Godinho Lopes foi ontem ao balneário, no intervalo do jogo, quando o Sporting perdia por 2-0 e quando muitos, onde me incluo, davam já o jogo como perdido. O Sporting chegou ao empate e com mais arte e a indispensável sorte, podia ter chegado à vitória. Se o tivesse conseguido seriam menos os que hoje pediriam a demissão de Godinho Lopes, mesmo que, sejam quais forem os motivos, a continuassem a desejar. Isto, por si só, já diz alguma coisa sobre o pedido e de muitos dos "sobrescritores" da ideia.
Voltando ao acto em si, tivesse ele sido realizado por Pinto da Costa ou Salvador, e imaginamos de imediato as parangonas nos jornais, estabelecendo relação de causa e efeito entre a descida do presidente ao balneário, a sua avisada liderança, e a (meia) recuperação alcançada. Mas não, os títulos resumem-se hoje ao simples "Godinho Lopes foi ao balneário ao intervalo". No que ao Sporting diz respeito, isto é, aos adeptos, o acto em si também não mereceu qualquer destaque ou parece ter tido qualquer impacto. O que continua a pesar na avaliação do desempenho de GL são os resultados da equipa de futebol.
Ao contrário do que alguns se esforçam por não entender nunca aqui foi defendido o branqueamento de responsabilidades e se há alguém que não pode fugir a elas é Godinho Lopes. O que me separa dos que pedem neste momento a sua cabeça é a ideia de que o simples facto de a actual direcção cair constituirá um alivio dos nossos problemas. Esses, como bem sabemos, são vários mas centram-se neste momento nos resultados - mais até do que as exibições - da equipa de futebol. Poucos se lembrariam dos restantes se a época estivesse a decorrer com normalidade. Aqui não conto com os que nunca se conformaram com os resultados das últimas eleições e que procuram a cada momento a satisfação do que lhes foi negado e era tido como adquirido.
Ora mudar os resultados só se conseguirá pelos treinos, pela qualidade das decisões tácticas. Como ainda ontem se viu, o Sporting colectivamente tem quase tudo por fazer e sem esse trabalho quase todas as equipas valem muito mais do que os nossos onze jogadores anarquicamente distribuídos em campo. Julgo que não passa pela cabeça de ninguém voltar a mudar de treinador e a abertura de mercado, face ao que pode esperar do resto da época nem devia ser considerada uma verdadeira possibilidade.
E, ao contrário do que é a percepção da maioria que se pronuncia, não estou certo que estes problemas possam ser resolvidos por uma nova direcção de per si. E pode até ser uma surpresa para muito boa gente verificar que, ao invés do que parece, as coisas podem ficar pior. Falta juntar a este puzzle como reagiria o plantel a mais uma chicotada psicológica deste tipo. Isto descontando no impacto do que a queda da actual direcção teria no clube na sua totalidade, algo que me parece que ninguém foi capaz de ainda por nos pratos da balança.
Quem diz que estamos pior do que no tempo de Bettencourt ou não conhecia a realidade do seu tempo ou afirma-o porque lhe é precioso para a sua estratégia. E se o faz é, paradoxalmente ou talvez não, por responsabilidade directa de Godinho Lopes. Tivesse dado conta pública do que encontrou quando tomou posse talvez hoje houvesse maior consciência do que foi feito para chegar aqui.
Obviamente que a falta de resultados são eles mesmos uma fonte de instabilidade e não há nenhuma direcção que se consiga furtar a essa realidade. O próprio Godinho Lopes o perceberá e, por maior que seja a sua vontade e ânimo, acabará por intuir que continuar concorre em forte medida para não só perpetuar essa instabilidade como o aparecimento de vendedores de milagres.
Este parece ser o nosso "momento Tiririca", em que a maioria percepciona
que não há nada a fazer e que seja o que acontecer a seguir "pior não
fica". Não sei se essa maioria - no que ao número de votos necessários
para convocar uma AG para destituir os actuais órgãos sociais diz respeito - já foi atingida, até porque no Sporting, de há muito tempo para cá, há quem tenha muito mais voz do que representatividade.
Mas não deixa de ser um facto indesmentível que o "argumento Tiririca" é tanto válido para os cheguem como para os que fiquem. Como anteriormente aqui afirmei, continuo a pensar que a saída a meio só vai contribuir para a tal "grande instituição nacional" a desculpa e pouco adiantará para melhorar o que tanto aflige os Sportinguistas: a sua equipa de futebol. Os que partem dirão que não puderam acabar o que se propuseram e quem chega queixar-se-á da herança recebida.
De resto afligem-me pouco as eleições em si, a não ser a intuição de que elas só poderão constituir uma mais valia para o Sporting se, ao contrário do que se verifica de há muito tempo a esta parte, o amor ao clube se sobrepuser ao amor próprio.
As pessoas não querem milagres!
ResponderEliminarAs pessoas apenas querem alguém que consiga ser verdadeiro e sério com os sócios! É isso que tem que mandar o pensamento dos sócios... e não o discurso mentiroso de pessoas como Godinho Lopes.
Continuar com esta direcção é caminhar para um caminho certo: o do abismo!
Mudar, poderá ser para melhor.
Mas temos que tentar, ao menos.
Quem recusar a mudança, então que assuma que gosta de ver o Sporting neste estado.
Nada é seguro na vida... mas quem não arrisca não petisca.
E volto a dizer... a continuarmos com esta direcção, o caminho é certo, é o caminho do abismo.
