sábado, 30 de julho de 2011

Refrear ânimos


Festa? Só na bancada...



Ao invés de chanfana ou do cabrito assado, saiu-nos uma bela duma arrozada... à valenciana.

Nem tudo foi mau no jogo de apresentação do Leão. É certo que os jogadores leoninos foram solidários com o exemplar de quatro patas e apresentaram-se quase sempre enjaulados por uma pressão alta do Valência, que cedo, devolveu o veneno que o Sporting tinha dado a experimentar à Juventus. Nunca os pupilos de Domingos conseguiram verdadeiramente superar essa dificuldade. Já lá vamos… Antes, impõe a verdade que se diga que, no primeiro jogo em Alvalade, confirmou-se a invasão de adeptos que se perspectivava. Foi nas bancadas repletas, de resto, que se registou a (única) boa surpresa da noite, já que estiveram 49.000 almas sequiosas de ver o Sporting de volta. Mas hoje os adeptos presentes no Estádio José Alvalade viram o Sporting fazer gazeta.

A primeira parte foi lastimável, com os já identificados buracos nas laterais, principalmente a esquerda (que continua a ser um autentico passador para jogadores adversários), a sinalizar o ainda muito trabalho que Domingos tem por fazer. Defensivamente, o sector que se dizia mais alinhavado, demonstrou muitas fragilidades. Sim, precisamos algures por ali, de um huno, que imponha respeito ao inimigo, mas só isso não chega. Em posse o SCP raramente conseguiu sair da sua zona defensiva com a bola dominada e quando a perdia, fazia-o demasiado cedo e perto da sua área. Depois, pernas para agarrar os velozes avançados espanhóis, lançados a todo o gás e com espaço para avançar livremente na direcção de Patrício, foi coisa que o quarteto defensivo nunca conseguiu demonstrar. Rinaudo bem recuava, na vã tentativa de comunicar com a restante equipa, mas esta mantinha-se teimosamente afastada dos colegas da defesa e do trinco argentino. A constante recuperação da bola e consequentes ataques valencianos sucediam-se a um ritmo avassalador e o marcador foi subindo, com alguma facilidade. O resultado ao intervalo não espantava.

Na segunda parte o jogo abrandou, e nesse ritmo mais pastelão, lá conseguimos equilibrar ‘a coisa’. Não chegou para disfarçar um resultado pesado, numa altura que permite corrigir erros, refrear os ânimos e trabalhar com mais afinco. Se o entusiasmo após o Jogo de Toronto não era adequado, esta ‘desilusão’ caseira, também não deverá fazer mossa na nossa crença.

De qualquer forma, a dúvida sobre o que vale este Sporting actualmente foi lançada. Agora, venha o Ramon de Carranza, para tirar mais conclusões.

Nota final para as combinações da segunda-parte na faixa direita após entrada de Pereirinha e, mais tarde, Carillo. Dentro do relvado, foi das poucas coisas agradáveis de se ver…

22 comentários:

  1. Não há muito a dizer, muito trabalho a ser feito... este estilo de jogo adiantado até pode funcionar num campeonato como o nosso, mas tem de ser trabalhado, muito trabalhado mesmo.
    Pouca pressão ao portador de bola...
    Pouca velocidade de saida...
    Muitos "balões" sem sentido...

    Aquele lado Evaldo-Onyewu foi vergonhoso.

    Deve-se dar mérito tambem ao Valencia, jogo simples e pronto, fomos "papados", nada mais nada menos.

    ResponderEliminar
  2. Virgilio,
    Devíamos ter escolhido o Toulouse para a apresentação. O Valência está muito acima das nossas possibilidades nesta altura da época. O treinador e a base do plantel são os mesmos ao contrário de nós.

    Como é evidente não gostei de ter perdido mas este jogo pode servir para tirar as melhores ilações para o ano que aí vem.

    Só temo que a derrota possa fazer mossa em algumas franjas de adeptos que achavam que já podíamos encomendar as faixas.

