quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Porque ganham uns e outros não


Há quase 2 semanas, predisse que, na grelha de partida desta época, partiríamos em 4º lugar. Considerei o Braga o campeão do defeso, acrescentado que “Independentemente do resultado final, dos quatro candidatos ao título, a estratégia arsenalista é indiscutivelmente a mais inteligente e adequada á realidade do futebol português. Domingos é o principal garante de uma boa época e pela sua permanência e das suas ideias é que não posso deixar de considerar o clube de Braga no rol de candidatos, mesmo correndo por fora. A recente eliminação do Celtic não foi, seguramente, uma casualidade como, estou certo, veremos mais adiante.”

Hoje depois do feito do Braga, e com o País justamente rendido, excepto o Record..., talvez seja dado mais crédito às minhas palavras. Acertar hoje nos números do euromilhões de sexta-feira é muito mais fácil, mas não faz aumentar o número de "excêntricos"... Faço esta lembrança, não porque me considere nenhum iluminado, antes porque me parecem constatações simples de factos mais do que evidentes, que por razões que me escapam, a generalidade os Sportinguistas preferiu ignorar.

Os Sportinguistas, hoje em particular, interrogam-se como tudo sai bem ao homónimo minhoto, e, ao contrário, tudo parece sair-nos mal de há muito tempo para cá. O nosso leitor “Sporting até morrer” fundamentou, em poucas linhas, o que é quase óbvio, mas os Sportinguistas em geral parecem não querer perceber:

“Este Braga tem um Presidente que sabe gerir.
Este Presidente sabe comprar barato e vender com grandes ganhos.
Este Presidente fala pouco e trabalha muito.
Sabe escolher treinadores, pois raro é aquele que se dá mal com os ares de Braga nos últimos anos. Rodeia-se de um boa estrutura, que trabalha em silêncio e tem vindo calmamente a solidificar a posição do clube como quarto grande português.
Este tipo de Presidente já não vejo em Alvalade desde os tempos de João Rocha.
Pelo contrário, em Alvalade temos um presidente que é uma anedota, uma estrutura que parece um circo. Para qualquer problema com que se depare esta Direcção com vencimento profissional, existe sempre uma resposta...amadora.”

Acrescentaria: Salvador aprende com os erros, os nossos dirigentes não. Cansado de nos imitar em actuações e resultados decepcionantes, e em número de treinadores por época, Salvador, num ápice, transformou o cemitério de treinadores numa incubadora de técnicos campeões nacionais – primeiro Jesualdo, depois Jesus – sendo que o  vice-campeonato de Domingos em Braga, e da forma como foi alcançado, um feito equivalente.

Salvador percebe mais de futebol que Bettencourt, que até já foi campeão nacional? Não creio, mas não duvido que o supera em bom senso, ao deixar o futebol para quem percebe. Foi afinal o mesmo que fez Vieira com Jesus e o que faz Pinto da Costa há muitos anos, dispensando eles protagonismos excessivos aos directores desportivos, quando os tinham.

O Sporting pode continuar a gastar nos móveis, nas caixilharias, nos electrodomésticos, mas enquanto não tiver um bom arquitecto – leia-se treinador – e uma boa equipa de engenharia – leia-se uma estrutura sólida – nunca terá uma casa funcional. Quem viu o jogos do Play-off do Braga percebe isso melhor: a vitória foi alavancada no gabinete e no banco do treinador. Em Braga, depois de uma primeira parte na corda bamba, foi a intervenção de Domingos ao intervalo que acabou por fazer pender de forma quase decisiva o apuramento. Ontem o Braga foi uma equipa esclarecida, quer das suas capacidades, quer das debilidades do adversário. A equipa vale pelo seu todo, independentemente dos protagonismos de ocasião dos jogadores em melhor forma. E alguém se lembra hoje que na equipa de ontem não estão 60% dos elementos do sector defensivo  (Eduardo, João Pereira, Evaldo), responsáveis pela solidez do ano passado?

O Sporting em que eu acredito é um Sporting que não precisa de imitar ninguém para voltar a vencer, basta para isso que se volte para os princípios que estão na sua génese e história. Mas enquanto não for capaz de o fazer, pelo menos que siga os bons exemplos.

57 comentários:

  1. Excelente post LdA.

    O ano passado a conversa era "O Braga não se vai aguentar". Relembrava eu aos benfiquistas então, que era exactamente a mesma conversa que tinha havido por alturas do Boavista.

    O campeonato nacional agradece que hajam equipas mais fortes, que consigam bater o pé aos grandes de forma mais regular. Ontem foi o corolário de um grande trabalho e que a partir de agora, poderá alcançar níveis ainda mais altos.

    Os dirigentes do SCP, tão pródigos em arranjar desculpas para os insucessos, que ponham a mão na consciência. E que de uma vez por todas se deixem de desculpas como o orçamento e vejam que com trabalho, arte e sagacidade, é possível alcançar resultados.

    Chega de desculpas e de discursos miserabilistas!

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o post, e eu era dos que achava que o Braga ia continuar bem, mas não tão forte como parece.

    Concordo que têm um presidente forte, uma boa estrutura...mas fazendo de advogado do diabo do Sporting, também posso enumerar aspectos que nós temos e eles não.

    - Obrigatoriadade de ganhar o campeontato todos os anos (eles são outsiders, tudo o que seja acima do 3º lugar é uma grande vitória)

    - Sócios a assobiar a equipa (eles também não têm)

    - O que diriam os sócios se fossemos buscar um tal de Lima para o Sporting???? (era mais um flop que ninguem conhece e bla´bláblá)

    - Não esquecer que o ano passado fizeram um bom campeonato, mas foram eliminados no inicio da UEFA (o presidente não teve de levar com os sócios a chamarem f...da p...).

    Em relação aos orçamentos...já vimos que com pouco orçamento consegue-se fazer bons jogos...mas se quiser comparar o Braga como o 4º grande, também podemos dizer que em 2º lugar já ficamos muitas vezes.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Só uma provocação ao titulo. Mas o Braga ganhou alguma coisa?

    ResponderEliminar
  4. LMGM:
    Ganhou 1-0 ao Sevilha em casa, 4-3 fora.

    ResponderEliminar
  5. Encontro um ponto negativo nesta Braga que ainda niguém referiu...no onze titular, contou apenas com um português....pareceu mais o Sport Braga e Caipirinha.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Excelente post.

    Qualquer dia o nosso presidente dira que temos de seguir o exemplo do Braga, como disse acerca do porto.

    Temos realmente uma estrutura muito fraquinha. Nao sei se estou certo mas acho que o Sporting tem perdido um patrimonio humano competente em termos de futebol desde ha uns anos para ca. Parece que ninguem percebe de futebol, excepto na estrutura das camadas jovens.

