Ficou ontem confirmado empréstimo pelo Real Madrid do defesa esquerdo Coentrão por uma época. Tivesse a chegada de Coentrão acontecido há cerca de cinco ou seis anos não poderia ter ficado mais satisfeito com a aquisição. Acontecendo neste momento sobram muito mais dúvidas que satisfação.
Do ponto de vista estritamente desportivo a principal dúvida centra-se no que pode dar ainda o jogador à alta competição. Não só sob o ponto de vista da prontidão no plano físico - que se esbate pela aprovação do departamento médico - mas sobretudo pela forma como o jogador se dispõe a encará-la. O plano inclinado em que resvala há um par de épocas e as "histórias" que se construíram à sua volta assim o justificam.
Para já, e enquanto a bola não começar a rolar, a questão está centrada nas suas opções clubisticas. E tal só acontece por culpa da imprevidência de Fábio Coentrão enquanto profissional. Juras de amor eterno ao SLB vão seguramente marcar a sua passagem pelo Sporting, como ontem se viu nas redes sociais. Não vale a pena vir com moralismos, não é nada que não tivéssemos visto sempre que algo semelhante aconteceu, basta só lembrar o que foi a passagem de Carrillo para o outro lado da estrada.
E se Fábio Coentrão esteve mal no passado a gestão mediática e comunicacional feita agora pelo Sporting é ainda pior porque nos remete novamente para dito episódio, obrigando-nos a recordá-lo. Do ponto de vista pessoal, não há nada que ofenda mais o Sportinguismo que ver alguém que nos renegou de forma voluntária e consciente vir agora fazer de conta que não aconteceu e que está tudo bem. Só torna ainda pior, é tratar os Sportinguistas por parvos e sem memória.
É que não estamos a falar de um jogador. Estamos a falar de alguém que sempre se assumiu como Sportinguista desde pequenino, até ao momento em que decide esconjurar publicamente essa ligação afectiva pelo arqui-rival SLB. O aparecimento de Fábio Coentrão no vídeo referido, voltando ao "sportinguista desde pequenino", ao invés de fazer esquecer esse momento ainda o torna mais presente. Resulta ofensivo e até patético.
Melhor teria sido lembrar apenas que contratamos um jogador profissional que, por acaso e até há bem pouco tempo, era do melhor que havia na sua posição, ao ponto de ter os grandes clubes atrás dele. É certamente à procura dessa reabilitação que Fábio Coentrão chega a Alvalade.
Olhando para o passado, talvez a sua escolha não possa ter sido melhor. Os melhores tempos viveu-os com Jorge Jesus, que muito justamente deve ser considerado como pai, padrinho e até anjo da guarda da sua carreira. E foi também com um técnico português - Mourinho - que o jogador melhor conseguiu expressar a sua qualidade. Talvez tal não seja mera coincidência, sabendo-se como se sabe das características peculiares do jogador, moldadas pelo contexto em que se formou.
As dúvidas tenderão a desaparecer ou a acentuar-se pela qualidade das suas exibições. Se Fábio Coentrão conseguir aproximar-se do melhor do potencial que projectou e conseguiu confirmar, o Sporting contratou um dos melhores laterais-esquerdos possíveis. O nosso futebol poderá finalmente avançar para um novo nível, que as opções anteriores à disposição de JJ não permitiam.
Mas não deixa de fazer sentido se com tantas interrogações e com o custo elevado (2 milhões???) desta operação esta será a opção correcta para o Sporting. Pela envolvente emocional e profissional a pressão é grande. E correndo bem, o Sporting reabilita um jogador para o Real Madrid de cuja operação pode apenas retirar o rendimento desportivo. Talvez desse mais trabalho, mas não seria mais avisado buscar uma solução com mais futuro?
Basta estar atento às redes sociais para perceber que as declarações de Flábio, no âmbito da nova campanha #FeitodeSporting, tiveram um efeito positivo nos Sportinguistas.
ResponderEliminarFoi bem jogado. Que o jogador estaria no Benfica se este o tivesse querido, parece que ninguém duvida. Como ninguém duvida que o rapaz é sportinguista desde sempre.