    ResponderEliminar
  3. os lamps é q sabem escolher o adversario pra apresentaçao.falta nos claramente a preparaçao do valencia..e aqueles alas e avançados todos eles rapidos..aiai, a maior parte deles sem ritmo..isso poder ate ser bom, nao convinha estar em alta neste momento!

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Concordo. O Valênciafc está mt mais entrosado e fez um jogo mt sério... Até pq vinham de uma derrota com o Rapid.

    O Toulouse? E que tal o Grenoble?... Com esses goleávamos. Não vencíamos com um golo de matrecos... hehehe...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. joaof:

    Mt trabalhinhopela frente. Vamos a ele...

    :)

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Virgilio,

    Concordo que da mesma forma que não se devem tirar grandes conclusões acerca do excelente resultado contra a Vecchia Signora hoje também não se podem tirar conclusões definitivas para a temporada que aí vem!

    Unicamente ficam algumas notas de índole pessoal:

    - A defesa (toda ela) exibe uma forma preocupante. Carriço é um jogador razoável, Onyewu é demasiado lento e falho de técnica, a manutenção de Polga no plantel é uma piada de péssimo gosto, Evaldo hoje em dia é um bluff, João Pereira tem de mudar de atitude, e só Rodriguez é que parece ser um reforço a sério para o sector defensivo. Turan desconheço o seu valor.

    - O meio campo pura e simplesmente não existiu! Rinaudo não confirmou tudo aquilo que vinha confirmando, mostrando-se lentíssimo e nervoso; Schaars não construiu uma única jogada de ataque, marcar bolas paradas não chega...! Izmailov está a anos-luz da boa forma e foi o pior jogador em campo! Djaló: (ver o que se disse em relação a Polga!)

    - No ataque lá tivemos o Postiga do costume ( o Postiga da selecção ou de outros jogos europeus é uma espécie de alter-ego). Na minha opinião é um caso perdido e já devia ter saído do Sporting podendo até constituir um negócio interessante; Rubio deu boas indicações e tem um claro potencial.

    - Dos reforços que entraram na 2ª parte:

    - Luís Aguiar: muito trapalhão e mal fisicamente.
    - Carrillo: uma boa arrancada e uma atitude inconformista. Pode ter uma palavra a dizer nesta época.
    - Capel: quase não se viu. vamos ver se consegue entrar nesta equipa e se confirma o estatuto com que chega ao clube.
    - Wolfswinkel: Fez menos do que Postiga e desconfio muito da sua potencial qualidade. Achei 5,4 M€ uma barbaridade para um jogador que nunca tinha jogado num grande da Holanda! Negócios à Freitas! Um jogador que custa esta fortuna (para o historial do Sporting é sem duvida uma fortuna) tem de pegar de estaca! Mas vamos esperar para ver!
    - Pereirinha: (ver o que se disse em relação a Polga!)
    - André Martins: não me lembro que tenha tocado na bola...

    Impressões gerais:

    - O Sporting jogou contra uma equipa que lhe é (bem) superior.

    - A equipa está DE RASTOS fisicamente!

    - O aspecto pior do jogo foi a incapacidade de criar oportunidades de golo...

    - Domingos está a tentar implementar um novo sistema que passa muito pela pressão alta e por uma maior agressividade.

    - O estádio registou uma das 3 melhores assistências desde a sua inauguração.

    - Este terá sido o pior ( ou um dos piores) resultado do SCP num jogo de apresentação!

    Enfim, vendo a coisa pela positiva, agora só podemos mesmo melhorar!

    SL a todos!

    ResponderEliminar
  7. Nao existem milagres no futebol,por isso nao vamos desistir e o verdadeiro Sporting vai aparecer.E seria muito bom que nao se ofendam jogadores de qualquer maneira e feitio.Se estao a jogar no Sporting e porque o treinador assim o entende.Vamos aproveitar esta onda verde e ninguem vai parar o Sporting.

    ResponderEliminar
  8. De facto há pessoas que não entendem nada de futebol, até ao jogo de sábado Schaars e Rinaudos eram os melhores centro-campistas em Portugal, agora já não servem para o Sporting. Tudo por causa de um jogo mal conseguido, ao nível individual mas sobretudo ao nível colectivo!

