sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pára-quedistas




Quando a candidatura Ser Sporting se apresentou para disputar as eleições, não faltou quem os apelidasse de "pára-quedistas" e de "aventureiros", entre outras coisas. Tudo isto porque essencialmente, não eram conhecidos do "grande público" nem eram "gestores de topo".

A exigência para com esta candidatura atingiu níveis que nunca tinha visto nas eleições Sportinguistas. Foi um verdadeiro esmiuçar das pessoas que compunham a candidatura, do seu CV, da sua participação ou não na vida do Clube, das suas ideias e das suas propostas. O que é acertado e era o que se deveria fazer, sem excepção!
Como tal, esperava eu que tal fosse aplicado também a todas as restantes candidaturas. Claro que não.

Bastou aparecer JEB, munido de uma folha, desculpem um projecto, com uma lista por ele escolhida - hmmm não foi ele pois não? - com uma cultura de exigência e assente na competência - desculpem-me novamente, queria dizer que privilegiava os amigos... este Esporão é bom mas um pouco forte...
E que fizeram os mesmos que tanto analisaram, debateram, exigiram - inclusivamente fotos com o candidato e o treinador escolhido por essa candidatura - da candidatura Ser Sporting, em relação à de JEB? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!!

"Ah pá este gajo foi campeão!!", "Enfrentou a Juve Leo", "É o 3º na hierarquia do Santander!!". Como se pode ver, a dualidade de critérios não existe apenas dos árbitros para connosco. E agora?
Agora, uns mostram-se desiludidos; outros, enganados; poucos são os que se mostram esperançados em que se inverta este rumo. Depois há ainda aqueles que, pura e simplesmente, deixaram de aparecer.

No meio disto tudo, onde anda a oposição? Compreendo que se deixe trabalhar a Direcção legitimamente eleita, que haja até um sentimento de "Votaram neles, aguentem com eles" mas falamos do Sporting Clube de Portugal, que é muito superior a qualquer um de nós! É a nossa Paixão e como tal, não deverá haver lugar a rancores e sentimentos similares.

Espero sinceramente que se comece a preparar uma Direcção sombra, que se tente inteirar tanto quanto possível dos dossiers críticos do Clube, de modo a que possa constituir uma alternativa ainda mais credível que anteriormente. Porque acredito, aliás receio, que caso JEB se apresentasse a novas eleições ganharia novamente. O que seria inacreditável.

Inacreditável porque em 8 meses de mandato, a todos os níveis vergonhoso, JEB tem ferido grave e sistematicamente, o Sporting de Clube de Portugal.

- Elogia repetidas vezes os rivais, menorizando o Sporting Clube de Portugal e a sua maneira de estar no desporto Português;

- Despreza um sócio porque o seu número de associado é elevado, apesar de andar empenhado na angariação de novos sócios;

- Não toma qualquer atitude em situações que assim o exigiam, como aquando das pedradas em Alcochete e da peitada de Duarte Gomes em Ricardo Peres enquanto, nosso técnico de GK de então, em pleno aquecimento dos GKs;

- Despede o seu amigo Paulo Bento, fazendo uma figura ridícula e patética, minando logo de seguida o caminho do sucessor que nem direito a apresentação tem;

- Gasta 6.5M€ num jogador que estava encostado no Atlético de Madrid e que não justificava tal investimento;

- Vai de férias para o Brasil na semana mais exigente do calendário leonino, proferindo "JEBardices" mal chega a Portugal e dando a ideia que fugiu para não ter que enfrentar PdC, após a publicação de escutas onde ele e o Paulinho são insultados e gozados;

- Vem de férias e exige profissionalismo aos jogadores, afirmando de seguida que com Paulo Bento é que era, porque "seriam 2 a dar o corpo às balas", fragilizando ainda mais o actual treinador e mostrando sofrer de amnésia;

- Prepara-se para vender Izmailov por uma verba inferior à qualidade do russo, um dos nossos melhores jogadores, depois de ter recusado uma oferta similar quando o mercado ainda estava aberto.

Ainda assim inacreditavelmente, repito, arriscar-se-ia a ganhar novas eleições.

Não acredito em JEB, nem acredito que consiga inverter a sua postura e discurso. É sem qualquer dúvida, um dos piores presidentes da História do Sporting Clube de Portugal, e como tal, espero que se demita o mais rápido possível. No mínimo, e usando uma frase que já faz parte da sua imagem de marca, "Tá calado pá, tá calado!".

SCP SEMPRE!!!

