domingo, 21 de fevereiro de 2010

E que tal começar já hoje?

É já uma imagem de marca do nosso presidente a sua admiração pelo modelo do FCP. A incredulidade dos Sportinguistas é natural. A ideia é tão estapafúrdia como um pai anunciar à família que tutela que, para resolver os seus problemas, esta deve passar a comportar-se como o seu vizinho que enriqueceu sem olhar a meios. E que nesse processo não se coibiu de o ridicularizar ou até de assaltar o seu próprio quintal.

Se JEB quer copiar o modelo presidencialista seguido pelo seu homólogo azul-e-branco, não se pode esquecer que este se legitimou à custa de muitas vitórias, mesmo que inserida numa lógica de ganhar a qualquer preço. Para se alcandorar a esse estatuto JEB tem muita côdea dura para roer e tem que demonstrar, antes de mais, que tem dentes para o efeito. Se JEB quer um modelo presidencialista para poder mandar, isto é, para poder tomar decisões, porque não começa por tomar uma que seja, ao invés de desbaratar a sua autoridade cada vez que faz uma declaração?

E porque não começar já hoje? Se algum mérito pode ser reconhecido à gestão que tem merecido tantos elogios de JEB, o de defender os seus de forma intransigente é um deles. O Record achincalha hoje, de uma forma sem precedentes, um treinador de um clube grande. Nem nos tempos de Cantatore, Vital, Flores, Del Neri ou Couceiro vimos algo semelhante. JEB tem aqui uma boa oportunidade de marcar a sua posição como presidente, tomando a defesa de um alto funcionário do clube. Mesmo que Carvalhal tenha sido apenas uma manobra de diversão para desviar as atenções das suas próprias responsabilidades, impõe-se uma posição de repúdio do clube e até do grupo de trabalho.

É que eu não teria escolhido Carvalhal para substituir Paulo Bento. Não que a sua preparação ou C.V. não o colocasse pelo menos em pé de igualdade, mas porque a sua trajectória recente retirava-lhe a força necessária para o lugar. É que eu também não gosto de algumas opções de CC e suas consequências. Não gosto, p.ex., que CC não perceba que a dupla Liedson/Saleiro não funciona, que a diferença entre André Marques e Grimi são 4,5 milhões de euros e o futuro que se perde em cada jogo do argentino. Não gosto da troca de Adrien pelo futebol “mangas de alpaca” de Pedro Mendes, de passes lateralizados e sem qualquer risco. Mas JEB escolheu CC e cabe-lhe agora defendê-lo. Não de lágrima no olho, em qualquer conferência de imprensa, e também não me parece que seja boa política voltar a apanhar um avião para o Brasil.

Deixar CC à mercê destes “tarefeiros” que lhe fazem a cama é também não querer ganhar. Um treinador despromovido a bode expiatório de culpas próprias e alheias é um treinador menos capaz de vencer. E não me peçam a mim para não acreditar que não é possível ganhar um jogo antes de o disputar. Ainda tenho muita daquela crença, ou “estupidez natural” se quiserem, que era apanágio dos Sportinguistas, que era a de acreditar que a vitória é sempre possível. E de aqui até ao final da época ainda há muitos jogos para ganhar. A começar pelo de quinta-feira. E o que se segue. Essa é a forma de honrar a camisola do Sporting e essa a forma de reconstruir uma mística de vitórias.

Se JEB e a direcção a que preside mantiverem o silêncio perante esta vergonha, sou levado a concluir que ele suspira por PB não para serem os 2 a darem o peito às balas (presume-se pelo Sporting...) mas sim porque quer alguém que o faça por ele.

35 comentários:

  1. Todos nós já identificámos o nosso principal problema.

    O PLANTEL É, NA SUA MAIORIA, COMPOSTO POR JOGADORES VULGARES.

    PRECISAMOS DE JOGADORES DE QUALIDADE, QUE FAÇAM A DIFERENÇA, TECNICAMENTE, TATICAMENTE, MENTALMENTE E FISICAMENTE.

    Nem PB fez, nem CC faz, nem outro treinador fará qualquer coisa deste vulgargrupo de jogadores.

    O que não podemos admitir é que um pretenso jornal desportivo, que constantemente cospe no prato onde come, ou seja, passa o tempo a deitar abaixo o produto (futebol) que o faz vender, venha gozar com o nosso treinador, seja ele qual for. É INADMISSÍVEL E ESPERO QUE JEB OS PONHA NA ORDEM.

    Aliás esta é uma técnica usada recorrentemente. Depois de massacrar PB agora é CC, ilibando constantemente os jogadores. Porquê? porque são eles que lhes fornecem as noticias, os tais “BUFOS”.