LdA
ResponderEliminarDiscordo do principal problema do clube ser a equipa de futebol e particularmente questões técnicas ou tacticas. Convém não esquecer o agravemento que ocorreu nestes 2 ultimos anos para níveis perigosissimos. Voltando à equipa de futebol, na minha opinião o que sucede é que acima de tudo existe uma enorme falta de liderança, de comprometimento e de vontade. Por tudo isto, se há alguém que tem a responsabilidade é o presidente.
SL
Carlos
Esqueci me de referir no post anterior "Convém não esquecer o agravamento dos prejuizos financeiros que ocorreu nestes 2 ultimos anos para níveis perigosissimos".
ResponderEliminarA caminho da pior classificação de sempre o dicurso continua a ser o do "temos de apoiar"...
ResponderEliminarDesculpe, mas parei no segundo parágrafo quando referiu que os jornais iriam enaltecer positivamente qualquer coisa feita por PdC relativamente a um empate a duas bolas no terreno do último classificado da liga, à 10ª jornada, com 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotes.
ResponderEliminarCom todo o respeito, está completamente embebido nessa guerra contra os próprios Sportinguistas que pedem a demissão de um presidente. Contra os Sportinguistas do queixume, do "bota-abaixo", etc.
Quando somos fanáticos a defender uma ideia, normalmente perdemos toda a razão que até poderíamos ter. É o seu caso aqui.
Pelo contrário, o discurso continua a ser temos de mudar!
ResponderEliminarVenha lá então, o Futre mais o Inácio, com o Boloni à espreita e o Couceiro de reserva!
Pelos vistos todos aqui têm já um candidato para substituir este presidente.
ResponderEliminarEu infelizmente não consigo ver, espero que apareça alguém que me agrade. Nas últimas não votei neste senhor, os que apareceram não foram unanimes, agora que isto está ainda pior , os que vão aparecer vão ser melhore?
Cá estarei à espera e a ver o Sporting ao vivo sempre que possa, em Alvalade costuma ser regra, como faço à muitos anos.
Saudações Leoninas
LdA:
ResponderEliminarTentar explicar a gente raivosa ou alucinada que o que há para melhorar é a equipa de futebol e q nesta altura nenhum eventual presidente (chame-se ele como se chamar) o conseguiria fazer, é pura perda de tempo...
Vamos lá fazer um desenho:
Cenário A
Mantendo-se GL. Quem tem que fazer melhorar a equipa? Cá para mim, diria que basicamente estes:
1. O treinador + equipa técnica que o acompanha.
2. Os jogadores do actual plantel.
CENÁRIO B
Imagine-se que GL sai. Entra outro CD presidido pelo X, lá para Março ou Abril.... O que faz o X no resto dos meses da época? Manda treinador embora e contrata novo? Obviamente, NÃO.
Dispensa o plantel e contrata um novo? NÃO. Até pq msm querendo, não pode...
Ou seja, quem terá que melhorar a equipa de futebol será (na mesma):
1. O treinador + equipa técnica que o acompanha.
2. Os jogadores do actual plantel.
Posto isto, pergunto: Quem quer eleições agora deseja a melhoria da equipa de futebol ou, pura e simplesmente, deseja SANGUE? Cagando bem para os meses de instabilidade e clima de guerra civil que serão inevitáveis, com níveis de ruido e absurdo insuportáveis que constituiriam, como aconselha o bom senso, um "óptimo" ambiente para a equipa de futebol evoluir e sair desta miserável crise...
NOTA: Comparar o inenarrável JEB que até meteu férias com a equipa em crise profunda e a ser goleada no dragão, que ameaçava sócios com porrada, com discursos simplesmente dementes, chegando ao ponto de provocar envergonha e permanente embaraço à nação sportinguista a cd intervenção publica, etc,etc,etc, com GL, não pode ser bom da cachola...
Das intervenções de GL aponto as seguintes situações. Permitir que 'despejassem' jogadores chave só pq a plateia assobiadora pedia a sua cabeça (vê-se agora o resultadão...), o elogio à gestão de PdC (o maior erro q teve), e a sua afirmação extemporânea de 'salvador' que em tempos manifestou... (Não sei se referindo-se ao miserável estado que herdou. Como exemplo: tds nos recordamos da falta de soluções para compor o plantel no tempo de JEB... E das pcs contratações q se viam eram ao estilo de pedir-se um 'pinheiro' e contratar-se um Tales...).
Abç, LdA.
Acho o post equilibrado embora na actual conjuntura ,certas partes sejam muito impopulares.
ResponderEliminarÉ a vida de quem tem opinião.
As eleições não servem nem nunca serviram para resolver crises desportivas.As crises desportivas correm ao ritmo dos jogos.Uma semana no futebol é muito tempo.
No nosso caso se GL se demitisse após o jogo com o benfica,provavelmente só teríamos nova direção em Fevereiro ou Março.
Se fossemos pela via da assembleia geral eleitoral seria ainda mais longo.
O que as pessoas não querem compreender é que em plenas funções ou demissionária,é com esta direção que temos de salvar o essencial da época.Em Março ou depois,é demasiado tarde.
Não há "eleições já",os estatutos não deixam.
Há prazos a cumprir(convocação das AGs,demissão dos orgãos sociais,convocação de eleições,campanha eleitoral e tomada de posse da nova direção).
A resolução desta crise passa essencialmente
pela vertente desportiva e na minha opinião pela (obrigatória) evolução da equipa,sejam quais forem as circunstâncias em seu redor.
E claro,temos de apoiá-la,porque é com ela que temos de sair disto.
Quando enviei o meu comentário não tinha visto comentário de Virgílio.Subscrevo totalmente e vai no mesmo sentido do meu.
ResponderEliminarSó um pequeno aparte, mas que faz todo o sentido.