Muito bem. Aliás a campanha só nasce porque como diz o minion o SLB vive obcecado com o SCP.
EliminarJosé, que acha do Sporting avançar para a contratação de Afonso Figueiredo? Estou curioso para saber a sua opinião. Quanto ao Coentrão, se os problemas físicos forem afastados, acho uma contratação mais que válida.
ResponderEliminarSaudações Leoninas
"Coentrão? O tempo não anda para trás!"
ResponderEliminarInfelizmente o nosso técnico e o nosso Henrique VIII de trazer por casa não pensam da mesma maneira. E com tão bons resultados...
Mas ainda consigo achar mais piada a alguns adeptos. Que o Coentrão também vem para reconquistar o lugar na selecção. Claro! Porque o Ruben Guerreiro é finito!
O Guerreiro é aquele que passou a última época mais tempo lesionado do que a jogar?
EliminarNão estou a ver grande diferença entre os dois...
Na 1º época de JJ no Sporting. Há 3 épocas atrás. Quando ainda se pensava que podia dar mais qualquer coisa. RESPONDE AOS PRIMEIROS RUMORES SOBRE IDA PARA O SPORTING:
ResponderEliminar"Contrariando rumores de que irei jogar no Sporting, e apesar do respeito que tenho pelos clubes portugueses, em Portugal só jogo no Benfica"
3 épocas depois explica finalmente porquê: «JÁ VESTI MUITAS CAMISOLAS MAS SEMPRE FUI FEITO DE SPORTING»
E a "comunicação" do SCP hoje é isto... Quando deviam tentar desvalorizar as precipitações de quem nunca teve cabeça... valorizam-nas ainda mais.
Well done.
O orgulho leonino a toda a linha. Ou JJ a pisar o orgulho leonino todos os dias.
ResponderEliminarTambém diziam o mesmo do Markovic, que com JJ tinha explodido e tal, e deu no que deu.
ResponderEliminarSendo o Sporting um clube formador e sendo JJ um treinado reconhecido e pago por fazer aumentar o potencial de muitos jogadores, porque é que insistimos em ter no clube uma espécie de "parte 2" tentando repetir o sucesso da versão original de há uns anos atrás.
Se nem Hollywood isso se consegue.....
Repito, a questão é tão somente, porque é que não tentamos criar o nosso próprio "Coentrao"? através de um bom departamento de scouting, o investimento de alguns milhões e potencializar esse investimento a nivel desportivo e......financeiro.
Temos o Jonathan por exemplo. Um investimento de 3 milhões, que veio do campeão argentino, onde acabou a época como titular indiscutivel.
Que JJ pegue neste jogador e faça dele um Coentrão.
Isso é que era, se calhar seria mais fácil do que fazer Coentao fosse o mesmo jogador de há 3 anos atrás....
O Vieira da Silva que ponha os olhos em Jesus.
ResponderEliminarA falta de concorrência no plantel e o facto dos anteriores LE do Sporting não terem deslumbrado são bons pontos de partida para uma, pelo menos, boa época do F. Coentrão.
ResponderEliminarTendo em conta que o Benfica está cada vez mais cercado, pela divulgação dos e-mails, pelo condicionamento dos árbitros e dirigentes desportivos apanhados nas mensagens, na inclusão do vídeo-árbitro que vai impedir as grandes penalidades assinalados sobre Jonas quando ele cair após pontapear sozinho o relvado, na atenção que o Fisco Português e Espanhol tem dado as transações de jogadores por parte de Jorge Mendes, começamos a perceber que possivelmente teremos mais hipóteses de lutar de igual para igual com os rivais.
ResponderEliminarÉ verdade que haverá pressões e boicotes, como o de ontem no sorteio da Liga, mas o Polvo terá que trabalhar melhor e provavelmente mais a "descarada".
Em relação a Coentrão, tudo dependerá do estado físico. Se estiver, bem não tenho dúvidas que Eliseu verá os jogos da Selecção a partir do sofá...