quarta-feira, 4 de março de 2015

3 coisas que ficamos a saber com o caso Jefferson

1- A SAD continua a ser uma janela aberta para o exterior. No mesmo dia em que o caso ocorreu já havia informação sobre o mesmo a circular, o espectáculo montado nas primeiras páginas dos jornais foi a confirmação.

2- Casos como este são muito frequentes - aparentemente uma diferença de interesses entre entidade patronal e empregado - mais nem sempre as consequências são tão gravosas. Porém as teorias da conspiração montadas à volta do caso de forma oficiosa levaram a crer que se tratou de uma armadilha montada para retirar Jefferson do Dragão. Se assim foi a estratégia, quem a advogou só tem agora que admitir que aquela foi muito bem sucedida para quem a montou, bem como concluir que a SAD caiu como um inocente patinho.

3- Para evitar este tipo de raciocínios e sobretudo o prejuízo do clube, melhor seria que em casos como este o castigo, a ser merecido, fosse de natureza pecuniária, ao invés de contribuir para o enfraquecimento da capacidade competitiva da equipa.

30 comentários:

  1. Certo, porque o Jefferson depois de ser castigado com multa iria de certeza absoluta estar 100% motivado para jogar.

    ResponderEliminar
  2. O SCP saiu prejudicado? No problem... Já BdC deu mais uma demonstração cabal de quem é o Boss!! O Jefferson regressa após pedido de desculpa ao Todo_Poderoso e dps de decorridos jogos decisivos que ditaram o nosso afastamento definitivo quer da Europa quer do título.

    O Ego de BdC deve estar novamente nos píncaros... Já o do SCP no seu todo, massa associativa e equipa profissional de futebol incluídos, navegam num mar de inquietação e insegurança. É assim... Normal nas instituições com as lideranças "musculadas". Houvesse inteligência e todo este caso seria gerido doutra forma, como não há … Olha é o que temos…

    ResponderEliminar
  3. Tiago,
    dentro do teu raciocinio, depois de ter sido castigado, posto de lado a treinar e multado, vai entrar cheio de garra, não?

    ResponderEliminar
  4. Já para não falar na influencia que mais um caso de conflito aberto e "violento" entre presidente (não será melhor dizer patrão?) e colega provocou no plantel e equipa técnica...

    De certeza que o efeito foi altamente positivo na "dinâmica de grupo"...

    ResponderEliminar
  5. LdA, se aproveitou este tempo para reflectir no que fez mal e se o pedido de desculpas foi sincero, sim.

    Quanto à inteligência na gestão destes casos, temos o exemplo do Moutinho cujos casos de indisciplina foram sempre geridos com inteligência, palavrinhas amáveis e aumentos de ordenado. E que belo resultado teve essa gestão "não-musculada".

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao 1º ponto, o que saiu cá para fora é que a discussão ocorreu não dentro dum gabinete mas numa zona mais "publica", logo muita gente assistiu.

    No 3º ponto concordo em 100% e sempre defendi isso. Multas pesadas, pois na carteira doi muito mais ao jogador do que ficar uns jogos sem jogar.

    ResponderEliminar
  7. Tiago,

    Eis o que penso (pensei) sobre o 'Caso Moutinho':

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/search/label/Moutinho

    Apenas um extracto, para percepção mais rápida e para quem não tenha pachorra ou tempo para ler o que então escrevi:

    "Vender em 'baixa' o CAPITÂO do clube, idolo de muito sportinguista, por menos de metade da clausula de rescisão, a um rival directo, satisfazendo um antigo desejo ao amigo pintelho da bosta, provocando uma onda de choque, e indignaçao entre a nação verde-branca, dando, ao invés, enorme satisfação e motivação extra ao pobo azul e bronco... Isso sim, é que foi um estupendo acto de gestão..."

    Pois é, Tiago... Uma porra isto do blogspot registar as nossas opiniões... Agora, como boa pessoa que és, vais retratrar-te sobre acusações /insinuações infundadas, certo?

