A estreia do Sporting na Taça da Liga 2017/18 terminou como começou, isto é, sem que tenha sido produzida qualquer alteração no marcador. Não se pode dizer que o resultado e a exibição fossem propriamente surpresa, tendo em conta o número de alterações efectuadas e o facto do adversário estar muito bem orientado.
Apesar disso, esteve longe de ser um desperdício de tempo ou de oportunidade para avaliar a qualidade do plantel face às exigências que a época e as ambições do clube colocam. E, entre dúvidas e confirmações, com avaliações e previsões sob o patrocinio de Predictor (!), cada vez mais se vão cimentando as impressões iniciais. A saber:
- O Sporting tem um lote de jogadores que lhe permite formar um onze que é um forte candidato ao título: Patrício; Ristowski, Coates, Mathieu, Coentrão; William, Battaglia, Gelson, Acuña; Bruno Fernandes e Dost.
- Possui ainda alguns jogadores que, mesmo não sendo primeiras escolhas, oferecem alguma segurança e conforto quando forem chamados e dependendo da inspiração do dia: Doumbia, Alan Ruiz, Petrovic, Podence, Bruno César e Iuri. Incluo aqui também Piccini porque pode ser um segunda linha, como aliás tem sido, embora as primeiras impressões deixadas por Ristowski levam a crer que a titularidade é uma questão de tempo.
- Como se nota no parágrafo acima, não há nenhum jogador para a posição de defesa central ou para lateral esquerdo. Talvez haja aqui alguma precipitação relativamente a André Pinto, pelo pouco tempo de jogo que teve até agora e pela dificuldade de integração que a lesão em inicio de época provocou.
- Já Jonathan é um perigo à solta, mas para a própria equipa, tal é a grau de precipitação, as falhas de posicionamento e o elevado número de passes falhados por jogo.
- Tobias não é tão mau como parece, mas é claramente um jogador diminuído psicologicamente o que, num jogador com as suas limitações, funciona como uma ancora a puxar para baixo.
- Matheus Oliveira é um equívoco porque nem o modelo nem o historial de JJ prevê a utilização de um "10" e o filho do Bebeto dificilmente conseguirá ser reciclado para um "8" ou extremo.
- Gelson Dala e Palhinha não parecem contar para JJ, pelo que, se vier a confirmar a falta de oportunidades, não se compreende a sua incorporação no plantel, mais ainda atendendo à sua idade.
- Em jeito de conclusão e pelo que foi dito acima é obviamente preocupante o número de avançados/pontas de lança à disposição (Doumbia e Dost) em caso de lesão ou impedimento de um ou ambos. E que essa limitação também se faz sentir em jogos como ontem, em que não foi possível aumentar a presença na área como o jogo pedia.
- Há que rezar pela solidez física e de forma de TODOS os titulares da defesa. Até porque já tivemos um exemplo bem recente, em que a ausência de Coentrão na Grécia nos expôs a um sofrimento desnecessário. E se tivesse sido em Barcelona ou em Turim? Ou no Dragão ou na Luz?
Nota importante: O que se passou ontem nos ecrãs de Alvalade foi mau de mais para merecer muitos comentários.Um adepto ou sócio do clube não devia ver o seu presidente expor assim ao ridículo todo um clube, num número de atroz mau gosto.
A comparação com Ronaldo é reveladora de megalomania e ilusão de grandeza que tresanda a transtorno psicológico. Só assim se compreende que um presidente que goza de elevado grau de popularidade se espalhe assim, de forma voluntária, à frente de todos. Sportinguistas, rivais, adversários e inimigos.
Mas o que é mais surpreendente em tudo isto já nem é Bruno de Carvalho mas sim a passividade e indiferença com que estes números são tolerados.
Grande texto, Leão!
ResponderEliminarDiria só que, em Moreira de Cónegos, terá de jogar Jonathan ou B. César a defesa-esquerdo.
Coentrão não pode (nem consegue) jogar com o Moreirense, Barcelona e FC Porto. E o Jonathan (e o Bruno César) não podem jogar contra Barcelona e/ou FC Porto.
E sim, só temos 2 defesas-centrais...
um abraço!
julgo que proximanente haverá um video anunciando que tal como o Papa Francisco, ou outra sumidade planetária, esta personagem desequilibrada irá almoçar no dia seguinte...
ResponderEliminarA passividade e o silêncio são pessoalmente aquilo que mais choca, a permanente ofensa intelectual àqueles que efectivamente são o clube.
"E sim, só temos 2 defesas-centrais..."
ResponderEliminarLdA, Cantinho, permitam-me uma nota um pouco mais optimista: Já temos 2 defesas centrais :)
Há quanto tempo não tínhamos uma dupla titular desta qualidade?!
Subscrevo praticamente todo o post. Acho que concordamos todos nas maiores preocupações: um LE e um avançado. O que acrescentaria é que, apesar das lacunas, olhando para trás, não me recordo de um cenário tão positivo: um 11 muito forte com um número significativo de alternativas.
Sou um eterno optimista. Para não deixar qualquer réstia de dúvida nessa condição, deixo uma última nota para Mattheus: ali a meio caminho entre o 8 e o 10 não é também onde BF tem jogado? Os poucos minutos em que o vi jogar são insuficientes para avaliar a qualidade/potencial, mas em teoria parece-me o substituto directo para BF nos jogos em que não se queira mexer no esquema.
SL
A "nota importante" no final do texto é realmente importante e merece a concordância de todos os que vivem e amam o Sporting Clube de Portugal. É absolutamente surreal o que este senhor presidente faz. É absolutamente inaceitável a forma como usa o Clube. É absolutamente vergonhoso ver, repetidas vezes, este senhor misturar a sua vida pessoal (e que devia ser privada) com a vida do Sporting Clube de Portugal. E este filme está mais do que visto... há duas épocas atrás arruinou (através da sua pobre comunicação e do seu jeito patético) um campeonato que chegamos a liderar com 7 pontos de avanço. Ontem assistimos ao início do "trabalho" de Bruno de carvalho, pois apesar de neste momento parecer quase impossível alguma coisa nos desviar da corrida ao título, com um presidente destes nem com 20 pontos estamos descansados...
ResponderEliminarMenos, por favor, menos... 20 pontos era o atraso com que acabavamos o campeonato ha' uns tempos atras... Menos.
ResponderEliminarE nao, obviamente nao aprovo aquele video patetico. Mas acho igualmente reprovavel semelhante histeria.
Histeria ou a normalização do absurdo?
EliminarLdA, por histeria referia-me ao comentário acima.
EliminarEm relação ao post, como disse, subscrevo.
SL