quarta-feira, 2 de junho de 2010
32 comentários:
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Não concordo em nada com este post. O Braga fez uma excelente época, mas vamos esperar para ver o seu desempenho na próxima época. O Braga, apesar de ter visto alguns jogos bons, "aproveitou-se" e muito bem da epoca merdosa que nós fizemos e da época abaixo do normal do fcporcos.
ResponderEliminarSe para o ano conseguir manter este nível, aí sim, poderão estar proximos de ser o 4º grande em Portugal. Iremos ver se foi uma época muito atípica, ou se irão conseguir manter este nível na superliga.
Para agora estarmos a pensar "comprar" as ideias do Braga, então se calhar não deviam ter corrido de Alvalade com o homem que está lá a fazer as contratações.
SL
LdA, o Salvador também?
ResponderEliminarHá muita coisa que me faz confusão, uma são os imprescindiveis, gostei do trabalho de Carlos Freitas no Sporting, então se for comparar com o passado recente só posso dizer gostei muito.
A saida de um bom funcionário só é preocupante se ele não for substituido à altura e passado este tempo continua a não existir substituo naquelas funções especificas, e isto ainda me faz mais confusão.
O seu regresso será igual ao anterior, é mais uma razão porque não gosto de ver passar a mesma água duas vezes sobre a mesma ponte. Enfim, precisa-se de imaginação e arrojo em Alvalade, quando construimos modelos próprios os outros rápidamente os copiam, não devemos é ser nós próprios a destruir o que construimos...
Dezperado:
ResponderEliminarO que é que não concordas:
1- Que 5 milhões (se Evaldo custar 2...) pagam o orçamento o Braga?
2- Que não é preciso saber gastar tanto como gastamos para ter resultados como os do Braga?
3- Que também deveríamos saber comprar mais barato e criar valor, como aconteceu com João Pereira e Evaldo, comprados em saldo e agora vendidos a bom preço?
Pelo menos no 1º ponto adianta-te pouco concordares ou não. Como dizia o outro é só fazer as contas. Quanto aos 2 restantes talvez seja melhor mesmo continuar a esbanjar dinheiro...
LMGM:
ResponderEliminarPor alguma razão eu falei nas ideias e não nas pessoas. A grande diferença entre Carlos Freitas de Alvalade e o da pedreira é capaz de estar no que lhe é permitido ou vedado por aqueles que estão acima. om isto não quer dizer que preconize o regresso de Carlos Freitas. O que quero colocar à discussão não são as pessoas mas as estratégias. Por um lado pagamos as contas a um concorrente directo, por outro compramos "artigos" inflacionados, e independentemente do valor dos jogadores.
Ficaremos mais fortes ou estaremos a dar de comer ao inimigo?
Urge entender este fenómeno que já detectámos há muito tempo:
ResponderEliminar- Porque é que rendem num lado e não rendem noutro?
Em parte, admito que alguma da culpa é nossa - adeptos - que não somos pacientes com alguns jogadores.
Contudo, é legítimo questionar alguns dos critérios aplicados na selecção e recrutamento de jogadores.
Caro Dezperado,
ResponderEliminar“O Braga, apesar de ter visto alguns jogos bons, "aproveitou-se" e muito bem da epoca merdosa que nós fizemos” não concordo em nada com a sua analise, uma equipa que se aproveita da má epoca de outra fica na pior das hipoteses com 5 pontos de avanço e não com uns 23.
Na realidade o SCP alem da falta de ideias, bem visivel em quem gere o futebol do SCP, ainda estão a alimentar a tesouraria do seu principal rival do momento (pois não ha pedalada para acompanhar Bimbos e Lampiões) agora é rezar para que o Carlos Freitas, escorraçado de alvalade não encontre alguem baratinho para subtituir o Evaldo e o João Pereira.
Quanto ao artigo as ideias nao se compram, têm-se, o Carlos Freitas está a fazer um excelente trabalho mas tambem tem errado nas aquisições, mas que conseguir construir um plantel homogeneo isso conseguiu, que consegui ter esta epoca um plantel superior ao do SCP é inquestuinavel senão vejamos:
Eduardo vs Rui Patricio Eduardo sem duvidas
Defesas Laterais nem vale a pena falar se nao fossem melhors que os que temos nao os teriamos ido buscar acho eu.
Centrais nao temos nunhum melhor que Rodrigues
Trinco não temos nenhum melhor que Vandinho
Mossoró para competir com ele apenas Matias a quem nao deram aportunidades de jogar mais regularmente.