    Depois há o habitual destilar de ódios de estimação (Polgas, Djalós & Companhia). Estes últimos até não estiveram pior que os seus colegas, no entanto aproveita-se sempre para lhes dar mais umas castanhadas.

    Tenho lido pela blogoesfera comentários do género: "já perdi o entusiasmo por esta época..."
    Haverá coisa mais ridícula? Um mau jogo de preparação e a época está perdida? Concordo que a derrota de ontem caiu mal, mesmo muito mal, mas para ser honesto prefiro ser goleado nestes jogos do que empatar com o Olhanense na primeira jornada.

    Nesse caso sim, começamos a comprometer uma época...

    João

    ResponderEliminar
  9. Basicamente a equipa vacilou pela zona onde todos estavamos mais apreensivos. Na lateral esquerda e na lentidão dos centrais. Com 5 minutos de jogo tinhamos sofrido um golo e levado com uma bola no poste, o que toldou o resto da equipa desde muito cedo. Com 50 000 nas bancadas...

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/verdade-crua-e-dura-do-sporting.html

    ResponderEliminar
  10. João:

    O Polga foi ontem (de longe) o melhor dos 4 centrais. Mas não vale a pena... A malta parou de pensar após aquele tristemente célebre jogo de Munique em que o n.º 4 deu barraca da grossa. O estigma nc mais passou. Já o ano passado foi o melhor da temporada, mas nos balanços da mesma raro era o sportinguista que o admitia.

    O Yannick esteve mal, mas pior esteve o Izma, por exemplo. Já o Pereirinha, pelo menos participou no jogo, ao contrário do russo. O Postiga ou desata a fazer hat-tricks em tds os jogos ou não não vale a ponta de um chavelho. Já se sabe (é msm um facto consumado) que passe o que passe ao longo de determinado jogo que quem leva nas orelhas são sp os mesmos...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Assim como não me deslumbro com as vitórias de pré-época, não entro em depressão com as derrotas mas ontem esperava ver mais SCP do que o que foi apresentado.
    Esperava ver mais futebol, melhor ligação entre sectores, etc.

    Ninguém gosta de perder mas perder a esperança por causa do jogo de apresentação, mostra como há adeptos bipolares em todo o lado.

    Gostei dos pormenores do Carrillo e do Rubio. Não se pode exigir muito ao Wolfswinkel quando o jogo não lhe chega.
    O Onyewu foi uma decepção: quando o vi a tratar a bola de uma forma atabalhoada, fiquei apreensivo. A lentidão já era esperada, agora a maneira como lidou com a bola...

    O Polga foi o melhor central ontem mas há muito que se encontra queimado entre muitos Sportinguistas.

    Erros como o do 1º e 3º golo é que não se podem repetir. Há muito trabalho pela frente mas estes erros não desaparecem em 2 semanas.

    Aguardemos pelo torneio de Cádiz.

    ResponderEliminar
  12. Uma palavra para o Valência que jogou muito bem, com uma excelente troca de bola e sempre perigoso.

    ResponderEliminar
  13. PS: Não gostei de ver o João Pereira com a braçadeira de capitão.

    ResponderEliminar
  14. Boas...
    estive para "postar" ontem mas achei que uma noite de sono me podia a ajudar. pois, nem por isso...
    quando acordei o evaldo ainda era jogador do sporting o "closet" ainda não tinha ido para a equipa de rugby de Direito. todos os avançados que contratámos continuam a ser grandes esperanças aos 20 e tal anos (os grandes jogadores ja são certezas bem antes disso!!)
    claro que o rinaudo continua uma gajo raçudo mas uma equipa grande não precisa naquela posiçao dum jogador que para alem de recuperar tambem saiba sair a jogar e com remate fácil como o A.Santos? o schars (está mal escrito?? mas perceberam nao perceberam?! então tá certo!!:P) continua a saber parar e pensar o jogo mt bem mas parece-me mt preso ao centro do terreno e acho k Matias ali faria toda a diferença pela facilidade com k chega á frente. Gostei mt do andré martins (ele e o santos podem dentro de pouco ser o meio campo do clube) do carrillo e do capel.