    ResponderEliminar
  8. NOTA: "... para quem não tenha pachorra ou tempo para ler TUDO o que então escrevi"

    Assim é que está correcto.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio como resolveris este caso? Se você insultar o seu chefe o que lhe acontece? Há muita coisa que n concordo com o bc (apesar de ser apoiante) mas nestes casos de indisciplina acho que tem estado bem! E n foi pelo jefferson fomos eliminados e perdemos foi por a equipa nao dar para mais! O mercado de verao e Inverno foi penoso nada correu bem! N temos equipa para mais que taça e terceiro!

    ResponderEliminar
  10. Virgílio, não te acusei de nada nem tentei insinuar coisa nenhuma contra ti ou vocês do A Norte.
    Limitei-me a dizer que a forma como o(s) caso(s) Moutinho foi gerido foi errada. E que se o Moutinho tivesse sido gerido da mesma forma que o Jefferson se calhar não tinha saído da maneira que saiu (na minha opinião claro!).
    Nunca disse que vocês por aqui aprovaram a gestão das birras do Moutinho.

    O que me parece é que, por aqui, se critica tudo e todos como se houvesse fórmulas mágicas fáceis de aplicar para todos os problemas, mas que as pessoas responsáveis são demasiado burras e teimosas para as aplicar. Não acho que uma multa monetária seja a fórmula mágica para resolver este tipo de situações. E também acho que se o jogador tivesse sido apenas multado (pois espero que tenha sido multado à mesma!) e tivesse jogado logo a seguir, vocês estariam aqui a criticar essa opção. Assim como teriam criticado se o Moutinho tivesse sido encostado.

    ResponderEliminar
  11. Concordo no geral com o LDA, principalmente na parte em que continuamos a ser uma janela aberta para o exterior
    ´
    Agora não posso é concordar com o novo tabu de Alvalade, que a ausencia de Jefferson, com culpa clara de BC, tivesse sido a razão para o nosso descalabro no porto, até porque:

    - Jefferson é um lateral ofensivo e muitas vezes com dificuldades em fechar contra equipas mais fortes como aconteceu por exemplo no jogo na Alemanha

    J. Silva esteve bastante bem contra o Wolfsburgo e já agora contra o porto na eliminatoria da taça de portugal

    Miguel Lopes tinha feito o melhor jogo da epoca contra o gil e poderia ser também opção caso se optasse por alguem mais experientes

    Para além disso falhamos rotundamente no meio campo onde nunca poderiamos conceder a liberdade do porto lançar aquelas desmarcações

    ResponderEliminar
  12. Pedro Nunes,

    Para começar e tomando por boas as palavras do Mike Portugal, jamais falaria com o Jefferson em local publico. Mais ainda, e novamente aceitando como verdadeira a situação menos correcta com que Jefferson se dirigiu ao presidente, caso o jgador estivesse nervoso ou alterado...

    Há locais próprios e há também forma de acalmar as pessoas... é preciso é manter a calma e, lá está, ter inteligência para perceber quem, à nossa frente, está a agir de forma inconveniente. Se fosse eu, procurava:
    1. acalmar o jogador e não entrar em desquique imdeiato com ele,
    2. levar para local resguardado
    3. falar / explicar a situação com VERDADE
    4. caso o jogador mantivesse uma atitude reprovável, então proceder aos tramites normais em casos de indisciplina com o maior recato e discrição, mantendo os interesses do clube intactos…
    5. Cosncluindo-se pela culpabilidade do jogador um castigo pecuniário teria sempre a minha preferência, tal como o post do LdA indica.


    Mas… e este é um garnde mas… não sou eu que sou presidente do clube. Não sou eu que tenho que resolver estas situações nem tão pouco apresentar soluções. Mas como sócio tenho todo o direito (e até o dever) de apreciar os resultados das acções dos dirigentes do clube de que sou associado.

    ResponderEliminar
  13. Tiago,

    Muitos ses e muitos se calhares tem o seu ultimo comentário.

    Que eu saiba, o J Moutinho nunca ficou sem jogar por motivos disciplinares antes do JEB lidar com a situação que quase todos condenamos...


    Não há formas mágicas, nem eu defendo isso... O que defendo é que se deve, por principio, envidar todos os esforços no sentido evitar extremar os conflitos e mais ainda evitar que se tornem públicos. A bem do SCP.