    Façam como eu. Record, Bola ou Jogo? Não obrigado

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    estamos em sintonia.

    Edu Mart,

    só quem não percebe nada de futebol acha que o plantel é composto na sua maioria por jogadores vulgares. São tão vulgares que apenas 1 dos 3 reforços em que se gastou €11M veio mostrar algo de diferente pela positiva.

    Os jogadores eram massacrados por aquele pasquim infame - que mostrou toda a sua isenção durante as eleições - quando defendiam com unhas e dentes um treinador que veio assumir que esteve tempo a mais no clube.

    A retórica do "temos de mudar mais de metade do plantel" já vingou. É o que se vai fazer e estupidamente, refira-se. Veremos se que o que aí vem é melhor e veremos qual o preço que se vai pagar por isso. Por isso o interesse destes bandidos é outro: é a pura vingança. Vingança porque o compadre foi posto fora, e foi posto fora pelos sportinguistas. Vingança porque querem mandar no clube e quando tinham lá o compadre ainda mandavam qualquer coisa, e deixaram de ter - com o novo treinador - esse palco.

    Vingança sobre o Sporting, vingança sobre os sportinguistas. Alguém tem dúvidas?

    ResponderEliminar
  3. Haverá sempre uma campanha contra o Sporting para o destruir esteja lá quem tiver.Agora cabe ao CC mas o futuro treinador perdendo um ou dois jogos vai ter sempre uma imprensa a querer destabilizar..Também sou de opinião que o CC perdendo os dois próximos jogos deveria de ser substituído pela nova equipa técnica e que a nova equipa técnica deveria de dizer aos jogadores que para ficarem para a nova época teriam de dar o litro pois senão seriam dispensados..O que os jogadores andam a fazer para além de serem os bufos da imprensa é que não correm e não lutam e sendo assim acabamos por andar a lutar para não descermos o que é muito feio

    ResponderEliminar
  4. O problema é que a nossa casa vive de portas abertas a bufos, compadres, paizinhos, amigalhaços e afins. E isso não pode ser, um clube grande não pode viver com um balneário e uma estrutura de portas abertas à coscuvilhice. Aliás, a questão dos bufos é gravíssima e dura há tempo demais.

    Mas o problema começa em cima, senão, veja-se o modo como JEB tenta acalmar os sócios, soprando novidades p'rá próxima época aos ouvidos do rascord e convidando "jornalistas" reconhecidamente vermelhos para pequenos almoços. Nós não temos um jornal e um site?

    JEB é lamentável em vários pontos, nomeadamente ao nível das opções de comunicação. O CC não é genial em campo, não é um treinador com pulso para o Sporting (a mera circunstância de ser Sá Pinto a dar a palestra no fim dos jogos demonstra isso), mas é triste que alguém que agora é um dos nossos seja infamemente atacado e ninguém o defenda. Tudo porque o JEB precisa dos amiguinhos para passar as suas mensagens.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Esta capa é dos ataques mais baixos e torpes que o SCP já sofreu nos últimos tempos.

    Exige-se a JEB a defesa do actual treinador. O problema é que nas últimas vezes em que JEB foi chamado a intervir neste sentido, não o fez. Nada me leva a crer que seja diferente desta vez.

    Custa-me bastante ter visto o Adrien, depois de ter sido uma aposta de Carvalhal, sair da equipa, quando se via a olhos vistos que crescia de jogo para jogo para a entrada, sem qualquer justificação, de Pedro Mendes, jogador que aprecio.

    Edu Mart,

    Jogadores vulgares? Apenas este ano pelos vistos, porque nos anteriores nunca vi, li ou ouvi esta crítica.
    O problema não são os jogadores mas sim quem os lidera. E não me refiro a Carvalhal, aponto para o topo mesmo.

    ResponderEliminar
  6. É hoje JEB! Se queres começar a construir um modelo vencedor, podes hoje pegar naquela que é talvez a única componente do modelo Porto que se sobrepõe ao modelo Sporting, o que, aliás, tem feito toda a diferença: para o bem e para o mal, o Porto protege os seus!

    Aprende hoje JEB, e que os energúmenos que têm vindo a transformar o Record no pasquim miserável que esteve hoje nas bancas nunca mais se esqueçam do infeliz dia em que se atreveram a achicalhar um elemento do grande Sporting Clube de Portugal.

    Para começar, sugiro que não voltem a entrar em Alvalade nem na Academia e que não tenham direito a declarações de ninguém do Sporting até pedirem desculpas públicas ao Sporting e ao Carvalhal.

