não concordo.
      Sobre Cosme Damião e o facto de afirmar que jogou pelo Sporting? Continua a afirmar isso? Quando muito pode dizer que jogou com a camisola do Sporting, o que é verdade, embora não em representação do clube.
      Se era admirador do Sporting, você saberá tanto quanto eu, ou seja, a mais de 100 anos de distância dificilmente isso se poderá provar.
      O seu nome, baptismo, família, etc, como o contou neste post, parece-me completamente descabido. Poderia corrigi-lo.
      Assaltos a sedes de partidos, nunca ouvi falar, mas se tem alguma prova disso, força.

      Tenho lido este seu blogue ao longo dos últimos meses e sinceramente nunca me tinha apercebido deste seu "ódio" (entre aspas!) ao vermelho... Parece algo intrínseco a todos os Sportinguistas... Os sociólogos devem conseguir explica-lo.

      Eliminar
    3. E esse fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal onde está registado ou testemunhado?
      Não passa de mais um "wishful thinking", e de uma ambição de "ser como eles", tantos são os que têm perseguido os sportinguistas desde há mais de 100 anos.

      Sabem o que disse Cosme Damião quando vieram "roubar" 8 jogadores ao clube onde jogava?
      "Eles têm o dinheiro, mas nós temos a vontade". E têm sido assim desde então. Ficou inscrito no ADN do SLB!
      Tal era a admiração que Cosme Damião sentia pelo SCP!

      Eliminar
    4. Manuel HB

      Meu caro, não me faça rir. Estou com cieiro e gretam-se-me os lábios. Então quando faz referência a uma pouco conhecida estudiosa da cidade de Lisboa e ao historiador (!?!) Pedro Oliveira - que suponho ser a mesma pessoa que eu confrontava no "Sporting Sempre" e agora anda, com muito pouca assiduidade, a expor-se ao ridículo, pelo "És a nossa Fé" - confesso que cresce em mim a vontade de largar uma valente gargalhada !... Aos outros nem sequer de 'nome' são meus conhecidos.
      Não defendo as opiniões seja de quem for, a não ser as minhas, mas relativamente à forma VENAL como o SLB foi DERROTADO, sem apelo nem agravo,
      fosse qual fosse a competição (e/ou modalidade!!!) lá pelas bandas dasJantas, por ser VERDADE - (ahh sim, aquela coisa do "Apinto" passou-vos ao lado ocupados a apanhar as 'migalhas') - subscrevo cada uma das palavras do Dr. Alberto Miguéns.

      Todo este verdoengo 'trinado', é 'estória' consabida e de forma cega defendida por (quase!) todos vós.
      Cartilha esverdeada que conheço desde há muito, sem provas, sem bases, sem quaisquer apoios em documentação (própria ou de terceiros !...) e publicações da época. Essa é que essa.
      Meu caro, indique-me um link, um blogue, um escrito bem documentado, onde um dos nomes que indicou, consiga provar por A+B - como o Dr. Alberto Miguéns faz e tenta fazer sempre melhor gastando o seu tempo e dinheiro - que a 'coisa' se passou tal como argumenta a cartilha.
      Por quem me toma ?!!...
      E quem se julga você, para que o Dr. Alberto Miguéns viesse explicar-lhe seja o que for?! :-))

      Eliminar
  8. O nível de vaidade saloia e de presunção balofa do nosso rival é de tal ordem que não se importam de chamar burros aos seus pais, avós, bisavós e trisávos, que, pelos vistos, não sabiam a data de fundação do seu próprio clube (facto público e pacífico até os labregos do FC Porto terem resolvido mudar a deles). Tão burros que eles são, nem se apercebem que, melhor que o "Historiador Benfiquista, Dr. Alberto Miguéns", sabiam esses seus antepassados quando o clube foi fundado, pois foram eles próprios que o fundaram, e, em vida dos fundadores do clube, o Sport Lisboa e Benfica teve uma e só uma data de fundação: 13.09.1908. Para aqueles que se encanitam quando, em Alvalade, ouvem "Graças a Deus que não sou lampião", fica este oportuno contributo para nos relembrar porque devemos gritar este lema a plenos pulmões. SL! JPT

    ResponderEliminar
  9. Não percebo a dificuldade.
    O "pai" (Grupo Sport Lisboa), nasceu em 1904. A "mãe" (Sport Clube de Benfica), nasceu em 1906.
    Em 1908, fruto da união dos "pais", nasceu o "filho", o Sport Lisboa e Benfica.

    Porque raio o Sport Lisboa e Benfica quer ter a idade do pai? E não a sua?

    Por acaso o Bloco de Esquerda tem a idade do PSR, UDP ou Política XXI? Não, ele sabe bem que "nasceu" em 1999 (e não em 1974, data da fundação d UDP).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      no ponto. Em condições normais isto acabaria com a discussão. Mas...

