A "caxa" dos jornais na manhã de ontem, dando conta de uma pretensa recusa de Slimani em treinar é revelador do "estado da arte" na comunicação social especializada. Tal porém só acontece porque o Sporting preferiu reagir ao invés de agir, acabando assim por dar uma boa borla aos matutinos que difundiram o boato. Bastava ter comunicado oficialmente, atalhando os rumores que desde o final da tarde circulavam sobre a ausência de Slimani ao treino da tarde, para os jornais ficarem impossibilitados de, na manhã seguinte, gozarem com os seus leitores. Isto porque, pelos vistos - algo que não consegui confirmar - fonte não identificada do clube teria no próprio dia desmentido a noticia.
Se a ideia era expor os referidos jornais ao ridículo, o objectivo foi plenamente alcançado. Claro que para alguém ou uma instituição se sentir ridicularizada é preciso que o pudor, a vergonha estejam presentes na consciência individual ou ideário da organização. Acontece que a necessidade de vender e procurar lucro há muito se sobrepôs ao código deontológico da profissão. Aqui convém dizê-lo, porque está muito em voga bater nos jornalistas, há muito que estes deixaram de mandar nas redacções, imperando aí a voz do dono ou dos accionistas, sendo poucos os que gozam de estatuto que lhes permita viver indiferentes à pressão.
Nesta equação não entrou o interesse dos adeptos, que certamente prefeririam não se ter preocupado com a possibilidade de mais um caso e logo com o seu avançado mais habilitado para fazer golos. Apesar de não ter passado de um rumor ninguém duvida que ainda vamos voltar a ouvir o nome do argelino e não vai ser sobre a sua capacidade goleadora. Isto porque os indícios de que a possibilidade de eclodir um caso de facto são vários.
Convém lembrar que Slimani já no passado registou problemas com a SAD com origem em problemas contratuais. E, para quem como eu, assistiu ao último jogo da época em Braga, dificilmente não terá concluído que a vontade do jogador em rumar a outras paragens, quando se dirigiu sozinho aos adeptos, ficou bem expressa.
Obviamente que os clubes não podem estar reféns dos estados de alma ou vontades dos jogadores, e por isso é que se celebram os contratos entre as partes, penalizando-se quem deixa de o cumprir. Por outro lado, numa actividade com condições tão particulares, não há qualquer interesse em ter um jogador contra sua vontade. Muito menos um jogador com o valor de mercado como Slimani em conflito aberto, impedido de jogar, na equipa B, desvalorizando-se.
A forma mais avisada de lidar com estas questões é a antecipação, com uma avaliação correcta e prospectiva dos sinais por parte de quem lida directamente com os jogadores. Isso é o que se chama gerir: resolver com eficácia, antecipando potenciais dificuldades, possíveis problemas. Ora prevenção foi coisa que o Sporting não fez neste caso. Senão vejamos:
A substituição de Slimani nunca seria matéria pacifica. É o melhor goleador disponível e, não tendo surgido nenhum interessado em bater a claúsula de rescisão, o problema acabou por se agravar. Sem avançados disponíveis e ainda sem ninguém contratado para a posição, a vontade de o ver partir deve ser quase nula, porque ninguém pode prever o tempo de adaptação necessário para quem chegue entretanto e o campeonato vai ter pontapé de saída dentro de um par de dias.
Por outro lado há ainda o facto de haver, no pico do inverno, que normalmente coincide com tempos de decisão no campeonato, a famigerada Taça das Nações Africanas. Esta retirará o jogador da equipa por um período relativamente prolongado.
E, algo que me parece não estar a ser lembrado, a possibilidade de para o ano o atleta poder invocar a "Lei Webster", que permite que a ruptura unilateral do contrato a um atleta com mais de 28 anos, desde que tenha cumprido dois anos do
acordo e o clube seja recompensado com o valor remanescente estipulado. Provavelmente assistiríamos a uma batalha legal - qual contrato é que seria invocado para o efeito? - que independentemente do resultado final, não traria nada de bom para o clube.