    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  7. Foi excatamnete o que pensei mal vi a primeira página do Record. Deixar passar isto em claro é grave a todos os níveis:
    - para os sócios, que continuam a ver o nome do seu clube a ser achincalhado sem ninguém que o defenda com um mínimo de afinco.
    - para o treinador Carvalhal, profissional do SCP.
    - para os jogadores do SCP. É mais um exemplo que estão numa casa onde o "deixa andar" é regra e que podem continuar a sua série de jogos sem ganhar porque ninguém lhes vai exigir mais do que a entrada em campo à hora combinada.

    André

    PS - Isto tudo agravado pela clara campanha pessoal que alguns funcionários do Record têm contra Paulo Bento, que derivará da sua adoração por Barbosa e Bento. Ninguém se chega à frente naquela casa. Ninguém lá está pelo clube!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Querem maior vergonha que vêr a nossa equipa a jogar?? Onze gajos que não sabem muito bem porque lhes colocaram uma bola perto?

    Um suposto treinador que não manda um berro, não corrige um lance nadaaaa!!!Um palhaço de um presidente que só diz merda?!

    Queram maior achincalhamento que esse?

    Para mim os jornais ainda deveriam gozar mais, tocar na ferida...tal como os comentadores dos nossos jogos(?):

    - Grimi e abel são um par de anormais;
    - Liedson só faz merda;
    - Veloso é um mariquinhas que não mete o pé num único lance..ontem parecia que estava a gozar;
    - djaló...bem para esse nem tenho palavras;
    - postiga...digno de guiness.

    Talvez assim tivessem alguma vergonha da figura triste que fazem.

    A "minha" capa seria 13 gajos de nariz vermelho!!!

    VERGONHA

    ResponderEliminar
  10. PLF e JVL,

    Quando disse vulgares, estava a ser simpático.

    Querem mais evidências? Qual é o fora de serie que tens no plantel? Digam-me só um!

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  11. Esta capa é mais uma afronta e uma vergonha bem representativa daquilo a que se chama jornalismo neste país.

    Como tem sido nosso apanágio, iremos deixar passar este acto em claro e iremos seguir em frente, porque nos julgamos superiores a estas pequenas questões, levadas a cabo, por "gordos", "barbas" e "shrecks".

    Até à próxima que nos façam!

    Até quando teremos que suportar isto tudo?

    ResponderEliminar
  12. Edu Mart,

    até podem ser banalíssimos mas se são o melhor que o Sporting consegue ter, então não me parece muito inteligente estar a criticar. Mas isso sou eu que também não está de acordo que os jogadores sejam vulgares. Enfim, são todos vulgares até irem para outros clubes...

    ResponderEliminar
  13. Recordações que ainda nos vão dando ânimo:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2010/02/o-leao-da-estrela.html

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  14. "Qual é o fora de serie que tens no plantel?"

    Pode não ser um fora-de-série mas temos no plantel para mim o melhor jogador do campeonato, mas ao que parece vamos vendê-lo.

    ResponderEliminar
  15. Edu Mart,

    Não vejo qual a relação que possa existir entre o facto de termos ou não jogadores fora de série, com todos os jogadores serem vulgares.

    Temos jogadores que não merecem envergar a camisola do SCP? Sem dúvida. São todos desse género? Nem pensar.

    PS: Apaguei 2 comentários repetidos e 1 sobre uma petição. Quanto à publicidade pura e simples, sem fazer qualquer comentário sobre o post em questão, é a última vez que deixo passar.

    PPS: Uma coisa é escrever algo ou uma frase em maiúsculas, outra é fazer um comentário todo ele assim. Para quem não sabe, segundo a NetEtiqueta, maiúsculas = gritos.

    ResponderEliminar
  16. A questão é só esta.

    Queremos ser campeões? Ganhar todas as provas em que entramos? Ter um futuro à altura do nosso passado?

    Então temos que ter os melhores jogadores. Na baliza, na defesa, no meio campo e no ataque.

    Melhores jogadores, significa ter mais chances de ganhar, ais títulos, mais alegria, mais motivação. mais público, mais receitas, etc.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  17. Edu Mart,

    Isso é completamente distinto de apelidar todos os jogadores de vulgares. É ou não verdade que já disputámos o título com estes jogadores? Com menos experiência?
    Na minha opinião, para além da formação, temos que investir mas não é comprando o Pongolle por 6.5M€.