ResponderEliminarO Palmeiras viveu este ano exactamente o que o Sporting esta a viver, resultados desastrosos atrás de resultados desastrosos, grande maioria pedia demissão da direcção e novas eleições, foi decidido que não ajudaria em nada, que o melhor era acabar a época e em janeiro novas eleições.
O resultado? Descida de divisão do palmeiras a 3 jornadas do fim, mas com o destino já definido a 7 jornadas do fim.
O que mudaria uma nova direcção no Palmeiras? Não sei, sei qual foi o resultado de terem mantido a que estava.
E ainda podem ter comprometido a seguinte, pois agora vão fazer o plantel para atacar a segundona e a seguir é que vem as eleições.
E nem com um campeão do mundo la foram. E vi vários jogos deles, tudo lhes acontecia...ao atacar a bola ia ao poste e saia, a defender a bola ia ao poste e voltava para a cabeça do avançado contrario.
Querem outro exemplo fresquinho?
Guarani de Campinas. A direcção não se demitiu quando era tempo, O presidente aguentou até 3 jornadas do fim. pediu demissão e passou a batata quente para um coitado que teve de se organizar em 15 dias...resultado? Terceira divisão na ultima jornada.
Vlado,
ResponderEliminarIsso diz-nos o quê?
Hoje sabemos que a direcção de ambos os clubes se mantiveram e as equipas desceram. Não nos diz que se tivessem vindo outras que se teria evitado a descida.
Esse jogo com o que aconteceu versus o que podia ter sido é sempre muito fácil de ganhar. Eu mantenho o que penso: no que ao futebol diz respeito o Sporting quase só pode melhorar e isso depende muito menos neste momento de quem lá estiver sentado na cadeira presidencial do que do treinador.
E isso manterei caso a direcção mude.
Virgilio,
ResponderEliminarNão me revejo como raivoso ou alucinado.
Em relação aos teus cenários, digo apenas que não reconheço competência a Godinho Lopes para continuar a decidir e vêm aí muitas decisões, em Janeiro por exemplo ou na escolha de um novo
director desportivo (imagino que venha a acontecer).
Falas também em instabilidade, mas ela não existe já?
A CS diz que o presidente do clube não pode ir aos balneários, que o SCP foi multado.
ResponderEliminarVlado
ResponderEliminarNão sei se é do Sporting,mas eu contraporia ao que disse,enfim todas as situações em que as equipas fazem muito más épocas e a direção não sai(o treinador,esse geralmente sai!).É o mais comum.
Mas note,embora eu ache,pelo que escrevi, que não alteraria o essencial,os mecanismos existem para demitir a direção:
Convocação de AG onde,se houvessem os votos necessários,se convocaria uma AG eleitoral e,novamente,se existissem votos,os orgãos sociais poderiam ser demitidos.
A direção só se mantêm em funções porque os sócios querem ou dito de outra forma,não surgem pessoas que se sintam capazes(ou não querem) pegar no clube num determinado contexto.
SL
O Leão de Alvalade está doente.. só pode.
ResponderEliminarEm resposta ao Vlado ele disse isto:
"Isso diz-nos o quê?
Hoje sabemos que a direcção de ambos os clubes se mantiveram e as equipas desceram. Não nos diz que se tivessem vindo outras que se teria evitado a descida.
..."
E depois ainda quer argumentar a favor da manutenção desta direcção...
Como é possível ?
A não ser que queira ter quase a certeza que o caminho vai ser o do abismo e descida de divisão.
Esqueci-me de acrescentar que a conversa é barata.
ResponderEliminarVirgilio,
ResponderEliminarHá mais coisas em jogo do que o que ainda se possa salvar do que resta desta época e que francamente é muito pouco.
Interessa neste momento que venha alguém que:
- Possa prepar com tempo a próxima época pois GL a manter-se em 2013/14 será mais uma época de continuidade do que têm sido as últimas três épocas.
- Possa cortar com o passado onde incluo GL e JEB no mesmo saco.
Desculpa lá se não concordas mas para mim representam a mesma linhagem que nos conduziu até aqui.
Os resultados, financeiros e desportivos, falam por si.
- Traga verdadeiros financiadores para o clube (e não nos prometa chineses, angolanos, etc.).
Esta muito possivelmente até será a necessidade mais premente face à eminência de falência do clube.
- Diga claramente aos sportinguistas que nos próximos anos não há candidato ao título em Alvalade mas sim um esforço tremendo para recuperar o clube.
Sem loucuras de milhões gastos anualmente.
Sem promessas estúpidas de vamos ser campeões em 3 anos.
Apostando novamente na formação e nos jogadores portugueses.
Por último, seja BdC, seja Figo ou outro qualquer, interessa neste momento é que dê um novo rumo ao clube retirando-o do caminho que já seguiram entre outros famosos, Rangers e Fiorentina.
SL
José
E quem garante que uma nova direcção tenha uma forma diferente de encarar o problema e que não ajude a equipa a sair disto?
ResponderEliminarQuem me garante que um discurso motivacional no balneario de uma equipe directiva nova não leve ao abanão necessário?
Eu também não acho o momento certo para eleições, mas que urge fazer alguma coisa parece que é unanime. Esta direcção parece ter dificuldade até de arranjar um adjunto para o belga.
Lembro-me no tempo do JEB que nas derrotas a forma dele de sair era se dirigir ao balneario antes dos treinos e dar uma palestra de meia hora, e no jogo seguinte voltavamos ao mesmo. O discurso, pura e simplesmente ja não colava.