Obviamente que em nenhum momento aqui se equaciona a possibilidade de ver o jogador partir sem que o clube fosse devidamente ressarcido. Mas perante todas as parcelas em apreço essa é uma possibilidade que, na eclosão de um conflito entre as partes, é uma possibilidade a ser encarada. Como quase sempre, uma solução com o acordo das partes é o que mais se deseja.
Andarmos a desmentir capas de jornais? mas vcs estão loucos?
ResponderEliminarseja desmentir ou precaver.....nao sei q raio de Sporting vcs se dizem adeptos.
O q eu conheço À 40 anos nunca foi assim...era o q mais faltava
Pedro Lundergard,
ResponderEliminar"à" 40 anos era tudo um pouco diferente de hoje. De qualquer forma no post ninguém fala em "desmentir capas de jornais". Não sei que raio de post andaste a ler, este não foi de certeza.
Este blogue está naquele ponto em que tudo serve para criticar a actual direcção, quer tenha sentido ou não.
ResponderEliminarQue reacção esperava por parte do Clube neste caso?
Era preciso um comunicado oficial a indicar que o jogador se ia ausentar do treino por motivos pessoais?
E como é que se iria fazer no futuro?
Sempre que um jogador vai ao médico/banco/finanças/embaixada/whatever, vai ter de sair um comunicado?
É válido só para jogadores, ou também terá de se fazer o mesmo para dirigente e treinadores?
Também terá de se fazer para os da Equipa B, e camadas jovens?
E para as modalidades?
É que se se tiver de fazer um comunicado para cada notícia que sai com base em rumores e especulações, com vista a querer passar uma imagem de caos no nosso Clube, é melhor contratar umas dezenas de pessoas, para fazer muitos comunicados por dia.
Só espero é que depois este blogue não aproveite esses comunicados todos para mais uma vez criticar a direcção, por excesso de comunicados...
Não era preciso comunicado, bastaria uma pequena nota de rodapé no facebook. E sim, deveria a informação ter sido dada por não ser complicado perceber que os jornais iriam aproveitar-se do sucedido.
EliminarHá centenas de grandes e menos grandes clubes por essa Europa fora que em vez de usarem o facebook para falar do João Gabriel emitem pequeninas notas sobre o dia-a-dia das suas equipas. Frequentemente, texto e vídeo.
EliminarRidículo, porventura, será em modo de reacção gastar tempo a desmentir notícias de jornais. Isso sim é ridículo. Usar esse tempo para informar os adeptos do que se passa seria só normalíssimo.
Vitor Hugo Vieira,
ResponderEliminarHá quem goste e há quem não goste do blogue, acredito até que haja neste momento uma maioria que não goste, pelo menos a avaliar pelos comentários. Porém a popularidade nunca foi aqui um objectivo. Mas claro que obviamente que ficaria mais feliz se as opiniões fossem maioritariamente favoráveis embora seja claro para mim que tal não significaria ter razão.
O que me parece indiscutível é que aqui se escreve em português muito fácil de ler e interpretar. Provavelmente não leu esta parte,
"Bastava ter comunicado oficialmente, atalhando os rumores que desde o final da tarde circulavam sobre a ausência de Slimani ao treino da tarde(...)"
Se o tivesse feito não teria certamente comentado da forma que comentou. Não é preciso um comunicado que ateste a ida de um profissional a "sempre que um jogador vai ao médico/banco/finanças/embaixada/whatever". Mas era capaz de ser boa politica fazê-lo quando essa ausência começa a ser aproveitada para criar um problema como foi o caso. Ao fim da tarde já circulavam os rumores e à noite a noticia já era dada nas televisões.
Lá está, faz-se comunicados para atacar os empresários com quem em principio se vai ter que negociar. Talvez seja mais importante e se obtenha melhores resultados...
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarNo menos importante, notícias dos jornais, pese embora Slimani tivesse a permissão do treinador a ausência dum treino é sempre uma anormalidade, além de não custar adivinhar terem os ditos "assuntos pessoais" qualquer coisa a ver com o seu futuro. Mas isto nem será muito relevante.
