quarta-feira, 4 de maio de 2011

As origens e as ambições de Vitor Golas

Vítor Golas deu uma entrevista ao site Olheiros, especializado no tratamento dos assuntos relacionados com as categorias de formação, revelando as suas ambições, demonstrando também que o jovem guarda-redes não foi esquecido do outro lado do Atlântico.

Oriundo das academias do Sporting, o paranaense de Arapongas, Victor Hugo Mateus Golas, é apontado como uma das promessas para as redes brasileiras nos próximos anos. Em Portugal desde 2007, o goleiro, de 20 anos — e que se tivesse nascido cinco dias depois, poderia ser um dos candidatos à defender a seleção no Mundial Sub-20 —, é trabalhado, em Lisboa, para ser o substituto de outro prata-da-casa leonino, o atual detentor da camisa 1, Rui Patrício.

Proveniente das categorias de base do América de São José do Rio Preto, do qual fez parte até 2007 — não chegou a fazer parte do elenco campeão da Copa São Paulo de 2006, mas foi titular do time no ano seguinte, sendo titular com somente 16 anos —, Golas quase foi parar no Barcelona. No entanto, o andamento das coisas na Catalunha e a possibilidade de chegar antes ao time principal fizeram com que o Sporting, que já o disputara com os blaugranas, voltasse a ser sua preferência.

Pelos Leões, o goleiro fez parte da vitoriosa geração que teve, ainda, nomes como Wilson Eduardo (hoje emprestado ao Beira-Mar), Diego Rosado, Pedro Mendes e Rabiu Ibrahim, que venceu quase todos os torneios que disputou em Portugal. Na atual temporada, foi emprestado ao tradicional Boavista, que brigou pelo acesso à Liga de Honra, mas acabou ficando fora do triangular final da II Divisão (a popular “terceirona”).

Em entrevista ao Olheiros, Vitor Golas, diretamente de Portugal, falou sobre seus momentos na base leonina; a mudança para o país ibérico junto do irmão, Vinícius, que também tentou a sorte no Sporting mas acabou não engrenando; e a convocação para os jogos contra o Bayern Munique pela Liga dos Campeões. E assumiu: sonha estar em Londres na seleção olímpica, mas diz considerar defender Portugal, se fosse convidado a seguir os passos de Deco, Pepe e Liedson.

Olheiros - O interesse do Sporting em você veio lá para 2007, no ano seguinte à conquista da Copinha. Como ficou sabendo que estava sendo observado pelos portugueses, e como foi a ida para o Sporting, até no tocante à distância da família tão cedo?

Victor Golas – Depois de ser titular contra o Bahia, com 16 anos e quando a Copinha ainda era sub-20, surgiu interesse do Sporting e do Barcelona. Na época, achamos melhor que fosse primeiro ao Barcelona. Após alguns dias em Barcelona, o Sporting insistiu no convite. E por aquela ser uma das melhores formações do mundo, eu evoluiria com muito mais chances de chegar à equipe principal. Quanto à família, meu pai e irmão sempre estiveram comigo, e minha mãe sempre que podia estava por aqui. Então acredito que o apoio e a presença familiar ajudaram muito.

Olheiros - Você foi para o Sporting acompanhado de seu irmão, Vinícius. Por que ele não vingou em Alcochete?

Victor Golas – Na verdade, o Vinícius veio antes. Cheguei à academia uma semana depois. Naquele ano (2007), fomos campeões de tudo que disputamos, em torneios nacionais e internacionais. No Campeonato Português, tivemos a melhor defesa, Tivemos apenas um segundo lugar, depois de perdemos a final de Monthey para o Tottenham. Acredito que ele (Vinícius) demonstrou o grande valor que tem, só foi uma pena eles não se acertarem na renovação do contrato.

Olheiros - Ninguém melhor para falar sobre a base do Sporting do que alguém que está lá dentro. O clube é muito reconhecido na Europa justamente por seu trabalho de formação. O que pode falar sobre isso?

Victor Golas – Costumo falar que a academia do Sporting é uma fábrica de jogador em série, porque a cada ano são formados grandes talentos. E com as condições que são oferecidas, esses jogadores evoluem para chegar ao mais alto nível.

Olheiros - Você é parte de uma safra elogiada no clube, com Pedro Mendes, Diogo Rosado, Wilson Eduardo e, principalmente, Rabiu Ibrahim e Fábio Paim, que ajudou o clube a dominar as categorias jovens entre 2008 e 2010. Que pode falar a respeito deles? E quanto a Rabiu e Paim, muito elogiados e badalados, mas que ainda não vingaram?

Victor Golas – Além de uma equipe vencedora, tínhamos um grupo excelente. Eram todos grandes jogadores, em particular o Wilson Eduardo, que já tem características de um grande avançado. Quanto ao Paim e ao Rabiu, estes são jogadores com grande potencial. Ainda são jovens e ainda podem vingar em outros clubes.

Olheiros - Em 2008, você foi inscrito na UEFA pelo hoje técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento. Como foi aquele momento?

Victor Golas – Foi um momento muito especial na minha carreira, e ainda mais quando fui convocado para as quartas-de-final da Liga dos Campeões em Munique contra o Bayern, com 17 anos. Sempre que ouço a musica da Champions é como se estivesse revivendo aquele momento. A emoção foi muito grande.