PS: Comentava há uns dias com o LdA que na altura, tirando o Pedro Santana Lopes - pior presidente da História do SCP - e José Roquette, não conhecia mais ninguém. Não fazia ideia quem eram Soares Franco, José Eduardo Bettencourt ou Miguel Ribeiro Telles. Com promessas de gestão rigorosa, transparente, fim da dependência da bola que entra ou não e títulos (3 em 5 anos), ninguém os apelidou de coisa nenhuma a não ser visionários. Deu no que deu mas os outros é que continuam a ser perigosos aventureiros/pára-quedistas.

20 comentários:

  1. Completamete de acordo com tudo o que acima mencionou.O problema é que todos nós comentamos aqui que no "reino do leão" tudo vai mal(e vai) e no entanto quando se chega a votos ganham estes "senhores",porque são mais crediveis aos olhos de uma imprensa que tem interesse que as coisas não mudem.É preciso que se crie um movimento á volta de alguém credivel dentro do sporting que mude urgentemente o estado das coisas para melhor,da minha parte ajudarei votando sempre contra JEB. SL

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Jvl.

    Já tinha dito noutro sítio também, mesmo que haja uma 3ª, 4ª e 5ª via (as tais candidaturas credíveis, como alguns gostam de chamar) serão os mesmos a vencer. Não tenho dúvidas.

    Aflige-me saber, que somos nós os primeiros a dar os tiros no próprio pé.

    Houve um hipótese de ouro nas últimas eleições, caras novas, diferente política, etc. Não entendo o receio que as pessoas têm na mudança.

    E é bem verdade, que houve uma imprensa que tudo fez para que os actuais corpos vencessem. Desconheço a razao de tal comportamento.

    ResponderEliminar
  3. JADS,

    Penso ser a primeira vez que aqui comentas portanto sê bem-vindo.

    Estas eleições foram um bom exemplo entre o contraste blogosfera vs realidade. Como dizia ao Gouveia num post anterior, será necessário que a oposição apresente um rosto minimamente conhecido pois caso contrário, será imediatamente apelidado de "aventureiro" ou "pára-quedista". Infelizmente terá que ser assim.

    ResponderEliminar
  4. The LC,

    As últimas eleições constituíram uma excelente oportunidade para cortarmos com a linha vigente. Com uma candidatura feita em cima do joelho, dizendo meia dúzia de lugares-comuns e outro tanto de idiotices, mal adivinhávamos nós as "JEBardices" que viriam, contaram com 90% dos votos. Custou-me ver um apoio tão esmagador, a uma candidatura que se apresentou nas condições em que esta o fez.
    Agora...aguentar 4 anos disto? Nem pensar! Ou JEB muda ou mudemos nós de presidente. Porque este caminha a passos largos para ser o pior de sempre!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, é mesmo isso, também o escrevi noutro fórum.

    Os factos estavam todos lá, infelizmente as piores expectativas confirmaram-se.
    É verdade que a "culpa" é dos sócios, mas que hipótese tiveram "os paraquedistas" quando a imprensa apoiou de forma descarada um lado e poucos sócios terão acesso ao mundo da blogosfera?

    ResponderEliminar
  6. JVL, não perdoo que não tenhas falado da 7ª via!

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/06/and-now-for-something-completely.html

    ResponderEliminar
  7. LMGM,

    Erro imperdoável!!! Saem 7 chibatadas para mim, já!

    ResponderEliminar
  8. JVL,

    Não me estou a referir ao SER SPORTING concretamente, mas os "pára-quedistas" no nosso Sporting é como a história da bruxas "que las hay, hay".

    O nosso amigo 8 levantou num anterior post um pouco a ponta do véu acerca da feira de vaidades instaladas e no interesse em que as coisas não andassem bem, para que alguns permanecessem colados ao poder. Pois é, existe esse lado e também existem os "pára-quedistas" na versão abutre que esperam que tudo corra mal para aparecerem tipo salvadores da pátria. Desses também tenho muito medo, confesso-te.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. Juvenal,

    Muito rapidamente porque não tenho tempo para mais, neste momento:

    - pretendi demonstrar que só existe(iu) exigência para com os outros e nunca para com a linha actual

    Actualmente estou tão farto que nem dos verdadeiros pára-quedistas começo a ter medo...

    ResponderEliminar
  10. JVL:
    Já aqui falamos sobre esta questão e tenho que manter o que disse, por coerência e por ser a única via que me parece possível.