A mim parece-me que as formas que esta direcção esta a encarar o problema ja não resolve, seja ele qual for. As tantas só precisamos de um adjunto...sei lá...e as tantas ele não chega porque a direcção acha que não é necessário. Pode achar que o Oceano já serve para o que se quer.
Uma nova direcção pode chegar e contratar o referido adjunto e as coisas encarilharem, podem contratar um psicologo e a coisa pode funcionar.
Pode ter sido casual, mas fomos campeões depois de umas eleições e após pressões para novas eleições, e a direcção eleita até era a mesma, praticamente entrou o Luis Duque e o Freitas. E eles entraram e mantiveram a equipe tecnica.
Eu acho que manter esta direcção jornada após jornada e nada fazer e os resultados não aparecerem quando perceberem pode ser tarde demais.
Quem garante que só a saida desta direcção não é um peso que sai em cima dos ombros dos jogadores?
Agora dizer que não há motivos para mudar porque não se sabe se os que vem conseguem mudar algo, é tão honesto como dizer que é melhor mudar porque estes não vão conseguir.
Não acho é correcto dizer que são sanguinarios, terroristas quem quer mudar porque ja não aguenta este estado.
Os Sportinguistas deram todo o apoio a esta direcção, voltaram ao estádio e se criou uma onda de entusiasmo, se esta direcção não conseguiu capitalizar isso...
Carlos,
ResponderEliminarDiscordamos sobre a fonte de instabilidade. Concordaria se me dissesses que, com tantos episódios rocambolescos - desde logo a noite das eleições até às entradas e saídas que nunca houve muita instabilidade e que muita dela veio de dentro para fora.
Mas digo no post e estou certo disso que a principal fonte de contestação deve-se aos resultados e fossem outros ninguém se lembraria dos demais.
Embora o tenho feito de forma ligeira não deixei passar em claro a questão financeira. Entendo que as pessoas devem ser julgadas em função do que prometeram e do que planearam. GL tem insistido que estes 2 anos seriam de reforço do plantel, o que agora é difícil de ver, face aos resultados, mas estou certo que temos um plantel de muito mais valor do que os dos últimos 10 anos. E que o último ano seria de regresso aos exercícios "saudáveis".
Os prejuízos de que falas não são por isso uma novidade, pelo menos para mim. Aqui escrevi que duvidava se este era o período certo para esta estratégia em concreto, mas ela foi sufragada pelos sócios em AG.
Essa é a razão acrescida para não interromper neste momento o que está planeado não só para que se possa dar cumprimento ao que foi planeado como para depois pedir responsabilidades.
Caso contrário lá teremos a velha desculpa, tão nacional, da herança pesada e do projecto que não foi cumprido por ter sido interrompido.
Estou farto desta porcaria. Farto dos comentários de alguns iluminados que acham que tudo se resolve com um golpe de magia. Que a direcção marca golos.
ResponderEliminarPor isso digo que de hoje em diante serei da oposição. Não da oposição a GL (no qual nem votei, mas que é o meu presidente), pois esse terá todo o meu apoio enquanto for presidente. Serei da oposição a quem lhe suceder e quando isso acontecer. Seja quem for. Criticarei todos os actos de gestão que essa pessoa vier a fazer, pois todos os actos são susceptíveis de crítca. Não lhes darei descanso por um só dia. Assobiarei a equipa sempre que for a Alvalade. Enfim, decidi tonrar-me num de vocês, mas, mais tarde...
José:
ResponderEliminar"Há mais coisas em jogo do que o que ainda se possa salvar do que resta desta época e que francamente é muito pouco."
Ou seja, é pc se não formos à CL (sim é posível com o Baga a 6 pontos...), é pc se não formos à Europa, é pouco se não atingirmos um lugar consentâneo com as nossas tradições, é pouco de descermos de divisão e o presidente da próxima época apanhar o clube na divisão secundária...
Não sei se tens vistos os jogos, mas o SCP neste momento não joga uma pevide furada e a continuar neste estado corre o risco sério duma classificação humilhante (e sim, incluo a descida...).
De modo que, desculpa-me tb tu a mim se não concordo ctg e mais do que pensar em GL, BdC ou Figo enquanto (actual ou futuros) presidentes, eu me preocupe mt mais em perceber como é q Vercauteren e os jogadores irão dar a volta à situação. Para mim é mt importante salvar o que resta da época, sim, e para isso é igualmente importante, para não dizer fundamental, q tenham as melhores condições.
Abç.
"Quem garante que só a saida desta direcção não é um peso que sai em cima dos ombros dos jogadores?"
ResponderEliminarVlado: Imagina-te a trabalhar numa empresa em que as coisas não vão bem... Não deve ser-te difícil tendo em vista a péssima situação do País...
Agora imagina q os teus superiores hierárquicos e quem te paga o salário, se demite sem saberes o que se seguirá no futuro imediato e/ou a médio / longo prazo? Sai-te um peso dos ombros nesse cenário?
Cps.
Somente isto; obrigado, do fundo do meu Coração de Leão, por este texto, pelas palavras, pelo sentir, pelo amor.
ResponderEliminarHoje, ainda (para alguns), num sentir cada dia mais fundamentado e convicto, encontro-me em plena empatia com esta opinião.
Não é no desespero que perco a visão, somente luto pela minha lucidez e sobrevivência de mim, ou do meu Grande Amor.
Abraço Leão de Alvalade... e obrigado, em nome do meu amor, comum ao seu.
Não tenho medo de eleições. Não votei em GL. Acho que está muito fragilizado, principalmente desde a saída de PPC, mas não vejo vantagem rigorosamente nenhuma na sua saída.