Ganhamos no Liedson pois Moutinho, Hugo Viana (Se lugar no SCP de Paulo Bento), Luis Aguiar, Miguel Veloso, Alan e Izmailov equivalem-se.
A diferença está que eles tiveram um treinador e nós nao, uma estrutura a pensar o futebol e nós não, um responsavel por observar jogadores e de acordo com as necessidades do plantel e treinador colmatar as lacunas e nós não.
Lda
ResponderEliminar"1- Que 5 milhões (se Evaldo custar 2...) pagam o orçamento o Braga?"
E?????
"2- Que não é preciso saber gastar tanto como gastamos para ter resultados como os do Braga?"
Iremos ver se foi uma epoca muito atipica ou se vão continuar a lutar como fizeram este ano. Já vi o Guimarães ficar em 3º e no ano seguinte ficar em 8º.
"3- Que também deveríamos saber comprar mais barato e criar valor, como aconteceu com João Pereira e Evaldo, comprados em saldo e agora vendidos a bom preço?"
Concordo inteiramente, alias acho que é uma teoria que todos concordamos, mas para isso deveriamos criar condições, tanto na parte directiva, como nós adeptos com pouca paciencia. E este ano tivemos o exemplo do André Marques, passados 3 jogos já "andavamos" a assobiá-lo. Como é que queremos que ele cresça para daqui a 3 anos vendermos por 3 milhoes? mas já que falamos tanto de defesas esquerdos, onde para o Antunes? aquele excelente defesa que o Sporting mais uma vez deixou passar e até choveram criticas nesse sentido.
Concordo que deveriamos ser mais criteriosos nas nossas compras, mas falar de jogadores que evoluiram é facil, porque não falamos daqueles que não evoluiram.
E deixo uma pergunta, será que tinhamos aceitado bem a vinda do João Pereira quando saiu do "Florioso"????
E pegando no comentário do Hugo, acho que em clubes perquenos, é mais facil conseguir crescer sustentadamente, porque não existe a tal pressão dos sócios.
SL
LdA,
ResponderEliminarEste teu último comentário para mim é taxativo!
A ideia lá de cima está correctissíma, mas para funcionar cá em baixo há muita coisa que tem que mudar e não é só em quem dirige o nosso futebol!
Imagino o que teriam sido os comentários por essa blogosfera se em vez de termos ido buscar o Evaldo fossem buscar o Nigeriano que o Braga descobriu.
P.O.
ResponderEliminarConcordo quando diz que no Sporting faltou estratégias, faltaram ideias, faltou tesouraria, faltou tanta coisa.
Agora não concordo em nada, quando diz que agora o nosso principal adversário é o Braga, porque não temos pedalada para os merdosos e para os fcporcos.
Percebi a comparação que fez entre jogadores do Braga e nossos. Concordo com algumas (defesa), agora, as restantes, se os nossos também estiverem em forma como os do Braga, não ficamos em nada atrás deles.
Em relação ao trabalho do Carlos Freitas, só posso estar de acordo, está a fazer um bom trabalho, porque se calhar é mais facil "gerir uma pequena empresa do que uma multinacional" em que todos os dias são pedidos resultados.
Mas ainda em relação ao Carlos Freitas, tive aqui a pesquisar, e entraram mais de 20 joagdores no Braga, se pelo menos 3 ou 4 não fossem bons, aí sim, era de admirar.
SL
Eu acho que a "mama" do Braga há de acabar mais cedo ou mais tarde.
ResponderEliminarParece-me que tem tido margem negocial por ainda não ser considerado "Grande" definitivamente. Por exemplo, contrataram o Sílvio. Quanto terá custado a transferência e quanto é que custaria se fosse para o SCP?
Adicionalmente, o Braga (e outros clubes) tradicionalmente contratam às dezenas de jogadores todos os anos. Assim, o Carlos Freitas pode "brincar" ao FM a seu belo prazer e assim trazer este e aquele jogador à vontade. Se der deu, se não der, desse.
No Sporting existe a pressão. Compra-se pouco e muitas vezes mal. Estamos escaldados.
Sinceramente, não tenho em boa memória os negócios feitos pelo Carlos Freitas, embora admita que talvez não conseguisse fazer muito melhor, fosse por dificuldades financeiras, pouca margem negocial ou condicionamentos tácticos.
