quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Quando a credibilidade dos árbitros entra em greve

Julgo que ninguém percebeu ainda muito bem qual o real sentido ou que objectivo persegue a greve dos árbitros. Se olharmos para o comunicado da associação de classe concordamos imediatamente com uma parte substancial do mesmo:

"(...) “o clima no futebol português se tem degradado cada vez mais nos últimos tempos”.
Mas antes disso e a partir daí não se percebe como chegam à decisão de deixar de arbitrar os jogos da Taça da Liga porque “não existem condições para continuar a arbitrar”. Se assim é porque escolhem justamente a competição nacional mais desvalorizada e menos importante para exercer o seu protesto?

Ainda que concordando também que a generalidade dos dirigentes do futebol (associativos, federativos, de classe e dos clubes) deixa muito a desejar e que os últimos frequentemente se socorrem dos erros de arbitragem como "desculpa quando o resultado desportivo os compromete e precisam de encarar os seus adeptos” a reacção parece excessiva porque a greve deveria ser o último recurso e não consta que tenha havido da parte da classe qualquer sondagem ou propostas aos parceiros no sentido de introduzir melhorias.

A reacção parece ser também mal orientada por se destinar à competição de menor impacto, dando por isso azo à dúvida sobre as reais intenções sobre a forma inopinada como a APAF toma a medida. Mas sobretudo é desresponsabilizadora, quando exorta "os clubes profissionais a uma reflexão profunda onde o comportamento dos seus dirigentes seja um dos pontos centrais a refletir e origine uma nova era no desporto nacional", como se o seu próprio papel no processo fosse acima de qualquer critica ou até mesmo imaculado.

Ora para a generalidade dos adeptos a classe que a APAF representa o que mais sobram são as dúvidas sobre a qualidades  consideradas indispensáveis para o exercício da função: imparcialidade, equidistância e independência. Aliás, todo o percurso das últimas décadas apontam precisamente para o inverso, ficando apenas por definir as cores das quais estão mais próximos ou até mesmo dependem ou prestam vassalagem.

Nesse sentido esta greve é mais um tiro pela culatra que acerta em cheio na já de si depauperada credibilidade da classe. Antes disso há muito que esclarecer, nomeadamente a presença do nome de vários deles - entre os quais o sr. Nuno Almeida, do último jogo na Vila das Aves - em e-mails que tresandam a conluio, tráfico de influências ou até mesmo corrupção, isto para falar apenas em alguns escândalos recentes.

Quem sabe se também não fossem mais proactivos com a introdução de medidas que desanuviem a suspeição ou lhes fossem úteis às tomadas de decisão, tornando o seu trabalho mais fácil, cresceriam em credibilidade aos olhos dos adeptos. Ao invés, parecem é estrebuchar por lhes ser retirada a possibilidade de orientar ou até manipular o curso dos acontecimentos nos relvados e, consequentemente, adulterar a verdade desportiva.

Na verdade, e atendendo à realidade instalada, talvez o titulo mais adequado a estas linhas fosse:

Quando é que a credibilidade da arbitragem sai de greve?

11 comentários:

  1. Eh, eh, eh!
    Na mouche.

    Se eles se preocupassem com os erros deles em primeiro lugar...

    ResponderEliminar
  2. Nota prévia: Para lá deste post, a quem tiver possibilidade, aconselho a leitura dos outros 5 posts que estão no final como relacionados com o tema. São uma pequena mostra dos últimos anos de "evolução" da relação do futebol com a arbitragem e no caso particular com o Sporting.

    Nota prévia 2: Concordo em absoluto que a arbitragem TEM de ser autónoma relativamente a quem organiza e joga o jogo.

    Agora comentar o post, esta greve é para inglês ver, ou seja, não se vai realizar, é um fait-diver inútil de quem se acha muito importante. Só encontro um paralelo no prejuízo que existe na sociedade provocado por uma greve de árbitros, uma greve de estudantes, é um descanso para todos aqueles que pretendem atingir e uma chatice para quem não tem nada que ver com o assunto.

    Não sei se os srs. árbitros já repararam mas há uma greve a decorrer em permanência nos estádios de futebol, a nossa, do público. Se retirarmos 4 ou 5 casos particulares, tudo o resto está entregue às moscas e a dúzia e meia de irredutíveis que ainda resistem. Não sei se a execelentíssima arbitragem tem noção da quota parte de responsabilidade que tem neste fenómeno.