    Ao contrário do que se diz não existe oposição constituída no Sporting. O movimento Ser Sporting desfez-se após as eleições e todos os que se perfilaram antes delas nem chegaram às urnas.

    E quem quererá assumir hoje qualquer alternativa à actual gestão de JEB quando uma sondagem recente indica que esta tem ainda uma maioria confortável de apoio? Por isso o apelo tem que ser direccionado para os que depois deste "circo" que têm sido os últimos meses ainda se dispõe a apoiar. Qualquer mudança tem que passar por eles porque são a maioria e sem esta não haverá qualquer mudança.

    ResponderEliminar
  11. Fora do tema:
    Os que andaram de forma velada ou descarada a fazer comparações entre o slb e o Sporting por causa do jogo com o Everton vão agora dizer o quê? Que somos piores que o slb mas melhores que o Manchester? Talvez, porque lata não lhes falta...

    ResponderEliminar
  12. LdA

    Falas da sondagem do nosso amigo ROC?

    Jvl

    Estás como eu. Medo de paraquedistas porquê, quando temos o que temos...

    Juvenal

    Esses abutres também sempre existiram. SAbes bem melhor que eu que não é de agora. Por isso, admiro cada vez mais a postura de PPC. Do início até hoje tem sabido estar com elevação.

    ResponderEliminar
  13. JVL:
    Só mais uma achega:
    O actual presidente do Barcelona era um perfeito desconhecido quando se candidatou e ganhou as eleições. E esteve quase a ser destituído quase de imediato com a reacção dos que foram depostos, evitando-a por uma unha negra. Também se dizia então que ia ser o caos e o fim. Hoje o Barcelona vive o melhor período da sua história.

    Abrantes Mendes dizia há dias que os Sportinguistas se comportam como parolos, indo atrás da conversa de alguns só porque lhes parecem bem instalados na vida.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Daí apelar a que se constitua a tal Direcção Sombra. E não precisa ser apenas 1 movimento, lista, o que queiram chamar-lhe. Gostava de ver alternativas bem estruturadas, não têm necessariamente que assentar na candidatura Ser Sporting.

    E sim, terá que partir essencialmente de quem apoiou JEB a mudança. Quanto mais não seja que questionem e meditem no que tem acontecido desde as eleições, que ponderem se continua a merecer a confiança depositada e se nas próximas eleições, merecerão novamente apoio.

    Em relação ao exemplo do Laporta, apenas digo que se JEB quisesse referir ao modelo de algum Clube, que elogiasse o do Barcelona.

    The LC,

    Estou de saco cheio, como se diz no Brasil.

    ResponderEliminar
  15. JVL:

    Ainda hoje custa a entender como é que uma candidatura que deu sobejas mostras de coesão, sportinguismo, organização e ambição foi de tal forma derrotada. Eu não tive qualquer dúvida de que estariam, no mínimo, muito mais motivados para elevar o SCP a outro nível. Do outro lado, vimos uma candidatura que surgiu à última da hora, com um candidato que voltou atrás com a palavra dada, qd em directo para a TV e em pleno Congresso Leonino de Santarém, negou qlq possibilidade de vir a ser o sucessor de Soares Franco (eu vivi ‘in loco’ esse momento). Depois de vários nomes lançados às feras pelo poder vigente, a testar e a estudar a reacção dos sócios do SCP (alguns dos quais completamente risíveis), teve que se acudir a JEB. Este teve que contrariar a vontade que tão peremptoriamente transmitira poucas semanas antes e ‘chegar-se à frente’. Foi manifestamente empurrado dos bastidores para o Palco e, agora que lá está, dificilmente terá possibilidade de retirar-se de livre e espontânea vontade. Tem que seguir com o acto até ao final. Resta saber como e quando se procederá o desfecho do reinado Jebiano no SCP. Mas a questão, mais premente, no meu entender é esta: porque é que se lançou JEB? Pq ele era, sem ponta de dúvida, o trunfo mais forte (?) que restava aos adamastores (eles sim) do status quo dominante no SCP desde há década e meia. O crescimento (em alguns meios que agora sabemos serem restritos, mas que à altura foram suficientes para atemorizar os ‘senhores do reino’), o destemor e genica da Lista ‘Ser Sporting’ assim os obrigou: o recurso à figura com a imagem mais forte e ‘clean’ junto dos associados. Puro acto de populismo de que outros viriam, durante a campanha, ser acusados…