    o pinheiro ricky não vale 5,4 nem por sombras! é confrangedora a sua falta de técnica, de capacidade de dominio de bola, de levantar a cabeça e realmente ver os colegas k estavam a 10metrso dele. poderá ser util no ultimo toque mas por 5milhoes até devia fazer pipocas...

    enfim, ainda bem que foi na apresentação mas não esqueçamos que só se tem uma oportunidade para causar uma boa 1ª impressão e desta já nao nos livramos! (e das boquinhas (merecidas??) das galinhas que até levarem 3 ou 4 batatas duma equipa de meio de tabela não se vao calar)

    Saudações....


    corvo88

    ResponderEliminar
  15. e já agora, com a braçadeira, antes o joão, com todo o passado de benfica (se o JVP também o foi...), de bad boy mal comportado(mas que luta pelo sporting e tem mais "ganas" do que quem já cá está ha muitos anos...) do que o polga (ele quer ir...que vá!! fiquemos com a bruna!! 15 dias em casa de cada sócio como se faz com os velhinhos!!:D)

    corvo88

    ResponderEliminar
  16. Tem um blog sobre o Sporting e quer divulga-lo? Então fale connosco

    O Portal Sporting encontra-se neste momento a aceitar todos os blogs leoninos que queiram ver os seus posts colocadas no nosso site tendo tambem a respectiva ligaçao ao seu blog.
    Através de um sistema automatico, qualquer post criado pelo respectivo autor ficará visivel no Portal Sporting, criando assim um mais numero de visitas aos seus artigos vistos que somos um site com possui milhares de visitas diárias.
    Os interessados deverão entrar em contacto connosco através do e-mail/msn: geral@portalsporting de forma a concluirmos este processo de recrutamento.

    ResponderEliminar
  17. Não há dúvida nenhuma que o nosso pior inimigo somos nós próprios ... "nunca perdedemos" uma oportunidade para maltratar os nossos com ou sem razão.

    E depois não queremos ser gozados pelos nossos adversários.

    Quanto ao jogo de ontem só ficarei preocupado caso quem de direito não tire as devidas ilações, a linha defensiva do SCP não pode jogar tão alta contra uma equipa com jogadores rápidos como o Valência tem.

    É que para mim se tiver de apontar o dedo a alguém ontem, aponto ao treinador que colocou a equipa a jogar de forma suicida contra uma equipa bastante competitiva.

    SL,

    ResponderEliminar
  18. Li aqui muitas coisas com que concordo em absoluto, nomeadamente quanto à (falta)capacidade do Carriço e do Edvaldo para serem titulares do Sporting. Mas também do Pereirinha fazer parte do plantel. Se calhar, depois do nosso amargo de boca de ontem à noite, até foi bom este banho de água fria para quem deve tirar ilacções o fazer enquanto isto não vale pontos e ainda é a feijões...De resto, constatar que afinal o Polga até nem é assim tão mau é preocupante...e espero bem que o Domingos não demore muito tempo a perceber que o Izmaelov a fazer de extremo é condenar um bom jogador ao desaparecimento do campo. Pelo menos ontem foi literalmente um jogador a menos do nosso lado e ainda por cima a fazer falta no seu verdadeiro lugar. E a perceber também e sem ilusões que quem tem o Carriço e o Edvaldo a jogar nunca poderá escapar a grandes desilusões quando apanhar pela frente uma equipa que jogue em contra-ataque e seja minimamente rápida...Enfim, confiemos da equipa técnica, uma coisa é certa, o plantel não tem comparação com o das épocas passadas, pelo menos em nomes e em quantidade é incomparavelmente melhor, demos tempo... e apoio! Depois, se verá...

    ResponderEliminar
  19. Valeu pela enchente e pelo abraço ao JVL.

    Foi uma grande desilusão, não pela derrota ou pelos números dela mas pela nossa incapacidade de criar jogo ofensivo.

    O Valência foi muito superior e conseguiu com facilidade anular o nosso jogo ofensivo e pressionar a nossa defensiva criando sucessivas oportunidades dentro da grande área.

