segunda-feira, 12 de março de 2018

O veredicto do Tio Patinhas de Alvalade sobre as contas do semestre

Saudações leoninas deste vosso amigo “Tio Patinhas” de Alvalade

Como decerto repararam, no passado dia 28 de fevereiro, foram publicadas as contas semestrais da Sporting SAD, que dizem respeito ao período compreendido entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2017. Já passaram uns dias, é certo, mas a minha atividade profissional neste início de março não me deixou tempo para as analisar com a calma necessária para poder escrever antes.

No próprio resumo feito pela SAD, verificamos que o volume de negócios atingiu os 82 Milhões de Euros e que o Resultado Líquido do Exercício foi de 10 Milhões de Euros. Ao nível do Balanço, é realçada a diminuição do Passivo Global em 40 Milhões de Euros e uma redução do passivo bancário e obrigacionista em 23 Milhões de Euros.

Ao analisar o Volume de Negócios, verificamos que na generalidade, as receitas exceptuando as transações com jogadores continuam a subir. A participação na Liga dos Campeões rendeu mais 5 Milhões de Euros que o ano passado (prémio de qualificação na pré-eliminatória e mais 4 pontos alcançados na Fase de Grupos) e as receitas com Gameboxes e Bilheteira (aumento de 25% face ao ano anterior).

As vendas na Loja Verde aumentaram cerca de meio milhão de Euros enquanto que as vendas de Material Sporting ao Retalho / Distribuição caíram 225 mil Euros. Exceptuando as receitas operacionais, a outra grande fonte de proveitos tem sido as transacções de jogadores. Mesmo no final da janela de transferências, Adrien foi vendido para o Leicester por 20 Milhões de Euros, abdicando o jogador da sua parte da transferência, conforme o acordo que tinha sido estabelecido com o Sporting, aquando das suas renovações de contrato. Assim, o montante da alienação dos direitos desportivos e económicos de Adrien representa a fatia de leão dos 28,7 Milhões de Euros atingidos.

Por seu lado, os custos operacionais aumentaram cerca de 4 Milhões de Euros, face a igual período do exercício transacto, montante explicado essencialmente por mais um aumento dos Custos com Pessoal, que totalizaram 37 Milhões de Euros no semestre. Verificamos assim que os custos operacionais foram de 54 Milhões de Euros, excedendo 800 mil Euros, os ganhos operacionais (excluem-se os rendimentos relativos à transação de jogadores). E neste parâmetro, salta-me à vista a minha maior preocupação com as contas deste Semestre. Se por um lado, o Resultado Líquido do Exercício é de 10 Milhões de Euros, verificamos que o operacional sem transações é deficitário neste semestre. E no Volume de Negócios, temos uma verba de quase 20 Milhões de Euros relativas à participação na Liga dos Campeões que não existirá no segundo semestre.

Embora o Sporting esteja bem encaminhado para chegar aos Quartos de Final da Liga Europa, os prémios pagos por esta andam bem longe da Liga milionária (e o fosso, vai aumentar ainda mais). Ora sabendo do princípio da especialização dos exercícios, verificamos que as receitas de bilheteira (incluindo Gameboxes) e direitos televisivos deverão ser similares no segundo semestre, pelo que estimo que seja necessário vender jogadores para que o Resultado Líquido do Exercício seja positivo no final do ano. Pelo histórico, prevejo que o Volume de Negócios sem transações com jogadores fique num valor entre os 85 e os 90 Milhões de Euros enquanto que os custos operacionais ficarão muito perto dos 100 Milhões de Euros.

Apesar de no Relatório de Contas referir que o atual Conselho de Administração apostar numa fixação de limites de gastos em função das receitas estimadas, eu gostaria que os Custos de Pessoal não disparassem ano após ano, sem o devido retorno desportivo (pelo menos, no que ao Campeonato) diz respeito. Felizmente que nos últimos anos, a espiral de transferências tem aumentado e o Sporting tem beneficiado bem com isso, tendo algumas transferências atingidos valores muito bons face ao que seria expectável há uns anos atrás. Por se tratar do Relatório Semestral e não do anual (onde os valores são discriminados), ficamos sem perceber o aumento para mais do dobro dos Encargos com os Órgãos Sociais.

No que ao refere ao Balanço, verificamos que ocorreu uma diminuição do passivo bancário de 16,7 Milhões de Euros e que finalmente, a Doyen desapareceu das contas, com a anulação de provisões e o recebimento das receitas retidas pela UEFA. Adicionalmente a estes factos, verificamos que a reestruturação financeira empreendida no primeiro mandato de Bruno de Carvalho permitiu uma melhoria significativa dos resultados financeiros, fruto da redução dos encargos com juros e afins. O investimento no plantel também permitiu o crescimento do seu valor no Ativo, representando um valor de cerca de 66 Milhões de Euros. O montante de depósitos restritos atinge pela primeira vez os 5 Milhões de Euros, o que é igualmente bastante positivo. E a título pessoal, espero que o nosso scouting funcione ainda melhor para não empatarmos alguns milhões de Euros em jogadores que não rendem o esperado (como Alan Ruiz), consumindo recursos financeiros que seriam importantes para o nosso futuro.