    O 'Ser Sporting' tb teve falhas. Na minha opinião perderem por terem demasiadas ideias fortes, melhor dito, demonstraram demasiada ambição, levando à desconfiança de alguns... Eu percebi que mts daquelas ideias pretendiam dar uma visão do que se pretendia para o futuro do Sporting, apontando um caminho que seria sempre de longo percurso e inexequível em apenas um mandato. Mas, outros, quiseram interpretar como promessas vãs, impossíveis de realizar apenas uma ‘legislatura’. O q se pretendia era uma mudança de paradigma e muitas daquelas ideias faziam (e continuam a fazer) todo o sentido. De tal forma que JEB, aproveitou-se de algumas delas… Aliás, as poucas medidas elogiosas que tem tido, na verdade, ouvimo-las defendidas por PPC e tiveram origem na Lista vencida.

    No pós resultados tentou-se justificar o porque do desnivelamento dos resultados e quais as falhas da lista A. E a justificação que surgiu mais amiúde foi a da falta de ‘personalidade’ ou ‘credibilidade’ do líder que encabeçava a Lista A. Pois eu, discordo completamente. Daquilo que me apercebi, através das entrevistas que deu e da mensagem que tentou passar, Paulo Pereira Cristóvão, pareceu-me sempre muito mais assertivo e convicto das ideias que defendia.

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  16. O factor decisivo para a que se verificassem os resultados das Eleições de Junho passado teve a ver, isso sim, com a cobertura mediática realizada. Completamente díspar no tempo de antena proporcionado, e pior, suja, uma vez que no pouco tempo proporcionado ainda denegria o ‘Bófia’ e os ‘putos’ que ninguém conhecia… Pois, está mais que visto que a malta aprecia mais os 'ladrões'...

    A campanha (contra-informação) dos pasquins desportivos visavam, claramente, a manutenção do actual poder no SCP. Até concebo que algumas opiniões (muito poucas) podessem ter sido mais ingénuas e acreditar que JEB seria o homem 'perfeito' (tal o carácter dos elogios) para transmitir nova dinâmica ao SCP, apesar dos sinais que já então se faziam sentir, mas, a gde maioria, apenas pretendia continuar a deter os previlégios e a influência que detinham dentro do SCP e a manutenção da paz podre e incompetência que grassa(va) por Alvalade... E conseguiram. A lição que fica é que os media, com enfoque na imprensa escrita despotiva, e os programas de radio e tv de futebol, são os principais veiculos para influenciar o voto... Qd um sócio sportinguista observa todos os paineleiros a puxar para um determinado lado, p. e., é dificil que, sem recurso ao contraditório, possa ir contra a opinião emitida pelos supostos formadores de opinião... Mesmo se estas estiverem objectivamente inquinadas.

    JVL, apesar de tudo, tenhamos esperança. Eles andem ai (http://www.sersporting.org/idealsporting/). Aquela malta ainda vai dar luta, tem demasiado amor ao SCP para desistir, só não sei é se ainda algum dia irão atingir os seus objectivos e se o farão em tempo útil... Isto é, a tempo de resgatar o nosso Sporting!

    SL!

    ResponderEliminar
  17. Tive o prazer de ver hoje o Sporting ganhar 3-1 ao Rio Ave em futsal.

    ResponderEliminar
  18. Porque raio não joga o Sporting com o seu equipamento principal?

    ResponderEliminar
  19. Estou incrédulo a ver o Sporting.....numa época com tantas exibições muito más, penso que esta é a pior...

    Para além de não termos presidente, director desportivo, não temos treinador...ter o carvalhal ou não ter ninguém é a mesma coisa...

    que tristeza..................

    ResponderEliminar
  20. Eleições antecipadas já!!!

    Já toda a gente percebeu que enquanto esta cabeça de cotonete por lá andar, vai ser o descalabro...já TODA a gente percebeu isso, todos aqueles que pagam as suas cotas, que sofrem pelo seu clube e que nada ganham em ter padrinhos e compadres na sad e presidência do clube.

    Então porque se continua sem fazer nada?!
    Será que a oposição, tal como a claque juveleo, está a ser paga para se manter afastada e calada enquanto eles acabam o serviço?!

    Muito estranho, noutros tempos, a seguir á humilhação caseira contra os cabeçudos, o cabeça de cotonete saia de alvalade sob escolta policial, agora vai de férias para o Brasil com o nosso dinheiro e ainda se ri na nossa cara enquanto nós, otários, ainda continuamos a pagar as nossas cotas.

    VERGONHA!!!

    R E V O L U Ç Ã O

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)