No importante, como sugeres e subscrevo, é óbvio que existe um caso, caso esse agravado pelo conflito de interesses onde dum lado o Sporting (no seu direito) não quer transferi-lo por menos de X e Slimani que muito compreensivelmente quer sair para um campeonato onde irá auferir incomparavelmente mais, sentindo que tem de sair agora porque é neste momento que vários clubes tentam recrutá-lo. Sabe lá o argelino se daqui a 6 meses ainda quererão levá-lo. É normal que queira sair o mais rapidamente possível.
Os valores que se falam são fabulosos para um jogador como ele, diga-se. 20 milhões de euros é quase tão (na minha opinião) disparatado quanto os doidinhos que deram 10 milhões pelo Ricky há um par de anos. Compreendo que o estatuto do Slimani em função dos golos que marca seja relevante mas ele não vale (na minha opinião) 20 milhões.
O Sporting no ano passado andou a disputar (perdendo a corrida por ambos) o Cervi e o Mitroglou por qualquer coisa como 6 e 7 milhões de euros, respectivamente. 6 e 7, quando se fala em 20 milhões (e tantos acham pouco, dirigentes do Sporting incluídos) pelo Slimani. Enfim é tudo um bocadinho estranho.
Tão estranho quanto estarmos a 2 dias de começar o campeonato quando o único avançado que o Sporting tem é um dos prováveis para se ver transferido a qualquer momento.
Mas será verdadeiramente dever do clube preocupar-se em evitar que os jornais se cubram de ridículo? Até admito que a nossa comunicação não seja a ideal, mas é por esse prisma que nos devemos preocupar?
ResponderEliminarHá pouco tempo atrás, a propósito de um a notícia qualquer de pré-temporada, eu inquiri, via tweeter, um jornalista do Record.
ResponderEliminarÉ irrelevante qual a notícia, mas a resposta dele foi a de que o jornal confirma sempre qualquer notícia perante os clubes, antes de publicar.
É assim, de facto, que manda o código deontológico.
Obviamente não foi o que foi feito no caso Slimani, ou noutros anteriores, e previsivelmente posteriores, pelo menos em relação ao Sporting, onde se publica primeiro e se confirma depois.
(há rumores que surgem em relação a rivais por essa internet fora que só são publicadas em sites de jornal ao fim do dia, depois do gabinete oficial do clube enviar a história oficial do clube com o spin certo. Quanta diferença em relação a nós)
Que exista uma pequena margem de adeptos leoninos que ainda não se tenha apercebido que os pasquins desportivos só cumprem a função de centrais de desinformação às ordens de outros clubes que não o nosso, só concebo por duas razões:
- ignorância total. Ou estiveram dentro de uma caverna durante anos, (estilo os mineiros chilenos mas mais tempo)ou são aquele tipo de adepto que não sabe sequer o que é um fora de jogo, e só surge para aplaudir quando o clube ganha, a maior parte das vezes a um rival ou numa final de competição, embora nem saibam qual (aqui costumamos associar a sexo feminino, ainda que muitas por aí saibam muito de bola).
- má vontade. Há assuntos que são úteis para alguns para atacar a direcção. Malta que geralmente gosta de distribuir folhetos anonimamente ou de erguer cartazes nas rotundas a coberto da noite. A esses, as acções dos rivais servem particularmente bem para criticar a direcção. Naturalmente noutros tempos, outras direcções eram exímias na gestão mediática, como todos sabemos...
Enfim, as atitudes ficam com quem as toma, mas achar que o Sporting é obrigado a prever qual vai ser o carvão seguinte nos pasquins, é um bocado exagero.
Mas vou mais longe. E até vou morder o isco. Vou imaginar que o Slimani faltou à sessão de treino porque está num braço de ferro com a direcção, embora nada o prove.
A quem serve que um blogue sportinguista sirva de eco a quem pretende usar tal (hipotético) facto para destabilizar clube e adeptos? Certamente que não ao Sporting Clube de Portugal.
Fica então a questão final. Um blogue sportinguista que não apoia o Sporting, antes pelo contrário?