SL
Frederico:
ResponderEliminarO nigeriano que o Carlos Freitas foi buscar é uma jogada de risco. Além de não ter demonstrado nada de assinalável ou consistente, pouco jogou durante o ano que passou. Mais do que um reforço só pode ser visto por ora como uma aposta que, a vingar, renderá bom dinheiro. Como reforço do lado esquerdo consideraria o Sílvio do Rio Ave.
O Sporting também pode fazer "jogadas" como esta, mas, lembrando-me de nigerianos, preferiu pagar bom dinheiro pelo Rabiu e depois deixá-lo sair. Alguma coisa não funcionou bem aqui, excepto a mudança de mão do dinheiro que se deu por ele. O Braga preferiu apostar num jogador a custo zero, numa jogada onde o risco envolvido é quase nulo.
LdA, vários pontos, se alguém está a copiar ideias é o Braga do Sporting, nomeadamente porque as ideias não surgem do nada, nem se compram nas lojas, têm normalmente uma qualquer massa encefálica associada. Quer na direcção, quer na formação o Braga tem adquirido muitas "ideias" do Sporting.
ResponderEliminarNão acho que o Braga tenha aproveitado qualquer má época de terceiros, o Braga fez uma excelente época ao nivel de um grande baseada em principios simples, um plantel equilibrado, uma ideia de jogo favorecendo aquilo que tinham de melhor (a defesa), um bom treinador, humildade e solidariedade.
Nada disto custa muito dinheiro, nada disto vai transformar o Braga numa potência nacional.
As razões para a nossa época desastrosa não são económicas, são o inverso das que apresentei acima para o sucesso do Braga.
O exemplo económico do Rabiu é optimo, onde será melhor gastar 1 milhão, num jogador promessa que ao chegar aos 18 anos pode sair sem demonstrar a sua qualidade ou simplesmente não renovar contrato? Ou no prémio de assinatura de um consagrado que possa ter rendimento desportivo imediato mesmo não tendo financeiro (p.ex. JVP)?
Conforme os recentes relatórios de contas demonstram, o Sporting precisa de ganhar rapidamente, mesmo que ganhar signifique ficar pelo segundo lugar... não é essa a conquista tão elogiada do Braga?
"Porque é que rendem num lado e não rendem noutro?"
ResponderEliminarPorque a mentalidade e a exigência que é transmitida e imposta aos jogadores e treinadores é diferente.
Só assim se explica que o Caicedo tenha metido 5kg em 15 dias. Ou será do ar de Alcochete?
E assim também se explica a diferença no trabalho do Carlos Freitas.
O problema nunca foi o Carlos Freitas, mas o enquadramento que tinha. E não me refiro a falta de dinheiro.
Evaldo? Porque não Duda?
ResponderEliminarApenas para reflectirmos. Vamos às semelhanças: Evaldo tem 28 anos. Duda tem apenas mais um. Provavelmente custarão o mesmo. O salário exigido também não deverá ser muito diferente. Ambos falam português, um com sotaque brasileiro, outro com sotaque nortenho.
Agora as diferenças: Evaldo tem 1,84m, Duda apenas tem 1,74m (importante num lateral? vero, ma non troppo). Evaldo não é internacional, Duda é. Evaldo é naturalizado, Duda é natural. Na Europa Evaldo jogou apenas em Portugal, Duda jogou em Portugal e em Espanha, um dos dois melhores campeonatos do mundo. Evaldo passou pelo Porto onde fez um jogo (incompleto...), Duda passou pelo Sevilha, onde fez mais de 30 jogos, conquistou uma taça UEFA e ainda jogou na Champions.
Decisão? Evaldo...
Berde, Evaldo é defesa o Duda não...
ResponderEliminarAcho que um dos pontos essenciais, e já aqui foi dito, é que o Braga (ainda) não precisa de pagar pelos jogadores aquilo que seria exigido ao SCP. Que, por exemplo, não seria ao fcp.
ResponderEliminarO SCP precisa de mudar rapidamente a maneira de trabalhar o mercado interno.
Berde,
O LMGM já disse a principal diferença. Eu não me agrada nada o Duda a defesa, pelo que tenho visto. Entre Evaldo e Duda, para lateral esquerdo? Evaldo.
Hugo:
ResponderEliminar"Por exemplo, contrataram o Sílvio. Quanto terá custado a transferência e quanto é que custaria se fosse para o SCP?"