    Ate nas contrataçoes que fizemos nos ultim

    ResponderEliminar
  7. Dezperado, nem mais....

    Mas este tipo de post já são normais. Alias até fico admirado de ainda não ter visto um post pelos blogs sportinguista a criticar o sporting porque não foi busca o Lima.

    ResponderEliminar
  8. Para mim o Braga é neste momento um dos 3 grandes candidatos ao título. E conseguiu-o calmamente, depois de, ao longo destes últimos 7 anos ter consolidado uma estrutura desportiva e financeira invejável.

    Parabéns ao Salvador, grande obreiro deste feito. Tomara eu ter no meu Sporting meio cérebro dele.

    Lembram-se á uns anos atrás quando soares franco disse que o Sporting não tinha orçamento para ser campeão, isto é, tinha orçamento alto para ficar em segundo mas baixo para ficar em primeiro?! Gostava de lhe perguntar o que ele pensa deste braga…

    Vossés continuam a insistir na questão do treinador, dos jogadores mas enquanto não tivermos uma estrutura directiva no nosso clube que trabalhe para o clube e bem, bem podem vir mourinhos ou ronaldos que nem mesmo Jesus ou deus nos salva.

    Com esforço, dedicação e devoção...atinge-se a gloria.

    SL e viva o SPORTING CLUBE DE Braga.

    ResponderEliminar
  9. "O Sporting pode continuar a gastar nos móveis, nas caixilharias, nos electrodomésticos, mas enquanto não tiver um bom arquitecto – leia-se treinador – e uma boa equipa de engenharia – leia-se uma estrutura sólida – nunca terá uma casa funcional."

    LdA:

    Se nem um caraças de um arquitecto experiente, com qualidade acima de suspeitas, mobilizador (de atletas, sócios e adeptos), conseguimos contratar...

    Estrutura sólida é outra coisa que não temos há mt tempo... E nestes últimos 15 meses então… Nesse aspecto, têm sido mexidas, atrás de mexidas, atrás de mexidas. E se as coisas não correrem (novamente) bem? Lá terá q se arranjar novo bode expiatório... O habitual, ou desta vez, a assumpção das responsabilidades chegam mesmo ao verdadeiro responsável? Quem é que tem de dotar a SAD de uma boa equipa de ‘engenharia’ e em quinze meses, ao invés disso, apenas arranjou uns ‘engenhocas’ mais ou menos desenrascados para irem entrando e saindo ao ritmo alucinante dos rombos que a casa (disfuncional) sofre?

    Se não sabe, se não conhece, se não consegue, dê a vez a quem saiba contratar um arquitecto de jeito, a quem conheça bons engenheiros, a quem consiga liderar a casa e a vá recuperando.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Dezperado,

    "Encontro um ponto negativo nesta Braga que ainda niguém referiu...no onze titular, contou apenas com um português....pareceu mais o Sport Braga e Caipirinha."

    Negativo porquê? Eu também preferia ter 11 portugueses na equipa titular mas o que me interessa principalmente é ter uma equipa forte. Se essa tem 5, 9, 2, 7 é secundário.

    ResponderEliminar
  11. Antes demais parabenizar o Braga pelo grande feito alcançado. Assente em garra querer e qualidade técnica/táctica os minhotos meritóriamente alcançaram a Liga dos Campeões.

    Quanto ao post este é bem conseguido e facilmente brilha no estado em que se encontra o Sporting.

    Não retirando qualquer mérito ao Braga desta passagem, não nos devemos esquecer de algumas coisas:

    1 - A amizade de Salvador com Pinto da Costa, que teve como frutos as "excelentes arbitragens" a que o Braga teve direito na época transacta. Ou agora já é mentira? O ano passado convinha-nos para ver se o Benfica não era campeão e o Porto não ia à Champions!

    2 - Sem essas arbitragens será que o Braga estava hoje na champions?

    3 - Não estará a nascer outro Porto. Cá é levado ao colo, recebe milhões com idas à Champions,com isso melhores jogadores, depois perguntam: Não me venham dizer que na Europa somos benificiados?

    4 - Sorte ou Azar: OS postes. Salvaram o Braga com o Sevilha em Braga aos 10m, salavaram o Brondby duas vezes em Alvalade e o Paços uma vez na mata real. Se tivessem trocado a "eficácia" dos postes hoje garantidamente estariamos a falar de outra maneira.

    5 - De maneira nenhuma retirar mérito ao Braga, que o merece. Salvador também errou com Jorge Costa. Acertou com Domingos "amigo de Pinto da Costa", com as benesses arbitrais conhecidas.

    6 - As exibições de Cácio (Paços) e do guarda redes do Brondby, comparativamente com o moço do Celtic, e Palop ontem (defesa à Patrício).

    Parabéns ao Braga que bem o merece, mas...haja justiça!

    ResponderEliminar
  12. tenho (para alem dos parabens ao Braga) de comcordar com os pontos que o Leao Azedo refere e a ele acrescentar na parte dos postes, que o sporting nos jogos que fez este ano tem tido oportunidades de golo, mais do que sufecientes para ganhar os jogos, a diferença está na eficácia ou falta dela

    E apenas acrescentaria algo ao que disse o Dezperado, o braga o ano passado foi eliminado na europa na eliminatoria anterior aquela em que o sporting está e nas taças internas também cedo foi despachado, ou seja ficou cedo apenas com a preocupação campeonato, este ano sacrificaram 2 pontos em setubal por causa da champions, vamos ver se durante a fase de grupos voltam a sacrificar mais alguns em prol da prestaçao europeia e no que esses pontos poderao ou nao fazer falta mais tarde.

    Quanto ao Lima, se o Sporting o tem ido buscar, era gestao da treta , 1 jogador de 27 anos que jogava no ultimo classificado, como agora marcou 3 golos, mesmo que não faça mais nada já o deviamos ter ido buscar.


    Lá está o Braga não tem a obrigaçao de ganhar sempre, os adeptos não assobiam, desde que fiquem em lugares europeus já é 1 boa epoca, não têm 1 estádio sobre brasas e a assobiar ao minimo erro, mas sim um estádio a apoiar os 90 minutos

    ResponderEliminar
  13. ...haja justiça!

    Benfica ganha, massacra-se o Sporting.Benfica perde, o Sporting está com sorte porque se não perdesse estávamos em último. Braga ganha, massacra-se o Sporting, Braga perde, o Sporting é grande não se pode comparar..irraaaaaaaaaaaaaaaaa...

    Para massacrar mais o Sporting (todos sabemos o estado) não é necessário elogiar elevadamente quem já usa (Braga) o sistema, anteriormente tão criticado, com os frutos que estão à vista...