Valdemar:
EliminarNão sou ingénuo nem vivo no delirio permanente de achar que somos nós contra o mundo. A ideia de que os jornais "só cumprem a função de centrais de desinformação às ordens de outros clubes" é hiperbólica mas não nego - é uma evidência - que os clubes rivais conseguem mais facilmente passar o spin que lhe interessa. Assentindo isto é caso para perguntar se foi ou está a ser feito alguma coisa para alterar este estado de coisas? Ou se atitude generalizada não é justamente potenciadora destes fenómenos. Confesso que não sei a resposta para isto.
No mais não mordo o isco porque não há aqui nenhum ataque à direcção e muito menos ao clube. Quando muito há um reparo à comunicação do clube. Porque em nenhum momento pus em causa a versão oficial do sucedido, nem sequer me dei ao luxo de usar a imaginação.
"A quem serve que um blogue sportinguista sirva de eco a quem pretende usar tal (hipotético) facto para destabilizar clube e adeptos? Certamente que não ao Sporting Clube de Portugal.
EliminarFica então a questão final. Um blogue sportinguista que não apoia o Sporting, antes pelo contrário?"
Valdemar, insistes nas insinuações sobre o sportinguismo ou o apoio que outros dão ao clube, neste caso, outros que não dando mais do que tu, dão sobretudo muito melhor do que tu e gastam garantidamente mais tempo com o clube do que tu. És um indivíduo ridículo e gostas de expor-te ao ridículo. Tudo muito bem. Aquilo que já não podes fazer, rata, são duas coisas:
1) escrever destabilizar. Diz-se / lê-se / escreve-se desestabilizar.
2) insinuar gratuitamente sobre as motivações daqueles que como tu apoiam o Sporting, ao mesmo tempo, como te disse, que o fazem muito melhor do que tu.
Mais uma vez, a arrogância e a presunção não estão do lado de gentinha como tu. Aqueles que pretendes ofender e sobre os quais presumes são, esses sim, os arrogantes ...
se calhar o amigo nao leu bem as noticias dos jornaleiros, todos diziam que se recusou a treinar, mas também escreveram que fonte oficial do clube disse que o jogador se ausentou para assuntos pessoais, logo as noticias eram para meter carvão.... A resposta do Dir de Comunicação foi excelente, pelo que o seu post e no minimo infeliz...
ResponderEliminarE para o caso se ninguem se lembrar e mesmo de os jornais não se lembrarem, cá estão voces para faze-lo. Aguardo impacientemente pela vossa lista às proximas eleições do clube ou pelo menos o vosso apoio a qualquer candidato fantastico que temos por ai em barda!
ResponderEliminarA parte deste post mais interessante é quando se diz " ...não há qualquer interesse em manter um jogador contra a sua vontade...." ups...há uns post atrás não se estava a criticar a venda do Montero em dezembro ?
ResponderEliminarRJP999,
Eliminarnessa altura também foi dito que se o Montero não sentisse ser o 3º na escolha de JJ a vontade de Montero poderia ser outra. Mas sim, mantenho, o assunto Montero/Teo foi mal gerido por JJ. O facto do segundo ter marcado 15 golos acaba por diluir um pouco essa percepção, mas é o que eu penso.
Por aqui, agora, quase que parece exigir-se capacidades adivinhatórias ... a alguns. Outros podem especular à vontade. Mas enfim
ResponderEliminarObjectivamente: se o clube (SCP) for devidamente ressarcido, o Slimani pode per-fei-ta-men-te ir à vida dele. Mas há dúvidas?!? querem palheta ....
Relembrando o que foi dito aqui sobre Slimani no seu último "braço-de-ferro" com o clube:
ResponderEliminar"Slimani é um caso notável de sucesso para o scouting do clube. Sem saber exactamente quanto custou, (já vi vários valores entre 300 e 500 mil euros) vale hoje mais de dez vezes mais. Quanto a mim trata-se de uma valor inflacionado pelo mercado que o Sporting pode muito bem aproveitar e, não o fazendo, a sua depreciação para valores mais racionais será inevitável.. Da minha percepção do que vale, qualquer valor acima de 5 milhões, mais do que um negócio feliz seria um excelente negócio. Pelos valores que se falam - iguais ou superiores a 10 milhões - seria o melhor negócio de sempre do Sporting, tendo em conta o "valor da mercadoria" e o valor recebido. Até porque não estou certo que seja titular de caras com Marco Silva..."
