quinta-feira, 1 de março de 2018

A ineficácia do boicote aos média

Foi divulgado por estes dias um texto execrável - estou a ser magnanimamente generoso na apreciação - de Octávio Ribeiro no Record. Tresanda a preconceito de toda a ordem e feitio (social, racial, etc). A ampla e generosa divulgação do referido texto por parte dos adeptos Sportinguistas nas redes sociais, demonstrando a sua natural indignação, prova que: 

- O pedido de boicote de BdC não está a ser seguido, os jornais, nas suas diferentes plataformas, continuam a ser lidos total ou parcialmente. 

- A estratégia é por isso claramente ineficaz. Eu por exemplo, não teria acesso aquele pedaço indecente de prosa se não fosse essa divulgação. E se tivesse lido não teria teria promovido a divulgação, mesmo comentando o assunto. Isso sim seria colaborar com a sem vergonhice e com um tipo de jornalismo (?) canalha, o que não farei. Só a simples menção já cumpre um dos objectivos base de quem promove este tipo de actuação: o clickbait, a divulgação do nome e por vezes até mesmo o de patrocinadores que nos são alheios.

- Tentar boicotar os média na era das redes sociais que debitam "noticias" é como parar um tsunami com a palma da mão.

- Não é fácil mas é cada vez mais claro que é preciso uma abordagem diferente em relação aos média em geral. Que quase nunca se deveria ficar pela reacção directa e sanguínea, como quase sempre tem sido. Algumas recomendarão a ignorância, quando os autores ou os temas não merecem um segundo do nosso tempo. Ou o sarcasmo e humor, pelas mesmas razões. O caso do Octávio, sim, merece uma manifestação vigorosa de repúdio que, felizmente, já a vi de quadrantes diversos que não apenas de Sportinguistas. É uma questão de gosto pela higiene e urbanidade.

- O Sporting tem que encontrar uma forma diferente de se relacionar com os média e de tornar essa relação proveitosa em seu favor, o que manifestamente não está a acontecer. Nunca foi boa, muito por culpa da inacção e mau fazer, mas parece mesmo que até piorou. Eles precisam de nós, nós precisamos deles até porque, como se vai provando, isto não vai lá com boicotes.

- O Sporting160, podcast onde participo, abordou no episódio desta semana precisamente a questão da comunicação. Pode ser ouvido [AQUI]. Dificilmente poderíamos ter contado com melhor convidado que o Luis Paixão Martins, nome incontornável da comunicação e relações públicas. É um verdadeiro compêndio de boas práticas e criticas construtivas que merece toda a nossa atenção.

9 comentários:

  1. Mas qual pedido de boicote? o que BdC fez foi dizer se querem que eu deixe de publicar coisas no facebook, deixem de comprar a merda dos jornais desportivos e deixem de ver os programas de merda desportivos... Como eu, muitos já o fazem à anos, simplesmente continuo a ter acesso a essa informação, nem que seja através de escritos como o seu.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, isto não mostra de forma alguma ineficácio ao boicote.
    Primeiro, o apelo era a não se comprar pasquins, ler pode-se ler. Agora dinheiro para este tipo de nojo, NÃO!
    Segundo, falar dos artigos para os repudiar e mostrar o quanto vergonhosos são, também me parece de saudar. É mais um meio de mostrar aos Sportinguistas que ainda dão de comer a esta corja que está mais do que na hora de parar de o fazer.
    Sobre o facto de ao se criticar e postar os artigos em questão estarmos a difundir a mensagem que queremos destruir, depende de quem posta e da forma que o faz. Se se decidir fazer como neste seu post e apenas colocar o nome do idiota, o que acontece é que alguém que não conheca ainda a história vai fazer um search e acabar por ir ler a noticia original e assim dar visibilidade e dinheiro a quem a escreveu. Se por outro lado, tivesse posto aqui um print da noticia, mostrava a podridão que é, mostrava a cara do jumento para todos sabermos quem é, mas não lhe dá a ganhar um tostão.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que este texto demonstra é exactamente o contrário do que pretende provar: A existência de redes sociais onde podemos difundir informação sem praticamente ir "à origem" (basta ir um e divulgar nos blogs sportinguistas= para dar a conhecer a notícia, ou o artigo ou o comentário a milhares de sportinguistas) só prova que existem meios de tornar eficaz o "boicote" às vendas de certos OCS, mantendo a capacidade de saber as mentiras que continuam dizendo sobre nós. Mais até: como, felizmente a maior parte dos bloggers leoninos prestam um extraordinário serviço de esclarecimento, na maior parte das vezes, os sócios e adeptos recebem, através deles, as notícias mentirosas e caluniosas ou a propaganda da cartilha, devidamente filtradas e desmontadas.
      POR ISSO e LENDO O SEU POST DIRIA QUE O APELO DO PRESIDENTE ESTÀ A SER BASTANTE EFICAZ!!