    Veremos se daqui a um par de meses não estaremos aborrecidos com esta imponência bracarense, quando aparecer um qualquer Benquerença em Alvalade, a não marcar um penalty do tamanho desta vitória em Sevilha, contra o Bragão.

    Se for para escolher uma gestão como exemplo, não é a do Braga que opto, é a do Barcelona. Quem quer alans, paulo césares, Vandinhos, e afins, escolho messis e xavis! E só aprendo com os melhores.

    Cá estaremos para ver!

    PS - Sei que hoje fica mal não ter únicamente e somente palavras elogiosas para o Braga...mas fico triste da injustiça feita com o Sporting que chega a registar laivos de loucura. Mude-se os homens (Bettencourt e Costinha) mas tanto exagero?!



    Abraço com Amizade a todos

    ResponderEliminar
  14. Não gosto de publicitar o nosso site, mas hoje o João Mineiro tem um artigo que penso interessar a todos:

    O ABC da reestruturação (e as razões pelas quais não faz sentido)

    http://www.sersporting.org/idealsporting/?p=1409

    ResponderEliminar
  15. Temos de dar a mão à palmatória, o Braga tem uma belíssima estrutura dirigente, quem são tirando o director desportivo e o presidente??
    pois é...
    não aparecem a dizer merda nos jornais nem nas televisões...
    esse é o problema do nosso Sporting, uma cambada de oportunistas incompetentes, que se vão revezando no poder com toda a nossa displicência.

    ResponderEliminar
  16. Leão Azedo,

    Onde é que se massacra o SCP, aqui? Ou apenas se tenta mostrar que a gestão do Braga merece ser elogiada? Que sem arranjar desculpas, conseguiu colocar o Braga na LC, um feito importantíssimo para um clube daquela dimensão?

    Quanto aos postes, não podem servir de desculpa ao SCP.

    ResponderEliminar
  17. LMGM:
    Gostei da provocação e respondi-te com outra. Mas agora mais a sério:

    Ninguém melhor do que os adeptos do Braga para responder à tua questão. A reacção da cidade demonstra que os adeptos sentiram a vitória como um grande feito, quiçá como um passo em frente na consolidação do seu crescimento enquanto clube.

    Que outro feito é maior do que quando equipa, estrutura dirigente e adeptos comemoram juntos e se sentem realizados? Quanto futuro se alicerça nesses momentos de comunhão?

    No seu historial de quase 90 anos o SCBraga escreveu uma página completamente nova no capitulo do prestígio e saliento as palavras de Domingos:

    «Entrámos nesta competição como pequeninos, crescemos e já estamos uns centímetros mais crescidos. Queremos lutar porque temos poucas oportunidades de jogar com o Manchester [United] ou com o Real Madrid. Eu preferia... Vamos ser honestos, trabalhar com as nossas capacidades e sem deslumbramentos.»

    e de Salvador:

    «É evidente que hoje é um dia feliz para mim, para o clube, para uma cidade, para uma região, para os adeptos. É um dia histórico para o Sp. Braga. Há sete anos quando iniciei este projecto era isto que queria. Muitos me disseram então que era uma utopia, mas está provado que tinha razão. Vamos continuar a trabalhar de forma sustentada para continuar a dar passos firmes.»

    A ambição começa no discurso. Estranhamente ninguém se referiu aos 7 milhões que acabaram de ganhar, a nota dominante foi a projecção de novos feitos.

    ResponderEliminar
  18. Leão Azedo e quem com ele concordou:

    Não sou ingénuo e sei com quantos paus se fazem uma canoa. Mas, com o devido respeito, parece-me que não queres ver o óbvio:

    Se o Braga precisou do sistema ou deu jeito ao sistema ajudar o Braga (qualquer versão é possível...) a verdade é que o Braga apurasse para CL sem ele, batendo o Celtic e o Sevilha.

    O que tu chamas sorte ou azar é eficácia ou incompetência. Os postes e os guarda-redes estão lá, acertar neles não vale meio golo. E nestes jogos a eficácia dita quem passa e quem não a tem fica pelo caminho. E isso mais valorizado deve ser quando do outro lado jogam Kanuté, Navas e Fabiano! Da´muito trabalho ter sorte.

    Achas que o meu post massacra o Sporting quando me parece que é precisamente o Sporting que é massacrado pela incompetência e as más decisões. Confundes o Sporting com quem está sentado na cadeira. Loucura parece-me fechar os olhos a isso e não querer ver pelo menos as consequências mais do que evidentes.

    Infelizmente as derrotas do Sporting têm uma explicação bem diferente do que as bolas que batem no poste ou nas defesas do GR adversário.

    ResponderEliminar
  19. Nuno:
    A leitura do post do João Mineiro é indispensável para a formação de opinião sobre um assunto tão importante para a vida do clube, pelo que a publicitação do artigo pode ser considerada serviço público. Mas, e em coerência com o que disse ontem, gostamos sempre que os nossos visitantes participem também nas nossas discussões.
    SL

    ResponderEliminar
  20. LdA, "A ambição começa no discurso. Estranhamente ninguém se referiu aos 7 milhões que acabaram de ganhar, a nota dominante foi a projecção de novos feitos."

    É a minha maior cobrança ao Presidente do Sporting. A promessa de fazer mudar o discurso em Alvalade colocando a tónica naquilo que é importante e a nossa função social, desporto!

    O Sporting, não faz, balanços, nem passivos, nem activos, nem taxas de juro ou VMOC's, o Sporting existe com o mero e simples objectivo de fazer desporto, futebol, futsal, andebol, natação, atletismo, hóquei, etc..

    É disto que eu quero que o Sporting perceba e domine, é esta a revolução que quero que aconteca, com ou sem estes dirigentes é para mim perfeitamente irrelevante. Mas têm a responsabilidade de cumprir com aquilo que prometeram. E esta é uma que eu irei cobrar.

    ResponderEliminar
  21. Caro Leão de Alvalade,

    Atenção que eu concordo a com tua visão do Sporting e a incompetência que lá grassa. Por vezes parece é que tudo serve - mesmo o que não tem sentido - para achincalhar ainda mais o nosso clube.

    No fundo aquilo que me preocupa mais no Sporting, é não existirem alternativeis credíveis e organizadas aos que lá estão.

    Sendo bom ou mau, no Benfica anda o Moniz a cheirar, alguém com curriculo. No Porto, Rui Moreira, empresário conceituado, nós...

    O clube parece entregue à sua sorte e à desgraça em que entrou. Não existe ninguém que nos restitua a esperança. Alguém competente e principalmente com personalidade.

    Vamos tirar aqueles e quem os substitui?

    Caro Leão de Alvalade, diga-me nomes, alternativas, eu nas as vislumbro, porque nisto estamos de acordo, JEB e Costinha não servem!