Tiago,
Eliminarisso foi escrito há duas épocas e então era o que eu pensava. Já depois disso voltei a escrever sobre o que me parece ser o valor de Slimani, que de Marco Silva para cá se valorizou. Por exemplo:
"Mas se a procura proporcionar uma negociação por valor próximos das duas dezenas de milhões a porta de saída poderá acabar por se abrir. Isto se for verdade ser essa a vontade do jogador e porque o Sporting estaria a realizar o seu melhor negócio de sempre, saindo bem servidas todas as partes."
É isso que eu penso, veremos quanto vai render no final de tudo isto.
A única certeza que temos aqui é que não tiveste razão naquela opinião sobre o Slimani.
EliminarTiago,
EliminarNão tive razão em quê? No valor do jogador à época? Ou da titularidade com MS?
De qualquer forma não mudaria uma linha, o juizo feito à época parece-me correcto ainda hoje. Fácil é não dizer nada no momento e depois do jogo jogado pretender que se adivinhou o resultado. Fazer o totoloto ao domingo...
Não tiveste razão quando achaste que se devia ter vendido o Slimani por 5 milhões. Ou nem para admitir isso tens humildade suficiente?
EliminarE quanto ao vermos quanto vai render no final de tudo isto, até agora vamos em 56.
Tiago,
Eliminarvamos lá ver se a gente se entende, embora não me pareça que isso vá suceder. Eu não achei que se devia vender Slimani. O que eu achei é que se o Sporting o vendesse então por 5 milhões estaria a fazer um bom negócio na altura. Isso era a minha opinião atendendo ao que me parecia o valor do jogador na altura e seria um excelente negócio.
Aos olhos de hoje é óbvio que não seria, mas hoje é fácil, é como fazer o totoloto ao domingo. É um facto que o Slimani de hoje não só se valorizou aos olhos do mercado como, na minha opinião, é um jogador melhor. A estratégia seguida pela SAD em manter o jogador foi recompensada. É um facto e para reconhecer factos não é preciso humildade.
Hoje, com o que me parece ser o valor do jogador e com todas as circunstâncias que o envolvem, como adepto aceitaria que o Sporting o realizasse o negócio por qualquer valor acima dos 15 milhões e consideraria um caso de exemplo de sucesso. Se eu fosse comprador não dificilmente daria esse dinheiro sem olhar para o que mercado teria mais a oferecer.
Se lendo o que escreveste na altura és capaz de dizer que achavas que não se devia vender o Slimani, então não há mesmo forma de nos entendermos.
EliminarOs comentários a este post são surreais. A questão levantada no post pela falha de comunicação é mais do que correcta. O que não vem aí escrito e não é levado em conta por ninguém é que o Saraiva coitado, foi apanhado desprevenido e não sabia o que dizer. Porque de facto o Slimani não apareceu ao treino de tarde e não deu explicações.
ResponderEliminarJá toda a gente percebeu que o jogador quer ir embora. Que apresente uma proposta que iguale as promessas que lhe foram feitas e que vá à vida dele. Mal andaria o Sporting em ficar refém de um jogador que quando cá chegou parecia que tinha 2 tijolos no lugar dos pés. Falhou o Sporting na prevenção deste caso e no caso dos pontas de lança. Como é possível estar sem um ponta-de-lança de raiz a 2 dias do inicio do campeonato? E se começamos a escorregar logo no inicio? Não é normal a critica de uma situação destas sem ver poso em causa ser ou não ser Sportinguista? Às tantas o que se devia questionar é se andar sempre a abanar a cabeça é bom para o clube.