    ResponderEliminar
  14. "Que eu saiba, o J Moutinho nunca ficou sem jogar por motivos disciplinares antes do JEB lidar com a situação que quase todos condenamos... "
    Então mas é exactamente isso que eu digo! Se o Moutinho tivesse sido encostado quando fez birras em vez de ser aumentado (primeiro no tempo do FSF e depois de novo com o JEB), talvez o caso não tivesse tido o desfecho que teve.
    Eu sei que o meu discurso tem muitos ses, ao contrário do vosso que é "Se o Jefferson tivesse sido apenas multado, o caso teria sido resolvido sem prejuízo para o Sporting". Teria? De certeza?
    Por isso é que digo que criticar é fácil, principalmente quando não temos responsabilidades nenhumas e podemos facilmente criticar isto hoje e o seu contrário amanhã.

    ResponderEliminar
  15. Lda estás com saudades da anarquia de godinhos e companhia? Para ti a direção tem sempre culpa seja de q forma for! Ou porque são teimosos, ou porque caíram que nem patinhos.. Ja ponderaste que isto pode realmente ter sido feito para afastar o jefferson dos jogos decisivos mas que se não fosse castigado estaríamos a abrir um precedente para todos os jogadores se queixarem a vontade e pedirem aumentos salariais? O exemplo tem que ser dado seja com quem for, o clube tem que ter os pilares bem assentes e o BdC nisso está a fazer um trabalho exemplar que só burros e cegos pelo poder podem criticar (tem erros como qualquer pessoa tem no sei dia a dia.. Mas esses ao lado dos resultados são o que?) SL

    ResponderEliminar
  16. Anónimo,
    tenho muitas saudades, nem durmo de noite. Eu como sou burro e cego não consegui ainda ver os resultados de que falas. Passa bem.

    ResponderEliminar
  17. Caro Tiago,

    Pura perda de tempo tentar adivinhar realidades alternativas...

    Veja bem: qd afirma isto "Se o Moutinho tivesse sido encostado quando fez birras em vez de ser aumentado (primeiro no tempo do FSF e depois de novo com o JEB), talvez o caso não tivesse tido o desfecho que teve." não prova rigorosamente nada... Qualquer um pode terminar a frase de forma que bem lhe convém diferente da que você não prevê e ser igualmente (in)válida. Quer um exemplo?

    "Se o Moutinho tivesse sido encostado quando fez birras em vez de ser aumentado (primeiro no tempo do FSF e depois de novo com o JEB), talvez o caso tivesse tido o desfecho que teve, muito antes do que veio a acontecer..."

    :)

    E que tal começar a lidar com FACTOS?

    O facto é que o SCP saiu prejudicado com o facto do caso Jefferson ter sido muito mal gerido internamente.

    ResponderEliminar
  18. Esta para mim vai para a mesma caixa da novela Marco Silva em Dezembro. É daquelas que ainda estou para perceber.
    Não fez sentido nenhum, por tudo. Pela altura em que aconteceu e pela rapidez com que acabou.

    ResponderEliminar
  19. Dimitris Nalitzis,

    era para já o ter feito ontem mas, com tanto que fazer, acabou por me passar. Obrigado por te dares ao trabalho de desceres do teu espaço até aqui. Não é fácil para quem tem um blogue actualizá-lo e ainda ter tempo para comentar, para lá de ler o que faz em outros locais. Essa parte, a de ler, ainda vou conseguindo. SL

    ResponderEliminar
  20. LdA,

    Gosto de discutir o Sporting e de ir lendo várias opiniões. Ultimamente tenho tido mais tempo para deixar umas "larachas" aqui e ali, mas por vezes nem para ir actualizando o meu tasco tenho tempo.

    SL

    ResponderEliminar
  21. "O facto é que o SCP saiu prejudicado com o facto do caso Jefferson ter sido muito mal gerido internamente."
    Isto é um facto?

    ResponderEliminar
  22. hmmm,

    Vejamos:

    O SCP pôde ou não contar com 1 jogador titular em dois jogos que definiam a época? Não pôde.

    Foi ou não desvalorizado um activo da SAD, ao passar uma imagem publica negativa desse activo? Sim, a imagem publica de Jefferson saiu prejudicada, logo desvalorizada.

    Concluindo, houve prejuízo desportivo e financeiro.