      Eliminar
  3. Permitam-me a minha ignorância.. Mas tendo em conta que "todos" dizem estar a cumprir o referido boicote, não lendo jornais, não acedendo a sites etc.. como têm acesso aos referidos artigos!?.. É praticamente impossível cumprir essa regra (e creio que nenhum sportinguista o faz). O cumprimento dessa regra não implicaria que se não há acesso à informação, logo, não há divulgação!? De que vale não adquirir jornais ou não visitar sites ou sequer ver televisão, se posteriormente vão aceder às informações disponíveis nas RS!? Essa questão parece-me incontornável!
    Como sempre ouvi dizer: "Quem não se sente não é filho de boa gente". Os sportinguistas devem ter acesso às informações e devem ter o direito de responder "à altura e com dignidade" a elas. Devem poder defender o seu clube com a postura de um Leão: observar, analisar e responder na hora certa com assertividade e peremptoriamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, caro amigo. Eu, por exemplo, e relativamente ao texto em questão citado no post deste blog, soube dele através da divulgação do comentário extenso e arrasador de Nuno Saraiva sobre o referido texto editorial. E essa é a função do Director de Comunicação: estar a par de TUDO quanto se diz, escreve e publica sobre o Clube, os seus atletas ou os seus rivais. para poder depurar o que é mentira ou nos tenta insultar e rebaixar. Como vê, a não compra desses pasquins, não evita que nós estejamos bem informados sobre a porcaria que continuam a debitar. O OBJECTIVO NÃO É NEM NUNCA FOI DEIXARMOS DE ESTAR INFORMADOS. (Essa é a "leitura" que dá jeito ao SJ, ao CNID e à ERC, para poderem chamar ditador a BdC). O OBJECTIVO É FAZER A DEMONSTRAÇÃO DE QUE CONTRA NÓS FICAM SEM NÓS E SEM NÓS DIMINUEM AS RECEITAS!!!

      Eliminar
    2. Já repararam que o autor do texto do Blog afirma que não leu o execrável artigo de Octávio Ribeiro, mas que teve dele conhecimento através da sua ampla difusão em redes sociais afectas ao universo sportinguista? E tira daí a brilhante conclusão de que o pedido de boicote de BdC não está a ser seguido!? O problema está em pensar que BdC apenas pediu para deixar de comprar os jornais desportivos, o CM e o I para "parar de os alimentar". Não quis nunca ser nosso polícia do pensamento (essa é a propaganda da cartilha, expressa por vários colunistas e à qual o SJ, oCNID e a ERC deu guarida). Foi para isso o programa Verde no Branco da passada 5ª F": para demonstrar muito do que se passa na CS e que nós podemos saber disso sem ter que comprar os jornais ou aceder aos seus sites. Basta que haja uma rede de informação leonina, cuja existência o autor parece reconhecer, para nos mantermos BEM informados sem ter que andar a contribuir para o peditório do jornalixo.

      Eliminar
  4. "O Sporting tem que encontrar uma forma diferente de se relacionar com os média" - como assim diferentes? Diferentes do presidente convidar jornalistas para tomar o pequeno almoço e gabar-se nesse mesmo repasto de ter posto o Proença na Liga (entre outras coisas que o audio gravado nos deu a conhecer)?!?
    " e de tornar essa relação proveitosa em seu favor, o que manifestamente não está a acontecer." - como assim proveitosa? Não é suposto e suficiente esperar que os jornalistas sejam isentos e que não sejam a favor de ninguém?

    ResponderEliminar
  5. Evito sempre ler esses jornalecos. Nunca compro e se vejo é online quando algo me chama a atenção (não é ignorando que deixam de te fazer mal!!). No entanto, é sempre de AdBlock ligado e por VPN para que seja um "page view" de lá de Singapura ou coisa parecida!
    Não ganham com a pub. online e não conto para que mostrem aos publicitantes o seu target... a não ser que sejam chineses!

    ResponderEliminar
  6. O acéfalo em causa só se serve do Gelson para tentar teorizar umas larachas sobre o estado actual do elevador social mais importante das Democracias - a escola pública. Um escroque a falar de valores éticos só dá vontade de rir. Mas é deste tipo de acéfalos que se alimentam os Trumps todos deste mundo. Sempre carentes de colinho.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) adeptos (95) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (20) AG destitutiva (2) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (5) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (3) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (30) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (4) entrevistas (64) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (27) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (91) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (26) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (2) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (44) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (5) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)