"Como é possível estar sem um ponta-de-lança de raiz a 2 dias do inicio do campeonato?"
EliminarEssa nem o mais papista que o papa (Brunecos) consegue arranjar desculpa. Contra factos (péssimo planeamento no reforço da equipa para o sector atacante) não há argumentos... Pelo menos que sejam inteligíveis.
E como é que o Virgílio resolvia o assunto se qualquer um dos avançados tanto pode sair como ficar e isso não depende apenas do Sporting? Acho que até mais fanático anti-BdC como o Virgílio consegue perceber isto.
EliminarO Virgílio não resolve assunto nenhum. O Virgílio não faz parte da SAD do SCP. Acho que até o mais fanático anti-Virgílio consegue perceber isto...
EliminarConfirma-se: contra factos, não há argumentos, apenas insinuações, acusações e perguntas de retórica merdosas...
Em conclusão, o Virgílio só se limita a encontrar oportunidades para atacar a partir seja lá de que assunto for.
EliminarNão há argumentos? Você é que não os quer ver ou não os aceita. Deixe que os seus são do melhor como se pode ver pelo ultimo comentário.
Em conclusão, o Virgílio não faz parte da SAD, não sabe o que por lá se passa, logo não pode apresentar soluções, mesmo que quisesse. Mas pode ver os resultados que transparecem para fora do trabalho que a SAD realiza. Eu e toda a gente. E o que transparece para fora, para toda a gente é simplesmente isto: "Como é possível estar sem um ponta-de-lança de raiz a 2 dias do inicio do campeonato?"
EliminarAnd now can you finally picture it? Or I have to draw?
Já tinha percebido que o Virgílio tem dificuldade em ver algumas coisas ou simplesmente não as quer ver, por isso não me espanta que consiga dizer que não há nenhum "ponta-de-lança de raiz a 2 dias do inicio do campeonato". Se calhar já o Slimani já foi vendido e o Virgílio tem acesso a informação privilegiada. Já para não falar na possibilidade de vir a chegar alguém ou disso depender da venda de algum jogador.
EliminarQue o Virgílio deseja que o Slimani ou qualquer outro jogador com valor saia, isso não duvido porque dá jeito e é conveniente para a sua agenda que o Sporting fique debilitado (o que faz com que a sua crítica seja hipócrita) e tenha uma época desportiva má ao ponto disso contribuir para fazer cair uma direcção, mas acho que está a confundir desejos com a realidade.
Outra coisa que também percebo, há já algum tempo até, é que houve tempos em que se passavam coisas muito mais graves e os Virgílios andavam calados. Agora não perdem uma. Deve ser só porque 'discordam'.
O Virgílio não sabe nada, mas sabe que o Slimani não pode jogar sábado porque está castigado... Ou seja, sabe mais que o sr sabe-tudo anónimo...
EliminarE tb sabe que mesmo que "na possibilidade de vir chegar alguém" até sábado se concretize, esse alguém não irá jogar no sábado pela simples razão de que nem um treininho para se mostrar aos colegas irá fazer... Não seja ridículo, pah!
Mas pior que ridículo, é presumir o que outros andaram a afazer no passado sem os conhecer... Isso é apenas estúpido.
Bem, quando se contrata um ponta de lança de raiz e ele se lesiona gravemente no início da época fica mais difícil...
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO Virgílio sabe o que disse e que isso não tem nada a ver com o que diz no ultimo comentário. E de certeza que o que disse ou melhor, o alcance que queria dar não tem nada a ver com o facto de não haver "ponta-de-lança de raiz a 2 dias do inicio do campeonato" por causa de um jogo. Ridículo é você que quando não tem assunto... inventa!
ResponderEliminarE é capaz de dizer que à uns anos atrás também reagia a todo e qualquer acontecimento ou acto da direcção com o histerismo com que reage hoje? Isso não é ridículo, é hipocrisia e interesse. Descarado.
Viu-se o problema que o Slimani tinha e como se recusa a jogar pelo Sporting. Depois do jogo de hoje, não há dúvidas que detesta o Sporting... É um visionário!
ResponderEliminar