    Está respondido, caro Tiago? Ou é preciso acrescentar mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  23. Tivesse o Jefferson sido apenas multado (a tal solução milagrosa), estaria o Sporting hoje melhor? Teria o Sporting ganho algum desses 2 jogos? Teria o Jefferson sequer aceite alinhar nesses 2 jogos (não seria o primeiro a recusar-se a treinar/jogar)? Estaria o Sporting mais exposto a outros actos de indisciplina?
    Nem tu nem ninguém pode responder a estas perguntas com certezas absolutas, por isso não consideres factual aquilo que não o é.

    ResponderEliminar
  24. Quer-se dizer que a solução para a suposta falta de respeito dum simples jogador, para com o Presidente da instituição que representa, seria uma multa elevada, e a vida continuaria como se nada fosse.

    O jogador pagava, e iria juntar-se aos seus colegas normalmente. Bem que grande exemplo isto iria dar aos outros sem duvida. A não ser que fosse uma multa de 1 ou de 2 ordenados, tou a ver todos os restantes a pensarem que se calhar valia a pena mandar o Presidente para o caralho quando lhes apetece-se, pagando depois 2 ou 3 mil euros, que são trocos para a maioria deles.

    Isto não existe. E depois ainda há quem consiga ver num pedido de desculpa, algo normal entre gente civilizada quando alguem falta ao respeito a outro, um assumo de poder de Bruno de Carvalho como que obrigando o senhor a vergar-se perante ele. Bem isto é roçar o ridículo, e se já não é perseguição contra o homem então não sei o que é.

    Realmente só com ideias destas é que o Sporting acabou por ser nos últimos anos um paraíso para este tipo de situações, onde capitães fizeram birra para sair e conseguiram, onde jogadores andaram a chapada com directores desportivos, onde toda a gente andou a brincar até cair-mos no fosso onde estamos e a vista de todos.

    Vocês falam de jogadores de futebol, como se tivessem a falar dos desgraçados que andam por aí a ganhar o ordenado minimo, como se fossem uns santinhos, como se amassem o clube que representam. Não são. São na sua maioria verdadeiros mercenarios, sem amor nenhum por nada, e são representados/aconselhados por outros ainda mais mercenários do que eles. Não vão lá com paninhos quentes. Ou se tem dinheiro para os manter felizes, baixando as calças para os satisfazer, ou então tem de se ter mão de ferro, coisa que Bruno de Carvalho tenta ter mas não tem. Porque se tivesse, e já teve tempo para isso, uma situação destas nunca iria aconteçer, porque nenhum jogador iria sequer ter coragem de se dirigir a ele nos moldes em que supostamente se dirigiu. Só isto demonstra que a coisa não está a funcionar bem neste aspecto. Se calhar ele não tem assim tanto jeito como pensa ter na gestão deportiva. E também, diga-se de passagem,foram muitos anos de bandalheira no Sporting, demasiados, e isto não se vai alterar dum dia para o outro. Se nem os dirigentes nos ultimos anos foram respeitando a instituição que representavam, quanto mais os jogadores.

    Não possuo os dados todos sobre o que se passou. Alias não possuo quase nenhuns. Se calhar até foi o Bruno de Carvalho que começou com má educação, essa ideia não me custa nada a acreditar até. Mas se foi nos moldes em que se contam, e se eu fosse Presidente do Sporting e um jogador me dissesse aquilo que ele disse, nunca mais vestia a camisola do Sporting. Simples. Faltar ao respeito ao Presidente, é faltar ao respeito aos sócios, aos adeptos, ao clube. Não tem perdão.


    ResponderEliminar
  25. Pedro C,

    Para quem não possui dados sobre o que se passou fazes muitas afirmações, desde o que é e como foi dito. É por bandalheiras como as de tudo se saber que as soluções para os problemas se tornam escassas. Quando tudo se sabe cá fora depois é difícil de resolver de outra forma.

    Quanto aos vencimentos dos jogadores, certamente que já ouviste falar em valores percentuais. É por aí que se deve ir não te parece.

    Nao há soluções perfeitas e o castigo como foi aplicado pune tanto o jogador como o clube. Desta forma qualquer agente que queira, por qualquer interesse impedir um jogador de jogar, por exemplo como aconteceu contra o Porto, já sabe o que tem de fazer.