Olheiros - Apesar da lesão que dificultou uma sequência de jogos quando emprestado ao Real Massamá, o que representou essa experiência? O que ela adicionou, no tocante à sua formação profissional?

Victor Golas – Foi um ano fundamental para o meu crescimento pessoal e até profissional, pois nessas horas encontramos forças para superar tudo e dar a volta por cima. Foi um ano de muitas críticas pela falta de jogos. Mas a partir desse momento eu aprendi a assimilá-las, e reagir de uma forma positiva dentro de campo.

Olheiros - Você surpreendeu muita gente ao começar a atual pré-temporada como titular, desbancando o Rui Patrício. Como foi aquele momento? Esperava ser mantido na equipe?

Victor Golas – Foi uma surpresa muito agradável, pois foi o reconhecimento de um longo trabalho. E desde o princípio achei este ano seria muito importante que jogasse o maior número de jogos possível. Quando vi o projeto do Boavista, acreditei que seria uma ótima experiência. O que de fato se confirmou.

Olheiros - Como é seu relacionamento com os demais goleiros do clube, o Rui, Tiago e o Hildebrand?

Victor Golas – Tenho um ótimo relacionamento com o Rui e com o Tiago que me acompanharam desde minha chegada ao Sporting. Com o Hildebrand, estive pouco tempo, mas ele me pareceu uma ótima pessoa.

Olheiros - Você, hoje, tem idade para uma eventual seleção olímpica, em 2012. Acredita que, principalmente caso retorne ao time principal do Sporting para 2011/12, possa estar na briga para defender a seleção em Londres?

Victor Golas – Com certeza, sempre foi um sonho representar a seleção brasileira. Gostaria muito de estar em Londres e poder conquistar este título que o Brasil ainda não tem.

Olheiros – E quem você vê como principais “rivais” por uma vaga na Olimpíada? Tem o Rafael, do Santos, por exemplo, que vem bem...

Victor Golas – Nesse momento acho que o Rafael é um grande concorrente sim, mas ainda falta algum tempo para as Olimpíadas, e até lá poderão surgir outros nomes.

Olheiros - Já recebeu convite para se naturalizar e defender Portugal? E o que pensa dessa possibilidade? Até tendo em vista que o Paulo Bento é, hoje, o comandante da equipe...

Victor Golas – Como tenho dupla cidadania (brasileiro e polonês) nunca descartei o sonho de jogar por uma seleção. Lógico que a seleção brasileira seria sempre a primeira opção. Mas gosto muito desse país (Portugal) que me acolheu tão bem. E se um dia tiver oportunidade de representar a seleção portuguesa, pensarei com muito carinho.

Olheiros - Quais os arqueiros nos quais você se espelha?

Victor Golas – Gosto muito de Rogério Ceni e Buffon. São ídolos dos clubes onde estão, com características que aprecio em um grande goleiro.

Olheiros - Os grandes do futebol português, é possível observar, não tem por tendência um grande aproveitamento de atletas jovens. O Sporting chega a ser uma exceção, mas também não é um processo simples. Como vê esse processo, não apenas pela sua experiência no Sporting, mas vendo companheiros e amigos que tentam firmar espaço em Porto e Benfica?

Victor Golas – O futebol português tem mesmo um pouco dessa tendência de valorizar a experiência. Eles são receosos quanto a lançar um jovem talento muito cedo e, pela pressão e às vezes por falta de maturidade, este jogador não corresponder.

4 comentários:

  1. Interessantes palavras. Relativamente ao Vitor Golas, disse sobre ele o seguinte aqui (http://sportingpornos.blogspot.com/2011/05/analise-qualidade-individual-dos.html):

    "Vitor Golas - E um guarda-redes que, a médio prazo, pode assumir a baliza do Sporting. Tem qualidade e, sobretudo, potencial para tal. Penso que deveria, no entanto, continuar emprestado. Em Alvalade, não terá grandes hipóteses de jogar. Tendo em conta a falta de coragem e apetência da maioria dos clubes da primeira liga portuguesa em dar a titularidade da baliza a jovens guarda-redes (especialmente lusos), penso que deveria rumar a um clube da Liga Orangina ou ao Cercle Brugge."

    Acredito muito no potencial do Vitor. Quiça possa ser o substituto do Rui daqui a 2, 3 anos...

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante de o ver na pré-época, tinha feito uma ideia diferente pelos relatos que li das suas exibições nas camadas jovens. Imaginei um guarda-redes mais "mole" e distraido ou descontraido. Aquilo que vi foi a antitese disso, concentrado, falador, coragoso a intervir no jogo e não só a guardar as redes.

    Penso que é uma das posições onde o nosso futuro está garantido, mas deve rodar, o crecimento de um guarda-redes só se faz a jogar e a errar seria um desperdicio de talento ter este miudo no banco.

    ResponderEliminar
  3. Do que vi do Golas, gostei bastante. Concordo com o 2º parágrafo do LMGM.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de Vitor Golas nos jogos do inicio de época. Últimamente vi alguns jogos do BFC e continua a convencer-me.

    Também penso que seria bom para o seu crescimento ser emprestado a um clube onde jogasse e que tivesse um bom treinador de GR.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (5) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (3) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (68) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (4) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (47) mercado 22/23 (1) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (31) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (3) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)