Modalidades: revista da semana
Na quinta-feira foram os leões do andebol até à Hungria para defrontarem o One Veszprém HC no jogo da 10ª jornada da EHF Champions League tendo sido derrotados por 31-32 com 14-19 ao intervalo. Não começaram bem os leões que com 12 minutos jogados perdiam por 4-8 tendo Ricardo Costa pedido um desconto de tempo que se justificava. Os nossos jogadores recuperaram um pouco e com 9-12 no marcador foi o técnico húngaro que aos 21 minutos pediu a sua paragem de tempo. Que deu algum resultado pois com 3 golos consecutivos os locais passaram para 9-15 obrigando novo time-out leonino aos 24 minutos. Até ao intervalo houve um ligeiro equilíbrio mas continuavam cinco golos de diferença. Na 2ª parte começaram bem os leões que chegaram aos 22-23 obrigando o treinador visitado a pedir novo desconto de tempo quando estavam passados 11 minutos depois do intervalo. Mas desta vez pouco conseguiu mudar conseguindo a nossa equipa empatar aos 24 e passar para a frente aos 25. Seguiram-se empates até aos 28 quando os leões fazem 30-28 e 31-29 resultado que estava a 3 minutos e meio do fim. E a minuto e meio do fim os húngaros conseguem o empate a 31. Com algumas decisões duvidosas, para não dizer caseiras, da dupla arbitral da Macedónia os visitados conseguem o golo da vitória a 10 segundos do fim, os leões repõem abola imediatamente em jogo e quando Kiko se preparava para rematar sofre uma falta violenta, o cronometro demora algum tempo a parar e só restaram 2 segundos para marcar o respectivo livre que não resultou. Orri Porkelsson com 8 golos e Martim Costa com 6 foram os jogadores do Sporting que mais golos marcaram neste jogo. O próximo jogo dos leões para esta competição será apenas em Fevereiro indo até à França para voltarem a defrontar o HBC Nantes no jogo da 11ª jornada.
No domingo voltaram os leões do andebol ao PJR para receberem o ABC de Braga em jogo da 14ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 43-28, com 21-16 ao intervalo. Foi um jogo que se foi mantendo equilibrado até aos 5-4, quando os leões começaram a alargar as vantagens ao passar para 8-4 e 12-7, aos 15 minutos, originando o pedido de um time-out do treinador bracarense. Fez algum efeito este desconto de tempo pois até ao intervalo a diferença de cinco golos foi mantida. A 2ª parte começou com 2 golos dos leões, que passaram o marcador para 23-16 seguindo-se um constante aumentar, pelos números do marcador, da superioridade leonina que passou por 28-20, 35-24 e 39-26 para atingir os números finais de 43-28. Orri Porkelsson com 8 golos e Salvador Salvador com 6 foram os leões que mais golos marcaram neste jogo.
Na quarta-feira foram os leões do andebol até ao norte para defrontarem o FC Porto no jogo da 15ª jornada do Campeonato Placard e regressaram com uma vitória por 36-32, com 19-15 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado, mas bem cedo, os locais tiveram duas perdas importantes na sua equipa. O seu guarda-redes principal lesionou-se e teve de abandonar o jogo, e um dos seus jogadores mais uteis, Salina, foi expulso por em vez de defender a bola ter defendido a cara de Kiko Costa. Com 3-3 no marcador os leões passaram para 5-3, mas os portistas ainda empataram 6-6. A partir daqui a nossa equipa arrancou para 8-6, 12-9, 15-11 e 18-13, conseguindo os nortenhos reduzir para 4 golos ao intervalo, com duas decisões muito polémicas de um dos árbitros. Entraram fortes os leões na 2ª parte chegando a 25-17 e 28-20 para os portistas irem reduzindo aos poucos para 29-24, 30-26 e 31-28 passando a ser golo cá golo lá até ao fim do jogo. Foi um jogo onde os leões se mostraram sempre superiores e onde os locais tentaram sempre contrariar a superioridade leonina. Kiko Costa com 12 golos e Martim Costa com 8 foram os melhores marcadores da nossa equipa. Os próximos jogos dos leões do andebol serão no PJR recebendo no sábado 13 o Belenenses no jogo da 16ª jornada do Campeonato Placard, e na terça-feira 16 o Arsenal Devesa no jogo da 17ª jornada.