O “famoso” factoring baixou da fasquia dos 25 Milhões de Euros, totalizando cerca de 22,5 Milhões de Euros, o que é de realçar, apesar de como ter dito no passado, não me preocupar muito (é apenas um instrumento financeiro, como outro qualquer).

Em resumo, um primeiro semestre positivo para a SAD do Sporting, mas com alguns pormenores que exigem alguma cautela na condução dos destinos do nosso Clube, nomeadamente o constante crescimento dos Custos com Pessoal. Nos últimos 3 anos, o Sporting tem crescido, ano após ano, as suas receitas operacionais independentes das transações com jogadores, sendo um mérito indesmentível da atual Direção. Mas perante o cenário de perda de um Clube na próxima edição da Liga dos Campeões (e o fosso cada vez maior entre as duas maiores competições da UEFA), os custos com pessoal serão quase incomportáveis senão alcançarmos pelo menos o segundo lugar no Campeonato.

Aguardemos então pelas contas do terceiro trimestre, que não tarda, estão aí. 

Despeço-me desejando que ganhemos todos os jogos do Campeonato até ao final, que façamos o churrasco no Jamor e que o nosso Clube brilhe na Liga Europa, chegando até ao magnífico estádio do Lyon, onde pude ver ao vivo, Portugal empatar com a Hungria no Euro 2016.

O vosso “Tio Patinhas” de Alvalade

4 comentários:

  1. Uma pergunta, o R&C apresentado foi só da SAD ou foi o consolidado Clube/SAD?

    ResponderEliminar
  2. A especialização dos exercícios não funcionou para uma grande maioria dos proveitos que vieram da Champions. Os cerca de 20M entraram todos no 1º semestre, a grande maioria (~17M) no 1º trimestre.

    O mesmo aconteceu no ano que passou (16/17), teve um resultado operacional negativo de 17M.
    Este ano prevê-se um prejuízo operacional maior, entre os 20M e os 25M.
    Os custos operacionais serão da ordem dos 110M ou superiores.

    Na 2ª parte do ano, as receitas tendem a descer (a especialização do exercício não existe) e os custos a subir, especialmente quando há prémios de desempenho das várias modalidades a pagar.

    Estes buracos nas contas podem ser tapados com vendas de activos/jogadores, algo que o Porto anda a fazer há dezenas de anos, com os resultados pouco felizes que conhecemos.

    Quando ganhamos 1000 euros por mês e gastamos 1500 euros, podemos tapar o buraco mensal com venda de activos, couves, cenouras, tomates que cultivamos no quintal, mas também com o aumento do passivo (empréstimos) ao banco (o SPC está interditado).

    Também podemos pedir fiado aos donos da mercearia, do padeiro, do talho, etc. Mas só até certo ponto, quando deixam de nos fiar.

    Faltou dizer isso.

    ResponderEliminar
  3. Tío Patinhas de Alvalade13 de março de 2018 às 22:42

    Os proveitos da Liga dos Campeões estão bem especializados, uma vez que a participação do Sporting na mesma terminou em Dezembro. O prémio de qualificação é devido na altura da mesma e os valores de desempenho aquando das prestações desportivos. Se o Sporting se tivesse qualificado para uma fase mais avançada, seriam então quantificados os valores no semestre seguinte (e mesmo o prémio de qualificação, poderia haver base para que fosse quantificado no semestre a que se “ganhou” direito a ele.

    Os prémios de desempenho das modalidades encontram-se no Relatório do Clube e não da SAD.

    Estamos todos de acordo que com o atual volume salarial do Sporting que existe um défice operacional. E que o mesmo tem de ser coberto com receitas resultantes da alienação de direitos desportivos de jogadores. No último exercício, o Sporting conseguiu com um dos negócios do “século” compor as contas do segundo semestre. Falo da venda do Ruben Semedo por 14 Milhões de Euros. E podendo haver as vendas milionárias (de 20 Milhões de Euros para cima), gostaria muito que o cenário de rentabilização de ativos não cruciais para o projeto desportivo do Clube continuasse, ou seja, que Paulos Oliveiras, Ruben Semedos, Zeegelars e Cia fossem vendidos por alguns milhões tapando esse mesmo défice operacional. Até porque todos nós gostávamos de ver o Gelson, o Bruno Fernandes, o William por mais uns anos, de leão rampante ao peito. Mas sinceramente, e em ano de Mundial, parece-me que o caminho de William connosco vai chegar a um fim. Esperemos que um final duplamente feliz. Com os nossos cofres cheios e o William transferido para um Clube condizente com a dimensão futebolística que me parece, inegavelmente, ter.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (1) adeptos (96) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) basquetebol (1) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (32) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (92) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (2) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (6) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (27) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (4) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (91) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (8) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)