    Igualmente não sei se têm a noção de que para existir um jogo não são precisos árbitros, ontem estive no meu jogo semanal e não tínhamos lá árbitro nenhum, aquilo que faz com que exista necessidade de um árbitro não é o jogo, é a competição, ontem eu joguei a feijões mas num jogo de liga profissional, estão sempre em jogo verbas milionárias e apenas por essa razão se justifica incluir no jogo uns árbitros.

    A diferença entre o meu jogo de ontem e o da liga profissional é exactamente o que mencionei antes, o público, excepto se eu arrastar violentamente alguém e o obrigar a assistir ninguém tem interesse em ver o meu jogo, já nos da liga profissional há uma imensidão de pessoas interessadas e é esse facto que gera os milhões que sustentam a competição.

    Perante o cenário que descrevo peço o seguinte aos srs. árbitros, se me garantirem que têm tomates para ir com esta greve até ao fim, eu prometo que vou ver um jogo da taça da liga ao vivo! Principalmente porque quero observar in loco se vocês fazem alguma falta ao jogo. Mas como sei que gostam mais de dinheiro no bolso do que têm medo de ameaças pífias, estimo que pelo menos comecem a tratar melhor o espectáculo que vos alimenta o bolso e o ego... mas como nunca foram capazes de separar o trigo do joio dentro da vossa classe, vou esperar sentado.

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente fico bastante satisfeito com esta greve.
    Quando puxo pela memória e me lembro das "greves" dos árbitros a jogos do Sporting só tenho boas recordações.
    Será que a Liga tem coragem de chamar árbitros estrangeiros para apitar os jogos da taça da liga? Se calhar a APAF abriu a caixa de pandora...

    ResponderEliminar
  4. A credibilidade da arbitragem talvez saia de greve quando houverem condições para isso .

    Sejamos sinceros , como podem esperar que algum árbitro faça o seu trabalho em condições quando :

    * Qualquer dirigente do [inserir aqui o clube grande que não está a liderar o campeonato] tece acusações a torto e a direito sem que não exista nenhuma punição (pelo menos nenhuma séria) .

    * Qualquer erro seja escrutinado ao milímetro por um trio de palermas que não percebem puto de futebol . Programas onde de futebol pouco se fala , gastando horas a discutir lances onde exigem que o árbitro decida bem , em segundos , algo que nem eles concordam depois de imagens paradas , linhas , zoom , etc

    * Quando negócios de família , casas , família , etc são expostos , vandalizados ou ameaçados caso tenham o azar de ter um mau dia e cometer um erro contra um clube grande . Quando todos os seus dados são divulgados a manadas de adeptos que se apresentam no centro de estágio para "incentivarem" os árbitros a melhorar ...

    * Quando , mesmo após tudo isto , as autoridades tanto da liga como civis nada fazem a não ser assobiar para o lado e esperar até ao dia em que alguém morra para mexer um dedo .

    Erros acontecem , tanto em Portugal como noutro lado qualquer , apenas mudando o nome do clube beneficiado dependendo da cor da camisola de quem for a opinião .

    Talvez se seguissem exemplos de outros campeonatos e protegessem mais os árbitros os erros diminuíssem . Ou pelo menos as pessoas talvez falassem mais de futebol , porque , hoje em dia , em Portugal está difícil enco trar alguém que fale de bola sem ter aue falar de árbitros .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Mário
      Já morreram pessoas no futebol e as autoridades nada fizeram.

      Se se sentem pressionados pelos trios de palermas mostram de facto que não têm capacidade para ser árbitros.

      Essa do erro que resulta de uma decisão tomada em segundos já não cola, têm o VAR para ver o mesmo que os trios de palermas. O Rui Costa viu as repetições que quis e teve a ajuda de um árbitro para a análise do lance. Demorou 3 minutos para tomar uma decisão e decidiu mal. Isso tem um nome, incompetência.
      O argumento dos grandes que usam os árbitros como desculpa pelo insucesso vem no timming errado, o Porto está em primeiro e pregou 6-1 ao Paços, e o Sporting deu 5-1 ao Chaves... e queixaram-se.