    ResponderEliminar
  18. Concordo plenamente. Carlos Carvalhal deve ser defendido deste ataque canalho levado a cabo por um pasquim vergonhoso.
    Mais do que se gostar ou não das opções de CC, e eu sou dos não tenho simpatizado particularmente, deve sempre defender-se o Homem que existe no Carvalhal... e ninguém me levará a mal se disser que estamos na presença de gente quia boa demais para integrar este mundo cão que é o futebol português, onde imperam as ratazanas dos túneis a quem este mesmo pasquim apelida de "príncipe".
    Por isso, e pelo achincalho dado pelo pasquim da Cofina a Carlos Carvalhal e por acréscimo ao Sporting Clube de Portugal pede-se uma resposta célere dos nossos dirigentes.

    ResponderEliminar
  19. Esta capa do rascord é do mais baixo e, talvez, o mais sujo ataque feito a um treinador do nosso clube.

    Merecia um repudio publico e um corte de relações entre o Sporting e este pasquim, mas como já é habito o nosso presidente não tem a coragem necessária para defender o nosso treinador e em ultima instancia o nosso clube.

    JEB é cada vez mais uma desilusão.

    ResponderEliminar
  20. A capa do Record é realmente inqualificavel...ainda assim não deixa de ser verdade...

    Alguém reparou nesta frase do Carvalhal, na conferência de imprensa dps do jogo?? Cito "A equipa demonstra saúde"

    A EQUIPA DEMONSTRA SAÚDE???? F******** que só pode estar a gozar!!!

    Ou nesta "Em relação aos últimos 3 jogos, a equipa tem evoluído"

    Sem comentários, realmente....

    É Carvalhal, ninguém leva a mal..

    Pior é JEB...

    ResponderEliminar
  21. "É já uma imagem de marca do nosso presidente a sua admiração pelo modelo do FCP." Qualquer dia JEB ainda vai buscar um dos gestores de topo deste tipo de modelo em Portugal, o Zé Veiga. Aliás, se bem me lembro o Major não era sócio? Talvez passássemos a ser nós a controlar o sistema.

    ResponderEliminar
  22. Ao comentário anterior eu respondo que se por acaso esse dia chegasse (Talvez passássemos a ser nós a controlar o sistema) esse seria o dia em que eu deixaria de ser sócio do Sporting, uma vez que Sportinguista é uma condição a levar para o caixão.

    Para os que colocam em causa o valor dos jogadores do plantel lembro que é essa posição que permitiu que jogadores como Capucho, Nuno Valente, Assis, Varela e muitos outros, tenho saído de Alvalade para serem bons noutros lados.

    ResponderEliminar
  23. Ao contrário de muitos políticos, o que prometo cumpro.

    Comentário apenas a deixar links sem nada dizer acerca do que aqui se escreve, será sempre apagado por mim.

    ResponderEliminar
  24. Brilhante post.
    Completamente de acordo com o que escreves LDA.
    Infelizmente, estamos ridicularizados a este ponto. Onde está o homem que dá o peito às balas? É que elas vêm de todo lado.

    ResponderEliminar
  25. É pena não ter conseguido passar a ironia no comentário, mas a intenção era demonstrar quão absurda é a admiração pelo "modelo fcp" por parte de JEB. É evidente que nenhum verdadeiro sportinguista pretenderia ganhar a qualquer preço, com fruta, favores e túneis, mas a questão subsiste: que raio quis JEB dizer com aquilo?
    Porque nada se vê quanto à defesa intransigente do clube contra tudo e contra todos, não é pela criação de um balneário fortíssimo e de um departamento de futebol com pergaminhos que pode fazer frente a qualquer vedetinha que apareça, não é pela inteligência nas contratações e na competência na altura da venda de jogadores, nem em muito mais coisas.
    Pedro

    ResponderEliminar
  26. O Varela fez mais uma excelente exibição. Depois digam que formamos jogadores vulgares, o problema não está nos marinheiros, mas sim no barco. Até quando...

    ResponderEliminar
  27. O Varela, talvez a par do falcão, e como parece vir a ser num futuro imediato Ruben Micael, tem sido o jogador decisivo do fcp.

    Para quem viu o António Garrido ao lado de Vitor Baía a festejar os golos,o tal que se dizia do Sporting...

    ResponderEliminar
  28. Enquanto o cabelos brancos for presidente do nosso Sporting, nunca ganharemos nada. Lembrem-se bem disto que estou a dizer, lembrem-se!!!

    O problema vem de cima e enquanto não for ultrapassado, não adianta criticar jogadores, treinadores ou os demais.

    JEB RUA JÀ!!!

    Onde andam os mesmos da juveleo que outrora em plena sala de conferencia de imprensa bloquearam a transferencia do mourinho para alvalade?

    Onde estão os da oposição que tanto falaram e agora não dizem nada?