    ResponderEliminar
  22. LEÃO AZEDO:

    O que eu penso sobre as questões que me coloca escrevi aqui há dias isto:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/08/ja-estivemos-pior.html

    onde termino concluindo que "Se todos percebemos que Bettencourt não se demite, tem a palavra quem o elegeu." E quando falo em demissão faço-o na perspectiva de não mudar de rumo.

    O meu pensamento de certa forma é complementado aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/08/amar-tambem-cansa.html

    Dizia também que vejo como muito difícil o surgimento de uma alternativa à actual gestão, tendo em conta os resultados eleitorais de há um ano. Com a agravante da letargia, conformismo e resignação com que a generalidade dos Sportinguistas aguentou um ano de gestão ruinosa para o espírito Sportinguista, seja ela avaliada pela gestão desportiva ou económico- financeira. Quem se sentem inspirado pela tarefa de ser presidente de um clube de acomodados?

    O Sporting não tem hoje oposição constituída, o que é tão preocupante como estranho, face ao momento do clube. Compreendo o difícil papel de todos os meus consócios que se queiram apresentar como alternativa, porque os critérios e a exigência com que são avaliados pelos sócios é de uma duplicidade angustiante. Faz algum sentido dizer ainda hoje que o antigo candidato Paulo Cristóvão que não tinha credibilidade, quando tudo vem sendo permitido ao Presidente Bettencourt?

    É preciso alguma epifania para ver isto? Não é isto não mais do que constatar o óbvio? Mas veja as reacções nos comentários para perceber como o assunto é encarado por outros Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  23. Caro Leão Azedo,
    A oposição existe mas composta por pessoas que profissionalmente não podem/devem assumir publicamente essa mesma oposição. Fique descansado porque no dia que esta pseudo-direcção cair (espero bem que não falte assim tanto tempo) as alternativas vão surgir.
    Agora o que é necessário também é que nós sócios saibamos romper com o passado recente, pois nestas ultimas eleições a oposição surgiu e levou com 10% dos votos.

    SL

    ResponderEliminar
  24. Convenhamos que para ser correcto numa discussão, devemos assumir as nossas posições.

    Eu acreditei em Bettencourt! Fiz parte daqueles se iludiram!

    ResponderEliminar
  25. Leão Azedo:

    “No fundo aquilo que me preocupa mais no Sporting, é não existirem alternativeis credíveis e organizadas aos que lá estão.”

    Em Junho de 2009, JEB era alternativa credível!!! Aí temos os resultados práticos dessa credibilidade!!!!


    "Sendo bom ou mau, no Benfica anda o Moniz a cheirar, alguém com curriculo. No Porto, Rui Moreira, empresário conceituado, nós..."

    Aí está: tem que se ter CURRICULUM e ser CONCEITUADO. O mesmo que Pedro Santana Lopes, José Roquette, António Dias da Cunha, Filipe Soares Franco e José Eduardo Bettencourt tinham: cv e fama... Vejam até onde o CURRICULUM e os CONCEITUADOS nos trouxeram. Até à beira da ruína. Em risco de transformar um sonho LINDO, numa mera recordação distante...

    NUNCA APRENDEMOS. A culpa é EXCLUSIVAMENTE nossa e só nossa: sócios do SCP.

    Liga-se a nomes. A caras. Os programas, as ideias, a ambição, a coesão duma equipa, tudo balelas sem CREDIBILIDADE nenhuma. Foi exactamente isto que se passou há quinze meses atrás. Um erro monumental e, por incrível que pareça, continua-se a bater na mesma tecla... Está visto que ao dia de hoje, cometeríamos o mesmo erro… Grave e histórico.

    Ainda estou para perceber pq raio é que um gestor é mais credível que um agente da Policia Judiciária. Só para citar um exemplo. É mais sério? É mais competente? É mais ambicioso? É mais sportinguista? Cada um que tire as suas conclusões. Eu já tirei as minhas...

    SL

    ResponderEliminar
  26. Percebo perfeitamente a nota, aliás também não gosto nada de fazer o que fiz, mas como achei um artigo importante e vindo do candidato a Vice-Presidente para a Área Financeira da lista vencida nas últimas eleições e como nos acusam sempre de não apresentar ideias e/ou alternativas, é bom que os sócios e adeptos leiam que não é bem assim.

    Prometo não voltar a fazer.

    ResponderEliminar
  27. "Agora o que é necessário também é que nós sócios saibamos romper com o passado recente, pois nestas ultimas eleições a oposição surgiu e levou com 10% dos votos."

    Recuso em absoluto o termo oposição quando se fala de Sporting. PPC é um sócio de pleno direito que se apresentou a eleições, exactamente igual em direitos e deveres a JEB. Eu que continuo a crer que esta direcção seja parte da solução, não vejo PPC como minha oposição mas tão somente um sócio com todos os direitos de expressar a sua opinião seja ela consonante ou não com a direcção eleita.

    Talvez quando listas alternativas deixarem esse estigma de serem oposição e centrarem o seu discurso unicamente pelo Sporting, as suas votações aumentem. Terão tempo, se conseguirem ser eleitos, para lavar a roupa suja que entenderem contra os seus antecessores. E já agora fazer melhor tarefa aparentemente fácil.

    Experimentem vão ver que não doi nada.

    ResponderEliminar
  28. Nuno, a observação do LdA não era para omitires, era para juntares!

    Podes perfeitamente indicar artigos, blogs, o que quiseres que aches relevante. Dá é também a tua opinião nos comentários ao artigo onde fazes referência ao que publicitas.

    É que parecendo que não a opinião de todos é importante.

    ResponderEliminar
  29. Nuno Paiva:

    Realmente foi preciso um blogger (obrigado pelo trabalho), como o João Mineiro é, apesar de não ser um qualquer, para finalmente eu poder usufruir de informação sobre (mais uma) reestruturação financeira que se prepara no grupo Sporting.

    Site oficial do clube? ZERO!

    Presidente do clube? ZERO!

    Presidente da SAD? ZERO!

    Vice-presidente para a área financeira e, supostamente, responsável pela operação? ZERO!

    Apenas a propaganda da praxe, para não falar da intimidação habitual: “Investimento na equipa de futebol” “essencial para a recapitalização do clube” “sair da asfixiante situação de falência técnica” etc e tal… Onde é q eu já ouvi isto? Só continua a engolir quem quiser.

    Pq explicar tudo tim-tim por tim-tim, está quieto ó mau! Clarificar, informar, descrever as eventuais vantagens, identificar possíveis riscos, etc, etc, NADA! NICLES! Eu percebo… não nos querem maçar… Enfim, o costume!