      Coitados dos árbitros ninguém os protege. Então e naquele triste episódio do Jorge de Sousa com o guarda-redes do Sporting B, não veio meio-mundo tentar minimizar o acontecido?

      Depois de 20 anos a "beber café com leite" e a "comer frutinha", passaram a papar jantares à pala do treta campeão e começaram a "rezar missas". Não me recordo de uma única tentativa da APAF para correr com as maçãs podres.

      O limite máximo legal de uma oferta a um Deputado deste país são 150 euros, os "pobres" dos árbitros podem receber lembranças de 300. Não os vi a queixarem-se, já parece o outro "Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo...".

      A credibilidade dos árbitros não fez greve agora, a credibilidade dos árbitros já está morta e enterrada há muitos anos.

      Eliminar
    2. O problema não é o trio de palermas . É esse trio junto com dirigentes que mais não fazem que não seja inflamar o assunto ao ponto da vida pessoal dos árbitros estar em risco .

      Eu erro , você certamente também . Já imaginou um erro no seu trabalho custar a sua casa ? Ou pior , a família ?

      Ou como já morreu gente então não tem problema e podem morrer mais ?

      O VAR não pode actuar em todas as decisões , e algumas delas custam golos . É futebol e é assim no mundo inteiro . Não vê árbitros em Inglaterra por exemplo perseguidos a toda a hora por causa de um erro .

      O que não cola é andar com a mesma ladaínha que o Porto e Benfica passaram os últimos 30 anos a serem beneficiados e só o coitado do Sporting é que é prejudicado . Para exercício : lembra-se de algum campeonato conquistado pelo Benfica que tenha sido justo ?

      Se bem me lembro os vouchers foram analisados , ou e-mails estâo em processo . Isso não conta como tentativa ? Ou apenas conta se alguem for preso ?

      Eliminar
    3. Meu caro Mário
      Tentar ter razão dizendo que eu entrei em ladaínhas é pouco honesto intelectualmente.
      O que está lá escrito, é só ler outra vez, é que o Porto corrompeu árbitros e que o Benfica corrompe árbitros. Isto foi o que afirmei.
      Nestes 30 anos houve vários títulos justíssimos para o Benfica e o Porto. A título de exemplo posso referir o 1º título do JJ no Benfica ou o do A.Vilas-Boas no Porto.
      Os Vouchers e os e-mails estão a ser analisados sim, mas pela PJ, porque esperar que a APAF tente expurgar as maçãs podres, bom, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha.
      O Guímaro foi condenado pela justiça civil por corrupção no futebol, já na justiça desportiva, está quieto...
      Não tente distorcer o que eu disse, a mim preocupam-me muito as mortes no futebol. Mas preocupam-me todas. Já a si parece que só é importante acautelar a vida dos árbitros, enquanto forem só adeptos não tem problema, não é? Se a tensão à volta dos árbitros acalmar as autoridades já não têm que se preocupar, certo?

      Lamento informá-lo mas todas as decisões que custam golos o VAR pode actuar. A menos que o árbitro não queira.

      Eu já percebi que o Mário não tem os adeptos em grande conta, são todos uns atrasados mentais que seguem cegamente os trios de palermas e os dirigentes (Se calhar é por isso que não faz mal morrerem).
      Mas já pensou que se calhar o que irrita os adeptos é verem a incompetência recorrente não ter consequências?

      Eliminar
    4. Em algum lado eu afirmei que morrerem adeptos era aceitável ? Se o post é sobre árbitros , então é sobre árbitros que falo . Adeptos é outro assunto . Tentar ter razão dizendo que eu acho ok adeptos morrerem é pouco honesto intelectualmente .

      Que digam que o Porto corrompeu basenado-se nas escutas que , por algum motivo não foram validadas , até entendo .

      Mas que provas existem ( e por provas não me refiro a acusações ou e-mails ) em que mostra que o Benfica realmente corrompeu alguém ?

      Até agora o que vi foram acusações sobre vouchers , entretanto analisadas pelas entidades competentes que disseram que estava tudo bem . Agora vejo e-mails , cuja veracidade e própria origem nem sequer estão provadas como autênticas a fazerem mais acusações .