Parto do principio que quer o Braga quer o Rio Ave defenderam os seus interesses. Isto é, cada um recebeu e pagou o que lhe parecia justo. Se o Sporting pagaria mais ou menos não sei, mas é bem provável. O que lança a questão, que está subjacente a este post, da capacidade negocial do Sporting. Mas bem vistas as coisas, e sendo justos, só o FCP parece beneficiar de descontos no preço, e não é dificil perceber porquê. O SLB quando comprou o Coentrão pagou bem.
Sobre a questão do rendimento que colocas e que também é abordada pelo FCS, esta não pode ser desligada do rendimento colectivo. Numa época como a nossa alguém acha que as capacidades individuais de algum dos nossos jogadores se expressou a 50% das potencialidades?
Veja-se o caso do Ruben Micael, que desceu de produção ao apanhar o FCP em curva descendente. Ao invés, quantos jogadores do SLB e SCB pareceram muito melhor do que nunca nas suas carreiras?
LMGM:
De acordissímo quanto à apreciação que fazes da carreira e dos méritos do SCB.
Berde e Branco:
ResponderEliminarPara que precisamos de prospecção do mercado se temos que optar apenas entre Evaldo e um jogador adaptado?
Corremos com o carlos freitas e agora vem um post perguntar se não seria mais útil e mais barato comprar as ideias da sad arsenalista? È preciso muita paciência para governar uma nau como a do SPORTING.È que todos nós fomos respónsáveis pelo afastamento do carlos freitas e agora virem perguntar se não era mais útil ou mais barato copiar as ideias da sad..?? È MESMO DE MÀ FÈ..Porra que nunca mais nos entendemos
ResponderEliminarJosé:
ResponderEliminarSe soubesses ler e interpretar poupavas-te a vergonha de escrever o que acabaste de escrever. Má fé é precisamente isso: comentar sem ler.
Eu bem li e bem sei que desde que o carlos freitas foi para lá que o braga tém feito bons negócios.Agora não me esqueço que todos mas todos corremos com o carlos freitas e não há ninguém que fique de fora com o afastamento dele.Agora querer comprar as ideias da sad arsenalista porque seriam mais baratas é mesmo de má fé.È mesmo para destabilizar..E o burro sou eu..
ResponderEliminarPessoal,
ResponderEliminarboa questão essa do adaptado. Mas antes de mais deixem-me dizer que considero o Evaldo um bom jogador. Apenas quis relançar a discussão pois parece-me que muitas vezes não se ponderam devidamente as alternativas.
Mas voltando ao adaptado, então se o Fábio Coentrão estivesse disponível, entre ele e o Evaldo escolheríamos o Evaldo? Só por ser um lateral de raíz? Relembro que são muitos os exemplos de jogadores que foram adaptados a laterais com sucesso. Aliás no Sporting temos um caso que é o João Pereira! Mas há mais: Bosingwa, Miguel, Zambrotta, etc...
É que no futebol o importante é ter bons pezinhos e cultura táctica. Ninguém nasce já com maturidade de defesa ou de avançado. Aliás, façam um inquérito aos putos que começam a dar os primeiros chutos e vão ver em que posição é que eles querem jogar...
E falando do treinador do momento, um dos segredos de Mourinho é precisamente a adaptabilidade que consegue retirar dos jogadores, fazendo-os suar onde é preciso, em prol da equipa.
Portanto, não considero que neste caso a questão do adaptado seja fundamental para a tomada de decisão. Mas também concordo com o LdA que reduzir a decisão a estes dois jogadores é muito pobre... Foi apenas um exercício de comparação que poderia, e certamente deveria, ser feito com mais jogadores.
Mas mantenho a minha posição. No pressuposto que ambos custariam o mesmo, ganhariam o mesmo e que a decisão teria que ser entre ambos, escolheria o Duda, embora considere o Evaldo um bom jogador.
Mais que saber se o Braga fez bem ou mal, se soube comprar bem ou não, preocupa-me não ver as jovens promessas que vão aparecendo no nosso Clube, progredirem.
ResponderEliminarNas duas últimas épocas não vejo evolução em Moutinho, Veloso, Adrien, Pereirinha e Djaló. Patrício com 2 épocas a jogar sempre, já teria de estar outro guarda-redes. Carriço tem de dar rapidamente o pulo. De quem notei alguma evolução foi de Saleiro, talvez reflexo de ter andado por fora.
Enquanto tivermos treinadores da treta, não vamos longe.
Que quem escolheu Paulo Sérgio tenha escolhido bem são os desejos.