    Mas, caro Nuno Paiva:

    Não se irá decidir td na AG da SAD? E só lá entram os gdes accionistas com poder de voto (os Oliveirinhas e quejandos), certo? De forma que eu e os restantes milhares de sócios que ou não tê acções ou não as têm em qtd suficiente para estarem represntados na AG, nada poderemos fazer. Ou podemos? Não fomos, definitivamente, ultrapassados?…

    ResponderEliminar
  30. Virgilio

    "Liga-se a nomes. A caras. Os programas, as ideias, a ambição, a coesão duma equipa, tudo balelas sem CREDIBILIDADE nenhuma. Foi exactamente isto que se passou há quinze meses atrás. Um erro monumental e, por incrível que pareça, continua-se a bater na mesma tecla... Está visto que ao dia de hoje, cometeríamos o mesmo erro… Grave e histórico."

    Concordo de certa forma com o teu comentário. Mas em eleições, seja no Sporting, seja para 1º ministro, seja para Presidente...as pessoas dão primazia a pessoas que conhecem...pode ser certo, pode ser errado, mas acho que normalmente é o que acontece.

    Porque programas eleitorais fantásticos, acho que qualquer um, com mais ou menos dificuldade consegue fazer. o JEB não tinha programa, concordo, mas o outro candidato, tinha programa a mais...esta é a minha opinião...e quando oiço algum candidato (foi o PPC como poderia ser outro qualquer), na TV a "resolver" todos os problemas do Sporting em dois dias, perde a credibilidade toda para mim. Porque olhas para um programa que é muito bom, mas depois, será execuível???

    Espero que nas proximas eleições, apareçam 3, 4, 10 candidatos ...quantos mais melhor...

    SL

    ResponderEliminar
  31. A resolver não. Que ele não foi eleito... A apresentar soluções, ideias de resolução, estratégias, que é mt diferente! Pelo menos tinha uma ideia do q pretendia fazer... Já o outro era bom no "trivial persuit" leonino...

    E só mais uma coisa, Dezperado. O PPC nunca disse que resolvia tudo e q o faria num mandato de quatro anos. Essa acusação entre mts outras, foram fruto da orquestração excelentemente montada pelos contactos priviligiados que o poder do SCP mantém nos pasquins (que nos querem tanto bem) e restante OCS... Nisso, na arte de enganar, dissimular, esconder, omitir, mexer os cordelinhos afim de fazer publicar o que lhes interessa são eles uns gdes mestres! E assim se vão perpetuando no poder...


    Uma coisa para reflectirmos todos:

    Acusamos os pasquins de prejudicarem o SCP, de denigrirem a nossa imagem, de lançarem noticias completamente falsas e desestabilizadoras...

    Mas qd foi na altura das eleições, num repente, os jornais desportivos passaram a ser todos mt credíveis nos ataques nojentos que fizeram à lista SerSporting e na adulação da lista (?) de JEB...


    Mais outra:

    Quem se atreve a comparar o espaço dado e a audiencia oferecida a JEB e PPC? FDX; páh... Mal comparado, parecia uma luta eleitoral entre um PS ou PSD contra um qlq partido minusculo desses que pululam aí à esquerda ou à direita, pela nossa 'praça' politico-partidária...

    Não brinquem comigo...

    ResponderEliminar
  32. E debates c*ara*lh*????

    Debater o SCP!!!! Quem foi o covardolas q fugiu sp com o rabo à seringa? Quem foi, quem foi??? Pois...

    E pq? Havia de levar pc porrada(no sentido figurado)... de criar bicho... O Tótó...

    ResponderEliminar
  33. Virgilio

    O que te disse, eu vi na TV, não li, nem ouvi...Ouvi da boca dele.

    Em relação ao artigo publicado pelo Mineiro...consegue descortinar a operação que vai ser feita pela SAD...

    Mas convenhamos, esta descortinada por um sócio que não gosta desta direcção. E dou apenas um exemplo, depois de explicar tudo e muito coreecto, quando apresenta alternativas (e muito bem) não apresenta nenhuma que resolvesse já o problema da falencia técnica, entra outras que a mim iriam ser muito dolorosas, como vender o nome do estadio por alguns anos.

    Mas o post está bem escrito, mas como cada um de nós, quando escrevemos algo a criticar, custa-nos mostrar o que pode trazer de bom.

    ResponderEliminar
  34. Dezperado:

    Olha, e eu vi, li, ouvi PPC na TV, radio, jornais e NUNCA o ouvi dizer que resolvia em dois dias (palavras tuas) tds os problemas do SCP...

    E agora como é q ficamos? Quem mente aqui?

    O João Mineiro não apresenta soluções... Eh páh, até sessões de esclarecimento foram organizadas na altura da campanha... Foste lá ouvir o homem? Eu não fui, mas eu moro a 250 Km de Lx...

    ResponderEliminar
  35. "consegue descortinar a operação que vai ser feita pela SAD..."

    Repito o meu comentário para ver se percebes à segunda:

    "Realmente foi preciso um blogger (obrigado pelo trabalho), como o João Mineiro é, apesar de não ser um qualquer, para finalmente eu poder usufruir de informação sobre (mais uma) reestruturação financeira que se prepara no grupo Sporting. "

    Sei mt mais do que aquilo que sabia e q os 'nossos' dirigentes me informaram... Mas pelos vistos é bom não se saber. Não sei eu, não sabes tu, e pelos vistos, não sabe ng! A diferença entre nós é q tu pareces não te importares com isso...


    "...que a mim iriam ser muito dolorosas, como vender o nome do estadio por alguns anos."


    Uiii. A mim tb... Mais dinheiro pra JEB torrar à conta do nome do nosso Estádio não!


    "custa-nos mostrar o que pode trazer de bom"

    Faz lá o obséquio e mostra o q pode trazer de bom... E, já agora, se conseguires explicar o que falhou, ou o que resultou de bom (???) nas reestruturações já realizadas, tb agradecia.

    ResponderEliminar
  36. Sem querer fazer publicidade, isto foi o que escrevi lá no Sector b32.

    Hoje tem sido prática geral na blogesfera, o elogio(merecido) do S.C.Braga pelo feito logrado no dia de ontém. Aqui neste espaço, como também noutros lugares, são os adeptos sportinguistas os primeiros a questionar-se da razão do sucesso num lado e a de insucesso noutro.
    Ontem vimos que a liberdade táctica era a razão para o sucesso no Porto e insucesso no Sporting.
    Hoje é o conhecimento de mercado, a organização administrativa e o acerto nos treinadores, a razão para explicar o sucesso num lado e insucesso noutro.
    Algo haverá ai de razão. Mas vamos lá ter calma com as generalizações e soluções fáceis.