ResponderEliminarA única solução sensata é, tal como tem sido bem demonstrada aqui pelo LdA, pelo Virgílio e por outros, a melhoria da equipa de futebol. E uma das coisas que a curto prazo é possível e, para mim, fundamental, é algo que comentei no post anterior e que não me sai da ideia desde que Sá Pinto escolheu a fraquíssima equipa de adjuntos que tinha, falta alguém que confira experiência, esperteza e manha à equipa técnica, PB teve Carlos Pereira a acompanhar o "estágio" e fez-lhe muitíssimo bem. SP não teve ninguém, OC não teve ninguém e V também não tem ninguém. Temos tido equipas técnicas frágeis e muito inexperientes, na nossa actual condição isso é dramático.
A todos os que dizem que a direcção tem de sair por causa dos resultados desportivos (alguns pedem isso desde o início do mandato da direcção), esclareçam-me o seguinte: quem é que querem eleger, onde é que o clube se vai financiar e, muito concretamente, o que é que pretendem fazer (não valem declarações de boas intenções e palavras bonitas de panfletos propagandistas, pois para "Eleições Já!" / Soluções Já!).
Este não é o momento ideal para convocar eleições. Bruno de Carvalho e Cª deviam disponibilizar-se para ajudar esta direcção, não para a deitar abaixo.
ResponderEliminarNeste momento, não vamos mudar de treinador (contratar Vercauteren foi um erro, Domingos podia ter voltado, qual é o problema de admitir que errou ao despedi-lo?) nem de jogadores. Quando muito, podemos e devemos aproveitar a reabertura de mercado para "emagrecer" o plantel de gelsons e praniques e apostar em alguns jogadores da B. E definitivamente, contratar um manager, para projectar a próxima época. Quem? Não sei. Alguém do estilo Manolo Vidal. Não é preciso ser um expert de mercado.
Virgilio,
ResponderEliminarDepende da forma como era a minha relação de trabalho...
Depende da forma como era valorizado dentro da empresa.
Imagina que eu era tratado como escravo com muitas horas extras, sem remuneração por isso e a pressão psicológica que me caia em cima era demasiada...Sim seria um alivio a saída dos meus superiores. Nem que tivesse incerteza do futuro só saber que iriam sair quem tanto mal me fez...pode ser o suficiente.
Não me parece que tenhas escolhido um exemplo feliz.
Cada corporação ou instituição tem de ser analisada caso a caso, e quem lá está dentro tem de fazer essa analise e muito rapidamente arranjar meios para sair disso, e se não tem as condições para tal que saiba o momento de sair.
E porque não eleições para a ultima semana de campeonato com um conselho administrativo até lá?
A mim parece-me que com a desculpa de que é cedo para eleições e que só iriam desestabilizar podemos é daqui ha algum tempo estar a lamentar mais ainda.
Todos sabemos que os jogadores assinam pelos clubes que é quem lhes paga e tudo mas estão fidelizados é em quem apostou neles e negociou com os seus agentes. Estamos fartos de ver esta história noutros clubes. Ainda se recordam do que disse Labyad, na altura um dos jovens mais promissores no site oficial da FIFA? Pois bem se nem com eles presentes correu bem e não adianta estar agora a esmiuçar as inúmeras razões, é bom estarmos todos conscientes que estamos a enfrentar todos um problema novo ou se quisermos adicional desde a saída dos dois directores de futebol. Já aconteceram entretanto várias birras, vários descontentes, etc. Não é de certeza a melhor altura para levantar ainda mais ondas se quisermos recuperar ainda e na medida do possível os máximos retornos desportivos e financeiros. O melhor que fazemos todos é esperar por Janeiro para ver o que acontece e que diabo o 3º lugar está completamente ao nosso alcance só com aqueles que sentem mais a nossa camisola e mais alguns que se mostrem ainda disponíveis. E Vercauteren como todos vão poder ainda confirmar é mais do que homem para levar a cabo a tarefa que decidiu agarrar. Também foi jogador, isto não é nada de novo para ele e sabe muito bem por onde começar. E o que falta fazer não acontece de um dia para o outro, o homem ainda agora começou fónix. Também ajudava que todos aqueles que não dão descanso à direcção desde o 1º dia dessem de frosques o mais depressa possível. Perdão pelo calão mas a paciência também já não é muita para ouvir sempre os mesmos papagaios. O SCP precisa é de serenidade, já chegam os verdadeiros adversários.
ResponderEliminarHélder Cabral
Vlado,que raio de resposta.Não há escravatura no Sporting.Os salários até são jeitosos e as condições de trabalho não são más.Eu preocupava-me com o salário,se preocupava.
ResponderEliminarOs meus pêsames se é escravo no seu trabalho.
Anonimo,
ResponderEliminarAprenda a ler por favor.
O próximo jogo da Liga contra o Benfica, que não vale mais do que ontem contra o Moreirense, (onde só faltou ao Carrilo fazer o mais fácil depois de deixar o mais difícil para trás, como só ele sabe e vai fazer muitas mais vezes num futuro que se adivinha muito auspicioso, desde o primeiro momento que chegou ao SCP), já com o regresso de alguns lesionados, vai ser provavelmente o jogo mais fácil da época para o SCP até aqui. Não há cá adversários supermotivados, não há cá autocarros, basta que haja um SCP já mais organizado para disputar o jogo. E depois quando lá chegarmos logo se vê.
ResponderEliminarHélder Cabral
Ó Vlado...