    Não me preocupou tanto os golos sofridos mas a sim a ausência pura e simples de oportunidades de golo dignas desse nome.

    Faltam ou acabaram de chegar a grande maioria de jogadores que vão fazer o trabalho artistico e criativo, Matias, Aguiar, Capel, Carrillo e quem sabe Jeffren, há por isso muito para crescer mas a equipa devia ter mostrado outra consistência de processos que não mostrou. Parabéns ao nosso adversário que fez um excelente jogo.

    Sinceramente que não sei como é que se resolvem problemas vindos de lançamentos laterais (excepto com um mínimo de concentração e atitude competitiva), é que não vejo mais ninguém sofrer por causa de lançamentos laterais.

    O terceiro golo o jogador do Valência que faz o centro percebe que João Pereira está mais interessado em discutir com não sei quem e recuperar o fôlego do que em fazer a marcação que devia... resultado mais uma passadeira.

    Por mim Pereirinha tinha o lugar até eu me esquecer (e eu tenho boa memória) e ele ia disputar a posição com o Izmailov.

    No próximo jogo testava a seguinte composição.

    Patricio

    Pereirinha Polga Rodriguez Evaldo

    Rinaudo Schaars

    Carrillo Matias Capel

    Van Wolf'coiso

    Venha o torneio que amanhã vai existir muita gente com as orelhas vermelhas na academia.

    ResponderEliminar
  20. Tenho lido muitos comentários que passam a ideia que Wolfswinkel não vale o investimento. Não tenho dados que me permitam confirmar, nem tão pouco para o desmentir. Aliás, penso que a grande maioria dos adeptos sportinguistas também não, visto que, para além de serem poucos os jogos realizados até agora, o rapaz não terá jogado mais de 45 minutos em cada um.

    Ele esteve perdido em campo? Ele não criou perigo? Talvez... mas eu prefiro pensar que ele esteve desapoiado e teve pouca bola.

    P.f. apoiem (toda) a equipa e deixem as criticas primárias para os nossos queridos adversários.

    João

    ResponderEliminar
  21. João, gostei do Van Wolf'coiso talvez porque jogou a segunda parte para meu o lado da bancada, também gostei de Capel pensei que seria muito mais individualista em correrias loucas para a linha de fundo e não, variou flancos, combinou com Evaldo, André e Van, esteve tranquilo mais a procurar jogo do que destaque.

    ResponderEliminar
  22. O Sporting desiludiu. È realmente preciso dar tempo ao tempo. Mas não se pode demorar muito ou então teremos mais um ano completamente comprometido. Não é na competição que se devem fazer ensaios. Senão acontece como no passado: perdemos.E a competição a sério está ai dentro de umas semanas.
    No jogo de apresentação Domingos apresentou 7 jogadores da equipe velha e somente 4 jogadores novos. È manifestamente pouco para quem adquiriu 14 reforços. Temos mesmo que quebrar com o passado e a começar na defesa. No ano passado aconteceram cenas incriveis porque o sector defensivo não tinha capacidade e competencia para as resolver. Neste jogo aconteceu o mesmo. Como é possivel que a defesa se deixe apanhar em contra-pé, desconcentrada, sem rapidez de recuperação e força no corte? O que fizeram Carriço, Evaldo ou João Pereira pra melhorar erros do passado? Vi muito pouco. Depois o ataque foi confrangedor. Mais uma vez vimos Postiga a inventar e sem tirar qualquer proveito disso mesmo. Muito fraquinho. Não se percebe como a aposta não vai diretinha para o Rickie que nos custou 5 milhões. Não queremos que ao rapaz sejam postos rotulos de "caicedo" ou "pongole", daqui por uns tempos.E o meio campo tem de ser mais forte e disciplinador do jogo. Precisa-se de patrão. Será o outro holandês?
    Vamos esperar calmamente mas pede-se a Domingos para no treino desfazer duvidas testando inclusivamente lances de maior grau de dificuldade e pondo a resolve-los (ou não) jogadores da colheita velha e os novos reforços . A escolha ate pode ser dificil mas quanto a mim não merece duvidas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)