    Começo por questionar que papel teriam jogadores como Vandinho, Salino, Paulo César, Elderson, Alan, Matheus, Felipe,etc numa equipa como o Sporting?
    Será a fórmula do Braga exportável para o Sporting por exemplo?Não creio.
    Teria a certeza que todos estes jogadores não renderiam metade em Alvalade, algo que já antes aconteceu com Wender e João Alves e até á data ainda não se confirmou com Evaldo ou João Pereira por exemplo.
    Não vamos entrar na gestão Carlos Freitas em Braga, porque em Alvalade já muito se discutiu esse tema.
    As exigências são outras, a maneira de jogar também. Pode-se dizer " ya, está bem, mas nós ficamos em quarto e estamos quase fora da Europa e eles estão na Champions e lutaram pelo título no ano passado".
    Pois é, curioso que poderia substituir o Braga de Domingos pelo Sporting de Paulo Bento, com a diferença de duas taças de Portugal e duas supertaças.
    Nessa altura, estavamos nós satisfeitos? Acho que não.....e é apartir de aí que começa a minha explicação.
    Como já sabemos que ficar em segundo lugar, ir á Champions regularmente e ganhar algumas taças não satisfaz os adeptos do Sporting como satisfazem por exemplo os do Braga ( e eles nem ganharam títulos) há que fazer algo mais.
    O quê?
    Pois o mais fácil. Gastar mais, tentar fazer quase tudo diferente aquilo que se fazia!, tentardo assim dar aquilo que faltou ao Sporting para chegar talvez um pouco mais longe. Em vez de custo zeros, temos agora jogadores de 3 a 6,5 milhões.Em vez de um apagado Pedro Barbosa, temos um apaixonado Sá Pinto, etc
    Melhores resultados?
    Está visto que não. Quisemos dar um passo em frente e demos dois ou mais passos para trás.

    Ora e para terminar já com este longo post, não se pode comparar os dois clubes apesar da diferença de momentos fazer pensar que a solução em Alvalade é copiar Braga. O que é bom para o Braga não é bom para nós.Queremos mais, apesar de estarmos piores. Foi aqui que se centrou toda a critica a FSF e a Paulo Bento.
    E foi aqui que o Sporting de Bettencourt falhou e continua a falhar com os resultados que todos vemos.
    A procura de maior excelência levou-nos a ser bem pior daquilo que eramos antes, não soubemos crescer e agora alimentamos uma estranha nostalgia por um passado que eu não me lembro de existir e passamos a ver todas as qualidades fora de portas e todos os defeitos dentro de casa.
    Aonde é que eu já vi isto? Tão tipico no nosso país....
    Finalizando já, acho que os méritos dos outros não nos devem desviar dos nossos principios e maneiras de fazer as coisas, das nossas qualidades e também dos nossos defeitos. Ignorar isso e tentar apenas copiar os outros, não resolverá nada em Alvalade. Haja carácter, personalidade e confiança em perceber isso e tenho a certeza que o Sporting será muito melhor clube no futuro,

    ResponderEliminar
  37. J.

    Deixa lá os jogadores, os treinadores, o director desportivo, as tacticas, o conhecimento do mercado, etc e tal...

    Que tal por começarmos por escolher um LÍDER? Garanto-te que o resto virá por acréscimo... Com tempo. E não em 'dois dias', evidentemente.

    SL

    ResponderEliminar
  38. J.
    Publicidade dessas é sempre bem vinda aqui.

    Ponho-te as coisas ao contrário: o que faria Domingos com o nosso plantel? Ninguém poderá afirmar categoricamente mas talvez tivéssemos uma equipa à sua imagem, mais arrumada, mais consistente, mais objectiva. Falta saber também se Domingos quereria os mesmos jogadores que PS procurou. Sinceramente não estou a ver o DOmingos a trocar o Veloso por Maniche, p.ex.

    Quanto aos gastos, e como aqui tenho afirmado, gastou-se muito e mal. Tenho sério receio que se tenha gasto em demasia e que alguém terá que pagar a factura. Não vale a pena voltar ao tema, pelo que, sinteticamente, se a filosofia era gastar não seria melhor juntar à base do plantel do ano passado, gastando o mesmo dinheiro mas comprando menos mas melhor?

    Quanto à comparação entre os dois clubes ela não faz sentido. Nenhum Sportinguista iria ao Marquês comemorar a entrada na CL se até ninguém o fez quando conquistamos as últimas taças de Portugal

    ResponderEliminar
  39. Virgilio

    Acho engraçado, ha uns tempos disseste que de finanças percebias pouco e só as de lá de casa (se estiver errado diz), mas pelos vistos, basta leres um artigo, para chegares à conclusão que a reestruturação é má, sabendo se está lá tudo, ou se falta as partes boas.

    Em relação ao que é bom, pelo menos tira-nos já da falencia técnica e deixamos de estar tão asfixiados pelos problemas de tesouraria (este é que é o nosso grande problema, não é ter um passivo alto, isso todos têm).

    "E, já agora, se conseguires explicar o que falhou, ou o que resultou de bom (???) nas reestruturações já realizadas, tb agradecia."

    bem por essa lógica então, vamos deixar tudo como está...há uns tempos tambem referiste que um bom gestor tem de "inventar dinheiro", aí está um modo de inventar dinheiro.

    SL

    ResponderEliminar
  40. Não são precisos investimentos milionários para construir uma equipa campeã... Oceano, Marco Aurélio, e Vidigal são apenas alguns exemplos de jogadores que vieram de escalões secundários e impuseram-se no Sporting... Perceber de Futebol é que se torna essencial e esse aspecto é que já não está ao alcançe de todos.
    A prospeção do SCP ao nível das camadas jovens é provavelmente uma das melhores do mundo.. a nível sénior deixa muito a desejar e leva lições de clubes como o Nacional da Madeira e Paços de Ferreira.
    Dentro das suas linhas de actuação admiro a capacidade destes 2 clubes na prospeção de atletas para o futebol sénior, fazendo-o sobretudo ao nível das divisões secundárias e essencialmente no mercado brasileiro.
    O caso do CD Nacional é paradigmático, tendo desde o seu regresso à I Liga uma capacidade invulgar de detecção de talentos para o futebol sénior, conseguindo manter ano após ano equipas altamente competitivas conseguindo em 8 anos três participações na UEFA.
    Note-se os exemplos mais recentes de jogadores de grande categoria que passaram pelo C.D. Nacional nestes últimos anos chegando ao clube como completos desconhecidos: P. Assunção, Adriano, Rossato, Fábio Santos, Wendell, Diego Benaglio, Coentrão, Néné, Rubén Micael, Halliche, Maicon, Salino, etc. Sem falar em Bracalli, Filipe Lopes e Pecknick que por pouco tempo continuarão no Clube.
    A prospeção no mercado brasileiro foi feita nos últimos anos sobretudo por Jair Picerni um antigo treinador do clube e através da grande próximidade do com vice-presidente do Cruzeiro Eduardo Maluf.
    Ultimamente a aposta tem sido mais no mercado de leste uma vez que o mercado brasileiro está altamente inflacionado.
    As contatações são feitas na sua generalidade com a compra de uma % do passe dos jogadores juntamente com a aquisição dos seus direitos desportivos.