Na quinta-feira feira voltaram os leões do Futsal ao PJR para a disputa da 2ª mão dos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League, com os gregos do AEK, tendo vencido por 8-3, com 3-1 ao intervalo. Após os 11-0 na Grécia e para tirar quaisquer dúvidas, os leões começaram a todo o vapor e nos 3 primeiros minutos colocaram o resultado em 3-0, com dois golos de Bruno Pinto sendo o terceiro de Allan Guilherme. E com todas as dúvidas tiradas, como que adormeceram os leões não conseguindo mais golos até ao intervalo e até sofrendo um. E na 2ª parte com 3 minutos jogados os visitantes conseguiram o seu segundo golo, o que obrigou Pauleta a repor a diferença de dois golos, no minuto seguinte. Continuou um jogo entretido, e a 9 minutos do fim Bruno Pinto fez o seu hat-trick, para no minuto 15 desta 2ª parte terem aparecido três golos. Tomás Paçó e Felipe Valério fizeram o 7-2, reduzindo, tudo dentro do mesmo minuto, os gregos conseguindo o seu terceiro golo. E até ao fim do jogo apenas Pauleta conseguiu mais um golo a menos de 3 minutos do fim.
Na segunda-feira voltaram os leões do futsal ao PJR para receberem o SCU Torriense no jogo da 12ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 8-2, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo bem controlado pelos leões que meteram o primeiro golo logo aos três minutos de jogo por Allan Guilherme que desviou de calcanhar um bom centro de Filipe Valério. O 2º golo só apareceu, apesar das inúmeras oportunidades, muito bem defendidas pelo guarda-redes visitante, aos 14 minutos e meio por Rocha a desviar um remate de Merlim após um livre. E no último minuto da 1ª parte, a 3 segundos do intervalo, Bruno Pinto faz o 3-0 desviando um centro de Rocha depois de uma pressão dele e Merlim terem ganho a bola. Também começaram os leões bem a 2ª parte, pois com 2 minutos e meio jogados Bruno Pinto com um forte remate de longe fez o 4-0, para dois minutos depois os visitantes fazerem o seu primeiro golo, num lance de contra-ataque. Não se perturbaram os leões e a 12 minutos do fim Merlim corre pela ala esquerda e inesperadamente faz um potente remate que dá o 5-1. A 6 minutos do final consegue o Torreense o seu segundo golo novamente em contra-ataque. Mas no minuto seguinte o jovem Tiago Rodrigues, num desvio de uma bola vinda de um canto, obteve o seu primeiro golo na equipa principal e pôs o resultado em 6-2. A dois e meio do fim Pauleta recebe bem uma bola e dentro da área faz uma rotação e com um bom remate faz o 7-2, para segundos depois Filipe Valério fazer um potente remate que vai ao poste e no ressalto a bola bate nas costas do guarda-redes visitante e entra para dentro da baliza fazendo o resultado final. O próximo jogo dos leões do futsal será no domingo 14 quando voltarão ao Norte para defrontarem o SC Braga no jogo da 13ª jornada da Liga Placard.