    ResponderEliminar
  26. Pedro C,

    Para quem não possui dados sobre o que se passou fazes muitas afirmações, desde o que é e como foi dito. É por bandalheiras como as de tudo se saber que as soluções para os problemas se tornam escassas. Quando tudo se sabe cá fora depois é difícil de resolver de outra forma.

    Quanto aos vencimentos dos jogadores, certamente que já ouviste falar em valores percentuais. É por aí que se deve ir não te parece.

    Nao há soluções perfeitas e o castigo como foi aplicado pune tanto o jogador como o clube. Desta forma qualquer agente que queira, por qualquer interesse impedir um jogador de jogar, por exemplo como aconteceu contra o Porto, já sabe o que tem de fazer.

    ResponderEliminar
  27. A sério? o Jefferson é tão importante no futebol do Sporting que se deram ao trabalho de montar uma cabala para o tirar do jogo do porto. vale tudo para tentar fazer a direcção passar por parva mas depois ficam todos ofendidos quando são acusados de criticar por tudo e por nada. E todos sabemos que foi muito bem sucedida porque com ele em campo teríamos ganho. provavelmente por 3 ou 4.
    quando o Virgílio for candidato a presidência do Sporting tem o meu voto porque como sabe tudo nunca mais vai haver um erro no clube, uma situação mal gerida ou uma decisão mal tomada. vão ser maravilhas atrás de maravilhas, o que eu ambiciono para o meu clube mas que não tem acontecido nos últimos 30 anos. ou desde que o bruno é presidente, não sei ao certo.

    ResponderEliminar
  28. Por aquilo que vou lendo numa grande parte dos comentarios aqui inseridos fico com a impressao de que o Sporting nunca perdeu um jogo com o Jefferson a jogar.Se realmente o dito jogador ofendeu o Presidente,o castigo so pecou por muito leve e tenho a certeza que isso so foi assim devido a importancia do jogo que o jogo de hoje com o nacional tem para o Sporting.Quanto aos comentario odiosos contra o nosso Presidente ja e normal por isso ja nao me Sinto minimamente incomodado,o que me interessa e que ele continue a Defender os intresses do SCP como o tem feito ate agora.Uma grande vitoria hoje na Madeira sera o melhor tonico para as proximas semanas que se afiguram tremendamente dificeis.Quanto a Bufaria que parece existir dentro do Sporting ha que os descobrir e correr com eles para o Inferno de Carnide.Sporting sempre

    ResponderEliminar
  29. Pena é que não tenha feito esta análise após o jogo com o wolfsbourg. Onde sem Jefferson, a equipa deu uma tremenda demonstração de força. E ninguém deu pela falta dele.
    Como o Jonathan meteu água no dragao, a coragem já apareceu, e toca a vir de peito feito criticar mais uma vez o bruno.
    Eu acho estranho, porque afinal se o jogador e a besta do empresário, estivessem calados e a justificar salário, nada disto acontecia. Mas pronto se acha normal, em pleno fevereiro, com jogos importantes a porta, com provas europeias pela frente, um jogador andar com exigências salariais e de transferências e mais sabe-se lá o que. ..
    O presidente agiu como sempre o fez. O gajo armou se em burro, foi afastado para ter tempo de pensar melhor!
    Moutinho fez birra. não houve quem mostrasse mais força que ele. Saio daquela maneira. Hoje podem ter a certeza que não acontecia! Porque o homem que tem os defeitos todos, não deixava que um jogador desrespeita se assim o clube.

    MLV

    ResponderEliminar
  30. MVL,
    pena que a lata e desonestidade intelectual seja tanta, ao ponto de teres tanta vontade de malhares mesmo para isso não tendo o cuidado de respeitar os factos. Porque se assim não fosse terias tido o cuidado minimo de, antes de vomitares a bilis, ter ido ler o que foi aqui escrito a propósito do jogo de Wolfsburgo e Dragão sobre Jonathan ou Jefferson:

    "2- Não há nenhuma garantia que Jefferson fizesse muito melhor do que Jonathan, embora seja também verdade que pior seria muito difícil. Só quem não viu o jogo na Alemanha, ou esqueceu a forma como sofremos o primeiro golo, pode afirmar com "segurança" que seria melhor com ele."

    Passa bem.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)