    De notar que obviamente que nem todos os jogadores contratados se tornaram estrelas ou revelaram-se apostas ganhas mas o saldo é claramente positivo e o clube manteve sempre equipas competitivas.
    Devo salientar que todas, repito, todas as contratações são feitas apenas e só pelo presidente Rui Alves. Como pessoa não é certamente figura que admiro mas em termos de competências só no FCP vejo outro ao mesmo nível. A questão fundamental passa por minimizar o risco de falhar uma contratação adquirindo apenas parte do passe dos jogadores, algo que quer o FCP quer o CD Nacional fazem à quase uma década.
    Reparem a título de exemplo que o Farías foi trocado pelos 50% que o cruzeiro detinha do passe do Maicon, que ficou 1 ano no clube para poder ter uma integração completa estando neste momento preparado para entrar na montra do futebol europeu, podendo ou não (isto não é uma ciência exacta) ser vendido dentro de 2/3 anos com + valias brutais. Espero que o caso do Marco Torsiglieri seja semelhante...

    Isto para concluir que é condição "sine qua non" perceber um mínimo de futebol para se poder acertar mais vezes do se falha, ao nível de contratações, podendo sempre minimizar os riscos com aquisição de apenas parte dos passes dos jogadores.

    SL

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. Dezperado:

    "Acho engraçado, ha uns tempos disseste que de finanças percebias pouco e só as de lá de casa (se estiver errado diz)"

    Pois disse e mantenho! Mas perceber pouco, é diferente de ñ perceber nada e andar despreocupadinho da vida... Por isso é que dou importância à informação. Qts mais dados tiver, mas me disponho a aprender e a poder tirar conclusões! Só mesmo o SCP para me fazer consumir assuntos fora do âmbito quer dos meus gostos pessoais quer dos assuntos profissionais!


    "... mas pelos vistos, basta leres um artigo, para chegares à conclusão que a reestruturação é má, sabendo se está lá tudo, ou se falta as partes boas."

    Fazes o favor de me citar e dizer onde está essa minha conclusão. Do que eu me queixo é de que este CD e SAD à semelhança de outras operações do género q deram mt mau resultado, pq senão não estávamos a repetir reestruturações, nem estávamos outra vez na falência técnica (palavras tuas), NUNCA são explicadas aos sócios! NUNCA. Já para não falar que fomos completamente encostados e não decidimos mais nadinha. Está visto que a ti não te faz confusão!

    "há uns tempos também referiste que um bom gestor tem de "inventar dinheiro", aí está um modo de inventar dinheiro"

    Eu? Onde?


    “bem por essa lógica então, vamos deixar tudo como está”


    Deixar tudo com está é precisamente o que eu não quero. Eu quero é correr com esta corja que lá está e nos colocou de cócoras.... Ai tem. Mais clarinho do que isto não consigo ser.

    SL!

    ResponderEliminar
  43. Rafael:

    Excelente análise. Ora aí está uma abordagem ao CDNacional e que eu nunca me tinha debruçado... Nem sequer imaginado. Os exemplos dados fazem-nos realmente reflectir...


    E dps faz todo o sentido:


    "Isto para concluir que é condição "sine qua non" perceber um mínimo de futebol para se poder acertar mais vezes do se falha, ao nível de contratações..."

    CONDIÇÃO 'SINE QUA NON'... Exactamente.

    SL!

    ResponderEliminar
  44. Virgilio

    Pelos comentários que fazes, depreendo que se pudesses decidir, votarias "não" em qualquer acto deste tipo, feito por esta direcção. Se estou errado, peço desculpa.

    Em relação às explicações sobre esta reestruturação, eu preferia uma explicação, não do João Mineiro, não do JEB, mas sim de consultores financeiros da nossa praça. Acho que seria a solução, para perceber-mos todos os prós e contras.

    Em relação aos sócios não terem nadinha a dizer, eu não vejo desta forma. Tudo o que sai do Sporting Clube para a SAD é feita com a aprovação dos sócios.

    SL

    ResponderEliminar
  45. Dezperado:

    O diálogo já vai longo e, sinceramente, desviamo-nos do assunto do post. Enfim, até foi desegante da nossa parte... Voltamos a tratar mais do passado, que do presente e, pior, sem chegar a consenso nenhum. Pura perda de tempo. Eu de ti só pretendo que me respondas a esta ultima questão: O SCP está de rastos e a culpa há-de ser de alguém... Na tua opinião é de quem?


    "Tudo o que sai do Sporting Clube para a SAD é feita com a aprovação dos sócios."

    Os sócios foram enganados. São tantos e tantos que o admitem... Espero que não cheguemos a um ponto em que até tu, terás q admitir...

    Felizmene vamos sendo cada vez mais aqueles que nos fartamos de aturar esta gente sem categoria para estar à frente do SCP. A incompetência é tanta e tão grave que se não deste por ela, não serei eu a teclar por aqui que ta farei ver. 'Pior cego é aquele que não quer ver'.


    SL

    ResponderEliminar
  46. Leao de Alvalade, mais palavras para que? Esta ai tudo, inclusive o seu pequeno (mas importantissimo) reparo sobre as reaccoes ao jogo de ontem, em Braga. O que os move - julgando por essas palavras - e o sentimento real de querer ganhar, crescer. E nao discursozinhos pequenos de 2's lugares e encaixes financeiros.
    Sao diferencas.

    J, se me permite faco destaque do seu excelente comentario, modificando apenas (na minha mente) os seus tempos:
    "Os nossos principios e forma de fazer as coisas" que voce refere no seu comentario nao sao/foram os do Paulo Bento, nem pouco mais ou menos. Sim o Paulo usou-se de 3 ou 4 jogadores do Sporting para a equipa principal do Sporting mas, nunca o Paulo Bento soube tirar deles o melhor rendimento, ou dos planteis que treinou. Nunca ninguem lhe tirara o merito das 4 Tacas que ganhou (eu nao lho tiro pelo menos, e estou-lhe por isso - e algumas coisas mais - agradecido) mas, o Sporting tem de ambicionar a muito mais.

    O Sporting sera esse velho Sporting quando perceber que tem em casa tudo aquilo que precisa para ser feliz. E so aqui.