No sábado foram os leões do hóquei novamente ao norte para defrontarem o Riba d’Ave HC no jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard a quem venceram por 3-2, com 1-0 ao intervalo. Foi um jogo em que tivemos alguma dificuldade em obter o nosso primeiro golo, o que só aconteceu a 1 minuto e meio do intervalo, obtido por Rafa Bessa na transformação de um penalti, quando já tínhamos beneficiado de outro penalti, que Verona não conseguiu converter, e tínhamos jogado durante quatro minutos em inferioridade numérica devido a cartões azuis mostrados a Roc Pujadas e a Facundo Navarro. Na 2ª parte com 2 minutos e meio jogados beneficiamos de um livre directo que Danilo Rampulla aproveitou para fazer o 2-0. Mas menos de um minuto depois é assinalado um penalti contra nós que os locais transformaram para o 2-1. E com 9 minutos de jogo é assinalada a nossa 10ª falta e no respectivo livre directo os visitados conseguem o empate, que felizmente durou pouco, porque 20 segundos depois Rampulla, descaído sobre o lado direito, aplicou uma autêntica bomba que só parou no fundo da baliza dos adversários fazendo o 3-2 que viria a ser o resultado final. Vitória merecida dos leões do hóquei. O próximo jogo dos leões do hóquei será na quinta-feira 11 quando irão ainda mais ao norte para defrontarem o Liceo da Corunha para a WSE Champions League, e no domingo 14 voltarão ao PJR para receberem a Juventude Pacense no jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard.
Os leões do voleibol foram na sexta-feira até aos Açores para defrontarem em Ponta Delgada, no jogo da 9ª jornada da Liga Una Seguros, o Clube Kairós, e regressaram com uma vitória por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-15 e 25-19. Foi um jogo totalmente dominado pelos leões perante a equipa que está no último lugar da classificação da Liga ainda sem qualquer vitória, e que em nove desafios apenas conseguiu conquistar quatro sets. Kelton Tavares e Mads Jensen ambos com 10 pontos e Tiago Barth com 8 foram os leões que mais pontuaram neste jogo.
Na quarta-feira foram os leões do voleibol até à Alemanha para defrontar o Luneburg no jogo da 1ª jornada da CEV Champions League tendo perdido por 1-3, com os parciais de 18-25, 19-25, 25-23 e 23-25. Foi um jogo em que no 1º set os locais começaram com 1-4, foram alargando para 8-12 e 12-18 para terminarem com 7 pontos de diferença. O 2º set foi semelhante com os leões mais próximos dos adversários, chegando aos 17-20 mas os alemães não deixaram mais aproximações e acabaram com 6 pontos de vantagem. No 3º set começaram bem os leões e a partir dos 7-5 estiveram sempre na frente com os adversários sempre a 2 ou 3 pontos de distancia, só conseguindo os visitados empatar aos 20, seguindo-se empates sucessivos até aos 23, para os leões conseguirem dois pontos seguidos e ganharem o set. O 4º set começou equilibrado até aos 8-8, quando o Luneburg conseguiu avançar para 9-13 e 12-16. A partir deste momento começaram os leões a recuperar e conseguiram empatar aos 20-20, conseguindo mesmo passar para a frente aos 22-21, mas os alemães responderam com 3 pontos seguidos e acabaram por ganhar o set. Edson Valencia com 20 pontos e Lourenço Martins com 11 foram os leões que mais pontuaram neste jogo. O próximo jogo para a CEV Champions League será a 6 de Janeiro no PJR recebendo os polacos do Aluron CMC Warta. No próximo sábado 13 os leões do voleibol recebem no PJR o Sporting C Espinho em jogo da 10ª jornada da Liga UNA Seguros.
As meninas do voleibol receberam na quarta-feira no PJR as francesas do Vandoeuvre NVB no jogo da 2ª mão da 1ª eliminatória da CEV Volleyball Cup tendo vencido por 3-2, com os parciais de 28-26, 25-19, 21-25, 10-25 e 15-12. Bom jogo das leoas, que com este resultado ficaram eliminadas da prova, mas que tiveram na mão o apuramento quando no fim do 2º set ganhavam por 2-0, consentindo depois a recuperação das francesas num 3º set em que só perderam por alguma falta de sorte e com falhas técnicas em momentos importantes. O 4º set foi demasiado mau da parte das leoas, mas no 5º set reagiram e venceram o jogo. Jéssica Miranda com 11 pontos e Jady Gerotto, Amanda Cavalcanti e Leslie Tagle, as três com 10 pontos, foram as leoas que mais pontuaram neste desafio.