Berde e branco
ResponderEliminarSinceramente entre Evaldo, Duda e Coentrão, para defesa esquerdo, continuava a preferir o Evaldo.
E isto é a minha opinião, sinceramente não percebo como o Duda joga na nossa selecção...só mesmo porque não temos nenhum defesa esquerdo e andam sempre adaptar alguém aquele lugar.
Não sou contra as adaptações e o caso do João Pereira é um deles.
Em relação ao Coentrão, não o queria a defesa esquerdo, porque sabe atacar, mas não sabe defender.
É claro que jogos em casa contra navais, paços...em que jogamos muito mais ao ataque, podemos ter um defesa assim, agora em jogos grandes, precisamos de um defesa que também saiba defender.
Não percebo donde surgiu a ideia que tinhamos de reduzir as opções a evaldo ou duda.
SL
Berde, o Coentrão também é fraco a defender, aliás nem sabe defender como deve um lateral, agora é um jogador muito agressivo e combativo (idêntico ao João Pereira) e isso ajuda a esconder muita asneira.
ResponderEliminarSe o motor do Grimi tivesse as mesmas rotações do Coentrão andava eu mais descansado...
O 8 falou num ponto importante, o treinador... estamos todos a esperar ser surpreendidos por Paulo Sérgio ele tem uma tarefa de hércules pela sua frente, o nosso apoio vai, numa fase inicial, ser fundamental.
Espero estar enganado. E obviamente que se o Evaldo for contratado passará a ser o melhor lateral do mundo, de longe! :)
ResponderEliminarRelativamente ao Coentrão, gostava também de estar enganado (enquanto envergar as cores do vizinho) mas acho que se vai tornar num excelente lateral. Reparem que estamos a falar da adaptação de um extremo e como tal ainda não tem todas as rotinas defensivas bem definidas, mas quando as tiver...
E esteve tão perto do Sporting... Lembram-se? Acho que até deu entrevistas dizendo que era membro da Juve Leo, claramente a fazer-se ao piso, mas nós, estávamos noutra...
Enfim, o que já lá vai, lá vai... Importa agora é transmitir confiança à equipa, mostrar-lhes que os adeptos estão com eles, que vestir a camisola do Sporting, independentemente dos milhões investidos, é, por si só, motivo suficiente para entrar em campo sempre para ganhar!
Contem com a minha motivação! Força Sporting!
P.S. Gostei das declarações do Costinha. Muita gente duvida do sportinguismo dele. Eu não. Acho que ele é sincero e acho que já faltava ao clube alguma firmeza e... paixão!
Berde, o Coentrão, como o Cardozo, como o DiMaria, como o David Luiz, como outros tiveram vários anos para se imporem no seu clube, muito tempo a rodar, muito tempo no banco ou na bancada.
ResponderEliminarNós ao fim de 2 meses já desprezamos qualquer jogador, Acosta é o exemplo mais emblemático mas há tantos, tantos... o próximo será Pongolle, teve qualidade suficiente para a selecção francesa mas como não pegou de estaca já não vale nada, estou certo que ninguém lhe vai dar o tempo que foi oferecido (a bom preço) a Cardozo.
Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
ResponderEliminarAVB confirmado no porto.... pq é que tenho a sensação que cometemos outro erro histórico?
ResponderEliminarFCS,
ResponderEliminar1º Teremos sido nós ou foi o AVB que não quis vir para o SCP?
2º Porque é que o AVB, que leva pouquíssimo tempo como treinador principal, tem esta "aura" de The Chosen One?
jvl,
ResponderEliminarParece que houve um acordo firmado e o Sporting deixou passar isso.
Vendo o futebol praticado pela Academica e os seus principios de jogo e não esquecendo a muita e boa água que o AVB teve oportunidade de beber, eu acredito que ele possa ser um grande treinador.
Mas é apenas a minha opinião.
A minha aposta teria sido clara.... mas o que sei eu....
So me apetece um comentario:
ResponderEliminarMas porque e que os jogadores e treinadores do nosso clube sao sempre piores que os outros? Porque e que o futebol DE ME**A do Paulo Bento so tomou essa face para nos quando o Benfica comecou a jogar e a dar espectaculo com o Jorge Jesus? Porque e que o Hugo Viana so passou a ser um grande jogador quando se mostrou no Braga? Porque e que o Vilas-Boas so faz a unanimidade quando assina pelo Porto?
E mais nao digo. Bem hajam.