ResponderEliminarEntão os jogadores do SCP têm das melhores condições de trabalho que existem na profissão q exercem, que já de si é altamente privilegiada, são lhes pagos salários astronómicos a tempo e horas (situação, pagamento de salários, cd vez mais rara neste País), têm uma estrutura de apoio própria, qs personalizada, nomeadamente a nível médico (vê o tratamento das lesões, p.e.), mas tb no material e ferramentas de trabalho q lhes é colocado td à sua disposição sem terem um pingo de preocupação com isso (desde vestuário a botas, bolas, pinos, campos, piscinas, massagens, aparelhos, etc, etc...), basicamente são tratados nas palminhas com td a atenção e mordomia e, como se td isso não chegasse, ainda são idolatrados por uma legião de fãs, e tu vens falar-me em escravidão e... horas extraordinárias??? E... pasme-se, em tratarem-nos mal???? Estás a gozar, certo?
E ainda outra coisa que penso que vai ser muito importante é a equipa aparecer já mais fresca e numa forma física mais considerável, coisa que Vercauteren ainda nunca teve e vai ajudar os jogadores a pensar melhor. Uma coisa são os piques emocionais para chegar ao golo, quase sempre com pouca destreza como ainda se viu ontem, outra coisa é estarem mesmo melhores fisicamente. Se Vercauteren conseguir resolver a tempo as desatenções no centro da defesa e não se sabe ainda com quem vai poder contar, vamos disputar o jogo com uma equipa que está a lutar pelo titulo e não pela manutenção, o que em termos de ânimo futuro é uma coisa completamente diferente. Só os fracos é que desistem antes do fim e ainda nem ao meio da prova principal chegamos.
ResponderEliminarHélder Cabral
Ó virgilio admira-me tu, mas tambem não sabes ler??
ResponderEliminarTu não me fizeste uma pergunta?
"Agora imagina q os teus superiores hierárquicos e quem te paga o salário, se demite sem saberes o que se seguirá no futuro imediato e/ou a médio / longo prazo? Sai-te um peso dos ombros nesse cenário?"
Eu posso ter salarios em dia...mas posso não ter os premios de produtividade em dia...
Posso fazer horas extras...mas não serem pagas...
Tu usaste um exemplo, e eu respondi-te com exemplos dentro da situação que me colocaste, aonde foi que eu disse que eram os atletas do Sporting que sofriam escravidão??? Tem juizo.
Onde é que falei que os atletas do Sporting não tem condições de treino?
Esta trampa toda não pode ser premios em atraso? E o Godinho Lopes vai ao balneario mandar uns gritos e fazer umas exigencias e não cumpre o que promete em relação a premios, achas que o ambiente é favoravel? Tu ias te sentir bem a trabalhar com uma pessoa que te mentisse todos os dias e no inicio do dia seguinte recebia-te com exigencia e te cobrasse resultados, sabendo tu que aquela figura te mentia todos os dias quando te prometia que ia pagar os premios mas não os pagava?
vejo-te tão senhor de ti proprio. Tão convicto no que o Godinho Lopes te diz...consegues garantir que não há premios em atraso???
Pelo que se sabe salarios estão em dia, e premios? Foi por premios em atraso que o liedson quis sair, não sei se te lembras.
Jogadores de futebol são uma raça complicada, podem ter salarios em dia, mas se premios não estão é o suficiente para estar o caldo entornado, até porque ha empresarios por tras.
Já não percebo nada disto; há prémios?; por que objectivos alcançados?
ResponderEliminarNão vou sequer comparar com a realidade do clube a Norte, ou o do outro lado da mesma circular. Simplesmente prémios?!!!
Liedson saiu em sob que Direcção? Ah, aquela melhor que a próxima; não a presente, simplesmente a próxima. Triste fado neste eterno Amor!
Só mais uma questão que é indubitável:
ResponderEliminarObviamente que são os resultados desportivos que baseiam esta exigência de eleições antecipadas.
Sendo tal factual, como factual é o facto de oficialmente serem os mesmos os candidatos das anteriores eleições;
Que glórias conquistou Van Basten (não no Milan, naquele Milan) entretanto? Inácio (Director Desportivo), não obstante aquele título, ainda há pouco sorria com aquele momento da entrega da camisola ao Pinto aquando da Champions! Ryjkaard (atrás de Gullit) que títulos ou inveja nos causa? Zico? CadÊ Zico?
A solução é da pátria de Dostoiévski? Adoro a sua escrita mas triste é...e triste será se o SCP desses fundos depender.
Coisas simples, demasiado simples; felizmente em mim.
SL
Vlado
ResponderEliminarMostre um link ,alguma coisa credível que explique onde é que foi buscar a ideia dos prémios em atraso.
Serão apenas os resultados desportivos? Ou a debandada total a volta deste pseudo presidente? Será o Farinha ou o cagão do Pedro da Cunha Ferreira os homens capazes de ser as muletas do já de si incapacitado Godinho Lopes?
ResponderEliminarSerão mesmo só os resultados desportivos ou o agravamento da divida com um esbanjamento de milhões numa equipa que em 18 jogos oficias tem 3 vitorias?
Um passivo aumentado em 100M (basta somar os relatórios da SAD) e jogadores vendidos as rodelas tipo mortadela com o dinheiro recebido das percentagens Diluído em vencimentos sendo assim impossível reinvestir?
Um clube reduzido a um Messias Salvador que mete avais todos os meses para os funcionários receberem e temos um jawork preocupado com dinheiro russo?!!
Vcs falam de cegueiras e ódios de quem já esta farto disto. Rotulam logo como brunistes quem já chegou ao desespero de ver um grande clube tornar-se no clube de um velho gágá.
Mas no dia 10 bastará uma vitoria sobre o velho rival para tal como o anormal do ROC estimularem-se mentalmente.
Triste sina de um clube que devia ser grande e tem adeptos assim. De mansinho são enganados , o barco afunda-se mas o que importa é a orquestra tocar....