As meninas do voleibol voltaram no domingo ao PJR para receberem o Benfica em jogo da 9ª jornada da Liga Solverde tendo vencido por 3-1, com os parciais de 25-16, 18-25, 27-25 e 25-23. Foi um jogo equilibrado mas onde a raça e o querer das leoas, bem apoiadas pelos adeptos que encheram as bancadas, conseguiram vencer. O 1º set foi o menos equilibrado vencendo bem as leoas. No 2º set as visitantes foram melhores e venceram bem. No 3º set não começaram bem as leoas que chegaram a estar atrás por 8-15, mas recuperaram até 21-22 o que obrigou o treinador adversário a pedir um time-out, mas as leoas conseguiram empatar aos 23 e passaram para a frente aos 24-23, para ganharem o set nas vantagens. No 4º set voltaram a começar melhor as adversárias que chegaram aos 9-14, mas aí começou a recuperação das leoas que chegaram aos 14-15 e aos 18-16 que obrigou o treinador adversário a pedir 2 descontos de tempo quase seguidos. As nossas jogadoras chegaram aos 20-18 mas consentiram o empate aos 23-23 obrigando Rui Pedro Silva por sua vez a pedir um time-out que resultou para os dois pontos finais, originando uma vitória brilhante e merecida. Leslie Tagle com 18 pontos, Anahi Tosi com 15, Ingrid Felix com 14 e Amanda Cavalcanty com 10 foram as leoas que mais pontuaram neste jogo.
Voltaram as meninas do voleibol ao PJR na segunda-feira para receberem o Leixões SC no jogo da 10ª jornada da Liga Solverde tendo vencido por 3-2, com os parciais de 25-20, 21-25, 25-23, 19-25 e 15-12. Foi mais uma vez um jogo muito equilibrado e disputado, que só graças ao muito querer das meninas a vitória lhes sorriu, na exigida negra. Ana Clara Nunes com 25 pontos, Ingrid Felix com 14, Anahi Tosi com 13 e Jéssica Miranda com 10 foram quem mais pontuou no lado sportinguista neste desafio.
No sábado foram os leões do basquetebol até Aveiro, defrontar a equipa da CP Esgueira, no jogo da 7ª jornada da Liga Betclic, tendo regressado com uma derrota por 87-95, com 50-45 ao intervalo, resultante dos parciais dos quartos de 25-22, 25-23, 17-27 e 20-23. Foi um jogo que correu muito mal aos leões, com percentagens fracas nos lançamentos quer de 3 pontos quer de 2, com percentagens de 28% e de 59% respectivamente. Normalmente estes jogadores conseguem percentagens bem mais elevadas que têm garantido muitas vitórias. Nos dois primeiros quartos conseguiu a equipa estar na frente do marcador, chegando ao intervalo com uma vantagem de cinco pontos, mas com um péssimo 3º quarto, que fechou com uma diferença de 10 pontos obtidos, entrando para o 4º quarto com cinco pontos de desvantagem. E que mal começou este quarto. Os locais aumentaram a diferença chegando aos 11 pontos de avanço, e a partir daí pouco mais conseguiram os nossos jogadores. Malik Morgan com 28 pontos marcados, 4 ressaltos e 7 assistências, Brandon Johns com 16 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências e Francisco Amarante com 14 pontos, 14 ressaltos e 4 assistências foram os melhores entre os leões.