    Será que anda tudo a comer do mesmo saco...ai quando ele se acabar, alguem vai ter de ficar para contar a historia ás autoridades competentes.

    Ass: Luis Borges

    ResponderEliminar
  29. Malta:

    Uma capa covarde e nojenta! Igualzinha ao carácter daqueles que se permitiram publicar uma Merda daquelas.

    Jamais esquecerei... Se algum dia aquele pasquim falir, será, para mim, um dia feliz.

    Qt A JEB... A ele até lhe convém... Há que arranjar bodes expiatórios e salvar a própria pele. Ele não dá o peito a bala nenhuma que seja disparada contra o SCP. Ele não só se esconde-se delas, como coloca outros incautos à frente delas para as aparar.

    SL

    ResponderEliminar
  30. Quanto a mim são estas as prioridades, ou deveriam ser, para o futebol do nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
    1-Treinador Estrangeiro (pessoalmente gostaria do CO ADRIAANSE) que não olhe a nomes, que tenha conhecimentos amplos e comprovados tanto ao nível táctico como motivacional, para termos um futebol de ataque com espírito vencedor, e assim respeite e perpetue a grandeza do que deve ser o GRANDE SPORTING;

    2-Um líder da estrutura do Futebol, que saiba criar todas as condições (das mais variadas naturezas) para que a liderança técnica funcione. Neste ponto considero fundamental ser um SPORTINGUISTA no cargo. Gostava do regresso do SÁ PINTO;

    3- Promover uma limpeza no balneário. Isto significa vender o Liedson , Polga, Pedro Silva, Veloso, Djaló;

    4-Um líder no seio da equipa, ou seja, UM CAPITÃO DE EQUIPA, respeitado e aceite pelos colegas. Com autoridade junto dos jogadores, uma autoridade não imposta, mas reconhecida. Quem poderá ser esse jogador?

    5- Por último, mas não menos importante, uma POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO a SÉRIO, tanto para dentro do grupo de trabalho (para que percebam a beleza da divisa: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!!!) como para o exterior ( junto das entidades do futebol tanto a nível nacional como internacional, junto dos grupos de comunicação social). Notem que aqui não me referi às entidades bancárias e financeiras. Elas estão no interior ou exterior do SC PORTUGAL???

    SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE!
    Sócio 61317

    ResponderEliminar
  31. Uma capa vergonhosa, um jogo miserável, e mais um fim-de-semana desportivo lamentável. Começa a ser insuportável. Mas sobretudo não se poderia deixar passar em claro este ataque.

    Todos os dias surge alguma coisa para nos desmoralizar. Agora é dia sim, dia sim. Pode ser que na quinta-feira algo mude.

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Não há quito para pagar a 1ª prestação dos reforços de inverno?

    Dasse, isto é lindo, o Sporting é lindo crl...

    ResponderEliminar
  33. O problema não é só no plantel, é nas decisões que se tomam, quantos jogadores em baixa de forma ou sem jogar absolutamente nada são titulares da equipa, a começar por Moutinho, por Patricio, por Liedson, por Grimi, por Miguel Veloso, e até agora o yanick tudo jogadores que não estão a justificar a titularidade de modo algum e que sao titulares, a ser verdade o que vem hoje no jornal "ojogo" será que o Ricardo Batista não tem razão.
    O problema do scp é que a maioria dos jogadores sao uns meninos mimados, que fazem birra á minima contrariedade, que se estão a lixar para o clube e que só olham para o seu umbigo e dos seus amigos.
    Quanto ao Carvalhal já está mais que justificada a sua demissão, quando no Maritimo era conhecido pelo YES MAN do presidente mais preocupado em agradar o presidente que em dirigir a sua equipa e foi o que se viu, no scp chegou tentou jogar com 1 ponta de lança os meninos mimados fizeram birra e acobardou-se,
    levou o Grande Guarda-redes Servio a um jogo de liga Europa, os meninos fizeram birra e acobardou-se e como de cobardias e birras estou farto eu quero é que ele se demita ou seja demitido e para o ano quero uma equipa nova com jogadores com classe.

    ResponderEliminar
  34. Rui Graça,

    Percebo que não tenhas incluido o Grimi. Quem seria burro o suficiente para comprar este cancro? Sem ser o SCP, claro.

    P.O,

    Eu até achava que o Stoj era superior ao RP mas "Grande Guarda-redes Servio" é 1 pouco exagerado tendo em conta o que ele jogou no SCP.

    ResponderEliminar
  35. Hoje em dia os jornais vivem também muito dos lucros on-line e esses estão directamente ligados ao número de vezes que o site é visitado; para mim é muito simples: Não abro mais o site do record. Ponto final.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)