    O Paulo Bento nao o percebia. E tanto que nao o percebia que e a ele que devemos muitos mini-crimes cometidos no passado recente, muitos mini-crimes que levam 2 nomes a cabeca: Carlos Martins e Varela. O Paulo Bento caso tivesse as ideias em ordem - tudo o resto tinha para dar e vender - usar-se-ia das suas excelentes qualidades para fazer progredir o Sporting. E ele nao o fez.
    Ele ganhou uma condicao tal no Sporting - fruto da sua forca - que tudo o que ele dissesse que devia acontecer aconteceria:
    "Nao quero Marian Had, Purovic, Tiui, despachem-me o Polga, nao quero Pedro Silvas e Grimis e nao quero isto tudo porque sei que tenho dentro de portas bem melhor."
    Ele nunca fez isto J.
    Limitou-se a pegar em 3 ou 4 juniores de quem gostava quando os treinou nesses mesmos juniores e a destratar tantos outros.

    Agora e claro ... pessoalmente prefiro muito mais uma gestao centrada numa pessoa como o Paulo Bento (que acumulava no Sporting mais do que a funcao de treinar) do que uma gestao incompetente, sem o Paulo Bento.
    Alias nao prefiro nenhuma, sao ambas mas. A da era Paulo Bento, e esta.

    E ha muito mais para alem disto J.
    E esse muito mais e aquilo que o Sporting precisa de fazer, e nao faz.
    Muito mais este que em euros significaria muito menos, e talvez por isso seja uma via nunca considerada.

    Ja agora, gostei muito de ler o dialogo entre o Virgilio e o Dezperado. O Sporting precisa disto: muita muita discussao, mas sobre coisas concretas, claras, discussoes assertivas, e nao conversas sobre coisas onde se misture batatas com chocolate: falando-se no Bettencourt e misturando-se isso com o Paulo Sergio, Vukcevik, ou o 4-3-3 flecha dinamica com que amanha eliminaremos o Brondby.
    Pena e que essas discussoes (as primeiras, nao as segundas) apenas se facam na blogoesfera, e nao nos sitios onde elas deviam ser feitas.
    Mas que se facam aqui: obrigado por isso, agradecemos sportinguistas, embora o Clube (infelizmente) pouco caso faca e nada aproveite.

    Um abraco, e um 3-1 ao nosso perfeito alcance para amanha.
    O Sporting dara a volta a eliminatoria, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  47. Eu bem dizia há um ano atráz que venha quem vier a merda vai continuar a ser a mesma.Já se passou um ano desde que o PB foi embora e hoje na véspera de sermos eliminados da uefa o clube está sem adeptos no estádio sem vitórias e quase destruido..Basta ver os bimbos com o seu estádio sempre cheio o braga cada ano mais forte..O nosso clube venha quem vier dirigir treinar ou jogar a merda vai continuar a ser a mesma..Está no fim o nosso clube pois com cada vez menos adeptos no estádio sem sócios vai acabar por morrer..não adianta nada estarmos aqui a criticar A ou B pois o clube está bem dividido..

    ResponderEliminar
  48. 3-1, fixem-se no que vos digo, 3-1.

    Cheirar|Identificar|Reconhecer os periodos menstruatorios da Ana, comparado com isto, e uma brincadeira de criancas.

    O Sporting venceu em esforco mas venceu.
    Os geordies nesse dia deram 6, dizendo "presente, estamos aqui e mais fortes do que nunca".
    Os ilheus carregaram os ignorantes com 2 empurrando-os para o fundo da tabela, que e onde devem estar.

    E amanha o Sporting dara a volta a eliminatoria.

    Assumo o risco, tenho nocao da descrenca e compreendo as reservas mas digo-vos e digo-vos convictamente: joguem nessa casa, nao se arrpenderao.
    Nao estou a brincar. O Sporting vai passar a eliminatoria.

    ResponderEliminar
  49. SÓ QUERIA LEMBRAR QUE DA "BOA" ESTRUTURA DO BRAGA DO ANO PASSADO FEZ PARTE "UM TAL" DE CARLOS FREITAS, QUE, NÃO SEI SE ESTÃO LEMBRADOS, FOI CORRIDO DO SCP POR CAUSA DOS ASSOBIOS E DOS INSULTOS DOS ASSOCIADOS SPORTINGUISTAS, QUE PEDIRAM A SUA CABEÇA E NA OCASIÃO SOARES FRANCO FEZ-LHES A VONTADE.

    ResponderEliminar
  50. Ainda sou do tempo em que o boavista jogava sempre com 10 a 15.000 adeptos..Hoje desapareceu..Depois de ver ao vivo os dois últimos jogos em alvalade só com 20.000 e sabendo que um clube só vive com muitos sócios e apoio nas bancadas...e vendo o meu cada ano que passa a perder e muitos adeptos e com a sua massa adepta bem dividida e afastada..leva-me a pensar que vai durar pouco..A nivel de jovens e pelo que percebo só os bimbos e as galinhas conseguem cada ano cativar e fomentar os seus ideais..Os nossos são só criticas e mais criticas..basta ouvir as conversas do dia a dia..

    ResponderEliminar
  51. E mais ainda...amanhã vamos ser eliminados da uefa e a partir daí vai ser o caminho da destruição..Não há ninguém que seja eleito que consiga aguentar tantas e tantas criticas e essas criticas vão afastar cada vez mais os adeptos..e sem apoio o clube vai desaparecer..Amanhã vai começar o principio do fim do clube...Sem receitas e sem adeptos não há clube que aguente..esteja lá quem tiver..os roquetes e outros da laia dele desapareceram..os abrantes mendes e outros da sua laia nem sequer v~eem os jogos do nosso clube mas estão sempre a mandar bitaites..È isto o nosso clube muitos papagaios que nada fazem mas que falam muito e muito..

    ResponderEliminar
  52. Mas apesar de sermos eliminados amanhã pois não acredito em milagres e o azar só acontece aqueles que caiem de costas e partem o nariz... EU vou continuar a apoiar o meu grande amor lá no estádio porque quando ele morrer quero estar ao lado dele..

    ResponderEliminar
  53. JC:
    O Carlos Freitas demitiu-se,não foi despedido por ninguém.

    ResponderEliminar
  54. O Sporting nao vai morrer Jose, porque e daqueles que quando cai mesmo que parta os ossos todos do corpo consegue renascer das cinzas.
    Um pouco como Coracaozinho de Sata fazia ... lembras-te?
    Espera eu mostro-te.

    Aqui Jose, com som, aqui.

    http://www.youtube.com/watch?v=rR44oOYjvOw

    Sera isto que amanha o Sporting fara na Dinamarca.

    ResponderEliminar
  55. MM,

    em japonês o poder dessa cena decuplica.

    ResponderEliminar
  56. LEÃO DE ALVALADE:

    "JC:
    O Carlos Freitas demitiu-se,não foi despedido por ninguém."

    QUAL É A DIFERENÇA? SAIU PARA APAZIGUAR A IRA DOS ASSOCIADOS, QUE PEDIAM A SUA CABEÇA, NÃO SAIU PORQUE QUIS.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)