Os leões do basquetebol foram na quarta-feira até Espanha, defrontar o Surne Bilbao Basket, na 1ª jornada da FIBA Europe Cup tendo perdido por 79-94, com 38-49 ao intervalo, que resultaram dos parciais dos quartos de 23-26, 15-23, 25-25 e 16-20. Foi um jogo que começou espectacularmente com os quatro primeiros cestos que foram marcados a serem lançamentos de 3 pontos, só que aqui começaram os senhores árbitros a fazer o seu trabalho, e o resultado passou de 6-6 para 6-13, tudo na conversão de lance livres, e só quando o marcador assinalava 13-20 e estavam passados 6 minutos de jogo foi assinalada a primeira falta dos espanhóis. A arbitragem foi totalmente caseira durante todo o jogo, com os seguintes princípios: o Bilbao tinha de estar na frente sempre com 10 pontos de vantagem. Quando isso acontecia apitavam bem, mas se os leões se aproximavam tratavam logo de fazer manter as distâncias. A cereja em cima do bolo foi a 15 segundos do fim, quando Diogo Ventura driblava perto de meio campo e os restantes jogadores estavam praticamente parados esperando os segundos finais para desenvolverem o último ataque um dos artistas do apito descobriu uma falta atacante para dar o último lance aos visitados. Dentro do que lhes foi permitido os leões tiveram um comportamento aceitável, mas com uma má percentagem de lançamentos de 2 pontos (50%) também resultante das cargas sofridas na luta debaixo do cesto, onde na tabela basca nada era assinalado. Neste jogo distinguiram-se Francisco Amarante com 25 pontos e 10 ressaltos e Brandon Johns com 16 pontos e 9 ressaltos. O próximo jogo desta equipa será no domingo 14 quando forem ao Algarve defrontar o Imortal de Albufeira num jogo para os 1/8 de Final da Taça de Portugal.
Na quarta-feira foram as leoas do basquetebol até ao Pavilhão da Luz, defrontar a equipa do Benfica, no jogo da 6ª jornada da Liga Betclic. Apesar da luta que deram as leoas foram derrotadas por 67-74, com 36-42 ao intervalo. Depois de um 1º quarto que acabou equilibrado com 27-29 no marcador, e onde as leoas estiveram varias vezes na frente, seguiu-se um 2º quarto muito mau, de parte a parte, mas onde as visitadas foram as menos más, resultando um parcial de 9-13, e onde foi definido o vencedor do desafio, pois as leoas chegaram ao intervalo 6 pontos atrás. Os 3º e 4º quartos foram ainda mais equilibrados, 16-17 e 15-15, com as leoas a não conseguirem reverter a situação. Dayna Rouse com 19 pontos e Simone Costa com 16 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências foram as leoas que mais se distinguiram neste desafio.
No sábado as leoas do basquetebol receberam no PJR as meninas do Basquete Barcelos HMMotor no jogo da 9ª jornada da Liga Betclic tendo vencido por 74-64, com 37-32 ao intervalo, resultante dos parciais 20-13, 17-19, 16-12 e 21-20. Foi um jogo equilibrado, como mostram os valores dos parciais dos quartos, mas sempre com as leoas no comando do marcador. De salientar, talvez uma boa razão para se conseguir a vitória, a percentagem de 52% em lançamentos de 3 pontos, que foi mesmo superior à que foi obtida em lançamentos de 2 pontos, de foi de 35%. Dayna Rouse com 24 pontos, Luana Serranho com 17 e Simone Costa com 14 foram as melhores marcadoras leoninas neste jogo.
Na segunda-feira foram as leoas do basquetebol até Vila Nova de Gaia, defrontar a equipa do SC Coimbrões, no jogo da 10ª jornada da Liga Betclic, regressando com uma derrota por 68-77, com 33-40 ao intervalo com os parciais dos quartos de 16-24, 17-16, 14-12 e 21-25. As leoas tiveram uma entrada má no 1º quarto, ficando a perder por 8 pontos, estando aí a definição do vencedor do jogo, pois o restante foi um jogo equilibrado onde o marcador girou sempre entre os quatro e os dez pontos de avanço das locais. Simone Costa com 19 pontos e Emma Huff com 12 foram as melhores marcadoras leoninas neste jogo. O próximo jogo das leoas será no domingo 14 no jogo da 11ª jornada da Liga Betclic, voltando ao PJR para receberem a AD Sanjoanense.
autor:8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.