      A menos que as palavras de pessoas como o Marques e Bruno de Carvalho sejam verdades irrefutáveis então tudo o que temos são acusações de rivais do Benfica . Nada está efectivamente provado .

      Ou então podemos considerar também como prova quando o vice do Sporting foi , esse sim , apanhado a depositar dinheiro na conta do assistente que ia apitar o jogo seguinte . Ou seja , o Sporting também corrompe . Certo ?

      E com isto nem digo que o Benfica nâo corrompa árbitros . Se o apito dourado provou alguma coisa foi que em Portugal compensa corromper . Mas nada foi provado até agora .

      "Lamento informá-lo mas todas as decisões que custam golos o VAR pode actuar. A menos que o árbitro não queira."

      Exactamente ! Como o exemplo que dei do canto a favor do Sporting , mal assinalado e que deu golo . O VAR não interviu porquê ?

      Os adeptos irritam-se porque são inflamados por programas de treta e comunicação social merdosa . E o golo do Dost é exemplo disso . Discutir uma semana por um lance que até parado e com linhas mal se percebe é estúpido . É golo , é golo pronto . Tar a falar disto uma semana para quê ? Mais uma vez crucificar o VAR por um lance que até depois disto tudo não reúne concenso ...

      Se acha bem , eu não .

      Eliminar
  5. Oiçam o bardamerda:

    "Tenho um pai e uma mãe que me deram educação, princípios e valores e, por isso, se quiserem posso dar algumas cadeiras do mesmo"

    ResponderEliminar
  6. Caro Mário Espinha, um belo dia fui visitar um cliente e ao entrar nas suas instalações deparo-me com o carro dele todo riscado, amolgado, faróis e farolins partidos. Quando cheguei perto dele perguntei, "Então tiveste um acidente?", a sua resposta foi, "Não, perdemos o jogo no domingo.", ele era Presidente de um clube de 1ª Liga...

    Todos os agentes desportivos sofrer ameaças, castigos, insultos, danos... porque raio seriam diferentes ou especiais os árbitros?

    Se é correcto, não, não é, mas é transversal a todo o futebol e para todos os outros agentes o castigo é imediato, o jogador dá um frango, falha passes ou remates, sai fora da equipa e vai aquecer o banco, o treinador não consegue resultados, vai para o olho da rua, a direcção falha nos investimentos e na gestão e não é reeleita, eu, adepto, insulto ou agrido e sou varrido à paulada pela policia.

    E os árbitros, erram, como todos os outros anteriores, e a consequência é?... Talvez um aumento de ordenado ou um voucher...

    Há apenas uma pequena diferença entre os agentes desportivos de que acabei de falar, todos recebem mas só o adepto paga, e talvez seja por muitos estarem fartos de ser insultados e agredidos sempre que se deslocam a um estádio e ainda pagarem que há cada vez menos nas bancadas, pelo menos em casa ninguém me agride.

    ResponderEliminar
  7. *Mário EspinhO !

    A diferença entre um dirigente e um árbitro é que o dirigente é pago / eleito para comandar um clube e um árbitro é pago para ser ( ou tentar ) ser neutro e seguir um padrão de regras estabelecidas .

    São coisas diferentes .

    Exemplo : um jogador do seu clube falha um golo ou dá um frango . Os adeptos divulgam os seus dados ou vão espancá-lo ao treino ? Não !! Então porque acontece com os árbitros ?

    Nâo sei qual a sua profissão , mas certamente que também está sujeito a cometer algum tipo de erro . Já imaginou se , ao errar , fossem divulgar a sua morada e dos seus familiares a um grupo de arruaceiros ? Faria o seu trabalho melhor ? Provavelmente não .

    Árbitros que erram também sofrem consequencias dependendo se o erro é grave ou não . O problema é que o adepto comum acha que cada vez que a decisão não favorece o seu clube é porque o árbitro errou e está comprado .


    Não percebi a parte de ficar em casa e nâo ser agredido e em como isso é relevante para o assunto .

    P.S. - Falar nos vouchers é conversa para boi dormir . Se quer entrar por aí também podia dizer que eles ganham vouchers , aumentos e depósitos de 2000 euros na conta .

    Como vê , conversa para boi dormir ...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)