      Abraço!

      Eliminar
    2. É só isso Cantinho e Leão de Alvalade.
      Abraço a ambos.

      Eliminar
    3. Exacto, caro Leão, "em condições normais"...

      Um abraço (extensível ao Manuel HB e Virgílio)!

      Eliminar
  10. Ninguém, a não ser a lampionagem, leva a sério a idade que afirmam ter... Mas, se a lampionagem insiste em ser mais idosa do que realmente é... por mim é deixá-los no mundo da fantasia!

    Com o SCP é que não há dúvidas nem discussões nenhumas qt à sua data de nascimento! Claro e transparente. E é assim... Mais um episódio paradigmático da diferença entre SCP e SLB, SCP é um clube sério e transparente em contraponto à vizinhança plena de bazófia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá a ver uma coisa. Um clube de futebol, uma associação ou uma empresa são As PESSOAS que as formam. Não são os edifícios, nem os equipamentos, nem as bolas, as chuteiras ou os campos. São as pessoas que os constituem que são os clubes de futebol. AS PESSOAS!!!!
      Não consta que hajam clubes de animais.

      Por isso, sendo as Pessoas que fazem parte do Grupo Sport Lisboa e do Sport Clube de Benfica AS MESMAS PESSOAS que se fundiram no Sport Lisboa e Benfica, o clube é o MESMO! Não há diferença, mesmo que a data da fusão seja diferente!

      Por isso, sendo as PESSOAS AS MESMAS que constituiram esses clubes, não fazia sentido mudar a data de fundação já que as MESMAS PESSOAS estava juntas a jogar e a conviver desde 1904.

      Pela mesma ordem de ideias, não faz qualquer sentido o Porto ter sido fundado em 1893, quando a PESSOA que, alegadamente, fundou um clube desse nome nessa data não tinha nada a ver com o clube que foi fundado pelo Costa em 1906.
      AS PESSOAS NÃO TINHAM NADA A VER UMAS COM AS OUTRAS! Capice?
      Ao contrário do Sport Lisboa e Benfica.

      Eliminar
    2. Pois um clube que só em 1920 é que estabeleceu a sua data de fundação é que é sério! Pois um clube cujos pseudo-fundadores têm numero de sócio mais novo que socios que saíram em 1908 do Benfica é que é sério! É tudo claro e transparente....enfim

      Já agora, sabem que clube é o Inter de Milão e a sua história? em que data foi fundado? foi em 1908 como os italianos dizem ou foi em 1928?

      Eliminar
  11. Alfredo Amável Pinto24 de março de 2017 às 23:38

    Eu sou Benfiquista e fico contente por ler este texto num blogue do Sporting. Parabéns. Só um reparo: vejam porque é que Casme Damião foi expuslo do Benfica. Se ele fosse benfiquista um verdadeiro benfiquista, uma genuína águia não teria jogado com a camisola do SCP por isso ainda bem que foi expulso. O Benfica não precisa de tomates vermelhos for fora mas verdes por dentro como era o Casme Damião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu és tão Benfiquista como eu sou sericicultor ... gosto de caracóis mas não ligo a ranhosos

      nem 'benfiquisto' consegues fazer passar por ser

      Eliminar
  12. De dois clubes diferentes nasceu um clube novo em 1908
    com um nome diferente. A lampionagem teria razão se um
    desses clubes tivesse absorvido o outro, mas não foi
    isso que aconteceu. Nasceu um clube novo da fusão de
    outros dois. O mesmo sucedeu mais tarde com a fundação
    de Atlético e Oriental e esses clubes foram coerentes,
    basta atentar na sua data de fundação. Os lampiões foram
    martelados com a ladainha que um pau é uma pedra e agora
    pensam que uma mentira repetida mil vezes passa a ser
    verdade.

    ResponderEliminar
  13. Alfredo, Alfredo.... és tão benfiquista como o Sá Pinto!

    ResponderEliminar
  14. Qual a data de fundação do Saporting? Não sei. Nem sei a do Rio Ave, nem do Belenenses, nem do Desportivo de Beja.
    Preocupo-me com o meu clube e em manter a sua grandeza. Se outros têm traumas com isso, azar deles. Por isso é que são pequeninos e andam sempre em bicos de pés.

    ResponderEliminar

  15. “O Sporting tem dinheiro. Nós temos dedicação. No imediato o dinheiro vence a dedicação. No futuro, a dedicação goleia o dinheiro” - COSME DAMIÃO

    ”Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia pára. Sou Benfiquista de alma porque essa é eterna.” – COSME DAMIÃO

    E mais não 'digo', não vale a pena "queimar velas com tão ruins defuntos"...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)