Malcom Allison
Vlado,
ResponderEliminarquais prémios em atraso, de quais vitórias? Infelizmente aí esta época tem contribuído para poupar muito dinheiro...
As vitórias da campanha na Liga Europa até às meias-finais. Ou pensam que os gajos se esforçaram por causa dos olhos azuis do Sá Pinto? A garra que o Sá Pinto incutiu tinha um cheque por detrás. Acabado o incentivo metade da equipa não faz nada. E depois vai o outro ao balneário no intervalo para o Sporting ainda pagar multas. Isto não é nada.
ResponderEliminarHá alguns anos que não comentava na blogosfera, mas o momento delicado, leva-me a voltar ao comentário num dos blogues mais equilibrados que conheço nas suas análises ao actual momento do clube.
ResponderEliminarTive algumas desavenças graves com alguns membros deste blogue; fruto de algumas lutas mais acaloradas, que levaram a alguns desentendimentos. Hoje passados alguns anos, tenho de reconhecer que nem sempre terei tido o comportamento ou discurso mais adequados.
Acho que houve excessos de parte a parte, que foram somente fruto de defesa intransigente de ideais oposto.
Hoje reconheço que a minha escolha de voto não foi a mais feliz e ajudou a acelerar o actual estado de coisas.
O actual momento é mais uma vez extremamente grave e doloroso. Nada que não venha a acontecer ao longo dos anos. infelizmente...
Também nós somos culpados desta má onda verde. Por vezes ajudamos a precipitar decisões e escolhas mal feitas, fruto da nossa impaciência extrema.
O momento é paupérrimo ao nível do futebol profissional; mola real do clube, mas a situação mais grave vive-se ao nível financeiro.
Sei que o que vou afirmar vai ser extremamente polémico, mas neste momento preocupa-me muito mais a salvação financeira que o actual momento da equipa.
Também não acredito e estou convicto que os cenários mais catastrofistas; que alguns prognosticam, nunca se virão a colocar.
Tal como descida de divisão e outras coisas.
O clima de intolerância atingiu tal extremo que qualquer acto do Presidente é mal visto.
O que ontem aplaudíamos a outros presidentes e pedia-mos encarecidamente para o nosso fazer, é hoje amplamente criticado.
Tal como a minoria; da blogosfera, também tenho a convicção que eleições antecipadas não virão resolver nada e quiçá poderão até agravar o problema.
Espero pelo final de Dezembro para me pronunciar com mais exactidão. Já agora vão ler o novo Regime das SAD's.
PS: Um abraço para todos os Editores do blogue
Verde CDV,
ResponderEliminarUma abraço de boas vindas e obrigado por ter escolhido este blogue para o regresso. Sejam quais tenham sido as nossas divergências o mais relevante continua a ser o que temos em comum: a paixão pelo Sporting.
Vlado:
ResponderEliminarNão percebeu, mas eu passo a explicar. A minha pergunta enquadrava-se na situação que estamos a aqui a discutir. Era não só um exercício de empatia, que pretendia colocá-lo perante a situação dos jogadores do SCP num cenário de "eleições antecipadas já" mas era, sobretudo, retórica pq me parece demasiado óbvio que na situação actual do SCP, os jogadores iriam sofrer ainda mais de incerteza e instabilidade, se se vissem orfãos do resto da direcção e das pessoas (sendo o presidente evidentemente a mais importante de todas...) que neles apostaram...
Por isso, não se preocupe se eu sei ou não sei ler até pq, pelos vistos, não seria csg que iria aprender... Até pq, quem lança suspeições, acusa alguém com base em boataria e não prova o que afirma nem uma artigo plantado num pasquim, p.e.), não é o tipo de pessoa com eu goste de me relacionar e, mt menos, trocar ideias. De modo que por mim estamos conversados. Fique bem.
Verde CDV.
Bem regressado seja às lides blogosféricas (estive para escrever o termo do PLF..."blogohistéricas", pq acho que cd vez faz mais sentido com os tempos que atravessamos). Fez mal em afastar-se pq qd se 'discute' debatem-se ideias e não pessoas. Claro que por vezes as coisas aquecem, há exageros que devemos sempre tentar evitar (entrar em acusações primárias e insultos, p. e.), principalmente qd em causa está outro membro da nossa família sportinguista. Também eu já aprendi essa lição. Como se costuma dizer, águas passadas não movem moinhos e, da minha parte, não restam qsq ressentimentos. Está td mais do que esquecido.
SL
Verde CDV
ResponderEliminarTambém me preocupa bastante a possível má situação económica do Sporting.Mas ,por mais que pesquise,não encontro nada de concreto que a traduza.Só boatos.
Diga-me,se puder onde leu(um link p.ex.) e em que consiste exactamente essa situação económica preocupante,se o quiser fazer.
R & C? Sabe o que é? Não?
ResponderEliminarClaro que para o anónimo das 13:16H um qlq link dum pasquim tem outra credibilidade. Talvez do correio da manha ou do rascord...
Obrigado ao Leão de Alvalade e ao Virgilio.
ResponderEliminarPena que tenho de já não se conseguir dialogar como noutros tempos...
Neste e noutros blogues estabeleceram-se trocas de ideias altamente proficuas.
Pena que tenho de ver tão poucas intervenções de dois estimados amigos sportinguistas: LMGM e 8.
Anónimo das 13:16
ResponderEliminarO que sei baseia-se na leitura dos documentos que estão na CMVM, entre eles os R&C, como bem disse o Virgílio. Não me regulo por jornais, ainda mais de índole duvidosa.
Para lá disso não sei muito mais, mas só isso já bastaria para me deixar preocupado.
Como deve saber na blogosfera os boatos misturam-se muitas vezes com a realidade e se formos ler alguns blogues e caixas de comentários, verificamos que existe de tudo.
Desde os que juram aos pés juntos que temos ordenados em atraso; desde atletas a funcionários e fornecedores.
Os que afirmam que isso é redondamente mentira.
Os que afirmam que a SAD está insolvente.
Os que afirmam que se não fossem os avales pessoais de Godinho Lopes já haveria muita conta por pagar.
Os que afirmam que temos de vender jogadores ao desbarato em Janeiro, para pagar contas.
Uma panóplia de coisas, que até custa, descortinar entre a realidade e a ficção.
Não sou dirigente, não sou amigo de dirigente, não tenho fontes no clube, portanto só espero que 99% disto seja tudo mentira.
Se for chamado a algum acto de responsabilidade enquanto sócio do Sporting, espero estar esclarecido para poder decidir em consciência.
Contudo, não serei eu de fora a fazer o que muitos que estão dentro ou gravitam em volta fazem.
Colocar o nome do SCP á rasa na praça pública.
Não pretendo defender a actual direcção do clube, mas se todo o mal está na direcção do clube então porque temos a equipa B em 1º Lugar e as camadas jovens a discutir o primeiro lugar nas suas series?
ResponderEliminar- Não tenho idade nem formação específica em futebol para dar conselhos, todavia deixo a minha sugestão para a equipa sénior:
Blackout total por parte dos jogadores, equipa técnica e directores.
Juntar todo o plantel na academia com treinos à porta fechada sem saída dos jogadores para casa (fazer tipo mini-estágio) para fortalecer o espirito de grupo.
Chamar o Tomaz Morais para trabalhar com o grupo (caso ele não possa de forma definitiva, pelo menos nesse mini-estágio).
Sair para jogar e regressar à Academia pelo menos durante 2 semanas.
Acredito que os jogadores estão disponíveis para esse esforço, desde que lhes saibam explicar que quem mais tem a ganhar são todos eles individualmente (o seu valor no mercado está a desvalorizar a cada dia que passa).
Saudações Leoninas
(César Adegas)
(cesaradegas@sapo.pt)
Não podemos dissassociar o estado financeiro com a equipa de futebol. Porque estão interligados. Se por alguma razão o clube cai na segunda divisão a hipótese do clube ruir seria muito mais real que uma ida a CL.
ResponderEliminarEu indignei-me com as palavras de ROC sobre que uma vitoria sobre os lamps salvava a época. É reduzir o clube. Enxovalhar os valores e diminuir o nosso orgulho. Dou de barato que os nossos objectivos passem por tentar chegar ao 3 lugar mas apenas e só devido ao actual estado da nossa equipa. Mesmo não sendo crónicos campeões temos por obrigação andar lá perto. É tudo o que peço juntamente com um futebol condizente com os pergaminhos do clube. O mal é que desde há muito temos amadores no futebol profissional em contraponto com as camadas jovens.
Acho que é imperativo para o futuro do clube. Independentemente de haver ou não eleições , repensar o nosso futebol em Janeiro. Doa a quem doer se calhar passa pela venda de muitas destas pseudo-vedetas. Talvez assim haja um rumo, um emblema a defender e acima de tudo (com a subida de alguns valores da B) uma identidade que não existe hoje em dia.
SL
Ps- Tivemos as nossas guerras mas é bom teres regressado verdecdv. Um abraço
Verde CDV
ResponderEliminarSou o anónimo das 13:16.Muito obrigado pelo seu esclarecimento.O meu comentário não pretendeu ser uma crítica ao que disse.Apenas tenho a mesma preocupação.Não conheço os relatórios do clube e se conhecesse,não perceberia nada.
Pelo que leio sabe o mesmo que eu.
Continuo preocupado mas penso que dada a CS hostil que temos,se existissem ordenados ou prémios em atraso,já o saberiamos com certeza.
SL
Desculpe lá Vlado,mas ,pela madrugada, comparar o BRASILEIRÃO com o campeonato portuguê só pode ser piada;diga-me :acha plausível em Portugal um clube descer de divisão e 2 anos depois ser campeão. NÃO
ResponderEliminarPois é, o Corintians(o clube brasileiro com maior torcida),desceu para a série B,no ano seguinte regressou à serie A,E FOI CAMPEÃO.
E,também, lá as arbitragens não decidem os jogos como cá.
Um sócio leonino,simpatizante do Palmeiras(é verde), em São Paulo e Vasco da Gama no Rio
virgilio,
ResponderEliminarFiquemos por aqui então, eu tenho a minha opinião e voce tem a sua.
Anonimo das 18:25
O Corinthians foi campeão da serie B em 2008 e em 2009 ficou na terceira posição, não foi campeão como erradamente quis fazer crer.
Foi sim em 2010, já com o Tite como treinador.
Ap'os a descida de divisão o Corinthians reformulou toda sua estrutura e contratou jogadores que se tornaram a base para as vitorias nos anos seguintes, que culminou na libertadores este ano.
E eu não comparei o campeonato brasileiro com o portugues, o campeonato tem todos os defeitos que se pode imaginar, mas tem uma coisa que mais nenhum campeonato do mundo se pode orgulhar, todas as jornadas há sempre 3 ou 4 jogos grandes que mexem com todo o Brasil.
Por curiosidade fui pegar na 32a jornada e entre os jogos havia um: São Paulo x Flamengo - Palmeiras x Cruzeiro - Atletico Mineiro x Fluminense - Vasco x Internacional, e se for a outra ha outros tantos jogos assim.